Situação:
Base de cálculo do ICMS não sai com o desconto informado nos itens.
Causa:
O sistema não considera o desconto na base de ICMS, caso os parâmetros CALCPRECICMS e EDITVLRUNITLIQ estejam ligados.
Solução:
Para que o desconto informado nos itens seja levado em consideração na base de cálculo do ICMS, siga os passos a baixo:
1- Acesse: Configurações » Avançado » Preferências
- Busque pelos parâmetros, EDITVLRUNITLIQ (Editar o Vlr.Unit.Liq. e recalc.Desconto?) e CALCPRECICMS (Calc.Preço embutindo índice do Grupo ICMS por Emp.)
- Caso identifique que os parâmetros informados estão ligados, o sistema não considera o desconto para reduzir a base de calculo do ICMS. Dessa forma, desligue ambos os parâmetros.
Posterior a isso, realize um novo lançamento para que a base seja alterada.
Observação:
Em casos onde haja a necessidade de que o desconto informado nos itens seja levado em consideração somente na base de cálculo do ICMS normal e não tenha a redução do ICMS ST, se faz necessário verificar a opção "Considera desconto no cálculo de ST por IVA" dentro da aba "Fiscal" do cadastro de parceiros, e desmarcar a mesma.
Dessa forma com os parâmetros CALCPRECICMS e EDITVLRUNITLIQ desligados, e a marcação "Considera desconto no cálculo de ST por IVA" desmarcada também, o sistema vai considerar o desconto apenas para base do ICMS normal, os que tiverem substituição será considerado o valor bruto para compor a base do tributo.
Quando habilitado o parâmetro CALCPRECICMS, será apresentado um campo: "Percentual" no cadastro de parceiros, aba "Fiscal", na grade "Grupo de ICMS por Empresa", ele terá influência no cálculo do desconto baseado no percentual informado no cadastro do parceiro.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.