Através do Sankhya Venda Mais será possível escolher quais clientes terão acesso ao crédito. O processo é iniciado por meio de uma solicitação junto ao parceiro de crédito, que após análises determinará o limite disponível.
Toda a operação é gerenciada através do cadastro de Parceiros no Sankhya, com informações detalhadas sobre o serviço de crédito na aba Venda Mais.
Importante: a análise de crédito do Venda Mais é independente da análise de crédito 'própria', exibindo exclusivamente os créditos oferecidos pelo parceiro de crédito.
Pré-requisitos para solicitar a análise de crédito
Antes de solicitar a análise, é necessário verificar na tela Parceiros se os seguintes dados do cliente estão completos e atualizados:
- dados cadastrais (aba Endereço): endereço, número, bairro, cidade, região, CEP, país, e-mail;
- informações de identificação (aba Identificação): CNPJ, razão social;
- dados para cobrança (aba Contatos): contato ativo com e-mail e responsável pela cobrança.
Essas informações são essenciais para garantir a validação da solicitação de crédito.
Solicitação de crédito
Após confirmar que os dados do cliente estão corretos, a solicitação do crédito pode ser enviada ao parceiro de crédito para análise. Para isso, ainda na tela Parceiros, acesse a aba Venda Mais, acione o botão Solicitar crédito e preencha os seguintes campos:
- dias de histórico para análise de crédito: define o período de histórico das movimentações do cliente que será enviado para análise. Recomenda-se o período de 365 dias;
- limite solicitado: indica o valor do limite desejado. Vale ressaltar que, na primeira análise, deverá deixar o campo em branco. Já para clientes com crédito prévio, é necessário informar o valor desejado.
Envie a solicitação clicando em Solicitar limite, assim, será apresentada a confirmação de que o pedido foi enviado com sucesso para o parceiro de crédito.
Caso não encontre a aba Venda Mais, ela deverá ser adicionada através do botão Configuração da Tela, ao acioná-lo, pesquise por Venda Mais em Campos Disponíveis, direcione-a para as abas da tela e salve a operação.
Acompanhamento da solicitação
O status da solicitação pode ser acompanhado em tempo real. O sistema indicará se está em análise, se foi aprovada ou reprovada, permitindo que as ações necessárias sejam tomadas:
- em análise: o pedido está sendo analisado pelo parceiro de crédito;
- aprovação: o crédito foi aprovado, e o limite estará disponível para uso imediato;
- reprovação: a análise de crédito foi negada. O motivo da rejeição é de responsabilidade do parceiro de crédito, caso deseje mais detalhes, ele deverá ser contatado.
Análise dos limites disponíveis
Após a aprovação, os limites concedidos ao cliente podem ser consultados na aba Venda Mais.
O status desse cliente junto ao parceiro de crédito é indicado abaixo do título Limite de crédito, sendo eles:
- ativo;
- bloqueio inadimplência;
- bloqueio crédito manual;
- bloqueio crédito automático;
- bloqueio convênio;
- bloqueio cadastro.
É importante ressaltar que, o sistema não impedirá o lançamento em caso de bloqueios. Porém, caberá ao parceiro de crédito negativa das autorizações e operações, assim como possíveis impedimentos de vendas a prazo por tipos de negociação que diferem de à vista, até que a inadimplência seja regularizada.
Logo depois são apresentados os limites:
- disponível: valor ainda disponível para novas vendas;
- utilizado: total já consumido em vendas aprovadas pelo Venda Mais;
- reservado: valor reservado para pedidos autorizados, mas ainda não faturados;
- total: montante total liberado para o cliente pelo Venda Mais.
Análise de crédito na Ficha de Parceiros
A análise de crédito também pode ser feita na tela Ficha de Parceiros.
As regras aplicadas são as mesmas da tela Parceiros, com as seguintes diferenças:
- solicitação de crédito: não disponível na Ficha de Parceiros, já que ela atende principalmente vendedores e faturistas. Essa funcionalidade está acessível apenas na tela Parceiros, pois a solicitação de crédito é responsabilidade de usuários específicos;
- exibição do Status do Parceiro: por motivo de segurança, o gestor pode configurar se o status do parceiro será exibido ou não. Caso queira apresentar, basta acessar a tela Configurações Venda Mais, aba Processos e marcar a opção Apresentar Status na tela Ficha de Parceiros.
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