Módulo: Pessoal+ > Cadastros Versão disponível: A partir da 4.9
O cadastro do Registro Preliminar (S-2190) é um registro opcional, utilizado quando a empresa não dispõe de todos os dados para uma admissão de funcionário com as informações requisitadas nos eventos S-2200 ou S-2300. São informações obrigatórias: o CPF, data de nascimento, data de admissão ou início da prestação do serviço, matrícula e código de categoria. A informação da natureza da atividade do trabalhador é obrigatória para o empregado, o agente público, o trabalhador avulso e para os trabalhadores das categorias 401, 731, 734 e 738.
Nesta tela são cadastrados os candidatos que estão pré-aprovados para a contratação. Após a finalização de todo o processo de contratação, os dados incluídos aqui poderão ser importados para a tela Configuração Funcionários, a fim de garantir a jornada completa de inclusão dos funcionários no Sankhya Om, evitando divergências.
Para iniciar o cadastro nesta tela, primeiramente, informe a "Empresa" a qual o funcionário será admitido. Em seguida, preencha os dados do funcionário, isto é, a "Matrícula", o "Nome do Funcionário", o "CPF" e a "Data de Nascimento".
Observação: a Matrícula será gerada automaticamente se no cadastro da Empresa, aba Informações Gerais, o campo "Gera Matrícula do Funcionário Automaticamente" estiver com a opção "Gera Matrícula do Funcionário Automaticamente com o seu código" ou "Gera Matrícula do Funcionário Automaticamente (Matriz/Filial)" selecionada.
Feito isso, preencha o campo "Data de Admissão" com a data em que o funcionário iniciará suas atividades na empresa. Essa data será alterada automaticamente caso seja modificada no cadastro do funcionário.
Selecione o "Código da Categoria para o eSocial" conforme a tabela do eSocial.
Nota: ao selecionar o código "103 - Empregado Aprendiz", no campo Vínculo serão apresentadas somente as opções correspondentes a prazo determinado.
Depois, selecione no campo "Vínculo" o tipo de vínculo empregatício de acordo as opções a seguir:
- 02 - Estagiário;
- 10 - Prazo indeterminado pessoa jurídica;
-
15 - Prazo indeterminado pessoa física;
- 20 - Prazo indeterminado rural (jurídica);
- 25 - Prazo indeterminado rural (física);
- 30 - Regime jurídico único;
-
35 - Público não efetivo;
- 40 - Funcionário avulso;
-
50 - Contrato temporário;
-
55 - Menor aprendiz;
-
60 - Prazo determinado urbano (jurídica);
-
65 - Prazo determinado urbano (física);
-
70 - Prazo determinado rural (jurídica);
-
75 - Prazo determinado rural (física);
-
80 - Diretor sem vínculo empregatício;
-
90 - Autônomo;
-
99 - Pensionista.
Nota: é importante ressaltar que, estas opções seguem a legislação trabalhista e as tabelas do eSocial.
Busque no campo "Código do Cargo do Funcionário" o cargo a ser exercido pelo funcionário. Este campo será exibido se no parâmetro "Onde Utiliza o CBO ? - FPUTILIZACBO" estiver selecionada a opção "Cargo", definindo assim que o CBO será atrelado ao Cargo.
Pesquise no campo "Código da Função do Funcionário" a função a ser exercida pelo funcionário. Este campo será apresentado se no parâmetro FPUTILIZACBO estiver selecionada a opção "Função", definindo assim que o CBO será atrelado a Função.
Feito isso, informe no campo "Data Término Contrato" a data de término do contrato; geralmente esta data corresponde a data final do período de experiência.
Selecione a "Natureza da Atividade" dentre as opções: "Urbano" e "Rural".
Selecione o "Tipo de Salário" conforme as opções abaixo:
- Mensal;
- Quinzenal;
- Semanal;
- Diarista;
- Horista;
- Tarefa.
Preencha no campo "Salário Base" o valor do salário, exceto quando o mesmo for professor.
Quando o funcionário admitido for professor, preencha o valor do salário no campo "Salário Professor".
Após o preenchimento dos dados, clique no botão "Salvar [F7]" e logo após, poderá enviar o evento S-2190 ao eSocial.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.