Importante: Nesta documentação você irá visualizar a descrição das funcionalidades da Ficha de Parceiros que esta localizada nos menus "Configurações > Consulta > Ficha de Parceiros" e "Pedido Web > Ficha de Parceiros".
A Ficha de Parceiros é uma ferramenta que permitirá que você consulte informações completas sobre a situação financeira dos parceiros, vencimento e pagamentos de receitas e despesas, todas as informações sobre compras e vendas de produtos, telemarketing, agenda, cadastro, contatos deste parceiro com a empresa, dentre outras.
Configuração e personalização da tela Criação de Novos Painéis
Painel Indicadores Ajustando o Painel Indicadores
Painel Produtos Ajustando o Painel Produtos
Painel Dados do Parceiro Ajustando o Painel Dados do Parceiro
Painel Financeiros Ajustando o Painel Financeiros
Painel Giro Negociações Ajustando o Painel Giro Negociações
Painel Ordem de Serviço Botão Outras Opções...
Botão Sankhya Place Botão Telemarketing
Configuração e personalização da tela
A configuração dos painéis existentes na tela e a criação de novos painéis, poderão ser realizadas através do botão "Configurar Painéis", presente no canto superior direito da tela.
Ao acionar o botão Configurar Painéis, será aberto o assistente "Configurando os Painéis", onde serão apresentados todos os painéis do sistema assim como os painéis personalizados existentes na tela.
A marcação "Exibir", define qual painel será ou não apresentado na tela. Os painéis possuem uma orientação para exibição na tela que é definida pelos campos "Ordem nas linhas" e "Ordem nas colunas".
Quanto maior a "Ordem nas linhas", mais abaixo o painel será apresentado, e quanto maior a "Ordem nas colunas", mais a direita o painel será apresentado.
Por exemplo, para que os painéis "Financeiros" e "Giro Negociações" sejam apresentados abaixo dos demais painéis, basta que as Ordem nas linhas sejam maiores que as Ordem nas linhas dos demais painéis.
Como a Ordem nas linhas dos painéis "Financeiros" e "Giro Negociações" é maior do que a dos demais painéis, esses serão apresentados na posição demonstrada na imagem abaixo.
É possível também renomear os painéis; para isso, através de um duplo clique sobre o painel desejado altera-se o campo "Título", em seguida, salve a alteração.
Definidas as configurações desejadas, ao informar um parceiro no campo de busca "Parceiro" e "Aplicar" serão exibidas as informações correspondentes ao parceiro nos painéis existentes na tela. Cada um dos painéis presentes na tela, apresentam três botões no canto superior direito. São eles:
Maximizar: Este botão se torna "Restaurar" quando o painel está maximizado. Ele é responsável pela maximização e minimização do painel. Pode-se também maximizar e minimizar cada painel através de um duplo clique sobre a barra de título.
Atualizar: Quando pressionado atualiza os dados apresentados.
Configurações: Através deste botão, pode-se personalizar os campos dos painéis e, no caso de "Painéis Personalizados", adicionar informações ao painel.
Nota: É possível também buscar um Parceiro através de seu Vendedor Preferencial; além disso, no pop-up de busca pelos Parceiros, teremos a Data de cadastro dos mesmos no sistema.
Pode-se também visualizar informações de parceiros inativos, através da marcação "Exibir Parceiros Inativos", ou ainda agrupando os dados por meio da marcação "Exibir por Matriz ou Convênio".
Alguns painéis são pré-definidos pelo sistema e outros poderão ser adicionados pelo usuário. A tela Ficha de Parceiros é altamente personalizável.
Nota: Quando na utilização da Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, ao clicar em qualquer campo apresentado nos quadrantes, e utilize do atalho do teclado "Ctrl + Alt + F", o sistema irá realizar o direcionamento à tela de Ficha de Parceiros, posicionada no mesmo parceiro do cabeçalho da nota.
Criação de Novos Painéis
Para criação de um novo painel, deve-se clicar em Adicionar painel no pop-up "Configurando os Painéis". Deve-se então preencher os campos cadastrando um "Título" para o painel e definindo a sua "Ordem nas linhas" e "Ordem nas colunas".
Para que possa ser possível inserir Componentes de BI como painéis da tela Ficha de Parceiro, é necessário selecionar no campo "Tipo" a opção "Componente de BI", onde será apresentado o campo Componente de BI para que seja feita uma busca pelos componentes existentes e possa ser escolhido qual o componente será usado como painel.
O componente de BI selecionado pode utilizar um dos parâmetros "Código do Parceiro" chave CODPARC ou "Código Parceiro Matriz" chave CODPARCMARTIZ, sendo que o código do parceiro da matriz somente terá valor caso a opção "Exibir por Matriz ou Convênio" presente no alto da tela esteja marcada.
Nota: Abaixo, temos os Componentes de BI permitidos na tela Ficha de Parceiros em HTML5:
- Componente de Valor
- Componente de Tabela (Grade antiga)
- Componente de Linha
- Componente de Barras
- Componente de Colunas
- Componente de Pizza
- Componente de Análise de Rentabilidade
- Componente de Velocímetro
Para adicionar um novo campo ao painel personalizado, clique no botão "Configurações", localizado no canto superior direito do painel, em seguida clica-se em Adicionar indicador:
No campo "Descrição", cadastre o nome do novo campo a ser apresentado.
No campo "Tipo de apresentação" selecione o tipo de dado que será apresentado. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Texto: Quando a informação a ser apresentada for um texto.
- Inteiro: Quando a informação a ser apresentada for um número inteiro.
- Decimal: Quando a informação a ser apresentada for um número decimal.
- Moeda: Quando for possível a apresentação da informação como moeda. Por exemplo, o valor da nota de um parceiro.
- Data: Quando será apresentada uma data.
- Planilha: Quando forem inseridas mais de uma informação, ou seja, será exibida uma planilha com vários dados.
Para que sejam exibidos os dados no novo campo, deve-se digitar no campo "Consulta (SELECT)" a expressão que irá selecionar os dados no banco (query).
Ao inserir a expressão, pode-se utilizar variáveis selecionando-as na lista através do campo de seleção. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Variáveis: Variáveis selecionadas;
- Parceiro: O código do parceiro consultado;
- Usuário: Código do usuário logado;
- Dt. Sistema: Data atual do sistema.
Por exemplo, para exibir a última observação feita em uma nota pelo parceiro:
1.Digita-se no campo "Consulta (SELECT)": "SELECT OBSERVACAO FROM TGFCAB WHERE CODPARC = ";
2.Neste ponto será utilizada a variável "Parceiro". Para isso, deve-se selecionar a opção "Parceiro" na lista de variáveis e clicar no botão "Adicionar variável selecionada";
3.Até este ponto, a variável "${CODPARC}" será inserida na expressão;
4.Feito isso, digita-se o restante da expressão;
5.A expressão final ficará: "SELECT OBSERVACAO FROM TGFCAB WHERE CODPARC= ${CODPARC} AND OBSERVACAO IS NOT NULL ORDER BY DTNEG DESC".
Após a criação da consulta é possível validar a expressão utilizando o botão "Validar Consulta", onde será apresentada a seguinte mensagem:
Observação: Caso a consulta esteja errada, o sistema irá exibir uma mensagem indicando onde está o equívoco.
Após a validação da consulta bastará salvar o novo indicador e fechar a janela de configuração.
Quando você desejar trazer mais do que uma informação, poderá utilizar o Tipo de apresentação, "Planilha". Por exemplo, se desejar-se visualizar a data da negociação e a observação da nota, digita-se a seguinte expressão:
"SELECT DTNEG, OBSERVACAO FROM TGFCAB WHERE CODPARC = ${CODPARC} AND OBSERVACAO IS NOT NULL ORDER BY DTNEG DESC"
Ao definir que o indicador terá o Tipo de apresentação "Planilha", a aba "Colunas" será habilitada para que se possa definir a ordem de aparição das colunas e a descrição de cada uma.
Ao clicar em "Executar Consulta" o sistema preencherá a grade com as colunas definidas na consulta. As colunas já serão exibidas com o "Tipo de apresentação" definido.
Pode-se também inserir as colunas uma a uma através do botão Adicionar Coluna. No modo formulário, realiza-se o ajuste dos nomes dos campos em "Descrição". Efetuadas as modificações, salve as alterações.
Ao definir um parceiro no campo de busca, o painel configurado com a planilha irá trazer as informações em forma de grade, ou seja, os dados serão exibidos em forma de linhas e colunas.
Painel Indicadores
O painel Indicadores apresenta várias informações pré-definidas no sistema.
O campo "Limite de crédito total" é composto pelo somatório dos títulos em aberto no financeiro, mais os títulos baixados com data futura, caso o parâmetro "Limite de crédito por matriz? - LIMCREDMATRIZ" esteja desligado. Os indicadores "Limite de crédito total" e "Limite de crédito mensal" respeitam o parâmetro de chave "LIMCREDMATRIZ", ou seja, se esse parâmetro estiver ativado, o sistema irá utilizar o parceiro matriz do parceiro usado na tela referente aos limites, independente da opção "Exibir por Matriz ou convênio".
- Caso a opção "Exibir por Matriz ou Convênio" estiver marcada, os indicadores se comportarão da seguinte maneira:
- Os indicadores "Pontualidade" e "Atraso médio" correspondem à média de pontualidade de todos os parceiros que tenham a mesma matriz ou convênio que o parceiro selecionado.
- Os indicadores "Saldo (Receitas - Despesas)", "Total a receber" e "Total a pagar" correspondem à média do saldo dos parceiros que possuem a mesma matriz ou convênio.
- Os indicadores "Tipo de título mais usado", "Tipo de negociação mais usada" e "Último contato", são referentes a todos os parceiros que possuem a mesma matriz ou convênio que o parceiro usado.
Quando o parceiro selecionado possuir títulos renegociados, esta quantidade total de seus títulos será apresentada no campo "Quantidade de Renegociações". Deste modo, este indicador efetua a consolidação de todas as renegociações do parceiro em um determinado período, facilitando assim as análises gerenciais relacionadas aos processos financeiros. Clicando sobre o referido campo, pode-se visualizar os detalhes sobre este indicador.
Nota: O campo Quantidade de Renegociações somente permitirá a visualização dos detalhes pertinentes ao indicador, quando o parceiro selecionado possuir títulos renegociados.
Ajustando o Painel Indicadores
Ao clicar no botão Configurações deste painel, pode-se visualizar os vários indicadores. Todos os indicadores padrões do sistema possuem a coluna "Tipo" igual a "Sistema".
Clicando no sinal de "+" (Adicionar indicador), realiza-se a adição de novos indicadores neste painel.
Os indicadores pré-definidos não podem ser removidos, pois trazem informações padrão do sistema que facilitam a utilização da tela. No entanto, é possível torná-los invisíveis no painel desmarcando o campo "Exibir". Pode-se também personalizar os campos.
Caso seja necessário, é possível realizar a construção de um "Componente de BI" para ser executado a partir da tela Ficha de Parceiros considerando a marcação "Exibir por Matriz ou Convênio". Na criação do Componente de BI, pode ser utilizado o parâmetro EXIBIRMATRIZ correspondente a marcação mencionada na tela Ficha de Parceiros.
Por exemplo, o campo "Atraso médio". Dando um duplo clique sobre este campo, o sistema mudará o painel para o modo formulário.
Na aba "Geral", é possível alterar a "Descrição" do campo.
Ainda sobre o campo "Atraso Médio", os resultados apresentados por ele são calculados da seguinte forma:
Verifica-se qual o montante de títulos entram na conta. São eles:
- Somente títulos de Receita;
- Somente Não provisionados;
- Títulos originados a partir de notas cujo tipo de negociação não é Cartão de Crédito (TGFCAB > TGFTPV > SUBTIPOVENDA = 7).
Verificar duas configurações importantes:
Considerar apenas os "X" últimos títulos: Serão considerados a partir da data de vencimento
Considerar as notas nos últimos "X" meses: A data de vencimento deve estar entre o início do mês inicial (atual - "X") e o fim do mês corrente.
Com os títulos selecionados, é feito o seguinte cálculo:
totalDiasAtraso / qtdTitulosAtrasados
Onde:
totalDiasAtraso = (DTBAIXA - (DTVENC + TOLERANCIA)) de cada título
qtdTitulosAtrasados = quantidade de títulos com diasInadimp < atrasoEmDias
diasInadimp = Caso o parâmetro "USATOLERINADIMP" esteja ligado, busca-se a TGFPAR.TOLERINADIMP e caso não exista, é "zero".
atrasoEmDias = dhBaixa - dtVenc em dias.
Caso o parâmetro USATOLERINADIMP esteja desligado, considera-se o parâmetro DIASCAR. Caso ele também não esteja informado, é "zero".
Na aba "Detalhes" será possível ao usuário determinar se o sistema deve considerar apenas certo número de últimos títulos ou apresentar as notas de um número determinado de meses.
Assim, cada indicador poderá ser configurado da forma que desejar.
Importante: Na tela Cadastro de Usuários, aba Segurança, pode-se definir se o usuário poderá visualizar informações sobre receitas e despesas. Quando selecionadas as opções "Inibe acesso às Receitas" e "Inibe acesso às Despesas", o usuário não poderá ter acesso às informações sobre receitas e despesas, portanto, não visualizará os indicadores Saldo, Total a receber e Total a pagar.
Você poderá visualizar os detalhes de cada indicador ao clicar sobre ele. Clicando-se sobre o indicador "Pontualidade" por exemplo, serão exibidos os detalhes deste indicador; através de um duplo clique sobre o título na grade, você irá visualizar seus detalhes na tela Movimentação Financeira.
Nota: Se um indicador não for padrão do sistema, não será possível visualizar os detalhes como acontece com os indicadores do sistema.
Parâmetros que afetam este painel:
O campo "Atraso médio" utiliza dois parâmetros para verificar se um título está atrasado.
- Usar Tolerância Inadimplência p/calc. atraso? - USATOLERINADIMP: Quando este parâmetro estiver ligado o sistema utilizará os dias de tolerância de inadimplência informados no Cadastro do Parceiro, aba Crédito campo "Tolerância p/ inadimplência" para considerar um se um título está em atraso ou não.
- Dias de carência para atraso e limite de crédito - DIASCAR: Usado quando o parâmetro USATOLERINADIMP estiver desligado. Diz a quantidade de dias para tolerar a inadimplência.
Os indicadores de limite de crédito são afetados pelo parâmetro "Qtd de meses p/ validação da média de negociação - QTDMESMEDNEGOC". Este parâmetro definirá a quantidade de meses a serem apresentados no campo "Limite de crédito mensal".
Painel Produtos
A principal finalidade deste painel é exibir os produtos negociados pelo parceiro.
Nota: Quando a opção "Exibir por Matriz ou Convênio" estiver marcada, os produtos mostrados na lista, serão os produtos de todos os parceiros que tenham a mesma matriz ou convênio.
Aba Negociados
Na aba "Negociados" pode-se visualizar todos os produtos que foram negociados com o parceiro.
A grade desta aba é exibida vazia porque podem existir muitos produtos negociados com o parceiro e isso causaria uma lentidão no carregamento da tela. Por isso, para visualizar os produtos é necessário que seja realizada uma busca.
Pode-se determinar os critérios de pesquisa de produtos. Para isso, clique em Busca; será então aberta a tela "Critérios da busca mágica". Nesta tela o usuário poderá definir os campos pelos quais a busca será realizada.
Também pode-se definir se a busca será realizada por produtos "Com estoque", "Sem estoque" ou "Todos", através das opções presentes na própria aba logo abaixo do campo de busca.
Ao realizar a busca o sistema exibirá os resultados na grade da aba Negociados. Os produtos que forem apresentados na grade com a coloração verde, são produtos que possuem o perfil do parceiro vinculado a eles.
Ao clicar sobre um produto, pode-se visualizar as informações sobre o "Menor valor", "Maior valor", "Última negociação", "Preço atual" e "Estoque" do produto no lado direito da grade.
Ao clicar sobre "Menor valor", "Maior valor" ou "Última negociação" nos detalhes do produto, o sistema abrirá a tela Central - Compras | Vendas | Mov. Internas exibindo a nota correspondente para visualização de mais detalhes.
Ao clicar sobre o "Preço atual" ou o "Estoque", será aberta a tela Consulta de Produtos para que se possa verificar os detalhes do produto.
O "preço atual" é contextualizado conforme as configurações do sistema. Atualmente sua contextualização leva em consideração os seguintes aspectos:
- Código do vendedor usuário logado;
- Tipo de negociação da última venda;
- Empresa da última Negociação.
Aba Típicos
Na aba Típicos, pode-se visualizar todos os produtos típicos do parceiro, ou seja, os produtos que tem o perfil do parceiro vinculado.
Os produtos típicos que não foram negociados serão apresentados em destaque na cor vermelha.
Ajustando o Painel Produtos
Ao pressionar o botão Configurações neste painel, será feita a abertura da tela abaixo, onde pode-se configurar filtros para os produtos.
Na aba "Estoque" pode-se digitar diretamente no campo "Filtro" o nome do campo desejado, ou utiliza-se o facilitador que é acessado através do botão "Abrir facilitador". Ao pressionar este, será aberta a tela "Assistente para a Criação de Filtros":
Pode-se também informar "Empresa" e "Local" para o filtro, utilizando as abas localizadas à direita da tela.
Após a digitação ou inserção de um filtro através do facilitador, pode-se verificar se o filtro está correto utilizando o botão "Validar Filtro".
Na aba "Médias" poderemos definir as configurações das fatias de negociações a serem consideradas na apresentação do campo "Média atual" do painel (este campo exibe a média da quantidade negociada do produto).
Nota: Ao marcar a opção Negociação nos últimos "x" meses, o período será baseado na data da última negociação.
Na aba "Filtro de Negociações" pode-se definir o filtro para o "Tipo de movimento" ou "Grupo de TOP's" a serem apresentados. Além disso, nesta aba também pode-se criar filtros personalizados.
Todos os filtros configurados nestas três abas, irão influenciar nas informações a serem apresentadas na grade do painel.
Importante: Não será permitido o uso de variáveis nos filtros. Se o usuário utilizar algum filtro personalizado contendo variáveis, ao realizar a busca de produtos será emitida a mensagem
"Não é possível usar variáveis nos filtros".
Painel Dados do Parceiro
O principal objetivo deste painel é apresentar dados sobre o cadastro e contatos do parceiro.
Aba Cadastro
Nesta aba, pode-se visualizar os dados referentes ao cadastro do parceiro que foram definidos como "Visíveis" nas configurações deste painel.
Aba Contatos
Nesta aba serão apresentados todos os contatos cadastrados para o parceiro. É possível também realizar o cadastro e a edição dos contatos nesta aba. Para isso, é necessário que o usuário tenha entre seus acessos (tela Acessos), a marcação Editar Contatos efetuada.
Com esta marcação efetuada, será possível incluir, excluir, alterar e duplicar os contatos do parceiro selecionado. Além disso, pode-se realizar a criação de filtros, para restringir a quantidade dos registros a serem exibidos, ou mesmo os campos que irão ou não serem apresentados na tela.
Ajustando o Painel Dados do Parceiro
Nas configurações deste painel, será possível definir quais campos estarão visíveis no painel. No lado direito da tela tem-se os campos que estarão visíveis no painel. Ao clicar-se sobre esses campos será aberta a opção para configuração do campo.
Na configuração dos "Detalhes do campo" tem-se a marcação "Apresentar somente o valor". Quando selecionado, apresentará somente o valor do campo, ou seja, não será apresentada a sua descrição.
Pode-se definir ainda o tipo de letra a ser utilizado no campo, seu tamanho, cor e estilo (negrito, sublinhado e itálico).
Painel Financeiros
Neste painel, são apresentados os dados relacionados aos pagamentos e recebimentos junto aos parceiros.
Na imagem acima, teremos o gráfico "Pendentes", onde são apresentados os dados relacionados aos financeiros ainda pendentes por período; este período pode ser configurado no painel aberto ao clicar no botão configurações.
Na parte inferior da tela, são disponíveis para visualização os campos "Prazo médio receita", "Atraso médio receita", "Prazo médio despesa" e "Atraso médio despesa".
Os dados do Prazo Médio e Atraso Médio serão vistos separadamente em relação às opções "Pendentes" ou "Baixados". Não é possível visualizar as duas situações simultaneamente.
O gráfico "Baixados" exibe as informações relacionadas aos títulos baixados por período; este período dos títulos baixados também pode ser configurado no painel de configurações.
Ao clicar sobre a barra representativa dos itens, ou através do botão (Ir para Grade), o sistema abre a grade para visualização das notas. Observemos a nota de número 126:
Os botões e
(Modo Gráfico) retornam para a visualização em modo gráfico na tela inicial.
Nota: Em relação a visualização de notas, pode-se por meio do botão Configuração da Grade habilitar a coluna "Atraso 1º Vencto (dias)" considerando que suas configurações relacionam-se as datas de vencimentos dos títulos financeiros vinculados ao sistema. Posto isto, é relevante destacar os seguintes pontos:
1.Ao duplicar um título financeiro na tela Movimentação Financeira e proceder com a alteração do campo "Dt. Vencimento" o sistema desconsiderará as informações registradas neste, não inserindo-as na coluna Atraso 1º Vencto (dias);
2.O conteúdo especificado pelo sistema na referida coluna, será correspondente aos registros contidos no campo "Dt. Venc. Inicial" estando este vinculado a tabela "TGFFIN" localizada na tela Dicionário de Dados;
3.Quando duplicado um título financeiro, o sistema manterá as configurações originais pertinentes a data de vencimento; posto isto, para realizar alterações nesta, deve-se utilizar a rotina Renegociação de Títulos, e posteriormente, visualizar os devidos lançamentos na Ficha de Parceiros.
Ao dar um duplo clique sobre a nota da grade, o sistema abre a tela de Movimentação Financeira com a nota selecionada.
Na Movimentação Financeira, em hipótese nenhuma consegue-se visualizar provisões baixadas, enquanto no painel "Financeiros" na Ficha de Parceiros é possível. Sendo assim, neste caso não se pode comparar a Movimentação Financeira com o referido painel.
Podemos observar também, a opção , onde ao acioná-la, serão abertas as seguintes opções:
Período de Vencimento: Realize a busca de títulos de um determinado período, informando uma data inicial e uma data final.
Receitas/Despesas: Busca-se títulos de Receita, Despesa ou Ambos.
Real/Provisão: Defina a procura por títulos dos tipos Real, Provisão ou Ambos.
Esta opção "Filtro", pode ser utilizada tanto em modo gráfico, como em modo grade. Na visualização das informações em modo grade, é apresentado o botão "Outras opções", contendo as seguintes possibilidades de escolha:
- Cálculo de Juros e Multas Individual: Esta opção quando selecionada, fará com que o registro que estava na grade do painel "Pendentes" da Ficha de Parceiros, seja apresentado na tela "Financeiro > Rotinas > Cálculo de Juros e Multas".
- Cálculo de Juros e Multas Coletivo: Quando selecionada esta opção, todos os registros que estavam na grade do painel "Pendentes" da Ficha de Parceiros, serão apresentados na tela "Financeiro > Rotinas > Cálculo de Juros e Multas".
Validações realizadas:
Cálculo de Juros e Multas Individual
O registro selecionado na Ficha de Parceiros, será apresentado na tela "Cálculo de Juros e Multas", apenas se NÃO for Provisão, não tiver sido baixado e for uma Receita. Caso selecione-se a linha e solicite o "Cálculo de Juros e Multas Individual", e uma dessas validações não esteja satisfeita, serão apresentados alertas conforme exemplos a seguir:
1) Provisão: Sim / Baixado = Não / Receita
Mensagem apresentada: Financeiro não pode ser provisão.
2) Provisão: Não / Baixado = Sim / Receita
Mensagem apresentada: Financeiro deve estar pendente.
3) Provisão: Não / Baixado = Não / Despesa
Mensagem apresentada: Financeiro deve ser receita.
4) Provisão: Não / Baixado = Não / Receita
O registro selecionado será aberto na tela "Financeiro > Rotinas > Cálculo de Juros e Multas".
Cálculo de Juros e Multas Coletivo
Os registros apresentados na Ficha de Parceiros, apenas serão abertos na tela "Cálculo de Juros e Multas" se no botão de Filtros (cabeçalho do painel > botão Filtros), a opção Real/Provisão for REAL ou AMBOS, e a opção "Pendente" estiver marcada no Painel. Caso selecione-se uma linha, cujo registro não esteja de acordo com as validações realizadas, serão exibidos alertas conforme exemplos a seguir:
1) Real / Pendente
Os registros serão abertos na tela "Financeiro > Rotinas > Cálculo de Juros e Multas".
2) Ambos / Pendente
Os registros serão abertos na tela "Financeiro > Rotinas > Cálculo de Juros e Multas".
3) Provisão / Pendente
Mensagem apresentada: O filtro referente a "Receitas/Despesas" deverá estar marcado como "Real" ou "Ambos".
4) Ambos / Receita / Pendente
Os registros serão abertos na tela "Financeiro > Rotinas > Cálculo de Juros e Multas".
5) Real / Baixados
Mensagem apresentada: Financeiros devem estar pendentes.
6) Ambos / Baixados
Mensagem apresentada: Financeiros devem estar pendentes.
Ajustando o Painel Financeiros
Ao pressionar o botão Configurações deste painel, é apresentada a tela para definição das particularidades a serem exibidas. Esta tela é composta por duas abas:
Aba Preferências
São apresentadas as seguintes opções de configuração:
- Considerar títulos com baixa futura como pendentes: Os títulos cuja baixa é futura, serão apresentados como pendentes.
- Intervalo do Vencimento: Define-se o intervalo de vencimento para exibição dos títulos, dentre as seguintes oções:
- Vazio;
- Último utilizado;
- Hoje;
- Semana atual;
- Mês atual;
- Personalizado:
Último(s) dia(s)
Próximo(s) dia(s)
- Cores para grade: Determina-se as cores de apresentação dos títulos de receita e despesa.
Receita
Despesa
- Configure a ordem dos níveis de gráficos: Define-se a ordem dos níveis dos gráficos.
Tipo de Operação (TOP);
Natureza;
Centro resultado;
Parceiro;
Empresa.
Aba Gráfico
Na aba Gráfico, existem as seguintes opções de configuração:
- Configure as cores e os períodos das fatias que serão exibidas:
Mostrar gráfico de barras: O gráfico será exibido em formato de barras.
Mostrar gráfico de pizza: O gráfico será exibido em formato de pizza.
- Baixados
Tipo de período: Define-se o intervalo de apresentação dos títulos baixados, dentre as seguintes possibilidades:
Mensal
Quinzenal
Semanal
- Hoje
Cor da fatia: Determina-se a cor das fatias no gráfico, em relação as movimentações na data corrente.
- Atrasado
Cor da fatia: Determina-se a cor das fatias no gráfico, em relação as movimentações em atraso. Pode-se ainda definir até três intervalos de dias para apresentação dos títulos em atraso. Esta definição é realizada nos campos abaixo:
Atrasado em até "XX" (dias)
Atrasado em até "XX" (dias)
Atrasado em até "XX" (dias)
- Vencendo
Cor da fatia: Determina-se a cor das fatias no gráfico, em relação as movimentações a vencer. Pode-se ainda definir até três intervalos de dias para apresentação dos títulos a vencer. Esta definição é realizada nos campos abaixo:
Vencendo em até "XX" (dias)
Vencendo em até "XX" (dias)
Vencendo em até "XX" (dias)
Painel Giro Negociações
Neste painel pode-se visualizar as negociações realizadas com o parceiro, assim como a rentabilidade destas negociações.
A linha traçada na horizontal no gráfico, diz respeito ao Potencial de compra, que é determinado no Cadastro de Parceiros, aba Informações, campo "Potencial de compra". Mais adiante serão passadas as configurações para apresentação ou não desta linha no gráfico.
No rodapé da tela estão sumarizadas as informações sobre as negociações pendentes, a última negociação, a maior negociação do parceiro e o total de negociações junto ao parceiro no período.
Ao posicionar o mouse sobre as informações no rodapé da tela, serão exibidos seus detalhes, assim como posicionando-se sobre cada barra do gráfico, serão exibidos os detalhes das negociações correspondentes.
Ao clicar sobre uma das barras, ou alguma das informações do rodapé, será aberta uma nova tela dividida em duas grades, onde será possível visualizar as notas relacionadas às negociações na grade superior, e ao clicar em cada nota, os produtos correspondentes a elas serão exibidos na grade inferior da tela.
Nota: Caso alguma modificação seja feita a respeito do posicionamento e tamanho das colunas neste painel, tanto na grade superior quanto na inferior, tal alteração será automaticamente salva pelo sistema e será mantida nas futuras visualizações, podendo ser ajustada sempre que necessário. Destaca-se ainda, que os Campos Adicionais criados na TGFCAB estão disponíveis para visualização na grade superior, e podem ser organizados ou ocultados por meio da configuração da grade.
Observação: Em função da possibilidade de utilização de campos adicionais nesta tela, é necessário usar a opção "Reiniciar esta unidade de dados" do Dicionário de Dados (botão Outras Opções) ou reinicializar o servidor após a criação de novos campos na TGFCAB. Do contrário, ao abrir a tela Ficha de Parceiros será exibida uma mensagem para informar a falha no carregamento de metadados.
Ao dar um duplo clique sobre a nota, esta será aberta na tela Central de Vendas.
Será possível visualizar a rentabilidade de cada nota selecionando-a na grade, e clicando no botão "Rentabilidade". Esse botão será exibido apenas no modo grade do painel. Somente o usuário cadastrado como "Gerente da Central de Atendimentos" poderá visualizar a rentabilidade.
Ao acessar esta consulta, visualize o resultado da rentabilidade do título.
Porém se for necessária a análise de cada item separadamente, basta selecionar-se o item na grade.
Para retornar a análise do resultado total da nota, utiliza-se a opção Mostrar rentabilidade da nota exibida no canto superior direito da janela.
A coluna "Preço tabela" da grade da "Análise de Rentabilidade" traz o preço de tabela do produto, para possibilitar a visualização de descontos em itens quando digita-se o valor unitário.
Um grande diferencial deste recurso é que o sistema apresenta de forma gráfica e clara, todo o resultado do título e os resultados individuais de cada item, mostrando como fica a distribuição dos gastos com essa venda.
Esta análise permite ao gerente e/ou vendedor decidirem sobre a concessão ou não de um desconto especial em determinado Pedido ou Nota, apresentando qual será a sua rentabilidade final, considerando o desconto.
Observações:
- O gráfico de rentabilidade não exibirá nada caso os dados básicos para montagem do gráfico não sejam satisfatórios. Exemplo disso é o faturamento, se ele for ZERO o sistema não exibirá o gráfico, pois ele depende do valor do faturamento.
- No Cadastro de Usuários, aba Segurança, se a marcação "Exibir valores na Análise de Rentabilidade?" não estiver realizada, na Análise de Rentabilidade o sistema irá exibir apenas o valor de Faturamento e a grade de Produtos.
As preferências para a apresentação na "Análise de Rentabilidade" serão definidas na tela Análise de Rentabilidade.
Ainda na visualização do painel no modo grade, tem-se o botão "Ordem de Carga", que quando acionado, irá exibir a ordem de carga referente ao título selecionado.
Ajustando o Painel Giro Negociações
Ao acionar o botão Configurações do painel Giro Negociações, será aberta uma tela contendo duas abas. São elas, Gráfico e Filtros.
Aba Gráficos
Mostrar gráfico por: Define-se neste campo, se a visualização do gráfico será feita por "quantidade" ou "valor".
O título do painel será modificado de acordo com a opção selecionada no campo, ficando "Giro Negociações (Valor)" ou "Giro Negociações (Quantidade)".
Nota: Quando o gráfico estiver selecionado para ser visualizado por quantidade, a linha de potencial de compra não é exibida, independente da configuração realizada.
Caso a opção Exibir por Matriz ou Convênio esteja marcada, as negociações serão apresentadas por todos os parceiros que tenham a mesma Matriz ou convênio que o parceiro utilizado para visualização.
O "Tipo de período" define o intervalo de tempo em que serão apresentados os dados no gráfico. São possíveis as seguintes marcações:
- Anual;
- Mensal;
- Quinzenal;
- Semanal.
Em "Unidades do período" será definida a quantidade de períodos a serem exibidos no gráfico. Este campo irá permitir no máximo doze (12) unidades do período.
Quando o campo "Exibe linha potencial de compra?" estiver marcado, será exibido o potencial de compra do parceiro no gráfico. A cor desta linha poderá ser configurada na caixa de cores localizada a direita desta marcação.
Considerar período fechado: Esta marcação facilitará a identificação do mês de análise, da seguinte forma:
Modo inicial: Através deste campo, determina-se como será a apresentação dos dados pertinentes à este painel quando o mesmo for aberto. Pode-se determinar entre o modo Grade ou modo Gráfico.
Exemplo 1: Tipo de período MENSAL
Quando marcado Considerar período fechado e Tipo período igual a "Mensal" será apresentado no gráfico o nome do mês determinado no agrupamento e os resultados referentes ao mês fechado, como por exemplo, Janeiro/2017 - Fevereiro/2017 - Março/2017, e assim sucessivamente.
Nesta situação será possível constatar que os dados apresentados nos meses, são somente referentes ao mês fechado, ou seja, do dia 01/01/2017 a 31/01/2017, 01/02/2017 a 28/02/2017 e 01/03/2017 a 31/03/2017. Assim irá acontecer com todos os meses que estiverem dentro da unidade deste período.
- Exemplo 2: Tipo de período QUINZENAL
Quando marcado Considerar período fechado e Tipo período igual a "Quinzenal" será apresentado no gráfico o nome do mês determinado no agrupamento e os resultados referentes à primeira e a segunda quinzena do mês fechado, como por exemplo 1ª Quinzena Fevereiro/2017 - 2ª Quinzena Fevereiro/2017 – 1ª Quinzena Março/2017 - 2ª Quinzena Março/2017.
Neste caso, será possível observar que no gráfico tem-se na 1ª Quinzena Fevereiro/2017, as informações referentes ao período de 01/02/2017 a 15/02/2017, na 2ª Quinzena Fevereiro/2017 o período 16/02/2017 a 28/02/2017. Assim serão para os demais gráficos referentes às outras quinzenas e seus respectivos meses.
- Exemplo 3: Tipo de período SEMANAL
Quando marcado Considerar período fechado e Tipo período igual a "Semanal" será apresentado no gráfico o nome do mês determinado no agrupamento e os resultados referentes a cada semana do mês fechado, por exemplo, 3ª Semana Fevereiro/2017 - 4ª Semana Fevereiro/2017 - 5ª Semana Fevereiro/2017 - 2ª Semana Março/2017.
Neste caso, o sistema irá exibir os resultados semanais de acordo com a configuração realizada. Por exemplo, na 4ª Semana Fevereiro/2017, o resultado refere-se ao período de 22/02/2017 a 28/02/2017.
Observação: Com a marcação Considerar período fechado desmarcada, o que é padrão no sistema, este irá montar o agrupamento do mês, quinzena ou semana a partir da data atual e apresentará na descrição o texto:
- 3º mês, 2º mês, 1º mês, quando configurado para usar mês, ou,
- 3ª quinzena, 2ª quinzena, 1ª quinzena, quando configurado para usar quinzena, ou,
- 3ª semana, 2ª semana, 1ª semana, quando configurado para usar semana.
Pode-se também configurar os intervalos e cores de apresentação para a rentabilidade do parceiro. Para isso deve-se cadastrar as porcentagens desejadas nos campos do grupo "Cores para rentabilidade" e as cores dos intervalos nas caixas de cores correspondentes.
Observação: Em "Cores para rentabilidade" será configurada a apresentação da rentabilidade das negociações do Parceiro, não tendo relação com o gráfico de rentabilidade da Nota, exibido através do botão "Rentabilidade".
Aba Filtros
Estes filtros podem ser definidos através das marcações do "Tipo de movimento", pelo "Grupo da TOP", ou ainda pode-se criar um "Filtro personalizado" que irá obedecer a necessidade de busca desejada.
Painel Ordem de Serviço
Nesse painel são exibidos dois gráficos, sendo um informando a quantidade de Ordens de Serviço lançadas para o parceiro, e o outro apresentando as horas gastas nas Ordens de Serviço lançadas para o respectivo parceiro.
Nota: Os dois gráficos, serão limitados a apresentar apenas as Ordens de Serviço lançadas nos últimos 6 (seis) meses.
Botão Outras Opções...
Teremos no Botão Outras Opções a funcionalidade "Consultar análise de risco", que é um adendo à rotina descrita através do link Integração Consulta SERASA EXPERIAN. Uma vez posicionado no cadastro de um Parceiro, ao acionar esta opção, será aberta a tela Análise de Risco já posicionada no Parceiro em questão. Por meio desta tela, realize a consulta da situação do cliente junto ao Serasa.
É possível realizar o dimensionamento dos painéis, de modo a aumentar ou diminuir o tamanho dos mesmos de acordo com a necessidade de cada usuário; consiste em posicionar o mouse entre os painéis até que o ícone seja apresentado e arrastar o painel até o tamanho desejado; é um ajuste feito por usuário. Caso seja necessário ou do interesse do usuário, o Botão Outras Opções conta também com a funcionalidade "Restaurar layout dos painéis", que redimensiona os painéis à sua estruturação inicial.
Botão Sankhya Place
Este botão abre a tela Sankhya Place, em que podemos visualizar o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. O Sankhya Place também pode ser acessado por meio do link https://place.sankhya.com.br/#login.
Botão Telemarketing
Caso você acessar a ficha de um determinado parceiro e seja necessário verificar a tela de Telemarketing referente ao mesmo, basta clicar no botão "Telemarketing" apresentada no menu desta tela.
Esta opção aciona o Telemarketing que permite registrar os contatos efetuados com os Parceiros e a agenda de novos compromissos. A grande vantagem deste tipo de controle é que um atendente sempre terá as informações sobre o que aconteceu nos contatos ocorridos anteriormente para inserir, alterar, ou excluir.
Observação: Para que um usuário consiga alterar registros incluídos por outros usuários na rotina de Telemarketing é necessário que o parâmetro "Só pode alterar quem incluir? - TMKALTQUEMINC" esteja desligado. Se o parâmetro estiver ligado, o usuário só conseguirá alterar seus próprios registros. Ao tentar alterar/Excluir um registro de outro usuário o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Usuário logado não tem autorização para alterar este item!"
O cliente deve possuir o opcional de "Telemarketing", para que esteja disponível na Ficha de Parceiros o botão "Telemarketing". Ao clicar nesse botão, será aberta a tela de Telemarketing e os registros serão carregados filtrando os registros pelo parceiro corrente na Ficha.
Veja maiores detalhes sobre este opcional, clicando no link Telemarketing.
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