Versão: a partir da 4.6
O Dashboard é uma ferramenta acessória que permite acessar os Componentes de BI durante a execução de uma tarefa na Lista de Tarefas e é utilizado para direcionar os usuários durante a execução de seu trabalho, permitindo que sejam realizadas consultas/análises para tomadas de decisões, como por exemplo, consultar o histórico financeiro de um parceiro para realizar uma liberação de limite de crédito em uma venda.
Em nosso caso de uso, apresentaremos o processo de "Solicitação de compras simplificado":
Processo de Solicitação de compras simplificado |
Esse processo permite que qualquer colaborador realize uma solicitação de compras. Ao realizar esse solicitação, o responsável pelo Centro de Resultado do solicitante fará uma análise do planejamento orçamentário do seu departamento (orçamento previsto X realizado), para verificar se tem saldo disponível no mês vigente e se será possível aprovar ou não a solicitação de compras. Caso ela seja aprovada, o processo seguirá para a cotação dos produtos e, em seguida, será gerado o Pedido de Compras.
Para que o responsável pelo CR do solicitante possa analisar a solicitação de compras com base no planejamento orçamentário do seu departamento, devemos adicionar na tarefa "Analisar solicitação de compra", o Componente de BI "Planejamento orçamentário (CR)" que será apresentado como dashboard na tarefa:
Adicionando Dashboard (Componentes de BI) na tarefa |
Observação: para que os dados no Dashboard tenham relação com o processo, a consulta deve estar relacionada com o ID Instância do Processo (IDINSTPRN) ou com o ID Instância da Tarefa (IDINSTTAR). Para isso, é obrigatório que o componente possua os parâmetros IDINSTPRN ou IDINSTTAR, que serão alimentados automaticamente durante a abertura do Dashboard.
Nesse exemplo iremos utilizar como parâmetro nos componentes, o ID Instância do Processo (IDINSTPRN) como filtro da consulta; sendo assim, criamos primeiramente o parâmetro:
Parâmetro IDINSTPRN no componente |
Agora devemos inserir o IDINSTPRN como filtro da consulta desse Dashboard (Componentes de BI), conforme as imagens abaixo:
Componente de BI - Nível Principal (Planejamento Previsto X Realizado) |
Componente de BI - Detalhe dos lançamentos realizados |
Nota: nesse exemplo, a consulta retornará campos do Formulário Embarcado do processo. Sendo assim, buscaremos na coluna NUMINT (número inteiro) da tabela de variáveis TWFIVAR, o conteúdo dos campos "CODEMP" (Código da Empresa) e "CODCENCUS" (Código do CR).
Para mais informações acesse a documentação sobre o Construtor de Componentes de BI.
Conforme as configurações realizadas anteriormente, iremos apresentar a visualização do Dashboard durante a execução da tarefa Analisar solicitação de compras na Lista de Tarefas.
Nesse exemplo, a colaboradora Maria solicitou a compra de um notebook, informando um valor previsto de R$3.200,00. Juliane, responsável pela tarefa Analisar solicitação de compras (responsável pelo CR do solicitante), acessou o Dashboard de Planejamento Orçamentário (CR) durante a execução dessa tarefa, para verificar se será possível aprovar ou não a solicitação com base no valor previsto informado.
Na análise, Juliane verificou o orçamento previsto de R$10.000,00 X realizado de R$5.197,00 do mês de junho e os detalhes dos lançamentos realizados:
Visualização de dashboard na tarefa (lista de tarefas) |
Sendo assim, de acordo com essa análise a compra será aprovada.
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