As provisões são valores reservados para atender as despesas futuras com férias, décimo terceiro e rescisão. O processo de cálculo das provisões ocorre a partir das configurações contábeis com as devidas fórmulas de cálculo associadas, diante disso, quando realizado o cálculo da folha de pagamento ao mesmo tempo é realizado também o cálculo das provisões.
As provisões podem ser conferidas de modo coletivo, através do Gerenciador de Folhas, ou individualmente entrando no cálculo da folha do funcionário.
Realizada a integração da folha de pagamento, pode-se integrar as provisões de férias e 13º salário com a contabilidade.
Para isso, acesse a tela Gerenciador de Folhas e clique no botão "Integração Contábil Provisões". Informe o código da "Empresa" e a "Referência".
Em seguida, marque em "Considerar provisão" as opções "Férias" e "13º Salário". A contabilização de ambos poderá ser realizada em um mesmo lote ou separadamente, isso dependerá das regras da contabilidade.
Depois, informe o "Lote Contábil", que normalmente é indicado pela contabilidade. Informe também a "Data Movimento Contábil".
Em "Contabilizar por" selecione como será realizada a contabilização das provisões, isto é, se será por "Empresa", "Funcionário", "Departamento" ou "Centro de Resultado". Normalmente utiliza-se a opção Centro de Resultado.
Em seguida, marque as opções que irão compor o histórico contábil:
- Se definida a contabilização por "Empresa" ou "Centro de Resultado", a composição do histórico será permitida apenas para "Histórico Padrão", "Referência" e "Descrição Evento".
- Caso seja selecionado por "Funcionário" é possível marcar todas as composições.
- Se marcada a opção "Departamento", é permitida selecionar todas as composições, exceto por "Nome do Funcionário".
Por meio do botão "Filtros" é possível definir como e quais dados serão contabilizados. Temos os filtros por "Departamentos", "Cargos", "Vínculos" e "Funcionários".
Caso seja necessário, por exemplo, contabilizar funcionários específicos, selecione o tipo de filtro "Funcionários" e clique no botão "Adição". Depois, selecione os funcionários que participaram do filtro e cliique em "Aplicar Filtros".
É possível incluir filtros diversos, ou nenhum caso não seja necessário. Em seguida, clique em "Voltar" e em "Gerar''.
Ao clicar em gerar, será apresentado um resumo em tela, com todos os lançamentos, onde podemos realizar a conferência.
Realizadas as conferências, clique em "Efetivar".
Pronto, integração contábil das provisões de férias e 13º salário foi realizada com sucesso.
É importante lembrar que o crédito da provisão está sempre no tipo de contabilização de provisão de férias e provisão de 13º, e a baixa está sempre configurado no tipo de contabilização normal.
Nota: para que a coluna "Bx. Provisão" do relatório de provisão de férias seja preenchida corretamente, o relatório deve possuir um evento com o valor calculado por fórmulas, sendo este configurado para contabilizar o tipo Provisão de Férias.
Como realizar a conferência
Para efetuar a conferência, retorne à tela principal do Gerenciador de Folhas e acione o botão "Gerar Relatório Décimo Terceiro ou Férias". Depois, Informe a "Empresa" e a "Referência".
Selecione qual o provisionamento que deseja visualizar, se "Décimo Terceiro" ou "Férias". Em seguida, informe como será impresso o relatório, se será "Somente Relatório", ou "Somente Resumo" ou ainda "Relatórios e os Resumos". Defina também como será a ordenação se por "Código do Funcionário" ou "Nome do funcionário".
Feito isso, clique em "Confirmar" para que o relatório da provisão seja gerado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.