Este artigo tem o objetivo de mostrar as possíveis soluções de um produto que teve sua saída efetivada mesmo não possuindo estoque, ou seja, o sistema deixou vender mesmo não existindo saldo disponível.
SOLUÇÃO:
Acesse a tela "Grupos de produtos/serviços" (Configurações » Cadastros » Produtos » Grupos de Produtos/Serviços), vá até a aba "Estoque" e verifique as opções do campo "Valida estoque":
Empresa/Local (recomendado): valida e verifica se possui saldo na empresa e no local do lançamento, caso não tenha, não deixa efetivar;
Pela Empresa: valida e verifica se possui saldo apenas na empresa, caso não tenha, não deixa efetivar;
Pela Empresa, mas aceita: valida e verifica se possui saldo apenas na empresa, caso não tenha, um pop-up será exibido perguntando se deseja efetivar mesmo sem saldo;
Pela soma de todas as Empresas: soma o saldo de todas as empresas para validação, caso não tenha, não deixa efetivar;
Pelo Grupo de Empresas: para configurar a validação Pelo Grupo de Empresas , é necessário configurar, nas "Preferências da Empresa", o campo Empresa para agrupar estoque" localizado na aba "Estoque/Preço". Neste campo informa-se o código da Empresa, onde agrupadas terão os estoques somados nos movimentos de saída. Para que isso ocorra deve-se selecionar a opção "Pelo Grupo de Empresas".
Assim, é essencial que o grupo de produtos precisa estar diferente de "Não valida" e com uma opção acima que se enquadra na validação do saldo de estoque.
Importante: ainda na tela Grupos de produtos/serviços, a marcação "Pedir Confirmação de Liberação" executa a validação de estoque "Pela soma de todas as Empresas". Então se a validação não for pela soma, desabilite esta marcação, caso contrário a saída do produto será efetivada mesmo sem saldo.
Parâmetro: "VALNOTACONF": se estiver desabilitado faz com que o sistema não faça validação de alterações feitas em pedidos/notas já confirmadas. Então basta habilitar e seguir com os testes.
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