O Sankhya ID nasceu com o propósito de aprimorar a experiência de uso das soluções no EIP Sankhya unificando e centralizando as informações e acessos de cada pessoa e possibilitando uma jornada única de navegação a partir de um único login.
O ID é o registro de identificação de cada pessoa que atua nas soluções do ecossistema Sankhya. Portanto, é pessoal e intransferível de maneira que a própria pessoa é dona do ID e a empresa para a qual trabalha apenas libera permissões e acessos para esta pessoa a partir do ID. Assim, é importante registrar os dados corretamente e informar um e-mail pessoal para que você mantenha seu ID, mesmo que venha a mudar de empresa no futuro.
Uma parte importante de manter seu ID atualizado é o registro de Certificações da Universidade Corporativa Sankhya. As certificações são conquistas que valorizam a sua qualificação profissional e podem ser levadas em seu currículo para a vida toda.
Acesse os links abaixo para facilitar sua navegação nas informações desta tela:
- Completando seus dados
- Jornada única
- Universidade Corporativa
- Acesso ao Service Desk
- Obrigatoriedade de login com o Sankhya ID
- Principais dúvidas relacionadas ao Sankhya ID
- Acesso com o Usuário SUP
Completando seus dados
O primeiro login requer o complemento de dados pessoais em alguns passos simples. É de extrema importância que seu CPF e e-mail sejam preenchidos corretamente. Não se preocupe, seus dados estão seguros e serão usados especificamente para lhe oferecer uma melhor experiência de uso das aplicações Sankhya.
Estamos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD e os seus dados pessoais não serão compartilhados ou usados sem o seu consentimento para fins alheios ao ecossistema de aplicações Sankhya.
Para ativar o seu Sankhya ID, você possui dois caminhos:
Ao receber uma permissão em alguma das aplicações Sankhya, você receberá um convite no e-mail para que você preencha os dados pessoais e profissionais, ativando assim o seu ID:
Caso não encontre o convite acima em seu e-mail, tente logar no link https://login.sankhya.com.br/ para que a aplicação direcione você na ativação do seu Sankhya ID:
Dica: Durante a ativação do seu ID, informe um e-mail pessoal no campo "E-mail de recuperação" |
Observações:
- Caso você digite o e-mail no link https://login.sankhya.com.br/ e o ID informe a mensagem "Não foi possível localizar este ID", isso significa que você ainda não recebeu permissões em nenhuma aplicação Sankhya.
Diante desta mensagem, procure o responsável pelas permissões de sua empresa (geralmente é o implantador Sankhya, TI) e solicite as devidas permissões que o seu cargo e setor permitem nas aplicações (Sankhya Om, Place, Universidade entre outros) para que você receba um convite de preenchimento dos seus dados no e-mail para a ativação do seu ID.
2. O seu CPF e e-mail não podem ser utilizados em diferentes IDs, são informações únicas e de suma importância para sua identificação.
No vídeo abaixo, veja na prática como é simples ativar o seu Sankhya ID:
Jornada única
Fazendo o login uma única vez com seu ID, você poderá navegar nas diversas aplicações de maneira direta através do botão colmeia e outras funcionalidades de redirecionamento entre aplicações. Estas aplicações ficarão disponíveis de acordo com as permissões de cada usuário.
Observação: o acesso ao Sankhya Om deve ser feito pela sua própria URL e, depois de logado, poderá usar o botão colmeia para navegar nas demais aplicações.
Universidade Corporativa
Para logar na Universidade Sankhya, você deverá acessar o endereço ead.sankhya.com.br e informar a sua conta SankhyaID. Logo após, complete seus dados pessoais e ative o ID. Caso você não possua uma matrícula ativa ou não tenha permissão de acesso à aplicação, entre em contato com o responsável pela criação dos acessos em sua empresa para que a sua matrícula seja criada.
Se a sua empresa contratou a Educação Continuada, acesse este link para visualizar o passo a passo de como configurar as novas matrículas. Caso possua a Plataforma Universidade Sankhya, neste link serão disponibilizadas as orientações para cadastrar os novos acessos.
Uma vez concedida a permissão e a conta criada, você poderá acessar os conteúdos de nossa Universidade Corporativa.
Acesso ao Service Desk
O acesso ao Service Desk também será feito a partir do ID, seja pelo widget de ajuda dentro do próprio Sankhya Om ou diretamente pela Central de Ajuda.
Poderão acessar o Service Desk os usuários que possuírem a permissão "Suporte" dada por algum parceiro/cliente dentro do Sankhya Place.
O acesso ao suporte será direcionado conforme os produtos contratados pelo cliente e também as certificações registradas no ID da pessoa.
Obrigatoriedade de login com o Sankhya ID
Esta implementação estará disponível a partir da versão 4.14 |
Para que o usuário crie ou atualize uma personalização apenas mediante o login com o Sankhya ID e seleção da empresa, acione os parâmetros "Habilitar Sankhya ID?- HABILITAACCOUNT" e "Exige Sankhya ID e seleção de empresa para criar personalizações?- EXIGESKIDPNZ".
Esta configuração será aplicada para as telas/rotinas abaixo:
Tabela 01 - Telas/rotinas afetadas pelo parâmetro
Importante: a partir da versão 4.15, o parâmetro Habilitar Sankhya ID?- HABILITAACCOUNT será desconsiderado, visto que, o ID será integrado diretamente na solução. Mas, independente disso, o parâmetro Exige Sankhya ID e seleção de empresa para criar personalizações?- EXIGESKIDPNZ continuará exigindo o vínculo com o ID para personalizações em algumas telas, conforme descrito nos cenários abaixo.
Podem ocorrer os seguintes cenários, dependendo da configuração destes parâmetros:
Cenário 1
- Habilitar Sankhya ID?- HABILITAACCOUNT = Ligado
- Exige Sankhya ID e seleção de empresa para criar personalizações?- EXIGESKIDPNZ = Ligado
Quando os parâmetros estiverem configurados conforme descrito acima, o sistema irá verificar:
Se você não estiver logado previamente no Sankhya Om com o próprio Sankhya ID, ao acessar a tela será solicitado que você realize o login com o Sankhya ID.
Caso o Sankhya ID logado possua vínculo com mais de um parceiro, será exibido o pop-up solicitando a seleção do parceiro responsável pela personalização.
Observe abaixo um exemplo desta situação na tela Empacotador:
Realizada a conexão com o Sankhya ID, ao acessar novamente a tela Empacotador, será necessário selecionar o parceiro responsável pela personalização:
Com o parceiro selecionado, clique em "Conectar", assim, será aberta a tela.
Observação: com os parâmetros habilitados, caso você esteja logado com o usuário SUP não será possível acessar as telas, pois este usuário não é vinculado ao Sankhya ID.
Cenário 2
- Habilitar Sankhya ID?- HABILITAACCOUNT = Desligado
- Exige Sankhya ID e seleção de empresa para criar personalizações?- EXIGESKIDPNZ = Ligado
Neste caso, o login com o Sankhya ID será solicitado apenas nas rotinas mencionadas na Tabela 01. Isto é, suponhamos que você deseja efetuar na tela Empacotador a publicação de um novo pacote. Ao clicar no botão "Publicar pacote", opção "Novo pacote", será necessário realizar o login, e, em seguida, selecionar o parceiro:
Observação: caso o parâmetro Exige Sankhya ID e seleção de empresa para criar personalizações?- EXIGESKIDPNZ esteja desligado, o login com o Sankhya ID e a seleção de parceiro não serão exibidos ao acessar a tela.
Acesso com o Usuário SUP
Esta implementação estará disponível a partir da versão 4.20 |
O usuário SUP poderá acessar as telas de personalização mencionadas abaixo mesmo que os parâmetros "Habilitar Sankhya ID?- HABILITAACCOUNT" e "Exige Sankhya ID e seleção de empresa para criar personalizações?- EXIGESKIDPNZ" estejam ligados.
- Construtor de Telas;
- Construtor de Telas > Tela detalhe;
- Relatórios Formatados;
- Dicionário de dados;
- Construtor de Dashboards;
- Construtor de componentes de BI;
- Configuração de arquivo de remessa;
- Configuração de arquivo de retorno;
- Gerenciador de Objetos;
- Empacotador.
No entanto, o acesso com o usuário SUP a essas telas será restrita, isto é, será permitida apenas a visualização dos registros. Para criar, alterar, duplicar ou excluir os registros, realize o login com um usuário do Sankhya Om que possua vínculo com o Sankhya ID.
Importante: será permitida a alteração apenas dos registros localizados nas abas "Ligações", "Ações" e "Eventos" presentes nas telas Construtor de Dados e Dicionário de Dados.
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