Através dessa ferramenta, você conseguirá exportar os dados de um legado Winthor, e realizar as transformações necessárias para convertê-los em um modelo Sankhya. Ao final do processo, essa ferramenta irá disponibilizar os dados convertidos em templates que sejam aceitos pelo Importador de Dados e, dessa forma, o consultor conseguirá efetuar a carga dos dados em uma base Sankhya.
Essa documentação aborda os seguintes tópicos:
Instalação da Portabilidade Whintor
Para efetuar o download do Exportador de Dados, você primeiramente precisa estar logado na Central de Ajuda; após isso, acesse a categoria Aceleradores de Implantação e, em seguida, vá até a seção Ferramentas e clique no artigo Portabilidade Whintor:
Feito isso, execute o arquivo em uma máquina que possua acesso ao banco de dados que terá seus dados extraídos. Dessa forma, o sistema irá verificar, caso haja conexão com a internet, se a versão executada é a mais recente.
É muito importante que a extração seja realizada sempre com a última versão do |
Se a versão executada for a mais atual, o sistema será aberto conforme imagem a seguir:
Conexão com o banco de dados
Para realizar a conexão com o banco de dados, preencha os campos abaixo:
- Prospect / Cliente: Informe nesse campo qual o nome do cliente.
- Sistema Legado: Aqui é exibido o sistema legado que terá seus dados extraídos, no caso, o "WINTHOR".
- Banco de Dados: Indica o banco de dados que terá seus dados extraídos.
- Host / IP: Informe o endereço de acesso ao servidor do banco de dados.
- SID / Instância: Preencha aqui o nome ou instância do banco de dados.
- Porta: Informe nesse campo qual a porta que será utilizada para a conexão com o banco de dados.
- Usuário: Preencha esse campo com um usuário que tenha permissão de leitura no banco de dados.
- Senha: Informe aqui a senha de acesso do usuário informado.
Feito isso, clique no botão "Abrir Conexão". Assim, o sistema tentará conectar com o banco de dados. Caso ocorra alguma falha, será apresentada uma mensagem de erro e os dados de conexão deverão ser conferidos.
Observação: pode haver casos em que a conexão seja realizada com sucesso porém, o banco de dados não atenda aos requisitos necessários; desse modo, não será possível efetuar a extração dos dados por meio do Exportador de Dados e o sistema exibirá uma mensagem informando a situação.
Com a conexão estabelecida e validados os requisitos de banco, passaremos para a próxima etapa: Configurações gerais e extração dos dados.
Configurações gerais e extração dos dados
Após realizar a conexão com o banco de dados, a tela abaixo será apresentada:
Nessa tela você deverá realizar as seguintes configurações:
- Período: Escolha aqui o período inicial e final para a extração de dados.
- Número de Threads: Esse campo trata da quantidade de extrações simultâneas de tabelas que serão realizadas. Por padrão, a ferramenta nos traz o valor "4", podendo esse número ser alterado para qualquer valor entre "1" e "8".
- Configurações TOP's: Nessa seção você deve informar as TOP's que deseja utilizar. Assim, o exportador usará essas informações nas transformações das tabelas que necessitam desses dados (TGFCAB, TGFITE).
Notas:
- Caso queira restaurar as TOP's, acione o botão . Assim, serão retornadas às configurações padrão.
- Apenas as TOP's "2000 - Pedido de Compra", "3100 - Pedido de Venda", "4101 - Despesas Diversas (avulsa)" e "Receitas Diversas (avulsa)" estão disponíveis.
Após realizar as configurações acima, o próximo passo é selecionar a(s) tabela(s) que você deseja realizar a exportação:
Nessa listagem, todas as tabelas e colunas necessárias no processo são validadas, sendo que, se houver alguma que não esteja atendendo aos requisitos necessários, um pop-up será apresentado com a inconsistência encontrada e, consequentemente, o processo será abortado, impossibilitando a exportação.
Escolhendo as tabelas, basta clicar no botão "Executar". Com o processo de exportação iniciado, você poderá acompanhar o andamento por meio da coluna "Status", sendo que, as tabelas marcadas como "PENDENTE" ou "FALHA" ainda não foram extraídas, já as que tiveram a exportação finalizada, apresentarão a informação "OK":
Além da lista de tabelas, você pode acompanhar o progresso da exportação por meio da barra na parte inferior do sistema, que é carregada conforme o andamento, e do percentual de evolução.
- Se houver a necessidade de parar o processo, clique no botão "Cancelar", assim, o sistema exibirá a mensagem:
"Deseja encerrar a execução?
ATENÇÃO: Caso confirme a ação, os arquivos exportados, pela operação atual, serão deletados."
Clicando em "OK", o processo será interrompido e os arquivos de exportação já gerados serão excluídos, sendo necessário realizar o processo de exportação desde o início. Optando por "Cancelar", o processo continuará e o sistema prosseguirá na geração dos arquivos.
- Caso você clique no botão "Fechar", será exibida a seguinte mensagem, solicitando sua confirmação:
"Confirmação
Tem certeza que deseja sair do sistema?"
Clicando em "Ok" o sistema será encerrado, e caso haja alguma exportação em andamento, o processo será interrompido e os arquivos já gerados serão excluídos, necessitando uma nova exportação de todos os dados. Caso você decida "Cancelar", o sistema continuará aberto e se houver alguma exportação em andamento o processo será retomado.
Se você selecionar para exportação uma tabela que possua dependências e tente executar, será apresentada a seguinte mensagem: "Deseja incluir na exportação as demais tabelas?": |
Após a finalização da exportação, o Exportador de Dados exibirá a seguinte mensagem:
"Sucesso
Extração concluída com sucesso. Os arquivos se encontram no diretório export da pasta do sistema."
Assim, acesse o diretório onde o sistema foi executado, nele você encontrará a pasta "export" que irá conter um arquivo "zip" que reúne todos os arquivos que foram gerados e o log de execução do processo:
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