Acesse a tela "Empresa" (Caminho: Comercial » Preferências » Empresa) e verifique se o campo "ISS" está marcado como 'Tributado'. Caso não esteja, faça a marcação:
Em seguida, acesse a tela "Serviço" (Caminho: Configurações » Cadastros » Produtos » Serviço) e marque o campo "Tem ISS" como "Tributado":
Realizadas essas configurações básicas, observe o caso no qual a Cidade onde o serviço foi prestado é diferente da cidade da empresa que contratou o serviço e da cidade do prestador do serviço.
Neste exemplo, o parâmetro "CIDISSCNAEEMP" estará desligado no primeiro momento. Assim não será necessário configurar nas preferências da empresa, na aba "CNAE Empresa".
Voltado ao exemplo, a cidade da empresa que comprou o serviço é Uberlândia-MG:
A cidade do prestador é Uberaba-MG:
E a cidade de prestação é Araguari-MG.
Para a cidade de Uberlândia-MG, foi configurada uma alíquota de 10%, na qual em um processo simples, a retenção ocorreria nela:
Veja o resultado no cenário com retenção simples (cidade do contratante):
Ao lançar a nota de compra, a principal configuração que temos que nos atentar é no campo "Cidade" do cabeçalho da nota, pois há outro campo que se chama "Cidade de Prestação do Serviço:" que pode causar confusão devido ao seu nome.
Veja agora o que acontece à nota quando preenchemos o campo "Cidade" do cabeçalho:
Pode-se notar que a "Triangulação" da tributação ocorreu com sucesso.
Um adendo sobre o parâmetro "CIDISSCNAEEMP", quando ele estiver ligado será demandada a configuração da aba "CNAE Empresa", de forma que deve-se definir onde de fato será a tributação para o Serviço e é preciso trabalhar vinculando o cadastro do serviço o CNAE do serviço.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.