Módulo: Pessoal + > Cadastros Versão disponível: A partir da 4.11
Após cadastrados os benefícios que serão oferecidos pelas empresas, é necessário informar como ele será calculado e processado junto ao financeiro. Para isso, realize nesta tela o cadastro dos Benefícios+ que serão responsáveis pelos valores na integração financeira com a folha de pagamento e conheça as boas práticas para o cadastro de fórmulas em cada benefício.
Cadastro e boas práticas de Benefícios |
|
Cadastro Benefícios+ | Boas práticas para cadastro de Fórmulas Benefícios+ |
Cadastro Benefícios+
Este cadastro se dá por meio das seguintes abas:
Aba Benefícios | Aba Agrupadores |
Aba Benefícios
Para adicionar um benefício, acione no botão "Adicionar benefício" e observe que a tela irá dispor três sub-abas para configurações do mesmo.
Sub-aba Geral
Aqui serão adicionadas as informações gerais referente ao registro que está sendo incluso na tela.
Informações Gerais
Informe o "Código" e a "Descrição" do benefício.
Preencha o campo "Valor Parte Empresa" com o valor que será de responsabilidade da empresa, que será utilizado para apoio nas fórmulas de cálculo do benefício.
A marcação "Desconta Afastamento?" deve ser efetuada quando o benefício tiver uma dedução em períodos de afastamentos diversos pelo funcionário, por exemplo, se ele tiver um afastamento legal (auxílio doença, licença maternidade), o sistema fará o cálculo do benefício deduzindo esses dias. Lembrando que, atestados médicos não são considerados afastamentos, diante disso, se houver esse desconto, deverá ser incluído em fórmula.
Com a marcação "Desconsiderar dias com carga < 6:00 horas" ativada, não será realizado cálculo para funcionários que trabalham até seis horas diárias.
O "Evento Beneficiário" será utilizado para o valor da mensalidade, tanto para titular como para o dependente, se for um caso de plano de saúde ou odontológico, por exemplo. É importante atentar-se que nos casos de coparticipação de plano de saúde, deverá ser informado diretamente na Central de Benefícios+. Nos casos de benefícios como vale transporte, é necessária a criação de um evento neutro que vai trazer o valor zerado na folha, por ser um campo obrigatório na movimentação.
O campo "Evento Empresa" identificará a parte da empresa referente ao valor total do benefício, que será apresentado no cálculo do funcionário.
No campo "Tipo Benefício" localize o benefício cadastrado anteriormente na tela Tipo de Benefício. Caso não tenha cadastrado, clique na seta disponível a frente do campo, para ser aberta a tela.
Integração ao Financeiro
Indique o "Banco" e a "Conta Bancária" que utilizará para fazer o pagamento do benefício.
O campo "Centro de Resultado" irá apontar para onde será o custo do benefício. Já, o campo "Centro de Resultado Diferença" identificará a diferença de um valor que seja exceção, ou seja, um valor que não estava programado, como, por exemplo, a segunda via de uma carteirinha. Caso não tenha nenhum centro de custo, insira o código zero.
Os campos "Natureza", "Parceiro Empresa", "Projeto", "Empresa para Integração Financeira", "Tipo Operação", "Tipo de Título" e "Fornecedor" são para identificação e geração do pagamento no financeiro. Caso não possua informações específicas para os campos obrigatórios, preencha com o código zero.
Sub-aba Fórmulas
Nesta aba serão criadas as fórmulas para que sejam efetuados os lançamentos das partes empresa e funcionário.
Utilize a "Lista de Variáveis" para a construção da fórmula do cálculo.
Em "Fórmula do Valor" e "Fórmula do índice" digite a fórmula de cálculo e, em seguida, clique no botão "Compilar Fórmula" e salve as informações.
Lembre-se ainda que, mesmo quando não houver uma edição, será preciso compilar a fórmula.
Importante: as fórmulas para o cálculo de benefícios precisam ser construídas com a variável EHBEN, com o valor parte beneficiário e valor para empresa: IF(EHBEN = ‘S’,S,N).
Após Compilar Fórmula, clique no botão "Salvar alterações" para habilitar a sub-aba Funcionários.
Sub-aba Funcionários
Nesta sub-aba, inclua ou remova os funcionários em benefícios específicos.
Para incluir funcionários, basta acionar o botão "Adicionar funcionários", selecionar os cards desejados e confirmar a inclusão clicando em "Inserir Funcionários".
Caso precise excluir funcionários beneficiários, ative o toogle de seleção, escolha o(s) funcionário(s) e acione o botão "Remover funcionários do benefício".
Sub-aba Agrupadores
Esta sub-aba será habilitada somente para os benefícios que fazem parte de algum agrupador.
Aba Agrupadores
Aqui, pode-se visualizar os Agrupadores do qual o referido benefício está inserido, bem como, agrupá-los para determinados tomadores de serviços, por exemplo.
Adicione os agrupadores por meio do botão "Adicionar agrupador", em seguida, informe uma "Descrição" para este e confirme.
Depois, clique sobre o card do agrupador cadastrado para adicionar os benefícios e funcionários desejados.
Sub-aba Benefícios
Nesta sub-aba, acione o botão "Adicionar benefícios ao agrupador", selecione o(s) card(s) do benefício que vai compor esse agrupador e salve.
Sub-aba Funcionários
Em seguida, na aba Funcionários, acione o botão "Adicionar funcionários ao agrupador", escolha os que vão participar e confirme-os.
Nota: caso queira editar o nome do Agrupador criado, basta fazê-lo por meio do botão "Editar agrupador" presente no canto superior da tela.
É importante lembrar que os agrupadores não são obrigatórios em seus cadastros, o intuito é facilitar a manutenção de lançamentos de benefícios para um mesmo grupo de funcionários.
Quando a inclusão de um benefício é realizada por Agrupador, no card do funcionário é apresentado o ícone "Pertence ao agrupador X", e aqueles que foram adicionados por Benefício não terão esse ícone no respectivo card.
Nota: ao acessar a tela Funcionários, no menu "Benefícios", pode-se visualizar quais benefícios o funcionário tem acesso e se esse benefício foi incluído individualmente ou por agrupador.
Os benefícios poderão ser excluídos ou duplicados nesta tela, por meio dos botões "Deletar Benefício" e "Duplicar Benefício", respectivamente.
Boas práticas para cadastro de Fórmulas Benefícios+
Para criação de fórmulas na Central de Benefícios é necessário entender o conceito geral da variável EHBEN, é bem simples:
IF(EHBEN = 'S',
- Nesta primeira condição da pergunta "Se é beneficiário?", deve-se criar a fórmula onde vai-se descontar do funcionário sua parcela do benefício;
- Na segunda condição, no caso a negativa de que não é beneficiário, entra a parte da fórmula em que a empresa arca com o valor do benefício.
Existe uma outra condição também que é a SEQUÊNCIA.
Essa condição é usada praticamente em plano de saúde e odontológico, onde existe dependentes. A regra geral é que seja a SEQUENCIA = 0 para titular, e se for SEQUENCIA > 0, ou seja, maior que 0, é sempre um dependente, por exemplo:
IF(EHBEN = 'S',
IF(SEQUENCIA > 0,
Aqui, trata-se de dois fatores:
- 1ª condição: a primeira parte é onde entrará o desconto do beneficiário (funcionário), agora dentro da condição de que a SEQUENCIA é maior que 0, ou seja, quem entrar aqui com certeza é um dependente, então deve-se criar a condição para desconto do dependente;
- 2ª condição: da SEQUENCIA, é uma lógica, se não for maior que 0, é 0, então é titular, deve-se por aqui a condição de desconto para o titular.
Na condição negativa, de que não é um beneficiário, a partir desse ponto tudo será custeado pela empresa.
Outro exemplo mais simples:
IF(EHBEN = 'S',
IF(SEQUENCIA > 0,
Desconto do Dependente,
Desconto do Titular,
Desconto Parte Empresa.
Vale transporte/ Vale alimentação
De regra geral tem-se uma função "DiasTrabProximaReferencia", que calcula os dias úteis que serão trabalhados analisando algumas variações: Carga horária, Feriados, Afastamentos e Férias. Através dessa composição, a função determina quantos dias úteis o funcionário irá trabalhar e com isso pode-se chegar ao valor do vale.
DiasTrabProximaReferencia(CODEMP, CODFUNC, DTOC(REFERENCIA))
Exemplos:
Sem desconto do valor de recarga:
IF(EHBEN = 'S',0,(PDES('VALOR','TFPVAL','CODEMP='+STR(CODEMP)+' AND CODFUNC='+STR(CODFU
NC)+' AND TIPO='T'') * PDES('PASSESDIA','TFPVAL','CODEMP='+STR(CODEMP)+' AND CODFUNC='+STR
(CODFUNC)+'AND TIPO='T'')) * DiasTrabProximaReferencia(CODEMP, CODFUNC, DTOC(REFERENCI
A)))
Desmistificando:
IF(EHBEN = 'S',0,
Nesse caso, o funcionário não terá desconto algum.
PDES('VALOR','TFPVAL','CODEMP='+STR(CODEMP)+' AND CODFUNC='+STR(CODFUNC)+' AND TIPO='T''), uma estrutura de PDES para buscar da tabela TFPVAL (Onde cadastra-se os optantes pelo Vale Transporte / Alimentação), o campo VALOR. Ou seja, o valor diário do VT.
PDES('PASSESDIA','TFPVAL','CODEMP='+STR(CODEMP)+' AND CODFUNC='+STR(CODFUNC)+' AND TIPO='T''), muda-se apenas do campo VALOR para buscar o campo PASSESDIA, ou seja, a quantidade diária de passes.
DiasTrabProximaReferencia(CODEMP, CODFUNC, DTOC(REFERENCIA))
Como já citado, a função que calcula os dias úteis trabalhados.
Então:
(PDES 1 * PDES 2) * DIAS ÚTEIS.
Descontando faltas e atestados do valor de recarga:
Como esse caso também é comum nos nossos parceiros, tem-se duas funções nativas que já faz essa leitura:
FBM(QueFuncionario.CODEMP,QueFuncionario.CODFUNC,&REFERE,'M','102','I')
É uma função em que busca do movimento do funcionário, a quantidade do índice do evento 102. Ou seja, ao preencher a rotina de faltas, o movimento é preenchido automaticamente, e essa função busca de lá essa quantidade.
FDiasAbsenteismo(QueFuncionario.CODEMP,QueFuncionario.CODFUNC,&REFERE,'T')
É uma função que busca os atestados médicos lançados na referência da recarga.
Mas tem uma diferença, ela analisa exatamente a quantidade de atestados que corresponde a carga horária do funcionário, pois atestados lançados em dias não úteis não são levados em consideração para abatimento da recarga.
IF(EHBEN = 'S',0,(PDES('VALOR','TFPVAL','CODEMP='+STR(CODEMP)+' AND CODFUNC='+STR(CODF
UNC) + ' AND TIPO='T'') * PDES('PASSESDIA','TFPVAL','CODEMP='+STR(CODEMP)+' AND CODFUNC=
'+STR(CODFUNC)+' AND TIPO='T'')) * (DiasTrabProximaReferencia(CODEMP, CODFUNC, DTOC(REFE
RENCIA))) - (FBM(QueFuncionario.CODEMP,QueFuncionario.CODFUNC,&REFERE,'M','102','I') +
FDiasAbsenteismo(QueFuncionario.CODEMP,QueFuncionario.CODFUNC,&REFERE,'T')))
A única diferença aqui é que pega a:
DiasTrabProximaReferencia(CODEMP, CODFUNC, DTOC(REFERENCIA))
E subtrai os dias úteis encontrados pela soma das faltas e atestados ou seja:
DiasTrabProximaReferencia(CODEMP, CODFUNC, DTOC(REFERENCIA)) -
(FBM(QueFuncionario.CODEMP,QueFuncionario.CODFUNC,&REFERE,'M','102','I')+FDiasAbsenteismo
(QueFuncionario.CODEMP,QueFuncionario.CODFUNC,&REFERE,'T'))
Se o funcionário teria 22 dias úteis, mas tem 3 faltas e 2 dias úteis de atestado, ele ficará com uma recarga de 17 dias.
O que muda para o VA, é que nos PDES utilizados para buscar da TFPVAL o valor e a quantidade, o TIPO='A'.
- A = Alimentação;
- T = Transporte.
Plano de saúde/odontológico
De maneira geral, para a regra de saúde usa-se três artifícios:
- A função "fValorConvenio" (Análise de Titular)
- "fValorConvenioDPD" (Análise de dependente)
- E uma "Tabela de Faixa".
fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,99,99,DTOC(REFERENCIA),'A',SEQUENCIA)
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,99,99,DTOC(REFERENCIA),'A','S')
Pode-se perceber aqui que temos o 3º e 4º parâmetro, 99 e 99. Respectivamente se referem a: Qual tabela de faixa? E qual o número da faixa?
Uma tabela de faixa é uma rotina usada em diversos casos onde se quer armazenar valores e posteriormente, buscá-los para que algum cálculo seja efetuado. Nesse caso, comumente nossos parceiros possuem para desconto de plano de saúde através de faixa etária, como segue um exemplo de cadastro:
- Limite da Faixa: é onde informa a idade;
- Valor (1,2,3): informa-se o valor da mensalidade daquela faixa.
O trabalho das nossas funções fValorConvenio (Análise de títular) e fValorConvenioDPD (Análise de dependente) é justamente avaliar essa tabela de faixa, olhar a idade do funcionário e/ou dependente, e aplicar a tabela de faixa para trazer o valor.
Entendido isso, observe os exemplos:
É comum a empresa arcar com 100% do plano do titular, e o titular arcar com 100% de seus dependentes.
Aqui podemos observar que na parte do beneficiário, quando a SEQUENCIA for maior que 0, ou seja, dependente, vai-se descontar totalmente o valor encontrado, e quando não for, será 0, pois será o titular. (Por isso a ",0").
IF(EHBEN = 'S',
IF(SEQUENCIA > 0,
fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A',SEQUENCIA),0)
Agora, na parte da empresa, observe que se a SEQUENCIA for maior que 0, ou seja, dependente, é 0, pois a empresa não arca com nada.
IF(SEQUENCIA > 0,0,
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S')))
Caso contrário, titular, a empresa arca com 100%.
Um outro cenário é quando a empresa arca com um determinado % (exemplo 50%) do valor do plano para o titular, mas ele ainda continua arcando 100% para seus dependentes:
IF(EHBEN = 'S',
IF(SEQUENCIA > 0,
fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A',SEQUENCIA),
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S') * 0.50),
IF(SEQUENCIA > 0,0,
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S') * 0.50))
Aqui, pode-se perceber que a condição do beneficiário na parte do dependente se mantém:
IF(EHBEN = 'S',
IF(SEQUENCIA > 0,
fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A',SEQUENCIA),
Agora na parte do titular, tem uma nova função em que seu resultado fica 50% do valor retornando:
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S') * 0.50),
E, na parte empresa, para dependente também se mantém:
IF(SEQUENCIA > 0,0,
Porém para o titular a empresa está arcando com outros 50%:
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S') * 0.50)).
Um outro cenário é quando a empresa arca com um determinado %, tanto para o titular quanto para o dependente. Não é muito habitual, mas pode acontecer (exemplo 50%).
IF(EHBEN = 'S',
IF(SEQUENCIA > 0,
fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A',SEQUENCIA) * 0.50,
fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S') * 0.50),
IF(SEQUENCIA > 0,fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A',
SEQUENCIA) * 0.50, fValorConvenio(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A','S')
* 0.50))
Pode-se observar aqui, que a única diferença é que na parte tanto do beneficiário quanto da parte empresa, entra agora:
fValorConvenioDPD(CODEMP,CODFUNC,100,1,DTOC(REFERENCIA),'A',SEQUENCIA) * 0.50
Que ao invés de descontar o valor total encontrado via tabela de faixa, aplica apenas 50% dele.
A Fórmula do Valor para o cálculo do Trintídio - Lei 7238/84 - artigo 9º é a seguinte:
IF((&CAUAFA = 60),IF(MES(DTOC(&DTDEMISSAO + IF(&TIPOAVISO = 2, &DIAAVI, 0)))
= IF((quePrefSindicato.MESDATABASE - 1) = 0, 12, quePrefSindicato.MESDATABASE - 1),
(queFuncionario.SALBASE + &VLRINCORPORA), 0),0)
E a Fórmula do Índice:
&DIAAVI
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.