Durante o lançamento de algum documento no Portal de Venda e ao lançar o item na grade de itens, nota-se que o campo "Cód. Alíq. ICMS" fica vazio, ou até zerado, e não chega em nenhum cálculo de ICMS, ou apresenta situações não previstas no lançamento, sobre isso falaremos a seguir.
Cenário 1:
Se ao lançar o item nas centrais a CST ficar como 41 - Não tributada e o campo "Cód. Alíq. ICMS" ficar vazio, analise na configuração do produto a marcação "Tem ICMS" (Aba Impostos, Ou, Impostos / Informações por empresa). Provavelmente a marcação está desativada, pois esse é o cenário no qual todas as marcações estão realizadas. Nesse caso, só falta essa marcação para o cálculo acontecer.
Cenário 2:
Se ao salvar o item na grade de itens, o sistema chegar a algum "Cód. Alíq. ICMS" porém os campos: "Base, alíquota e valor" ficarem zerados, mesmo havendo configurações na regra encontrada pelo sistema, pode ser que a TOP está ou estava com a marcação "Tem ICMS" desativada. Desse modo, é necessário ativar, E/OU relançar a nota, pois esse é o cenário em que todas as marcações estão realizadas, e só falta essa marcação para o cálculo acontecer.
Cenário 3:
Se ao salvar o item na nota, tanto o campo "Cód. Alíq. ICMS" quanto o campo "Tributação" (CST do ICMS) ficarem vazios, é sinal que a marcação "Calcula ICMS?:" (nas preferências da empresa - comercial) está desativada. Pois esse é o cenário em que todas as marcações estão realizadas e só falta essa marcação para o cálculo acontecer.
Cenário 4:
Se ao incluir o item na nota, o campo "Tributação" (CST do ICMS) fica diferente da informação que está na configuração do "Cód. Alíq. ICMS" encontrado pelo sistema, normalmente é sinal que no cadastro do Parceiro, o campo "Classificação ICMS" está marcado como "Isento de ICMS".
Cenário 5:
Quando a operação for dentro do estado e o "Cód. Alíq. ICMS" encontrado pelo sistema tem configurações para cálculo do ICMS-ST, como:
- CST = 10-Tributada e c/cobrança por substituição
- Alíquotas de ICMS, ICMS-ST, MVA, etc.
Ou seja, tudo para haver o cálculo do ST na operação, mas, o sistema lança na grade de itens o campo "Tributação" (CST do ICMS) como "60-ICMS cobrado anteriormente por substituição" e zera todos os campos de: Base ICMS, alíquota ICMS, valor ICMS, base substituição e valor de substituição… tem-se o comportamento da marcação no cadastro de "Produtos", campo "Tipo de substituição:" igual a "Revenda com subst. Tributária (cálculo de Subst. Na compra)". Isso porque uma vez que há o cálculo do ST, apenas na entrada, automaticamente na saída o sistema não deve proceder com o cálculo, se de fato há a necessidade de se fazer esse cálculo, altere essa configuração para "subst. Na compra e na venda"
Cenário 6:
Se ao salvar o item na grade de itens, o sistema grava o campo "Cód. Alíq. ICMS" igual a ZERO e o campo "Tributação" (CST do ICMS) igual a "00-Tributada integralmente", pode ser que o código da UF vinculada à cidade do parceiro ou da empresa não seja o mesmo código de UF que há cadastrado na tela Alíquotas de ICMS. Situação comum acontece quando, de forma errada, são criados Estados e Cidades repetidos na base e estes cadastros são vinculados ao parceiro ou a empresa da nota.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.