Versão: a partir da 4.3
O Evento intermediário espera por sinal interrompe o fluxo do processo até a chegada de um sinal.
Ao integrar o processo com outras rotinas do ERP, como, por exemplo, em uma empresa de desenvolvimento de software existe um processo de correção de erros do sistema, em que, após a correção ser realizada, ela deverá ser oficializada em um pacote para ser disponibilizado ao cliente, que é realizada por um outro software. Nesse momento, o processo é interrompido até que a correção seja oficializada nesse pacote.
Assim, quando as tarefas são concluídas nessa segunda aplicação, um sinal é enviado ao SankhyaFlow para continuar o processo.
Outro exemplo são os processos que precisam aguardar a baixa de um título financeiro para dar continuidade na sua execução.
Para demonstrar essa funcionalidade, iremos utilizar como caso de uso o processo de Adiantamento de viagens:
Processo de Adiantamento de viagens |
Esse processo permite que qualquer colaborador solicite um adiantamento de viagem para a empresa, que poderá ser aprovado ou reprovado pelo seu líder imediato.
Caso seja aprovado, dois títulos serão gerados automaticamente: receita e despesa. O título de despesa representa o desembolso financeiro que a empresa fará ao colaborador, através de uma transferência bancária, dinheiro, etc, e o título de receita será utilizado para basear a compensação financeira após o acerto de despesas.
Em seguida, o solicitante receberá um e-mail informando que sua solicitação foi aprovada e que em breve o dinheiro será disponibilizado. Nesse momento o processo é interrompido até que o financeiro faça a baixa do título de despesa. Quando for executada essa baixa, um sinal é enviado ao SankhyaFlow para continuar o processo.
No decorrer dessa documentação, demonstraremos como inserir o evento no processo e como personalizá-lo.
Para inserir o evento no processo, basta selecionar uma tarefa qualquer no diagrama do processo; assim, será apresentada uma caixa com várias opções, dentre elas, selecione "Adicionar evento intermediário" ou busque pelo elemento "Criar evento intermediário" dentro da paleta localizada no lado esquerdo:
Inserção de Evento intermediário espera por sinal no processo |
Em seguida, com o evento selecionado, clique no ícone "Alterar tipo" e selecione o "Evento intermediário espera por sinal":
Inserção de Evento intermediário espera por sinal no processo |
Ao inserir esse evento no processo, você deve informar o "Nome do Sinal" pois o utilizaremos em sua personalização.
Inserção Nome do Sinal |
Observação: o elemento sinal deve possuir um nome único, pertencente àquela abertura de processo em específico, para que possa enviar o sinal correto e dar continuidade ao fluxo certo.
A personalização do evento precisa implementar a chamada do método sendSignal, pertencente ao pacote br.com.sankhya.workflow.api.SankhyaFlow, que pode ser obtido a partir dessa biblioteca.
Nota: o Evento de sinal pode ser implementado através de uma personalização (Rotina Java) no Sankhya Om (evento programado, botão de ação, etc).
Abaixo, segue o exemplo de um evento programado para o nosso caso de uso, onde a baixa do título de despesa do adiantamento envia o sinal "baixouTítulo" ao processo:
import br.com.sankhya.extensions.eventoprogramavel.EventoProgramavelJava; |
Após a implementação da personalização, é gerado o módulo Java e então, ele é vinculado na aba Eventos da tabela TGFFIN.
A(s) instância(s) do processo de Adiantamento de viagem será(ão) automaticamente interrompida(s) no momento que chegar no evento de sinal "Aguardar baixa de título" e somente será retomado quando o financeiro executar a baixa dos títulos de despesas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.