Módulo: Configurações > Rotinas
Versão disponível: A partir da 4.32
A API de Importação de Notas Fiscais de Serviços Tomados foi desenvolvida para automatizar o processo de importação de notas fiscais emitidas por fornecedores. Com essa integração, os dados fiscais são importados diretamente para o sistema de gestão, eliminando a necessidade de inserção manual e reduzindo erros.
O serviço ASIS captura as Notas Fiscais de Serviços Tomados e as envia para o ERP Sankhya de forma segura e eficiente.
Principais benefícios
- Maior eficiência na gestão de notas fiscais.
- Redução de erros causados por digitação manual.
- Conformidade legal, garantindo que os documentos sejam registrados corretamente.
- Integração flexível, permitindo adaptação a diferentes necessidades.
- Escalabilidade, acompanhando o crescimento da empresa.
Evita registros duplicados
Para garantir que cada documento seja registrado apenas uma vez, a API utiliza uma chave única formada pelos seguintes dados:
- CNPJ do Prestador.
- Número da Nota.
- Número do RPS.
- Série da Nota.
- Data de Emissão.
Essa estrutura impede inconsistências e duplicações, tornando o processo mais seguro e confiável.
Como utilizar essa rotina? |
Configurações ASIS |
NFS-e |
A solução no ERP Sankhya |
Configurações ASIS
As parametrizações iniciais acontecem por meio do Kolossus, na plataforma da ASIS.
Para configurar a integração NFS-e, siga estes passos:
- Acesse a opção "Integração" na sua "Conta" do Kolossus.
- Selecione a integração Sankhya.
- Preencha os campos de Autenticação e NFS-e, conforme descrito abaixo.
Autenticação
- Token: é necessário incluir o token na plataforma da ASIS. Para gerá-lo, acesse Como realizar a autenticação a e siga as instruções deste material.
- Token Homologação: este token é utilizado para a integração com o ambiente de homologação. Siga as mesmas orientações do material Como realizar a autenticação.
NFS-e
Após a autenticação, o sistema passa para uma tela de configuração da integração. Para que a integração funcione corretamente, é necessário inserir a Nota Modelo correspondente a cada empresa que fará a escrituração automática. Isso permite que a ASIS capture e envie os dados para o ERP de forma íntegra e automatizada. Para preencher corretamente, utilize as informações abaixo:
Nota Modelo
A Nota Modelo é um agrupamento de informações presentes no cabeçalho da nota dentro do Sankhya OM. Esse atributo organiza os dados essenciais para que o sistema possa incluir o movimento no ERP, garantindo que o serviço reconheça:
- Empresa.
- Tipo de operação.
- Tipo de negociação.
Demais informações fica a cargo de utilização do usuário, como Centro de Resultado, Natureza, entre outros.
Neste passo da integração você deve preencher o CNPJ e o N.º Único da Nota Modelo. Certifique-se de inserir todos os CNPJs e seus respectivos n.º Únicos.
O n.º Único pode ser localizado na tela Modelo de Notas e Pedidos dentro do ERP Sankhya.
A configuração da nota modelo, acontece dentro do ERP Sankhya. Para configurar um Modelo de Nota, consulte o artigo Modelo de Notas e Pedidos.
Integração Automática ASIS
Após parametrizar as Notas Modelo, é necessário ativar a opção "Integração Automática" no Portal Kolossus.
- Quando ativada: todas as NFS-e capturadas pelo Kolossus serão automaticamente enviadas para o ERP Sankhya.
- Quando desativada: a integração não ocorre sem a intervenção manual.
A solução no ERP Sankhya
Para que a integração ocorra sem erros, é necessário algumas configurações prévias. São elas:
- Modelo de Nota: um por empresa contendo as informações minímas de "Empresa", "TOP" e "Tipo de Negociação".
- Prestador: o Parceiro precisa ter um CNPJ único, ou seja, o mesmo CNPJ não pode estar vinculado a mais de um parceiro. Além disso, o tipo de parceiro deve estar configurado como Fornecedor. Caso essas condições não sejam atendidas, a importação da NFS-e pode falhar. Por isso, é importante revisar e corrigir o cadastro antes de realizar a integração.
- Serviço: é necessário informar o código do serviço conforme a regra do município. Esse código pode ser baseado na Lei Complementar n° 116, que é uma lista federal de atividades de prestação de serviço, ou em um código específico definido pelo próprio município. Essa informação é essencial para a correta identificação do serviço a ser escriturado. Essa informação deve ser inserida no campo "Tipo de Serviço" do Cadastro do Serviço.
É importante garantir que não existam múltiplos serviços cadastrados com o mesmo item da lista da Lei Complementar n° 116, pois isso pode impedir o sistema de identificar corretamente qual serviço deve ser escriturado quando há duplicidade de código.
Ocorrendo a importação da NFS-e, os documentos podem ser acessados nas seguintes telas do ERP Sankhya:
Se a importação for bem-sucedida, o documento aparecerá no Portal de Compras com o seguinte status:
- Status da nota: Pendente.
- Coluna Confirmado: Não (o que significa que ainda precisa ser confirmado).
Para finalizar a escrituração, é necessário abrir o documento, conferir as informações e confirmar a nota.
Ao acessar a nota na Central de Compras, você encontrará no campo Observação uma identificação de que o documento foi importado via API.
Observações importantes:
- Todas as notas importadas via API terão essa observação.
- Dentro do campo de observação, será exibida a seção "Valores dos impostos retidos conforme análise ASIS", permitindo comparar os valores calculados na nota conforma a configuração do sistema com a análise tributária dos impostos realizada pela ASIS.
Após realizar as verificações e ajustes necessários, o documento pode ser confirmado para que a escrituração seja finalizada. Esse processo garante que todas as informações foram corretamente importadas e validadas, evitando, erros na contabilização e no cumprimento das obrigações fiscais. Uma vez confirmado, o documento segue para as próximas etapas dentro do ERP, permitindo sua utilização nos relatórios e demais processos financeiros da empresa.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.