A movimentação de colaboradores entre empresas ou filiais pode acontecer por diferentes motivos, como necessidade operacional, promoção ou até solicitação do próprio funcionário.
Apenas os usuários autorizados pelo Painel de configurações, como líderes e o departamento pessoal poderão visualizar e transferir funcionários.
Para formalizar a solicitação, acesse a tela Requisições, selecione a opção Transferência e indique se deseja solicitar uma Nova Transferência ou Desfazer Transferência de um, ou mais funcionários.
Nova transferência
Para uma Nova Transferência, acione o card e preencha os dados correspondentes.
Informe as empresas envolvidas:
- empresa de origem: neste campo só serão apresentadas para seleção as empresas que você tem a permissão concedida pelo Painel de configurações;
- empresa de destino: poderá escolher qualquer empresa cadastrada como empresa de destino.
Selecione o departamento de destino, a referência e o motivo de desligamento eSocial.
Além disso, indique se a transferência será feita com ou sem ônus através da opção Fazer transferência com ônus para empresa cedente.
Sem ônus: quando o funcionário é transferido para outra unidade da mesma empresa |
Observação: a transferência pode ser feita antes do fechamento da folha. Assim, o funcionário começa a trabalhar na nova empresa já no primeiro dia do mês, e todas as informações ficam corretas no sistema. Se precisar desfazer a transferência, o sistema permitirá selecionar empresas tanto da referência atual quanto das futuras. No entanto, a folha na empresa de origem, só poderá ser calculada para períodos anteriores à data da transferência.
Selecione o(s) funcionário(s) clicando em seu(s) respectivo(s) card(s). Vale ressaltar que, os funcionários serão visualizados da seguinte forma:
- líderes verão somente seus liderados diretos e indiretos;
- o DP verá todos os funcionários, conforme suas permissões.
Para facilitar a seleção de funcionários, acione o botão Filtrar, assim, serão exibidos os funcionários em Situação Normal, Afastado ou Liderado Imediato.
Caso queira, poderá personalizar os filtros conforme sua necessidade por meio da opção Gerenciar filtros.
Importante: se o funcionário tiver cálculo de folha realizado na referência da transferência, ele não poderá ser selecionado.
Confirme a requisição, assim, ela será enviada para aprovação do responsável, que geralmente é do departamento pessoal.
Confira abaixo os detalhes para realização de cada tipo de transferência:
transferência entre empresas com matrizes diferentes
Para transferir um colaborador entre empresas distintas, ou seja, com CNPJ diferentes, preencha todos os campos mencionados acima, selecione o(s) funcionário(s) e confirme a requisição.
Observação: se a empresa de origem estiver marcada como Inapta por inexistência de fato (aba Informações gerais no cadastro da empresa), só será possível usar o motivo de desligamento eSocial 43 - Transferência de empregado se a empresa de destino tiver uma raiz de CNPJ diferente, ou seja:
- pode transferir se as empresas fazem parte do mesmo grupo econômico, mas têm CNPJs diferentes;
- não pode transferir se for entre matriz e filial, pois têm a mesma raiz de CNPJ;
- também não pode transferir se a empresa de destino estiver marcada como inapta.
transferência entre filiais
Para fazer a transferência de empregados entre matriz e filial, filial e matriz ou entre filial e filial (mesma raiz de CNPJ), preencha todas as informações necessárias, com exceção do campo de motivo de desligamento eSocial que estará desabilitado para edição.
Selecione o(s) funcionário(s) e confirme a requisição.
transferência para empresa não cadastrada no sistema
Caso a empresa de destino não esteja cadastrada no sistema, além de preencher as informações necessárias, marque a opção Empresa não cadastrada no sistema e informe o seu CNPJ.
Selecione o(s) funcionário(s) e confirme a requisição.
Geração e envio dos eventos na Central do eSocial
Cada tipo de transferência exige um procedimento específico no eSocial. Desse modo, ao finalizar o processo de transferência, acesse a tela Central do eSocial, e faça a geração e envio dos eventos correspondentes:
- entre empresas com CNPJs raízes diferentes: a empresa de origem deve enviar o evento S-2299, informando a finalização do vínculo devido à transferência. A empresa de destino envia o evento S-2200, registrando a nova contratação;
- entre matriz e filial (ou entre filiais): enviar apenas o evento S-2206, informando a mudança de local de trabalho;
- para uma empresa não cadastrada no sistema: deve-se enviar o evento S-2299 pela empresa de origem. Como a empresa de destino não está no sistema, não haverá conferência.
Desfazer transferência
Caso seja necessário desfazer a transferência realizada indevidamente, acione o card correspondente.
Selecione a Empresa e o(s) "Funcionário"(s) que deseja excluir, clicando nos respectivos cards e depois, no botão Excluir requisição e confirme.
Caso alguma transferência tenha sido feita para empresa que não esteja cadastrada no sistema, será apresentado um card "Empresa não cadastrada" na referência atual ou futura. Assim, poderá selecionar a empresa e o funcionário para desfazer a transferência, restaurando os dados do cadastro na empresa de origem.
Se o funcionário transferido estiver afastado, ao desfazer a transferência, sua situação de afastamento permanecerá na empresa de origem.
Seguindo esse fluxo, sua empresa mantém o controle das movimentações internas e garante que a transferência ocorra sem impactos negativos para o colaborador e a equipe.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.