Confira nesse artigo, as regras sistêmicas de construção do campo COD_BARRA do registro 0200 do EFD Fiscal (ICMS/IPI)
O principal cadastro, no qual o sistema aplica as regras de validações, é feito na tela "Produtos" (Configurações » Cadastros » Produtos » Produtos), aba "Impostos", campo "EAN/GTIN Produto p/ NF-e"
O sistema inicia a validação, verificando se no campo EAN/GTIN Produto p/ NF-e foi escolhida a opção "Código do Produto", se sim, será utilizado o código do produto, e nenhuma outra validação será realizada;
Por outro lado, se e a opção selecionada for "Referência" OU "Cód.Barras da Unid.Alternativa ou a Referência" o sistema validará:
Se a versão do layout do txt é 15 ou superior;
Se o item em questão está presente em algum documento do C100 e C170, pois nessa situação algum código de barras deve ter sido lançado na nota, onde no campo TGFITE.GTINNFE deve ter alguma informação;
Deve estar marcado para gerar o registro 0220 e ter alguma unidade alternativa no cadastro do produto. Então, se essas três sub-validações forem satisfeitas, o sistema verificará qual unidade alternativa foi gerada no 0220 e no cadastro de Unidades Alternativas, qual opção está marcada para busca do GTIN e vai comparar se é igual ao que foi utilizado no documento C100/C170:
Se essa validação de "igualdade" entre o que está atualmente no cadastro de unidades alternativas e o que foi lançado na nota baterem, o sistema verificará se o parâmetro "LIVUSACODBARALT" está ligado. Caso esteja, aplicará no campo de código de barras do 0200 a informação que estiver atualmente no campo "Código de barras" da unidade alternativa. No entanto, se o parâmetro estiver desligado, o sistema vai pegar o que está no campo "Referência" do cadastro de Produto.
Se as validações do tópico 2 não forem satisfeitas, o sistema valida se algum GTIN foi usado nas notas (TGFITE.GTINNFE) do produto. Também, se na tela Produtos, aba Impostos, campo EAN/GTIN Produto p/ NF-e está selecionada a opção "Código de Barras Estoque" OU "Cód.Barras da Unid.Alternativa ou a Referência". Sendo satisfeitas essas últimas validações, será usado como código de barras do 0200 o que foi usado nos documentos presentes no C100/C170.
Em contrapartida, se nenhuma das validações acima forem satisfeitas, o sistema deixará o campo vazio.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.