Por meio do Legacy Fetcher, você conseguirá realizar a extração de dados de bases dos sistemas legado suportados no processo. Essa tela tem o intuito de reduzir a quantidade de etapas, tempo necessário para execução e times envolvidos no processo de geração de backup de base de novos clientes ou prospects, para que sejam posteriormente importadas no Legacy Clássico.
Nesse artigo vamos tratar dos seguintes tópicos:
Clique sobre os tópicos para saber mais.
Instalação do Legacy Fetcher
Para efetuar o download do Legacy Fetcher, acesse a Central de Downloads da Sankhya, menu "Ferramentas > Legacy Fetcher", e clique em "Baixar".
Feito isto, execute o arquivo em uma máquina que possua acesso ao banco de dados que terá seus dados extraídos. Dessa forma, o sistema irá verificar, caso haja conexão com a internet, se a versão executada é a mais recente.
É de suma importância que a extração seja realizada sempre com a última versão |
Se a versão executada não for a mais recente, a seguinte mensagem será exibida:
"Atenção: Foi encontrada uma nova versão para o Legacy Fetcher. Para realizar o download clique em OK".
Clicando em "OK" o sistema irá te direcionar para a Central de Downloads da Sankhya, para que seja realizado o download da versão mais recente. Caso você opte por "Cancelar", a operação será abortada e o sistema será encerrado.
Se a versão executada for a mais atual, o sistema será aberto conforme imagem a seguir:
Configurações de Threads e linhas do arquivo
Antes de informar os campos para conexão com o banco de dados, por meio do botão você pode realizar a configuração da quantidade de Threads e linhas do arquivo. A seguir trataremos sobre esses campos:
- Threads: trata-se da quantidade de extrações simultâneas de tabelas que serão realizadas. Por padrão o sistema traz o valor "4", podendo este número ser alterado para qualquer valor acima de "1".
- Linhas por arquivo: trata-se da quantidade de linhas que serão armazenadas em um único arquivo. Caso a quantidade de registros a serem exportados exceda a quantidade de linhas, o Legacy Fetcher irá quebrar os registros em dois ou mais arquivos, até que todos os registros sejam extraídos. Por padrão o sistema traz o valor “500.000” (quinhentos mil), podendo este número ser alterado para qualquer valor entre “100.000”(cem mil) e “1.000.000” (um milhão).
Realizadas as configurações, basta clicar em "Confirmar" para que as informações sejam salvas.
Conexão com o banco e extração dos dados
Efetue agora o preenchimento dos campos para conexão com o banco e extração dos dados, são eles:
- Sistema Legacy: selecione o sistema legado, que terá seus dados extraídos.
- Banco de dados: indique o banco de dados que terá seus dados extraídos.
- HOST / IP: informe o endereço de acesso ao servidor do banco de dados.
- SID / Instância: preencha o nome ou instância do banco de dados.
- Porta: informe a porta que será utilizada para a conexão com o banco de dados.
- Usuário: preencha este campo com um usuário que tenha permissão de leitura no banco de dados.
- Senha: informe a senha de acesso do usuário informado.
Feito isto, clique no botão "Abrir Conexão". Assim, o sistema tentará conectar com o banco de dados. Caso ocorra alguma falha, será apresentada uma mensagem de erro e os dados de conexão deverão ser conferidos. Se a conexão for estabelecida sem problemas, a seguinte mensagem será exibida:
"Conexão estabelecida e salva com sucesso!"
Pode haver casos em que a conexão seja realizada com sucesso, porém o banco de dados não atenda aos requisitos necessários, desse modo, não será possível efetuar a extração dos dados por meio do Legacy Fetcher e o sistema exibirá uma mensagem informando a situação.
Com a conexão estabelecida e validados os requisitos de banco, a tela abaixo será apresentada:
Nela, você deverá informar somente o período dos registros de tabelas de movimentações para a extração dos dados, pois os registros de cadastros são extraídos independentemente da data inicial e final estabelecida.
É importante ressaltar que o período mínimo e máximo para extração das movimentações, são:
- Período mínimo: 02 (dois) meses.
- Período máximo: 05 (cinco) anos.
Qualquer outro período informado fora dos intervalos acima, farão com que o Legacy exiba uma mensagem alertando que o período não é válido.
Também é exibida nesta tela, a listagem de tabelas que terão seus dados extraídos, de acordo com o Sistema Legacy selecionado na tela de conexão com o banco de dados. Sendo que, o item "Validações", será a primeira etapa executada ao iniciar uma exportação.
Nesta listagem, todas as tabelas e colunas necessárias no processo são validadas, e caso haja alguma que não esteja atendendo aos requisitos necessários, um pop-up será apresentado com a inconsistência encontrada, e consequentemente o processo será abortado, impossibilitando a exportação.
Realizada a definição do período de acordo com os critérios necessários, clique no botão "Executar", para que o sistema inicie o processo, conforme imagem abaixo:
Com o processo de exportação iniciado, você poderá acompanhar o andamento por meio da coluna "Status", sendo que, as tabelas marcadas como "PENDENTE" ainda não foram extraídas, já as que tiveram a exportação finalizada, apresentarão a informação "OK".
Além da lista de tabelas, você pode acompanhar o progresso da exportação por meio da barra na parte inferior do sistema, que é carregada conforme o andamento, e do percentual de evolução.
- Se houver a necessidade de parar o processo, clique no botão "Encerrar", assim, o sistema exibirá a mensagem:
"Deseja encerrar a execução?
Atenção: Caso confirme a ação, os arquivos exportados, pela operação atual, serão deletados."
Clicando em "OK", o processo será interrompido e os arquivos de exportação já gerados, serão excluídos, sendo necessário realizar o processo de exportação desde o início. Optando por "Cancelar", o processo continuará e o sistema irá prosseguir na geração dos arquivos.
- Caso você clique no botão "Fechar", será exibida a seguinte mensagem, solicitando sua confirmação:
"Confirmação
Tem certeza que deseja sair do sistema?"
Se você clicar em "Ok" o sistema será encerrado, e caso haja alguma exportação em andamento, o processo será interrompido e os arquivos já gerados serão excluídos, necessitando uma nova exportação de todos os dados. Caso você decida "Cancelar", o sistema continuará aberto e se houver alguma exportação em andamento o processo será retomado.
Após a finalização da exportação, o Legacy Fetcher irá exibir a seguinte mensagem:
"Exportação de dados finalizada com sucesso. Foi gerado um arquivo ".zip" na pasta export. Envie este arquivo para o time Legacy."
Dessa forma, acesse o diretório onde o sistema foi executado, nele você encontrará a pasta "Export" que irá conter um arquivo "zip" que reúne todos os arquivos que foram gerados e o log de execução do processo.
Este arquivo "zip" deve ser enviado ao time Legacy, para que seja possível dar continuidade na importação dos dados do sistema legado para uma base Sankhya.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.