O que é o processamento de documentos fiscais
Há uma funcionalidade no Deploy Agent para processar documentos fiscais já emitidos pelo cliente para pré-popular o banco com as operações, parceiros, produtos e movimentações registrados neles, reduzindo o quanto você pessoa implantadora precisa lançar manualmente. É um processamento em lote de arquivos históricos, não uma captura em tempo real.
Para conhecer a tela do Deploy Agent, as abas e os indicadores de acompanhamento, confira o artigo Conheça o Deploy Agent.
Antes de começar
Confirme que os arquivos estão em formato válido:
| Documento | Formato esperado |
|---|---|
| NF-e, NFC-e, CT-e e NFS-e | XML assinado |
| EFD | Texto estruturado |
| e-Social | XML ou estruturado conforme o padrão da Receita |
Enviar arquivos para processamento
Pelo repositório de arquivos
- Envie o arquivo por upload direto, ou coloque-o em um bucket S3 e notifique o sistema.
- Acione Buscar novos arquivos para disparar o processamento.
- Acompanhe pelas etapas: leitura do arquivo, processamento de cadastros base, processamento de documentos e sincronização com a API de Melhores Práticas.
Pela Consulta do Portal Deploy
ℹ️ Nota
O botão só aparece em ambientes com integração ativa com o Portal Deploy.
- Acesse o Deploy Agent e clique em Consulta do Portal Deploy, na barra superior.
- Consulte a lista de oportunidades disponíveis, com empresa, CNPJ e total de arquivos de cada uma.
- Filtre por data de início e período dos documentos, se quiser refinar a lista.
- Selecione a oportunidade desejada e clique em Iniciar processamento.
- Acompanhe o andamento na tela do Deploy Agent.
Quando não houver oportunidades, a tela mostra que nenhuma está disponível. Se a lista não carregar, tente consultar novamente.
Reprocessar e cancelar
Reprocessar documentos
Use este fluxo quando quiser reiniciar o processamento escolhendo quais tipos de documento reprocessar.
ℹ️ Nota
O reprocessamento fica indisponível enquanto há processamento em andamento.
- Acesse o Deploy Agent e clique em Reprocessar, na barra superior.
- Selecione os modelos de documento a reprocessar: CF-e, CT-e, e-Social, EFD, MDF-e, NF-e, NFC-e, NFCom e/ou NFS-e. Por padrão, todos vêm marcados.
- Marque Buscar novos arquivos no repositório, se quiser incluir arquivos novos no reprocessamento.
- Clique em Confirmar para iniciar, ou em Cancelar, na janela, para desistir sem reprocessar.
- Acompanhe o andamento na tela do Deploy Agent.
Para reprocessar um único arquivo, use Reprocessar registro, na aba Arquivos processados.
Cancelar o processamento
ℹ️ Nota
O botão Cancelar só fica disponível com o processamento Em andamento.
- Acesse o Deploy Agent e confirme que o status está Em andamento.
- Clique em Cancelar, na barra superior.
- Leia a confirmação: "Cancelar o processamento — Ao cancelar, o processamento dos arquivos será interrompido imediatamente. Os cadastros já realizados até o momento serão mantidos no sistema. Caso deseje reiniciar o processamento, utilize o botão Reprocessar. Deseja mesmo cancelar?"
- Clique em Sim para confirmar, ou em Não para manter o processamento.
O cancelamento não desfaz os cadastros e movimentos já gerados antes da interrupção. Para retomar, use Reprocessar documentos.
Tratar erros de processamento
Se um arquivo falhar, o erro é registrado no log e o processamento para apenas naquele arquivo; os demais seguem normalmente. Dados parcialmente inseridos não são revertidos automaticamente.
- Acesse o Deploy Agent e abra a aba Arquivos processados.
- Filtre pelo status Erro e, se quiser, pelo tipo de documento.
- Selecione um único arquivo e clique em Visualizar para conferir o conteúdo.
- Identifique a causa. Para MDF-e e NFS-e, confira o artigo específico do documento nesta seção.
- Corrija a causa e acione Reprocessar registro, ou exclua o registro com Excluir registro, quando for o caso.
Limpar a base de prospecção
Use este fluxo para reiniciar um ambiente de prospecção ou demonstração.
Atenção: Disponível apenas em ambientes de prospecção. A exclusão é permanente: confirme o escopo antes de prosseguir.
- Acesse o Deploy Agent e clique em Limpeza de Base, na barra superior.
- Escolha o escopo: Apenas Sankhya ou Sankhya e BUs.
- Clique em Confirmar.
- Leia a mensagem de confirmação, que informa que os dados serão excluídos permanentemente, e clique em Sim para confirmar ou em Não para desistir.
- Aguarde a conclusão da limpeza e leia a mensagem final, que indica se a limpeza ocorreu apenas na Sankhya ou em todos os sistemas, conforme o escopo escolhido.
A limpeza Apenas Sankhya exclui os dados da base que estão no Sankhya Om. Já a opção Sankhya e BUs apaga os dados do Sankhya Om e do ambiente do Sankhya Tax.
Documentos suportados
Os tipos de documento abaixo podem ser processados pelo Deploy Agent. MDF-e e NFS-e têm regras próprias, descritas em artigos específicos desta seção.
| Documento | O que extrai | Comportamento |
|---|---|---|
| NF-e | Empresas, parceiros, produtos, operações de entrada e saída, impostos (ICMS, IPI, PIS, COFINS) e títulos financeiros | Cancelamentos são processados marcando a nota como cancelada |
| NFC-e | Operações de varejo direto ao consumidor, com imposto simplificado (ICMS) | Volume tipicamente maior de operações pequenas; integração com PDV |
| CT-e | Transportadores, parceiros de origem e destino, frete e impostos | O transportador é registrado como parceiro; o frete gera título financeiro |
| CF-e | Confira o cartão CF-e da aba Resumo | — |
| NFCom | Confira o cartão NFCom da aba Resumo | — |
| EFD | Aquisições, vendas, devoluções e apuração de ICMS e PIS/COFINS de um período | Arquivos acima de 50 MB são divididos automaticamente; confira o artigo Limites e dúvidas frequentes |
| e-Social | Empresas, funcionários, admissões e desligamentos, folha e afastamentos | Gera impactos contábeis (débito em folha, crédito em contas a pagar); acompanhe na aba Detalhamento E-Social |
| MDF-e | Manifestos rodoviários e eventos vinculados | Confira o artigo Como importar MDF-e no Deploy Agent |
| NFS-e | Prestador, tomador, serviço e tributos municipais | Passa por conversão assistida por IA; confira o artigo Como importar NFS-e no Deploy Agent |
Saiba mais
- Conheça o Deploy Agent: visão geral, abas, indicadores e arquivos processados.
- Como importar MDF-e no Deploy Agent e - Como importar NFS-e no Deploy Agent: regras e tratamento de erros por tipo de documento.
- Limites e dúvidas frequentes: pontos de atenção e perguntas frequentes sobre o Deploy Agent.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.