Ao executar a rotina de contabilização, na tela "Agendamento" (Caminho: Contabilização » Rotinas » Agendamento), tem-se a quantidade de documentos encontrados na busca realizada pela aplicação e a quantidade que foram ou não foram contabilizados.
Nesse artigo será tratado sobre a quantidade "encontrada para ser contabilizada".
A primeira análise a ser realizada é sobre o filtro criado na tela Agendamento, na aba "Filtros".
As regras definidas pelo usuário (personalizadas no filtro) impactam nas buscas dos documentos e devem ser validadas sempre que houver esse tipo de problema, além das regras fixas da busca. Sobre estas regras "fixas":
A nota deve estar confirmada;
A TOP usada na operação, em seu cadastro, na aba "Geral", deve estar com o campo "Atualiza Contabilidade" marcado;
Na tela "TOP Contabilização" o mesmo campo Atualiza contabilidade deve estar marcado;
Se tratando de uma NF-e, existem as seguintes regras:
Nas preferências da empresa (Caminho: Comercial » Preferências » Empresa), aba Documentos Fiscais Eletrônicos > NF-e/NFC-e > Geral > o campo "Ambiente NF-e/NFC-e:" deve estar marcado como produção ou homologação.
Sendo uma nota de emissão própria: no cadastro da TOP, o campo "NF-e" deve estar com uma dessas opções: Ajuste, Complementar, Devolução, Import. Doc. (Emissão Própria) e Normal.
Campo STATUS NF-e deve estar como APROVADA.
Se o STAUTUS NF-e estiver como "denegada", o campo Emissão NF-e (cabeçalho) deve estar com uma das opções: Danfe de Segurança Ou Conting.Off-Line NFC-e.
Se tratando de documento do tipo CT-e:
Nas preferências da empresa (Caminho: Comercial » Preferências » Empresa), na aba Documentos Fiscais Eletrônicos > CT-e > o campo "Ambiente CT-e" deve estar marcado como homologação ou produção.
No cadastro da TOP, o campo CT-e, não pode estar como "não usa".
Sendo um documento de emissão própria, o STATUS CT-e deve ser 'aprovado'.
O documento não pode já estar contabilizado, este é um dos pontos que mais causa este tipo de problema. Veja a seguir a melhor forma via sistema para verificar se o documento foi contabilizado, e uma maneira via consulta no banco de dados (tela DBExplorer) que também vai ajudar nessa análise:
Temos o parâmetro "EXIBECOLANCONT" que ativa na tela "Lançamentos Contábeis" (Caminho: Contabilidade » Arquivos » Lançamentos contábeis) o campo de número único. Dessa forma, é possível fazer uma consulta por esse número e, se retornar na consulta, tem-se o motivo pelo qual tal documento ou documentos, não foram contabilizados, pois só podem ser contabilizados uma única vez.
Observação: uma dica é realizar uma consulta do ano todo e em todas as empresas que recebem contabilizações, pois não é incomum documentos serem contabilizados em empresas e períodos incorretos, por acidente.
Pela consulta no DBExplorer pode-se rodar o seguinte comando na tela citada, substituindo os pontos de interrogação, pelo número único do(s) documento(s) em questão. Se retornar alguma informação é porque de fato já está contabilizado e podemos verificar em qual empresa, referência, lote, lançamento que a contabilização foi realizada. Assim é possível ajustar a situação, excluindo a contabilização e refazendo corretamente:
SELECT * FROM TCBINT WHERE ORIGEM = 'E' AND NUNICO = ???
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