O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é a impressão de uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica utilizada para acompanhar o trânsito da mercadoria. O formato do DANFE segue normas estabelecidas pela SEFAZ, e a Sankhya fornece um modelo de DANFE que satisfaz estas normas. Ou seja, usando o modelo fornecido pela Sankha já é possível emitir DANFE normalmente.
Porém, alguns clientes podem querer omitir alguns campos do DANFE ou personalizar a exibição de alguns deles. Este procedimento deve ser sempre verificado no manual do contribuinte. Nesse artigo, mostraremos como configurar o ambiente e as ferramentas necessárias para a personalização do DANFE.
Download do iReport
O iReport é a ferramenta utilizada para editar arquivos do tipo .jrxml, que são os arquivos de modelo do DANFE. A Sankhya disponibiliza a versão homologada do iReport pré-configurada para funcionar com Oracle e SqlServer e as funções especiais de relatório fornecidas pela Sankhya. O endereço do download é:
http://downloads.sankhya.com.br/
O arquivo é encontrado na seção “Ferramentas”. Deve ser baixado o arquivo “iReport-4.0.1”. Uma vez que o arquivo foi baixado, basta descompactar o .zip e utilizar o iReport.
Obter o modelo padrão do DANFE
Uma vez que o iReport está instalado corretamente, devemos obter o modelo do DANFE na tela de modelos padrão do SankhyaW. Essa tela é acessada pelo seguinte caminho no sistema:
Comercial » Arquivo » Cadastros » Modelo de Impressão (Nota/Pedido)
Acessando a tela, devemos acessar o menu “Baixar Modelos Padrões” e selecionar o modelo desejado. Existem 4 modelos para o DANFE, 1 modelos retrato e 1 modelo paisagem para cada versão do DANFE. A versão do DANFE corresponde à versão do manual do usuário da NF-e. Basicamente, empresas que utilizam a versão 4.01 da NF-e devem usar a versão 4 do DANFE. Todas as outras devem usar a versão 3. A figura abaixo mostra o acesso do menu na tela de modelo de impressão:
Obtendo o XML de uma nota
A versão 4.0 do DANFE utiliza diretamente o XML da NF-e como fonte de dados. Isso quer dizer que a maioria dos dados do DANFE são lidos diretamente do XML da nota fiscal, economizando operações de leitura do banco de dados. Assim, para testar o DANFE fora do SankhyaW, é preciso obter o XML de uma NF-e para ser usado como fonte de dados. Isso pode ser feito pela tela do “Portal de Vendas” no SankhyaW, cujo caminho é:
Comercial » Consulta » Portal de Vendas
na tela, basta selecionar uma NF-e e no menu “Outras opções” selecionar a opção “Nota Fiscal Eletrônica -> Gerar XML da Nfe em arquivo para conferência”, como mostrado na figura seguinte:
Configurar a fonte de dados XML
O próximo passo é configurar uma fonte de dados XML. Dessa maneira, indicamos o arquivo XML da NF-e que usaremos como base da personalização. Essa configuração é ignorada pelo sistema, mas é necessária para visualizar a personalização pelo iReport. Para criar uma fonte de dados XML, devemos abrir o iReport e seguir os seguintes passos:
- clicar no ícone “Report Datasources”, localizado na barra de ferramentas
- No pop-up “Connections/Datasources” clicar no botão “New”
- No wizard, selecionar a opção “XML file datasource”
- Clicar em “Next”
A figura abaixo ilustra a execução destes passos:
Após clicar em “Next”, é mostrado o pop-up que recebe os parâmetros da fonte de dados propriamente dita. Para configurá-la devemos:
- Fornecer um nome para a fonte de dados.
- Navegar até o arquivo XML da NF-e que fornecerá os dados
- Selecionar a opção “Use the report XPath expression when filling the report”.
- Preencher os campos “Date pattern” e “Number Pattern” com os valores yyyy-MM-dd e #,##0.00, respectivamente.
- Salvar a fonte de dados.
As funções de conexão são fornecidas pela Sankhya. Daí a necessidade de usar o iReport pré-configurado. Existem 3 versões de função de conexão:
- Funcoes.conectarOracle(ip, numeroPorta, servico, usuario, senha)
- Funcoes.conectarSqlServer( ip, numeroPorta, nomeBanco, usuario, senha)
- Funcoes.conectarSqlServer( ip, numeroPorta, instancia, nomeBanco, usuario, senha)
De forma que deve ser usada a versão adequada para cada caso. Uma vez que a conexão foi configurada, o parâmetro JDBC_CONNECTION pode ser passado como conexão para uma função pdes. Vejamos um exemplo, suponhamos que a empresa emissora de NF-e mantenha um campo adicional na tabela do cabeçalho da nota dizendo se é uma venda “1 ESTRELA”, “2 ESTRELAS”, etc., e que esse campo deve aparecer na frente da natureza de operação. O nome do campo é AD_ESTRELA.
Nesse caso, temos que inserir um campo de texto e editar o valor de sua expressão para obter o valor do banco de dados, já que essa informação não está no XML da nota. Vamos usar a função PDES para fazê-lo:
No exemplo acima, no passo 1 adicionamos um campo no layout do DANFE. No passo 2 abrimos o editor de expressões do campo e inserimos uma chamada à função PDES, passando o parâmetro JDBC_CONNECTION como parâmetro de conexão.
Personalizando os campos do relatório
Uma vez que o ambiente esteja configurado basta arrastar os campos para o layout do relatório. Os campos do DANFE padrão se encontram disponíveis na listagem de campos do relatório. Existe ainda a possibilidade de acessar a estrutura do XML e disponibilizar qualquer nó XML que não se encontra na listagem padrão, como mostra a figura abaixo:
Personalizando os campos do relatório
Por fim, após personalizar o DANFE este deve ser cadastrado no sistema para ser usado no envio de NF-e da empresa. Este passo é bastante simples. Na tela de modelos de impressão de notas criamos um novo modelo e inserimos os arquivos editados no novo modelo. Na tela de preferências da empresa, acessamos a aba NF-e e informamos o número do relatório formatado no campo apropriado. Esse procedimento deve ser realizado para cada empresa que deseja emitir NF-e. O mesmo relatório pode ser utilizado por diversas empresas.
Importante:
O grupo da tag <infAdic> recebe a tag <infAdFisco> recebe o conteúdo das observações padrão informada no cabeçalho do documento. Que são previamente cadastrado em: (Comercial » Arquivo » Cadastros » Observações para Notas) e informação padrão informada nos itens de documento que tem origem na alíquota de ICMS: (Comercial » Arquivo » Cadastros » Alíquotas » Alíquotas de ICMS).
Se a soma dos caracteres de todas as observações superarem os 2000 caracteres previstos na infAdFisco o sistema joga o restante dos dados na tag <infCpl>.
As informaçoes contida na tag <infCpl> são os conteúdos das observações da nota(TGFCAB.OBSERVACAO) e do item(TGFITE.OBSERVACAO), não tem relação com a observação padrão que é tratada na infAdFisco, fora essas observações, tudo que resultar da resolução do modelo de dados adicionais da NFe configurado na TOP também é gerado na tag <infCpl> que comporta ate 5000 caracteres.
PARÂMETROS QUE INFLUENCIAM NA ROTINA:
ENVOBSNFE - Envia Observação na NFe: Habilita ou não o envio da observação padrão para o DANFE (XML) da Nfe. Se a observação estiver na alíquota de ICMS este parâmetro deve estar habilitado pra gerar na impressão.
ENVOBSPADNFE - Envia Observação padrão na NFe: Habilita ou não o envio da observação da TGFCAB para o DANFE (XML) da NFe. Se criado uma Nota de Complemento, esta levara as informaçoes da Observação da nota de origem
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.