MENSAGEM:
Processo de Autenticação falhou! Por favor contacte o administrador do sistema.
SITUAÇÃO:
Ao acessar a tela "Servidor SMTP" ou "Contas SMTP" e realizar as configurações para autenticação OAuth e/ou selecionar uma configuração e tentar autenticar com um usuário (e-mail) que não é "Administrador" do Outlook corporativo, retorna o erro de autenticação.
SOLUÇÃO:
Acesse o Microsoft Entra com o usuário "Administrador" e realize a configuração de permissão do usuário que vai autenticar conforme abaixo.
No menu lateral esquerdo, clique em "Aplicativos" e, em seguida, selecione "Aplicativos Empresariais".
No submenu "Gerenciar", clique em "Configuração de consentimento do usuário". Adicione o endereço de e-mail do usuário que será autenticado.
No submenu "Gerenciar", clique em "Classificações de permissão". Adicione as seguintes permissões do Microsoft Graph:
- offline_access
- openid
- profile
- Mail.Send
- SMTP.Send
- User.Read
OBSERVAÇÃO:
Caso ainda não tenha adicionado as permissões acima é necessario primeiro seguir as configurações do artigo Obtenção das credenciais do aplicativo Outlook para o protocolo OAuth
No SankhyaOM cesse a tela Servidor SMTP (Configurações >Avançado > Envio de Mensagens > Servidor SMTP) ou Contas SMTP (Configurações > Avançado > Envio de Mensagens > Contas SMTP), desmarque a opção "Autenticar com OAuth" e marque-a novamente. Isso iniciará o processo de autenticação com as novas permissões.
CAUSA:
O erro é retornado quando o usuário(e-mail) que não é administrador, não tem permissão para autenticar em aplicativos empresariais.
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