Conforme mencionamos no artigo sobre o processo de Registo de Conferência no Recebimento de Mercadorias, pode ser que em algum momento hajam divergências durante a conferência. Aqui nesse artigo trataremos sobre elas.
Registro de Avaria
No Registro de Conferência é possível evitar que na mesma U.M.A sejam alocados produtos em bom estado com produtos avariados, fazendo com que sejam geradas as tarefas de Armazenagem somente da quantidade "não avariada".
Essa configuração é feita através do parâmetro "Verificar avaria no fechamento da UMA no registro. - VERAVAFEUMARC".
Para registrar uma Avaria, você deve informar no Coletor, no momento do registro de conferência, a quantidade total daquele produto e informar o quanto daquele total está avariado, diferente da conferência convencional, onde é informada a quantidade + avaria = quantidade total do produto. Observe abaixo:
Após ser feito o registro da Avaria, é possível visualizar através do botão da tela Recebimento de Mercadorias, que o sistema gerou a tarefa apenas para a quantidade não avariada (25):
Para fazer a tratativa dessa Avaria, devemos Processar o Recebimento pelo botão "Outras Opções..." da tela Recebimento de Mercadorias, conforme demonstramos abaixo:
Você poderá "Devolver Avaria" através do botão , onde será gerada a Nota de Devolução com a quantidade avariada, ou pode "Aceitar Avaria", clicando no botão . No nosso caso acima, aceitamos a Avaria.
Ao finalizar a tratativa de divergência aceitando a avaria, o próximo passo é gerar a tarefa de armazenagem para o endereço de avaria na tela Tarefas de Recebimento.
Observação: para que a tarefa de armazenagem seja gerada é necessário que no cadastro do Endereço de Avaria o campo "Situação do Estoque" esteja com a opção "Bloqueado" selecionada.
Agora que as tarefas foram geradas, o produto está pronto para ser armazenado, tanto a quantidade avariada quanto a que não está:
Após finalizar a tarefa de armazenagem, processe novamente o recebimento para validar a conferência e, posteriormente libere a doca, da mesma forma como demonstramos no artigo Processar Recebimento e Liberar a Doca.
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Registro com Sobra
O Registo de Conferência tem uma particularidade de alertar o conferente quando a quantidade conferida do produto está maior do que a quantidade negociada na Nota. Para isso ocorrer, basta desligar o parâmetro "Permitir contar a maior no Registro de Conferência - PERMCONTREGCON".
No nosso exemplo, a quantidade negociada na Nota foi de 50 unidades e, no momento da conferência informamos 60 unidades. Assim, com o parâmetro acima desligado, quando for identificada a sobra na conferência, será gerada a mensagem abaixo:
No pop-up da mensagem acima, se optarmos por "Sim", o sistema aceitará a quantidade informada, mesmo com divergência e, caso clicarmos em "Não", o cursor voltará para o campo "Quantidade" para iniciar a conferência de outro produto ou já resolver a divergência do primeiro e assim, seguir com a conferência.
Após ser feito o registro da Sobra, você consegue visualizar através do botão da tela Recebimento de Mercadorias, a tarefa gerada para o produto após a conferência:
Para realizar a tratativa dessa Sobra, devemos Processar o Recebimento pelo botão "Outras Opções..." da tela Recebimento de Mercadorias, assim como demonstramos abaixo:
Você poderá "Devolver Tudo", ou seja, todos os itens da nota, onde será gerada a Nota de Devolução com a quantidade total da nota de compra, "Devolver Item" através do botão para devolver apenas a quantidade do item selecionado, ou poderá "Aceitar Diferença", clicando no botão , para que seja lançada uma nota de compra para alimentar o estoque fiscal, armazenando a quantidade a mais. No nosso caso acima, aceitamos a Sobra.
Finalizado o registro de conferência com sobra, já podemos executar as tarefas de Armazenagem no Coletor. Observe abaixo como fazemos o processo:
Ao concluir o processo de Armazenagem, na tela Recebimento de Mercadorias, a situação do recebimento será alterada para "Armazenado".
Por fim, basta que você faça a Liberação da Doca:
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Registro de Falta
No Registro de Conferência com Falta, podem ocorrer 2 situações: a Falta Parcial e a Falta Total. Nesse tópico, trataremos sobre elas.
A Falta Parcial de um produto é identificada no momento do Registro de Conferência e segue os mesmos procedimentos que o registro de Avaria e com Sobra para sua tratativa.
No exemplo abaixo, a quantidade da nota é de 100 unidades e, no momento da conferência, fizemos a contagem de apenas 50 unidades:
Agora, o próximo passo é Processar o Recebimento. Quando ocorrer a falta parcial, caso a tratativa seja "Recontar", essa recontagem deve ser feita informando a própria U.M.A,. Observe abaixo como fazer:
Após ser executada a recontagem, podemos finalizá-la clicando no botão "Fechar U.M.A"; assim, o sistema irá sobrepor a primeira tarefa de Armazenagem gerada com 50 unidades, enviando 100 unidades para armazenagem:
Ao invés de fazer a Recontagem, você poderá "Devolver Falta" através do botão . Quando for acionado, será gerada uma nota de Devolução de Compra com a quantidade apresentada com falta.
Finalizada a tratativa da divergência de falta parcial, os produtos já podem ser armazenados e a doca liberada:
Demonstraremos agora a Falta Total no processo de Registro de Conferência. No nosso exemplo, lançamos uma nota com dois produtos e enviamos para o WMS. Após isso, ao executar a tarefa de registro de conferência, registramos a entrada apenas de um dos produtos da nota:
Ao final da conferência, são apresentadas as "Qtde itens recebimento: 2" e "Qtde. Itens conferidos: 1" e a mensagem "Este recebimento possui 1item(s) pendente(s) de conferência. Ao acionar o Finalizar este(s) produto(s) será(ão) tratado(s) com divergência de falta".
Após registrar os produtos, iremos Processar o Recebimento para tratar as divergências. Em nosso exemplo, iremos realizar a Recontagem do produto:
Diferente da Falta Parcial, quando se tem a Falta Total de um produto, o sistema gera uma Unidade de Movimentação de Armazenagem - U.M.A interna (que pode ser consultada na tabela TGWRCON) para realizar a recontagem; então, essa U.M.A deve ser bipada para o início da tarefa de recontagem.
No nosso caso, a U.M.A criada foi a "REC718150" (onde REC=Recebimento, 718=Número do Recebimento e 150=Código do Produto):
A U.M.A é criada devido o produto não ter sido alocado à uma U.M.A durante a conferência e, caso esse recebimento tivesse mais produtos não conferidos, seriam criadas U.M.A's internas para cada produto.
No caso que demonstramos acima, realizamos a Recontagem e informamos a quantidade correta, ou seja, de 100 unidades; porém, poderíamos ter optado por "Devolver Falta", através do botão .
Concluída a tratativa de divergência de falta total, os produtos já estão prontos para serem armazenados e a doca liberada:
Observação: Quando o produto estiver em uma ou mais UMAs na doca e ainda possuir tarefas abertas e fechadas, ao acionar o botão Recontar, será criada uma tarefa de recontagem da(s) UMA(s) na doca e no endereço de destino. Desse modo, ao acessar o coletor TotalCross você pode conferir o "Endereço", a "UMA" e o "Produto" que será recontado.
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Saiba mais sobre as configurações e etapas do Registro de Conferência acessando a documentação Registro de Conferência no Recebimento de Mercadorias.
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