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Encontre aqui a solução para as principais dúvidas relacionadas ao Sankhya ID.
- Usuário não tem acesso a aplicação
- CPF ou E-mail que já existe no Sankhya ID
- Como desvincular o e-mail para atualizar o cadastro
- Como vincular o Sankhya ID ao usuário do Sankhya Om
- Como utilizar a funcionalidade de Gestão de Acessos
Usuário não tem acesso a aplicação
A seguir, trataremos das alternativas quando o usuário estiver sem acesso às aplicações autenticadas pelo Sankhya ID:
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Sem acesso à Plataforma Universidade
Situação A
Mensagem
"Você não possui acesso à aplicação Plataforma Universidade. Entre em contato com o gestor
responsável pelos acessos da aplicação!."
Solução:
Neste caso, consulte os responsáveis pela universidade. No cliente existe uma pessoa responsável pela matrícula da universidade, basta verificar se há matrícula e caso exista, o administrador do Place deve acessar a aba de Gestão de acessos e verificar se a opção "Aluno da universidade" está marcada no usuário em questão.
Caso nenhuma das opções resolvam, entre em contato com o gestor da universidade Sankhya.
Situação B
Mensagem
"Não encontramos uma matrícula vinculada ao seu ID.
- Cliente, a matrícula é seu usuário e senha antigos da Universidade, você poderá entrar com
esses dados. Caso não se lembre deles, entre em contatos com o suporte através do e-mail
suporteuniversidade@sankhya.com.br
- Colaborador, o seu acesso não está integrado ao SankhyaID. Acesse ead.sankhya.com.br e faça
seu login."
Solução:
Conforme a mensagem de retorno, caso o usuário não possua matrícula, ela deve ser solicitada aos responsáveis pela Universidade.
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Sem acesso ao Sankhya Place
Mensagem
"Você não possui acesso à aplicação Place. Entre em contato com o gestor responsável pelos
acessos da aplicação!"
Solução:
Para os usuários Internos, deve-se abrir um Flow para processos solicitando o acesso ao Place com as devidas permissões.
Já para os usuários Externos, os acessos devem ser solicitados para o administrador do Place do parceiro. Saiba mais em Conheça mais sobre o Place!.
Caso o parceiro ainda não tenha o administrador do Place, deve ser verificado o problema com o Gerente de contas responsável pela atribuição de administrador. Para saber mais sobre cadastros e permissões do administrador do Place, acesse o manual Atribuição da permissão de Administrador do Place.
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Sem acesso à Central de Ajuda
Mensagem
"Usuário não possui acesso à aplicação e será redirecionado para o login do Sankhya ID"
Solução:
Caso o usuário não tenha acesso à Central de Ajuda, a liberação deve ser feita pelo administrador do Place do parceiro. Ao editar o contato, o mesmo deve marcar em "Tipo de Usuário" a opção "Suporte". Para conferir o passo a passo desta configuração, acesse o artigo Conheça mais sobre o Place!.
CPF ou E-mail que já existe no Sankhya ID
Ao completar o cadastro no Sankhya ID, é possível que algum dos retornos apresentados abaixo nas situações A e B ocorram pelos seguintes motivos:
- Você já possui um cadastro no Sankhya ID por isso o seu e-mail ou CPF consta como existente.
- Você herdou um e-mail que já estava sendo utilizado por outra pessoa (provavelmente era um e-mail genérico ou de uso coletivo, por exemplo: financeiro@googlee.com.br).
- No item 2, é possível que o seu e-mail atual esteja vinculado ao CPF da pessoa que utilizava o mesmo e-mail anteriormente. Para realizar o desvinculo e fazer o cadastro com os seus dados, siga o passo-a-passo do tópico Como desvincular o e-mail para atualizar o cadastro.
A seguir, veja como solucionar as situações mencionadas:
Situação A: e-mail com cadastro já existente
Caso o sistema avise que o e-mail informado já está sendo utilizado em um ID com outro CPF, você deverá acessar o link Sankhya Login e efetuar o login usando o mesmo e-mail. Caso não lembre a senha, basta recuperá-la.
Com o acesso ao e-mail você conseguirá fazer a alteração normalmente, mas caso não possua acesso, a alteração deverá ser feita diretamente no sistema por alguém com autorização.
Situação B: CPF com cadastro já existente
Nesta situação, conforme demonstrado na imagem acima, basta clicar no "Clique aqui" que você será redirecionado para o login.
Efetue o login usando o CPF e, caso você não lembre a senha, basta recuperá-la utilizando o seu e-mail de recuperação de senha.
Ao recuperar a senha, você consegue efetuar o login e fazer a alteração para o e-mail correto através deste link: https://account.sankhya.com.br/seguranca-login.
Caso não tenha acesso ao e-mail e também não tenha inserido um e-mail de recuperação no ID, a alteração deverá ser feita diretamente no sistema por alguém com autorização.
Como desvincular o e-mail para atualizar o cadastro
Se o seu e-mail está vinculado a outro CPF, provavelmente você herdou esse e-mail de um usuário que já existia na sua empresa e, portanto, a conta está no nome do usuário anterior. Para realizar a atualização do cadastro com o e-mail em questão e os seus dados de forma correta, basta seguir os passos abaixo:
Primeiramente, acesse o link Sankhya Login, informe o seu e-mail e clique em "Esqueci minha senha".
Depois, clique em "Não reconhece o CPF que está vinculado ao seu e-mail? Clique aqui para desvincular.”
Em seguida, acione o botão "Enviar as instruções via e-mail".
Acesse sua caixa de e-mail e verifique se o e-mail foi recebido. Ao receber o e-mail, clique em "Vincular e-mail ao meu ID".
Assim, você será redirecionado ao Sankhya ID, onde irá aparecer um formulário para você realizar o cadastro no e-mail utilizando os seus dados.
Como vincular o Sankhya ID ao usuário do Sankhya Om
Primeiramente, é necessário que na tela Preferências, o parâmetro "Habilitar Sankhya ID?- HABILITAACCOUNT" seja ligado.
Feito isso, há duas formas de vincular o seu Sankhya ID com o usuário do Sankhya Om:
1) A primeira maneira é por meio do formulário de login do Sankhya Om, onde você deve clicar em "Entrar com meu ID".
Em seguida, preencha o campo "Usuário" com o seu e-mail ou CPF e clique em "Prosseguir". Depois, informe a "Senha" do seu ID e clique em "Prosseguir".
Agora, o sistema irá solicitar o seu "Usuário", por exemplo, maria ou maria.silva e, em seguida, a "Senha" do Sankhya Om para reconhecer qual usuário será conectado com seu ID.
Ao carregar a página inicial do Sankhya Om, significa que o vínculo foi efetuado.
2) No menu do Sankhya Om também é possível efetuar o vínculo do seu usuário (maria.silva) com o Sankhya ID (E-mail ou CPF). Para isso, basta clicar em uma das opções "Conectar agora" ou "Conectar Sankhya ID", conforme imagem abaixo:
O pop-up abaixo será apresentado. Nele, você deve clicar em "Conectar agora".
Preencha o campo "Usuário" com seu e-mail ou CPF e a "Senha" do ID. Ao clicar em "Prosseguir" o seu usuário será vinculado.
Como utilizar a funcionalidade de Gestão de Acessos
Com a funcionalidade de "Gestão de Acessos" é possível centralizar o controle de acessos dos usuários, em empresas nas quais você tem a permissão de administrador do Place. Centralizamos 3 aplicações para facilitar a dinâmica de acessos nas seguintes aplicações Sankhya: o Place, a Universidade e o Sankhya Om.
Para utilizá-la, é necessário ter permissão de administrador do Place e efetuar o login no Sankhya ID por meio do link: https://account.sankhya.com.br/.
Após efetuar o login, você visualizará a aba "Gestão de acessos", localizada no menu lateral esquerdo. Nela, serão apresentadas as empresas nas quais você possui permissão de administrador do Place. Sendo que, existem alguns usuários que possuem acessos em mais de uma empresa.
Caso você precise incluir, consultar, alterar ou excluir permissões dos colaboradores vinculados à sua empresa, basta clicar no botão de "Edição" presente no card da empresa:
Ao acionar o botão de Edição você visualizará todos os usuários/IDs com pelo menos uma permissão em sua empresa. Eles serão apresentados na grade, podendo ser encontrados por Nome, E-mail ou CPF.
Caso precise consultar os seus usuários/IDs por aplicações e/ou setores, basta utilizar os campos de busca "Aplicações" e "Setor", presentes acima da grade.
Criação, edição e remoção do usuário
Para criar um novo usuário, basta clicar no botão "+ Novo Usuário" . Sendo que, caso o e-mail não tenha um ID, será enviado um convite de criação para o e-mail informado e o mesmo estará com o status de "Aguardando verificação" até que o colaborador o ative. Se o e-mail já possuir um ID ativo, o mesmo será vinculado à empresa com o status ativo e já estará apto a acessar as aplicações nas quais ele recebeu permissões.
O processo de criação de usuários é muito simples, basta inserir o e-mail do usuário que você quer cadastrar, conceder as devidas permissões dentro das aplicações e clicar em "Salvar".
Para editar um usuário que já existe basta clicar botão de "Edição", como mostra na imagem abaixo:
Para remover os acessos do usuário basta clicar no botão "Remover" . Assim, irá aparecer um pop-up de confirmação e ao clicar em "Excluir", todos os acessos daquele usuário serão removidos.
Observação: Essa funcionalidade apenas retira os acessos dos usuários às aplicações na qual ele possui permissão.
Filtros por status
Também é possível filtrar os usuários pelos status:
- ativo,
- aguardando verificação do e-mail,
- temporário,
- bloqueado.
Aplicações
Na aba "Aplicações" você consegue visualizar os cards de usuários por aplicações, sendo que, ao clicar sobre eles, serão apresentados os cards de usuários por aplicações, porém, o filtro de aplicações estará preenchido automaticamente de acordo com o card selecionado.
Caso você tenha dúvidas sobre as aplicações, acesse a aba de "Aplicações" e confira quantos usuários possuem permissões em cada uma das aplicações. Para obter mais informações clique em "Saiba mais".
Usuario sem acesso
Se o usuário não possuir a autorização de administrador do Place, haverá uma mensagem informando que o mesmo não possui acesso a funcionalidade de "Gestão de acessos".
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