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Neste artigo, trataremos da abertura de telas no SankhyaFlow, isto é, como utilizar uma tela nativa do sistema como meio de apresentar e colher informações na inicialização do processo (solicitação) e nas tarefas de usuário.
Este processo é utilizado em rotinas com alto grau de complexidade, onde é impossível de serem representadas por um formulário no SankhyaFlow, como por exemplo, a tela Central de Vendas, que disponibiliza diversos recursos importantes e ao mesmo tempo poderosos para o usuário, como a Consulta de Produtos, Ficha de parceiros, a Inicialização de itens (carregando preço), Cálculo de Impostos, entre outras.
Importante: ao utilizar qualquer tela de outro módulo como formulário de um determinado processo no SankhyaFlow, serão consumidas tanto a licença do módulo SankhyaFlow (Lista de Tarefas) quanto do módulo cuja tela pertence.
Desse modo, trataremos neste artigo os seguintes pontos:
Caso de uso
Apresentaremos aqui o caso de uso do processo "Pedido de vendas simplificado".
Processo Pedido de vendas simplificado
Este processo normalmente é iniciado por um vendedor que identifica a necessidade de registrar no ERP a negociação realizada anteriormente em forma de pedido de venda. Ao confirmar o pedido, caso exista liberação de limite, como por exemplo, desconto do produto acima do permitido, o pedido é direcionado para a tarefa: "Liberar limites", onde o usuário liberador irá liberar ou negar os limites deste pedido.
Caso o usuário liberador recuse a liberação do limite, o pedido é direcionado para a tarefa: "Refazer pedido", onde o solicitante poderá:
- Alterar o pedido, conforme informado na liberação (observação do liberador);
- Ou então, cancelar a solicitação realizando a exclusão do pedido.
Por fim, caso não tenha mais nenhum impedimento do pedido (liberação pendente), o solicitante é notificado sobre a finalização da sua solicitação.
Configurações
Para que na inicialização do processo o vendedor lance os pedidos de venda no ERP, vamos configurar no processo a tela: "Pedido de venda", na aba "Formulário/Telas", sub-aba "Telas":
Adicionando a Tela Pedido de Venda no processo
Observação: o usuário modelador poderá configurar uma mesma tela para ter diferentes comportamentos no processo e tarefa, como a geração, multiplicidade e a visualização de diferentes registros por tarefas, para isto, temos as configurações globais da tela ("Quantidade de registros", "Escopo", "Política de reentrância"), e os acessos que serão detalhados no final deste tópico.
Neste exemplo, como estamos utilizando a tela no Processo (inicialização), os campos Escopo e Política de reentrância serão do tipo: "Processo" e "Recuperar dados anteriores", e no campo Quantidade de registros, o usuário poderá inserir um único registro, conforme imagem abaixo:
Configurações globais da tela
Inserindo a tela Liberação de limites na tarefa de usuário
Para que o usuário possa liberar ou negar as liberações de limites pendentes dos pedidos que forem lançados, vamos configurar na tarefa "Liberar limites" a tela: "Liberação de Limites", na aba "Formulário/Telas", sub-aba "Telas":
Adicionando a tela Liberação de Limites na tarefa.
Filtro de tela
Como a tela de Liberação de limites é de consulta, não é possível saber quais foram os registros gerados nesta instância de processo. Então, para que o usuário visualize apenas as liberações pendentes que foram geradas nessa instância de processo, vamos configurar um filtro personalizado para a tela. Desse modo, com a tela selecionada, clique no botão "Filtro de tela".
Filtro de tela.
Neste exemplo, será filtrado apenas as liberações de limite do pedido (registros) gerado na instância do processo, conforme imagem abaixo:
Filtro personalizado na tela
this.NUNOTA IN (SELECT NUNOTA FROM TGFCAB_TNF WHERE TNF_IDINSTPRN = ${IDINSTPRN})
Informações adicionais:
- O filtro de tela pode ser realizado em qualquer tela;
- Está disponível as variáveis abaixo para o modelador utilizar no filtro, de acordo com o contexto em que a tela for inserida (processo e tarefa):
-
- Id Instância do Processo;
- Id Instância da Tarefa;
- Id Tarefa;
- Id temporário de inicialização: Utilizado apenas no contexto de processo (inicialização).
Variáveis do filtro personalizado no contexto de tarefa
As tabelas para controle de vínculo com o Flow possuem um sufixo "TNF" no nome da tabela, por exemplo: "TGFCAB_TNF" e os campos de ligação do Flow possuem um prefixo, como por exemplo: "TNF_IDINSTPRN".
Inserindo a tela Pedido de venda na tarefa de usuário
Quando a liberação de limites for negada, para que o solicitante possa realizar as devidas alterações no pedido, vamos configurar na tarefa "Refazer pedido" a tela "Pedido de Venda":
Tela Pedido de Venda inserida na tarefa
Como precisamos recuperar as informações inseridas na inicialização, iremos manter a configuração global da tela (Quantidade de registros, Escopo, Política de reentrância). |
Configuração de acessos
Para a tarefa Refazer Pedido, o solicitante poderá apenas "Alterar" ou "Excluir" o pedido. Assim, vamos configurar os acessos desta tela, na aba "Formulários/Telas", sub-abas "Telas", por meio do botão "Configurações da tela", conforme gif abaixo:
Configuração dos acessos
Para as demais telas que foram definidas na inicialização do processo (tela Pedido de Venda) e na tarefa de Liberar limites (tela Liberação de Limites) vamos manter os acessos padrões que são: "Incluir", "Alterar", "Excluir", "Consultar" e "Numeração". Por padrão, esses acessos já vêm ligados ao inserir qualquer tela, caso o modelador queira alterar essa configuração, será possível, exceto o acesso de Consultar, que sempre estará ligado e desabilitado.
Informações adicionais:
- Os acessos às telas do Sankhya Om que estão sendo utilizadas pelo SankhyaFlow, devem ser definidos no processo. Caso o usuário tenha acesso às telas fora do SankhyaFlow (definidos na tela de Acessos), os mesmos não refletiram no processo.
- Além dos acessos padrões, algumas telas tem os seus acessos especiais (representados em itálico), que são os acessos específicos de cada tela, por exemplo, a tela de Pedido de Venda, um de seus acessos especiais é: Rateio.
- Pode ser configurado diferentes acessos, quando utiliza-se a mesma tela em mais de uma tarefa e no processo.
Resultados
Conforme configurações realizadas anteriormente, vamos agora apresentar o lançamento de um pedido de vendas com liberação de limites, utilizando as telas Pedido de Vendas e Liberação de limites pelo Flow.
Na inicialização do processo o solicitante realiza o lançamento do pedido, inserindo os dados na grade "Cabeçalho":
- Tipo de negociação (1);
- Parceiro (2);
- Tipo Operação (3);
- Empresa (1).
Após salvar o cabeçalho, preenche a grade "Itens" informando:
- Produto (5);
- Quantidade (20);
- Vlr. unitário (R$5,00);
- % desconto (7%),
Feito isso, após salvar os Itens, ele confirma o pedido.
Na confirmação do pedido é percebido que o desconto do produto informado é diferente do limite permitido (5% limite permitido, 7% limite inserido), desta forma, é realizada a solicitação desta liberação de limite, onde o solicitante informou o liberador (Juliane) e finalizou o lançamento do pedido clicando no botão "Iniciar":
Lançamento do pedido de vendas
Neste momento o pedido já foi criado, mesmo que o processo não tenha sido iniciado. A inicialização somente conclui as informações necessárias para dar sequência no processo.
Então, após iniciar a solicitação, o processo seguiu para a tarefa de "Liberar limites". Juliane, responsável pela liberação deste limite, acessou a tarefa na Lista de tarefas e habilitou na tela a marcação "Sou o liberador", ao clicar em "Aplicar", visualizou o pedido 88 referente a esta solicitação, para liberar ou negar o limite:
Liberação de limite
Neste caso, Juliane negou o limite, solicitando para que o percentual seja ajustado para o limite permitido de 5% :
Liberação de limite negada
Devido o limite ter sido negado, ao finalizar a tarefa o processo seguiu para a tarefa "Refazer pedido".
Observação: quando for configurado na tela de cadastro de Usuários, para "Notificar solicitante de liberações", ele poderá receber notificações tanto via e-mail quanto sistema, sobre a liberação ou não do limite, constando a observação do liberador caso tenha.
Neste caso de uso, o usuário solicitante foi notificado que a sua solicitação do pedido 88 foi negada, constando na observação do liberador a mensagem para ajustar o percentual de desconto do produto para 5%:
Notificação sobre a liberação de limite
Então, conforme notificação recebida, o solicitante acessou a tarefa Refazer pedido na Lista de Tarefas e realizou o ajuste do percentual de desconto para 5%:
Ajuste do pedido
Assim, após o solicitante finalizar a tarefa Refazer pedido, como não existe mais nenhuma liberação de limite pendente, a sua solicitação foi finalizada, onde o mesmo foi notificado via e-mail:
Envio do email (visualizado na tela "Fila")
Demais informações
As configurações globais da tela são "Quantidade de registros", "Escopo", "Política de reentrância". Trataremos a seguir, sobre cada uma delas.
Configurações globais da tela
Quantidade de registros: Representa quantos registros o usuário poderá realizar na tela, sendo:
- Único (opção padrão): Apenas um registro poderá ser inserido;
- Vários: Vários registros poderão ser inseridos.
Escopo: Este campo possui as seguintes opções:
- Processo: Todos os registros inseridos na tela são visíveis em todas as tarefas da instância do processo que utilize a tela;
Quando for escopo de processo, as configurações Quantidade de registros e Política de reentrância são globais, ou seja, são iguais no processo e tarefas, caso seja alterada essas configurações no processo ou tarefa, a mesma será refletida em todas as demais tarefas/processo que utilize a tela.
- Atividade: Apenas os registros inseridos na atividade são visíveis na atividade em questão.
Quando for escopo de atividade, as configurações Quantidade de registros e Política de reentrância, podem ser alteradas para a tarefa em questão.
Observação: o modelador pode inserir a mesma tela no processo/tarefa, com diferentes tipos de escopo, ou seja, processo e atividade.
Política de reentrância: É habilitado somente se Escopo for igual à Atividade, contendo as seguintes opções:
- Recuperar dados anteriores: Os registros que vão aparecer na atividade serão os registros de todas as instância daquela atividade que utilizou a tela.
- Criar sempre um novo registro: Os registros que vão aparecer na atividade serão os registros criados apenas naquela instância de atividade.
Nas configurações da tela (aba Fomulários/Telas, sub-abas Telas, "Configurações de tela"), quando adicionado alguma tela que esteja relacionado com a Central de notas (Pedido de Venda, Venda, Compra, Requisição, entre outras), o usuário modelador poderá definir um valor padrão para a TOP, ao lançar um documento, ou seja, durante a execução na inicialização/tarefa o campo virá preenchido automaticamente:
Configurando valor padrão para a TOP
Telas de cadastro sem instância mapeada
Algumas telas de cadastro do sistema não tem instância mapeada, então para que seja possível criar o vínculo de registro com a instância de processo, podendo posicionar no registro quando necessário, o modelador poderá informar a instância desta tela, por meio do campo "Nome da Instância".
Configurando Nome da Instância da tela
Para encontrar o nome da instância de uma tela é necessário verificar pelo monitor de consulta:
- Ligue o monitor de consulta;
- Acesse a tela que deseja (aguardar a tela carregar);
- Desligue o monitor de consulta;
- Baixe o log;
- Com o arquivo baixado, abra o arquivo "Monitor_Consulta.log";
- Procure por: loadRecords (serviço que chama a tela). Na linha acima do serviço tem o nome da instância da tela (entity), conforme imagem abaixo.
Considere o seguinte exemplo:
- Tela: Metas e Orçamentos » Configuração da Estrutura de Metas/Orçamentos
- Nome da Instância: "ConfiguracaoMeta"
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