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Esta tela possui acesso restrito a analistas de suporte, administradores do sistema, gestores de operação de estoque de armazém. Com o intuito de auxiliar no diagnóstico das divergências de estoque do WMS são apresentadas nesta tela, duas categorias de análise que podem ser ajustadas:
- Inconsistência de data de validade;
- Inconsistência de estoque.
Desse modo, trataremos os seguintes tópicos neste artigo:
Configurações da tela
Primeiramente no Painel de Filtros, informe a "Empresa" para que sejam apresentados os registros que possuem divergência. Para refinar a busca, você pode informar também o "Produto", um "Complemento", a "Faixa de Endereços", o número "Lote (Controle) e o "Parceiro".
Depois, para os casos de inconsistência de data de validade, configure por meio do botão as "Preferências de ajuste do WMS". Ao acioná-lo, será exibido um pop-up, onde você pode habilitar uma das seguintes opções:
- Seleciona a última data de validade conferida no Recebimento;
- Faz o cálculo da Data de Validade por meio do Shelf Life (Cadastro do Produto): Data Atual + Shelf Life = Data de Validade.
Neste pop-up, defina também a cor de fundo da fonte para cada tipo de divergência. Como neste exemplo, em que para as divergências de data de validade, os registros serão apresentados na cor azul.
Com as configurações acima realizadas, serão exibidos na grade superior os "Dados de Estoque do WMS". Selecionando uma linha nesta grade, na aba "Data de Validade" serão apresentados os registros de estoque por data de validade.
Se o produto do registro selecionado, estiver com alguma tarefa em aberta pendente, será exibido na aba "Tarefas Pendentes".
Agora, clique em "Gerar ajustes" para que o sistema verifique qual cenário de divergência se encontra o registro e realize o processamento de ajuste conforme definição e parâmetros selecionados em tempo de execução. Assim, será apresentada a mensagem:
"Será feito o ajuste dos Registros apresentados/selecionados na Grid. Deseja confirmar?"
Clicando em "Sim", será exibida as informações dos ajustes:
Clicando em "Não", o processo será cancelado.
Com os ajustes realizados, você pode verificar o histórico de execuções, por meio do botão "Histórico de Ajustes".
Dica: Agende os ajustes por meio do botão |
Tipos de divergência
Conforme mencionado, essa tela vai identificar dois tipos de divergências: Divergência de Estoque e Divergências de Data de validade. Para um melhor entendimento do que o sistema trata como divergência, vamos mencionar abaixo todos os cenários.
Divergência de Estoque
O WMS faz uma "contabilização" de todas as tarefas geradas através das Entradas e Saídas pendentes no estoque, ou seja, para todas as tarefas com status em "Aberto", o sistema tem que identificar a saída de um endereço e entrada em um endereço de destino.
Entradas e Saídas Pendentes
Cenário 1 |
Caso o sistema identifique que existem tarefas Abertas, porém, no sistema não existem saídas pendentes no endereço da tarefa e entradas pendentes no destino da tarefa, o sistema irá identificar como divergências.
Correção: Para este cenário, o sistema realizará a auditoria analisando o total de tarefas abertas para a Empresa, Produto, Lote e Endereço, em seguida, será efetuada a correção deixando as Entradas e Saídas, conforme a quantidade de tarefas com a situação "Aberta" ou "Em andamento". Considere o exemplo a seguir:
- Produto: Cerveja Skol
- Tarefas em Aberta/Em andamento: 1
- Endereço de Origem: 01.01
- Endereço de Destino: 01.02
- Estoque Endereço: 01.01 | Est: 10UN | Saídas Pend:0| Será Ajustado para 1UN
- Estoque Endereço: 01.02 | Est: 1UN | Entradas Pend:0| Será Ajustado para 1UN
Essa situação pode ocorrer somente nas saídas, ou somente nas entradas, sendo que, para os dois casos a correção será a mesma.
Cenário 2 |
No momento da auditoria se o sistema identificar que existe Saídas e Entradas pendentes para Endereços, porém, não exista tarefas com a situação "Aberta" ou "Em andamento", neste caso o sistema também vai apresentar a divergência.
Correção: Como não existem tarefas que justifiquem a saída e a entrada nos endereços com divergência, o sistema vai zerar ou subtrair a quantidade no estoque, deixando de acordo com a contabilização feita de tarefas realmente em aberto/em andamento. Por exemplo:
- Produto: Cerveja Skol
- Tarefas em Aberta/Em andamento: 0
- Endereço de Origem: 01.01
- Endereço de Destino: 01.02
- Estoque Endereço: 01.01 | Est: 10UN | Saídas Pend:1| Será Ajustado para 0UN
- Estoque Endereço: 01.02 | Est: 1UN | Entradas Pend:1| Será Ajustado para 0UN
Cenário 3 |
Existem casos em que o usuário pode realizar intervenções via banco de dados (não recomendado), nesse cenário essa intervenção pode excluir alguma linha de estoque que contenha Saídas ou Entradas pendentes, deixando assim o estoque com inconsistente. Desse modo, o sistema identificará essa situação na auditoria e aplicará a correção. Considere o seguinte exemplo:
- Estoque: 20UN | End: 01.01| Saídas Pend: 10UN| (estoque excluído via banco de dados)
- Estoque: 10UN | End: 01.02| Entrada.Pend: 10UN|(estoque excluído via banco de dados)
Correção: O sistema vai retornar o estoque, deixando igual a saídas pendentes e em caso de entradas pendentes, o sistema vai retornar a linha deixando o estoque zerado.
- Estoque: 10UN | End: 01.01| Saídas Pend: 10UN| (estoque excluído via banco de dados)
- Estoque: 0UN | End: 01.02| Entrada.Pend:10UN|(estoque excluído via banco de dados)
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Saídas Pendente maior que o Estoque
Quando o sistema identificar no estoque que existe quantidade de Saídas pendentes de um Endereço maior que o estoque, então o sistema vai apresentar como divergência, pois na execução das tarefas essa situação pode retornar no coletor a seguinte mensagem:
"Essa operação deixará o estoque negativo do endereço:X Produto:Y controle:W."
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Considere o seguinte exemplo desta situação:
- Produto: 10 |Endereço: 01.01 |Estoque: 10UN| Saídas Pen: 30|
Correção: Quando identificada essa inconsistência, o sistema vai igualar o estoque para a mesma quantidade de saídas pendentes, desse modo, a demanda será atendida e a operação será continuada, evitando assim, que a tarefa fique parada ou aguardando outro tipo de intervenção.
- Produto: 10 |Endereço: 01.01 |Estoque: 30UN| Saídas Pen: 30|
Divergência de Data de Validade
O controle de Data de validade no WMS é feito por meio de duas tabelas: TGWEST (estoque) e TGWESTVAL (Tabela de data de validade). O controle de Data de validade é um controle que exige mais atenção e critério por parte do setor de Planejamento de Controle de Estoque - PCE, pois deve ter coerência com a quantidade de estoque com a distribuição das datas para o Produto e Lote.
Geralmente esse controle é realizado com um lote tendo apenas uma data, porém existem operações que são registradas na Produção mais de uma Data de validade para o mesmo Lote. Mediante a este contexto, temos algumas situações que o WMS vai realizar a auditoria e identificar algumas inconsistências no estoque com Dt. de validade, conforme os cenários abaixo:
Cenário 1 |
Para os produtos com Shelf Life configurado (tela Cadastro do Produto, aba WMS), que possui estoque, porém, sem registro de Data de validade em ambas as tabelas, temos a seguinte correção:
Correção: Nesta tela (Divergências de Estoque WMS) temos a opção "Preferências de ajuste do WMS", que contém duas estratégias para correção do estoque sem data, são elas:
- Seleciona a última data de validade conferida no Recebimento;
- Faz o cálculo da Data de Validade por meio do Shelf Life (Cadastro do Produto): Data Atual + Shelf Life = Data de Validade.
Com a estratégia definida, clique na opção de ajuste, desse modo, será registrada a data de validade no estoque, conforme a opção selecionada.
Cenário 2 |
Estoque do produto com Data de validade em somente uma das tabelas de estoque.
Correção: O sistema vai inserir a mesma data de validade existente em uma das tabelas, na tabela que não contêm o registro.
Cenário 3 |
Caso tenha divergência de quantidade entre as tabelas, o sistema irá aplicar a seguinte regra:
Cenário 4 |
Caso tenha divergência somente entre as Datas de validade entre as tabelas.
Correção: O sistema irá considerar a Data de validade da tabela de Dt. validade como correta, e utilizará para ambas as tabelas.
Todas as situações tratadas nesta tela é visando uma melhor gestão da operação, evitando que essas situações impactem na produtividade dos operadores e dos usuários do WMS.
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