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Compra é a ação e o efeito de obter algo, ou seja, adquirir um produto ou serviço efetuando o seu pagamento no ato de tal operação ou posteriormente. Em uma empresa, o ato de comprar pode caracterizar a reposição de materiais que se encontram em falta como também a inclusão de novas aplicações no ambiente de trabalho. Tal como, a compra pode ser em função de outra operação, a Venda, ou seja, a empresa está adquirindo produtos para revender ou matéria prima para produção de um produto próprio.
O processo de compra pode ter início em um Pedido de Compra que é, em linhas gerais, uma solicitação inicial de um produto. Este Pedido de Compra será Faturado, gerando uma nota de Compra. Os pedidos podem ser faturados parcialmente ou completamente; além de poderem ser agrupados para formar uma única nota.
No momento em que a Nota de Compra é confirmada e impressa, dependendo das configurações do Tipo de Operação - TOP, é dada a entrada definitiva no estoque do produto. Somando-se a isso, uma nota de compra pode passar pelo processo de Devolução que pode ser parcial ou total.
Por fim, podemos aqui realizar o Cancelamento de Notas Fiscais, bem como a verificação das Notas que foram canceladas em nosso sistema.
Os conceitos e funcionalidades aplicados ao Portal de Compras, podem ser observados por meio dos link's abaixo:
O que é um Orçamento?
Orçamento é o nome dado para a avaliação ou cálculo especulativo do custo de um produto ou serviço a ser comprado.
A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo.
Os orçamentos estão presentes em vários aspectos da vida cotidiana, desde o planejamento para uma reforma na casa, até os valores que serão destinados para a manutenção de serviços públicos do governo, que afetam direta ou indiretamente a vida dos cidadãos, e ainda, clientes que efetuam avaliações de preços de produtos entre determinadas empresas, de modo a se chegar aos valores mais apropriados para uma futura compra. Levaremos em consideração aqui esta última abordagem citada.
Como lançar um Orçamento de Compra?
Passaremos aqui, uma visão geral das configurações a serem feitas para o lançamento de um Orçamento de Compra; estas configurações podem variar de acordo com o processo de cada empresa. Portanto, parametrizações mais detalhadas do sistema, bem como o preenchimento dos campos não informados aqui, devem ser verificados junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no "Portal de Compras", através do botão será dado início ao lançamento de um Orçamento de Compra; seu acionamento, abrirá a Central de Compras. Para realizar este lançamento, alguns cadastros são obrigatórios no sistema; são eles:
Inicialmente o Cadastro de Empresas; em seguida, as Preferências da Empresa, onde definimos as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas;
O Parceiro em um Orçamento, é a instituição para a qual a empresa cadastrada inicialmente, deseja concretizar sua compra;
O Tipo de Operação - TOP é um cadastro que pode ser compreendido como o "coração da operação", pois aqui, definimos o "Tipo de Movimento" (que em um orçamento, é O-Pedido de Compra), as atualizações de Financeiro, Estoque, entre outros aspectos.
Ainda no Cabeçalho do Orçamento, é essencial o Tipo de Negociação, ou seja, a forma de pagamento acordada entre a empresa e o cliente.
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por sua empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens", para que sejam inseridos os Produtos que irão compor o Orçamento.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens do Orçamento) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de sua empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Por meio de um filtro rápido ou personalizado, o Orçamento lançado pode ser visualizado no Portal de Compras na grade "Resultado da seleção".
O que é um Pedido de Compra?
Um Pedido de Compra consiste no requerimento inicial de um produto. Na grande parte dos casos, é um espelho da futura nota fiscal que o fornecedor deverá enviar junto com a mercadoria. Tem-se como exemplo, quando um setor da empresa precisa de algum material de consumo, este realiza uma solicitação para o setor de compras, ou seja, um Pedido de Compra.
Como lançar um Pedido de Compra?
Passaremos aqui, uma visão geral das configurações a serem feitas para o lançamento de um Pedido de Compra; estas configurações podem variar de acordo com o processo de cada empresa. Portanto, parametrizações mais detalhadas do sistema bem como o preenchimento dos campos não informados aqui, devem ser verificados junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no "Portal de Compras", através do botão será dado início ao lançamento de um Pedido de Compra; seu acionamento, abrirá a Central de Compras. Para realizar este lançamento, alguns cadastros são obrigatórios no sistema; são eles:
- Inicialmente o Cadastro de Empresas; em seguida, as Preferências da Empresa, onde definimos as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas;
- O Parceiro em um Pedido de Compra, é a instituição para a qual a empresa cadastrada inicialmente, deseja concretizar a compra;
- O Tipo de Operação - TOP é um cadastro que pode ser compreendido como o "coração da operação", pois aqui define-se, o "Tipo de Movimento" (que em um Pedido de Compra, é O-Pedido de Compra), as atualizações de Financeiro, Estoque, entre outros aspectos.
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por sua empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens", para que sejam inseridos os Produtos que irão compor o Pedido de Compra.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens do Pedido) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Por meio de um filtro rápido ou personalizado, o Pedido de Compra lançado pode ser visualizado no Portal de Compras na grade "Resultado da seleção".
O que é uma Nota de Compra?
A Nota de Compra caracteriza a consolidação de um Pedido de Compra feito previamente, bem como uma aquisição de produtos independente. Ou seja, a nota de compra poderá partir de um pedido de compra como também ser lançada individualmente.
Como lançar uma Nota de Compra?
Abaixo, apresentaremos informações gerais a respeito do lançamento de uma "Nota de Compra". As particularidades a respeito das parametrizações e/ou preenchimento dos campos que não forem mencionados, devem ser verificados junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Compras, a nota de compra pode ser lançada de duas maneiras:
- Feito o lançamento de um Pedido de Compra, onde na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado em seu lançamento (aba "Geral", campo "TOP p/Faturamento") configurou-se a TOP de Faturamento que dará sequência ao processo, ou seja, uma TOP de Nota de Compra, cujo Tipo de Movimento é C-Compra e realiza as devidas validações de tal operação (Saída no Financeiro, Entrada do Estoque, entre outros aspectos);
Para este comportamento, selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção Pedido de Compra e depois de determinar o Pedido de Compra desejado, você deverá acionar o botão "Faturar". A nota de Compra gerada será alimentada pelos dados inseridos anteriormente ao lançar o Pedido de Compra (Empresa, Parceiro, Produto etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Nota de Compra.
- No Portal de Compras, selecionando no campo "Tipo de Movimento" a opção Nota de Compra e acionando o botão , será aberta a Central de Compras para lançamento direto da Nota de Compra (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão da Nota de Compra sem um lançamento prévio de um Pedido de Compra). Vejamos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente, é necessário que se tenha o Cadastro de Empresas; em seguida, as Preferências da Empresa, onde definimos as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente;
O Parceiro em um Pedido de Compra, é a instituição para a qual a empresa cadastrada inicialmente, deseja concretizar a compra;
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro de extrema importância, pois determina o "Tipo de Movimento" (que em uma Nota de Compra, é C-Compra), as atualizações de Financeiro, Estoque, entre outros aspectos.
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por sua empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Nota de Compra.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em um Pedido de Compra, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Nota de Compra lançada pode ser visualizada no Portal de Compras na grade "Resultado da seleção".
É possível ainda, que se tenha o lançamento de uma Nota de Compra obrigatoriamente vinculada à um Pedido de Compra, independente da maneira escolhida para tal lançamento; esta configuração é feita no Tipo de Operação - TOP (correspondente à Nota de Compra), aba Validações, campo "Exigir Pedido"; caso este campo esteja definido com uma opção diferente de "Não Exigir", será obrigatório que se tenha o lançamento de um Pedido de Compra composto por no mínimo um item, para que o respectivo faturamento deste Pedido gere a Nota de Compra.
O que é uma Devolução de Compra?
Uma "Devolução de Compra", é caracterizada por um retorno de mercadoria para o seu fornecedor. As devoluções de compra em geral se caracterizam por avarias, falta de itens etc.
É necessário que exista um documento que registre e comprove o procedimento de devolução de mercadorias; temos aqui, uma "Nota de Devolução de Compra".
Como lançar uma Devolução de Compra?
Seguindo a ideia descrita sobre os Pedidos e Notas de Compra, em relação às "Devoluções de Compra", traremos aqui o caminho geral para seu lançamento. O detalhamento de cada parametrização e/ou preenchimento, deve ser verificado junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Compras, a Devolução de Compra pode ser lançada no sistema de duas maneiras:
- Selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção Nota de Compra e depois de definir a nota de compra desejada, acione o botão "Devolv./Estor.". A Nota de Devolução de Compra gerada será alimentada pelos dados inseridos anteriormente ao lançar a Nota de Compra (Empresa, Parceiro, produtos etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Devolução de Compra.
- No Portal de Compras, selecionando no campo "Tipo de Movimento" a opção Devolução de Compra, acionando o botão , será aberta a Central de Compras para lançamento direto da nota fiscal de Devolução de Compra (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão da devolução sem um lançamento prévio de uma Nota de Compra).
Abaixo, temos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente, é necessário que se tenha o Cadastro de Empresas; em seguida, as Preferências da Empresa, onde define-se as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente.
O Parceiro na Nota de Devolução de Compra, é a instituição para a qual a empresa cadastrada inicialmente, concretizou a compra.
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro primordial, pois determina o Tipo de Movimento (que em uma Nota de Devolução de Compra, é E-Devolução de Compra), as atualizações de Estoque, financeiro, entre outros aspectos.
Importante: para realizar a devolução de uma compra de um produto consignado dentro do estado, é necessário que o Tipo de Operação - TOP informado na nota esteja configurado da seguinte forma:
- Na aba Estoque, certifique-se de que o campo "Atualização do Estoque" esteja definido como "Baixar".
- Na aba Estoque de Terceiros, campo "Estoque com/de Terceiros", selecione a opção "Subtrair do Estoque de Terceiros em poder da empresa".
- Na aba Livro Fiscal, na seção "CFOP's para DENTRO do estado (Saída)", campo "Saída" insira "5918"; e na seção "CFOP's para FORA do estado (Saída)", campo "Saída" insira "6918".
Caso essas configurações não estejam aplicadas, ao gerar a nota, uma mensagem de aviso será exibida:
"Produto consignado, é necessário efetuar a baixa no estoque próprio e no estoque de terceiros."
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por sua empresa. Quando concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Nota de Devolução de Compra.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota de Devolução) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em uma Nota de Compra, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Nota Fiscal de Devolução de Compra lançada pode ser visualizada no Portal de Compras na grade "Resultado da seleção".
É possível ainda, que se tenha o lançamento de uma Nota Fiscal de Devolução de Compra obrigatoriamente vinculado à uma Nota de Compra, independente da maneira escolhida para tal lançamento; esta configuração é feita no Tipo de Operação - TOP (correspondente à Devolução de Compra), aba Validações, campo "Exigir Pedido"; caso este campo esteja definido com uma opção diferente de "Não Exigir", será obrigatório que se tenha o lançamento de uma Nota de Compra composta por no mínimo um item, para que a respectiva devolução desta Nota gere a Nota Fiscal de Devolução de Compra.
Importante: Ao realizar uma devolução de compras, o sistema considerará a regra de um para um, ou seja, apenas uma nota de origem para uma nota de devolução. Posto isto, o campo "Chave NF-e" (Central de Compras, Grade Rodapé, aba NF-e/NFS-e) será preenchido com a chave da nota de origem.
Ao considerarmos várias notas para uma devolução, o sistema levará em conta as chaves referenciadas para a geração do XML da NF-e de Devolução.
Nota: Em relação ao SPED Fiscal, seus respectivos arquivos serão gerados independente do preenchimento do campo Chave NF-e.
Observação: Será possível realizar uma Devolução de Compra para produtos sem estoque disponível desde que, no Grupo de Produtos/Serviços, aba Estoque, o campo "Valida estoque" esteja configurado com a opção "Pela Empresa, mas aceita" e o parâmetro "Permitir Dev. Compra. Valida e Aceita sem Estoque? - DEVVALACESEMEST" encontre-se habilitado. Caso contrário, será apresentada a seguinte mensagem:
"Estamos ajustando a qtd da devolução para a qtd em estoque".
Ao cancelar/excluir uma Devolução de Compra originada de um recebimento, o sistema irá gerar um novo Recebimento de Mercadoria para os produtos da NF excluída, considerando as seguintes situações:
Quando a nota de devolução for criada de forma manual/avulsa no Portal de Compras e estiver baseada em uma TOP que utiliza WMS, o sistema irá validar se o pedido/nota participa de movimentações no WMS.
- TOP não controlada por WMS: O cancelamento será efetuado normalmente. Este movimento baixará o estoque no ERP e nada acontecerá com o estoque WMS.
- TOP controlada por WMS: Será apresentada uma mensagem informando que este pedido/nota participa de movimentações no WMS e solicitará a confirmação para a geração do recebimento da mercadoria. Se você "Cancelar" a operação, o pop-up será encerrado sem nenhuma ação. Ao "Confirmar", será aberto um novo pop-up nomeado "Dados para recebimento" solicitando "Data de Recebimento" e "Doca para descarga" para o recebimento da mercadoria.
Caso esta nota esteja ligada à uma NF De Compra, depois de preencher e confirmar os dados solicitados no pop-up citado acima e a nota em questão for baseada em uma TOP que utiliza WMS, será gerada automaticamente uma nota gerencial (Tipo: compra) - espelho da devolução de compra e, na sequência, um recebimento. Lembrando que, para que esta nota gerencial seja gerada, o campo "Modelo Estorno WMS - Dev. Compra", seção Movimentações e Armazenagem da aba WMS nas Preferências da Empresa deve estar devidamente preenchido.
Além disso, antes de efetivar o recebimento, o sistema validará se a top utilizada no modelo/nota, atualiza apenas o estoque do WMS. Caso contrário, será exibida a mensagem abaixo:
"A nota modelo de Estorno WMS - Devol Compra está marcada para atualizar o saldo do estoque comercial que já é atualizado no ato do cancelamento automaticamente. Neste caso, a top configurada só deve atualizar estoque do WMS."
Logo após essas validações, a criação do recebimento será efetivada com uma mensagem de sucesso.
Nota: Não será possível qualquer tipo de alteração na nota gerencial após a exclusão/cancelamento estiver sido concluída com êxito.
Quando a nota de devolução estiver ligada a várias NFs de Compra ou for gerada por divergências no WMS, após as validações citadas acima e confirmação dos dados no pop-up Dados para recebimento, se a nota em questão for respectiva de recebimentos já realizados, ou seja, baseado em uma nota de compra internalizada com WMS, não será necessário gerar uma nota gerencial (Tipo: compra) porque o sistema já possui vínculo de rastreamento. Dessa forma, o recebimento será efetivado com uma mensagem de sucesso.
Observação: Com o Recebimento gerado, caso haja divergências na conferência, você poderá tratá-las no pop-up "Divergências" realizando as seguintes ações:
- Recontar o estoque através do botão Recontagem.
- Se houver sobras, poderá aceitar Diferença enviando todo o estoque para o WMS e gerando uma nota complementar conforme já ocorre.
- Em casos de avarias, será possível aceitar Avaria e enviar o estoque para o endereço de avarias.
- Havendo faltas, acione o botão Falta e encaminhe a quantidade para o endereço de perdas.
- Para casos de Falta e Avaria, poderá aceitar Diferença, enviando o estoque avariado para o endereço de avaria e a falta para o endereço de perda.
- Quando o recebimento for registrado do tipo 2 = Retorno devolução compra não será possível realizar tratativa de Devolução para os casos de Devolução, Falta, Dev. item, Dev. falta e avaria e Dev. falta. Ao clicar em cada opção, será exibida a mensagem a seguir:
"Tratativa incompatível para um recebimento do tipo Devolução de compra. Apenas as opções para recontagem ou aceitar o estoque contado, são válidas."
O que é Cancelar uma Nota Fiscal?
Cancelar uma Nota Fiscal, significa invalidar a operação de entrega realizada perante o Parceiro e aos devidos órgãos fiscais reguladores. O cancelamento da Nota Fiscal pode ocorrer por erro de digitação, solicitações indevidas, duplicidade, entre outros motivos.
Tratando em específico de Notas Fiscais Eletrônicas, este procedimento pode ser efetuado no prazo máximo estipulado pela SEFAZ de cada estado, desde o momento de autorização da nota e caso a mercadoria ainda não tenha sido transportada.
Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?
Uma vez posicionado no Portal de Compras, o cancelamento de uma Nota Fiscal ocorre através do acionamento do botão localizado no alto da tela. Acionando este botão, será apresentada a mensagem de confirmação do procedimento de cancelamento, e dando seguimento, será aberto o pop-up para preenchimento da "Justificativa" de cancelamento; poderão ser informados no máximo 80 (oitenta) caracteres.
Em relação às Notas Fiscais Eletrônicas, caso o prazo para cancelamento tenha sido esgotado, com a orientação/acompanhamento do Contador da empresa, ainda assim é possível realizar seu cancelamento; nesta situação, logo após o preenchimento da Justificativa de cancelamento, será apresentado o pop-up "Protocolo de cancelamento NF-e emitida acima do prazo", onde deverão ser inseridos o "Número do Protocolo de Cancelamento" e a "Data e Hora do Protocolo de Cancelamento"; estas informações deverão ser obtidas pelo profissional de Contabilidade da empresa junto ao órgão competente.
Impressão no Portal de Compras
A impressão no Portal de Compras é realizada com o acionamento do botão , localizado no alto e no centro da tela; este botão apresenta as seguintes possibilidades:
Imprimir Nota | Imprimir Boleto | |
Imprimir Expedição | Imprimir Nota Adicional | |
Desvincular Impressoras Substitutas | Visualizar Boleto | |
Relatórios Formatados |
Através desta opção, podemos imprimir as notas que têm por base o formato TXT. Para imprimir uma ou mais notas em modelo TXT, você deverá selecionar as notas desejadas mantendo pressionado o botão "Ctrl" do teclado, e clicar na referida opção. Vale citar que cada modelo pode ter sua particularidade.
Para uso desta funcionalidade, atente-se para os seguintes aspectos:
- Na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado na nota, aba "Impressão", no campo "Modelo de impressão de nota fiscal" informe um modelo TXT previamente cadastrado; este cadastro é realizado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s).
- O modelo informado na TOP, deve ser inserido manualmente na pasta do servidor de aplicação do Sankhya Om. Na tela Preferências você pode verificar o caminho referente à esta pasta, através do parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD"; o caminho está indicado no campo "Texto". Você deve salvar os modelos de TXT na pasta informada no parâmetro mencionado. Um exemplo de caminho para a configuração deste parâmetro é /home/mgeweb/modelos/, onde os modelos estão salvos na pasta modelos.
É possível também, realizar impressões de notas obedecendo a ordem da tela de seleção; para isso, ative o parâmetro "Respeitar a ordem da grade em selec.várias Notas? - MULTSELORD" que, uma vez habilitado, fará com que as notas sejam impressas de acordo com sua ordenação/apresentação na grade. Consideremos um exemplo:
As notas de número 5487, 6587, 5481 e 44 não estavam ordenadas por número nota na grade e estavam sendo apresentadas conforme esta sequência informada. Ao solicitar a impressão das mesmas, com o parâmetro ativado, o sistema obedecerá a sequência que está na grade e a impressão ocorrerá na mesma ordem (5487, 6587, 5481 e 44).
Caso o parâmetro MULTSELORD esteja desligado, as notas serão impressas sempre obedecendo a sequência do número nota e não a sua apresentação na grade, ou seja, ainda no exemplo citado, ao solicitar a impressão das notas 5487, 6587, 5481 e 44, as mesmas serão impressas obedecendo à numeração crescente das notas, ou seja, primeiro será impresso a nota de número 44, em seguida a 5481, a 5487 e por último a 6587, mesmo que as mesmas não estejam ordenadas pelo número da nota de forma crescente na seleção de notas na grade.
Observação: Para que as notas sejam impressas conforme ordenação da grade, o parâmetro "IMPDANFEBOL - Imprimir DANFE e depois boletos?" deve estar desligado, pois este quando ligado tem prioridade sobre o parâmetro MULTSELORD.
Na geração do XML de uma NF-e e na impressão de seu respectivo DANFE, os itens da nota serão ordenados mediante a configuração realizada no parâmetro "Ordem dos itens para impressão nas notas - ORDITENS"; você poderá ordenar os itens de acordo com sua "Sequência", "Código", "Descrição", "CFOP", entre outras alternativas. Quando definida a ordenação pela opção "Referência do Produto", esta irá ocorrer desde que no Cadastro de Produtos, aba Geral, o campo "Referência" esteja devidamente preenchido.
Importante: Vale salientar que, o parâmetro "Ordena Itens nas Centrais? - ORDITENSCENTR" não influência na ordenação dos itens ao realizar o faturamento. No entanto, se um dos parâmetros "Agrupar prod. repetido em qualquer faturamento? - AGRUPFATSEMP" e "Agrupa produtos em comum para um item - AGRUPAPROD" estiver habilitado, o sistema irá ordenar os itens de acordo com o seu código. Deste modo, o sistema somente manterá a ordenação dos itens escolhida, se os dois parâmetros mencionados estiverem desligados.
Nota: para uma maior qualidade de impressão, utilize o botão "Pré-visualizar" para realizar uma pré-visualização da impressão da nota.
Um boleto é um documento largamente utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento. Tal documento pode ou não ser emitido pelo sistema no faturamento de uma Nota como forma de pagamento ou recebimento. Atente-se ao fato de não ser possível emitir boletos com data de vencimento anterior à sua emissão ou com Tipo de Negociação "à vista".
Dentre as medidas normais para impressão de boletos, está a existência de impressoras dedicadas à esta funcionalidade. O sistema irá imprimir o "Boleto" para a "Conta" cadastrada no financeiro da nota ou do lançamento financeiro, baseando-se no modelo informado no Cadastro da Conta, aba "Boleto(s)/Duplicatas", campo "Modelo".
Maiores informações sobre as configurações para impressão de boletos, podem ser visualizados acessando Impressão de Boletos nos Portais e Central - Compras | Vendas | Mov. Internas.
A impressão de boletos poderá ser realizada também através da tela Impressão de Boleto(s).
Relacionada à impressão de notas e boletos, temos o parâmetro "Imprimir DANFE e boleto agrupados? - AGRUPADANFEBOL" que, quando habilitado, faz com que o sistema agrupe o DANFE e o Boleto, se existirem, no momento da impressão de acordo com cada nota. Com o parâmetro desabilitado, o sistema irá imprimir todos os boletos e em seguida todos os DANFE's. Esse parâmetro possui tal funcionalidade quando é utilizado o Faturamento direto do sistema.
Observação: À medida que as impressões de boletos e notas vão sendo realizadas, arquivos de anexos de mensagens vão sendo gerados e armazenados internamente no sistema; estes arquivos são desnecessários a partir de um certo momento e consomem espaço significativo em disco. No parâmetro "Dias p/ vencimento de arquivos temporários - DIASVENCTFILE", informe o tempo em que o arquivo ficará armazenado internamente. Após este período, ele será excluído para não ocupar espaço desnecessariamente.
As notas de expedição são utilizadas para controle interno de estoque e separação do material comprado; normalmente, é um espelho da Nota Fiscal. A configuração da impressão da expedição é feita da seguinte maneira:
Na tela Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço informe no campo "Impressora" o caminho da impressora onde será impressa a expedição; no campo "Modelo" informe o modelo previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s) (para impressão de expedições, o modelo configurado pode ser na extensão TXT ou Relatório Formatado); por fim, determine o "Tipo de Impressora" que será utilizado para efetuar a impressão.
Dois parâmetros influenciam na impressão da expedição, são eles:
- Pede senha p/imprimir Expedição p/Pedidos - EXPEDSENHA: Se este parâmetro estiver habilitado, o sistema solicitará a digitação de usuário e senha para efetuar a impressão da expedição no tipo de movimento em que esta for solicitada.
- Imprimir expedição sem confirmar a nota? - IMPEXPSEMCONF: Caso este parâmetro esteja ativado, o sistema permitirá a impressão de expedição para pedidos/notas/devoluções sem que estas estejam confirmadas. Caso esteja desligado, e seja feita a tentativa de impressão da expedição, o sistema irá emitir a seguinte mensagem:
"Documento XXX: Para imprimir expedição, confirme a notas antes de imprimir."
A Nota Adicional é uma possibilidade de impressão de informações complementares a respeito de uma determinada nota, caso a empresa opte por utilizar controles adicionais. Pode ser uma nota adicional referente ao cupom fiscal, ou mesmo à uma nota fiscal, nota de transporte de mercadorias, ordem de separação ou um espelho da nota para o cliente.
Para realização da impressão da Nota Adicional, temos três configurações principais, a saber:
- Caso o parâmetro "Nota Adicional por Empresa? - NOTAADICEMP" esteja habilitado, na tela Preferências da Empresa será apresentada a aba "Estoque/Nota Adicional", contendo os campos para que possamos configurar o modelo e impressora para notas adicionais. Com esta configuração realizada, o sistema passará a considerar essa opção quando a opção "Imprimir nota adicional" for acionada. Caso o parâmetro não esteja habilitado, o sistema irá considerar a empresa "1", buscando as informações contidas na tela Modelo e Impressora Nota Adicional que será citada a seguir.
- Na tela Modelo e Impressora Nota Adicional devem ser informados os campos "Caminho/Impressora", onde você informará o caminho da impressora onde será impressa a Nota Adicional; o "Modelo" a ser utilizado para impressão de Notas Adicionais, que deve ser previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s) (o modelo configurado pode ser na extensão TXT ou Relatório Formatado); determine o "Tipo de Impressora" que será utilizado para efetuar a impressão; por fim, defina pela "Numeração Automática", caso no Tipo de Operação - TOP tenha sido feita a marcação para impressão da nota adicional (configuração citada a seguir), ao efetuar a confirmação da nota, a nota adicional correspondente será impressa automaticamente.
- No cadastro de Tipo de Operação - TOP, na aba "Impressão", teremos as marcações "Imprimir Nota Adicional" e "Imprimir nota adicional antes de confirmada"; com a primeira marcação, sempre que a respectiva TOP for utilizada, será acionada a rotina de impressão de Nota Adicional; caso a segunda marcação citada esteja realizada, será impressa a Nota Adicional correspondente à Nota Fiscal que não estiver confirmada.
Nota: É possível imprimir Notas Adicionais para mais de uma nota ao mesmo tempo; para isso, selecione mais de uma nota na grade "Resultado da Seleção" mantendo pressionado o botão "Ctrl" do teclado, e em seguida clique na opção "Imprimir Nota Adicional".
Desvincular Impressoras Substitutas
A opção "Desvincular Impressoras Substitutas" desfaz o vínculo existente entre as impressoras substitutas e a impressora cadastrada nos Modelos de Impressão.
Se ao enviar uma nova impressão, seja esta de notas ou boletos, e o pop-up para selecionar a impressora não for aberto, significa que certamente a última impressão foi feita ao marcar a opção "Salvar Seleção?", o que impede a escolha de uma nova impressora. Neste caso, acesse esta opção de Desvincular Impressoras Substitutas, para que a impressora possa ser novamente escolhida.
A funcionalidade pertinente à esta opção, está disponível somente para o Portal de Vendas.
No Portal de Compras e na Central de Compras, no botão de impressão, a opção "Relatórios Formatados" irá apresentar os Relatórios Formatados vinculados à instância "CabeçalhoNota".
Os Relatórios Formatados apenas serão exibidos, caso a expressão definida no vínculo seja satisfeita. Através do link Relatórios Formatados, poderemos verificar como definir tal vínculo.
Observação: Selecionando diversos itens na grade, ao extrair o relatório formatado, o sistema irá considerar todos os registros selecionados e gerar um único arquivo para impressão.
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