Versão disponível: a partir da 4.4
Esse é um recurso existente em tarefas de serviço do SankhyaFlow, que permite integrar processos de negócios em execução na ferramenta com os serviços externos ao Sankhya Om, possibilitando enviar e receber dados.
A tarefa de serviço com Web Service Externo será utilizada quando houver a necessidade de integrar um processo do SankhyaFlow com serviços externos ao Sankhya Om. Com esse recurso será possível configurar uma integração com serviço externo, sem a necessidade de desenvolvimento utilizando módulos Java, o que torna o desenvolvimento mais simples e rápido.
Nesse artigo, você terá acesso aos seguintes tópicos:
- Caso de Uso
- Configurando tarefa de serviço com Web Service Externo
- Outras configurações de chamada de um Serviço Externo
- Resultados
Caso de Uso
A empresa Beta SA utiliza o SankhyaFlow para realizar o Cadastro de seus fornecedores, conforme o fluxo da imagem abaixo:
Cadastro de Fornecedor |
Na etapa de "Abertura da solicitação", o solicitante do cadastro informa os dados de identificação do fornecedor e, caso o cadastro seja de um fornecedor Pessoa Jurídica, a empresa integra e recebe automaticamente os dados de um parceiro externo, obtendo a razão social, nome fantasia, endereço completo e o telefone desse fornecedor.
Essa integração é importante para a empresa automatizar o preenchimento desses dados e também para evitar erros no cadastro das informações.
Em seguida, o fluxo segue para o setor fiscal definir regras tributárias e para um gestor revisar todas as informações preenchidas e concluir o processo.
A integração servirá somente para fornecedores Pessoa Jurídica.
Configurando tarefa de serviço com Web Service Externo
Identificação de características e dados do serviço externo
O primeiro passo para configurar uma tarefa de serviço com Web Service Externo, é verificar junto ao parceiro externo as características do serviço a ser consumido, como URL para requisição (se houver), método de requisição (GET ou POST), tipo de envio (JSON, XML ou outros) e etc.
O parceiro externo chamado "ReceitaWS" disponibilizou as seguintes informações:
- URL para requisição: https://www.receitaws.com.br/v1/cnpj/[cnpj]
- Exemplo de requisição: https://www.receitaws.com.br/v1/cnpj/27865757000102
- Tipo de envio: JSON
- Campos da matriz JSON do retorno.
Mais informações sobre o serviço podem ser consultadas em: https://receitaws.com.br/api
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Configurando a tarefa de serviço com Web Service Externo
Em nosso caso de uso, devemos abrir a solicitação e informar na abertura do processo, o tipo de pessoa (jurídica ou física). Quando informarmos o tipo pessoa jurídica, será apresentado o campo para preenchimento do número do CNPJ.
Após iniciar o processo, iremos executar a tarefa de serviço e apresentar na tela o link para revisar as informações obtidas no site ReceitaWS e complementar o cadastro. Dessa forma, necessitamos configurar a tarefa de serviço "Busca dados na Receita WS" para identificar o CNPJ que será consultado, obter os dados na ReceitaWS e retornar as informações no formulário nativo utilizado para cadastrar o parceiro fornecedor.
Inicialmente, devemos configurar o "Tipo de serviço" da tarefa com "Web Service Externo" e, em seguida, clicar no botão de configuração :
Configuração do Tipo de Serviço da Tarefa de Serviço e botão de Configuração |
Após clicar no botão de configuração, será aberta a tela para configurar a integração (Web Service Externo) com o serviço externo.
Considerando os dados fornecidos pelo parceiro externo, iremos configurar agora como será realizada a requisição (chamada) do serviço externo.
Em nosso caso de uso, o parceiro disponibilizou uma URL para realizar a requisição, então, iremos informá-la no campo URL.
O método da requisição é do tipo "GET" e o tipo de envio utiliza o padrão JSON pra enviar e receber dados. Dessa forma, a configuração da requisição será realizada de acordo com a imagem abaixo:
Configuração da Requisição do Serviço |
Note que em "Variáveis da URL" temos um script que retorna o número do CNPJ que será utilizado na requisição. Esse dado será informado no campo "CGC_CPF" do formulário nativo utilizado na abertura do processo. O CNPJ obtido será utilizado para complementar a URL para realizar a requisição do serviço.
Script utilizado em Variáveis da URL:
// A função getLinhasFormularioNativo obtém o CNPJ informado no campo "CGC_CPF" na abertura |
Concluídas as configurações da requisição do serviço, já podemos configurar o retorno do serviço e o registro dos dados obtidos nos respectivos campos do formulário nativo.
No cadastro de parceiro fornecedor, iremos obter vários dados no site ReceitaWS e registrá-los no formulário nativo.
Para os dados de endereço (logradouro, bairro e cidade) haverão validações para verificar se já existe o cadastro no Sankhya Om. Se existir será aproveitado o registro já existente e, caso não exista, será realizado o registro do dado no ERP e sua utilização do formulário nativo.
Na imagem abaixo, temos a tela de configuração do retorno do serviço:
Configuração do Retorno do Serviço |
Os dados do Retorno do Serviço sempre serão obtidos por meio da variável "retornoWSE". A seguir temos o script utilizado para obter os dados, cadastrar dados relacionados a endereços no ERP e registrar nos campos do formulário nativo.
Script acima completo:
// A variável 'retornoWSE' armazena todo o conteúdo do retorno. A função JSON.parse() converte texto para formato JSON. |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Outras configurações de chamada de um Serviço Externo
A aba "Envio" será utilizada quando o serviço aceitar somente a URL contendo o payload, então nessa aba o modelador deverá descrever esse payload de chamada do serviço, conforme as imagens abaixo:
Configuração do Retorno do Serviço |
Configuração do Retorno do Serviço |
Na aba "Requisição" temos o botão "Cabeçalho" , que possibilita definir propriedades que serão utilizadas para configurações adicionais na chamada da requisição, como por exemplo, tokens de validações, tipos de dados e etc.
Caso seja selecionada em "Tipo de envio" a opção "Outros", seria necessário cadastrar através do botão Cabeçalho o "Content-Type" referente aos tipos de dados a serem enviados.
Resultados
Após o término das configurações de requisição e retorno da tarefa de Web Service Externo, podemos executar o processo e verificar o resultado da integração.
Na tela de abertura do processo, iremos informar um CNPJ e clicar em iniciar:
Abertura do Processo do Cadastro do Fornecedor |
Após clicar em iniciar, a tarefa de serviço de Web Service Externo "Busca dados na ReceitaWS" é executada pelo sistema e disponibilizada pelo link para complementarmos os dados da solicitação:
Processo Iniciado |
Ao clicar em "Complementar solicitação", a tarefa é aberta para o solicitante, conforme o exemplo da imagem abaixo:
Tarefa "Complementar solicitação" |
Na imagem acima, podemos visualizar que os campos de identificação e endereço foram preenchidos automaticamente após a execução da tarefa de Web Service Externo, restando para preenchimento apenas a "Insc. Estadual / Identidade" e o "Celular/Fax", visto que esses dados não são fornecidos pelo parceiro externo.
Essa integração e automação agiliza o processo de cadastro de fornecedores, diminui a probabilidade de erros operacionais na execução desses cadastros, bem como melhora a experiência dos executores de processos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.