Abaixo serão detalhadas as melhores práticas para correções no sistema, quando detectado uma quantidade considerável de lançamentos (Notas de Entrada/Saída) com informações de PIS/COFINS incorretas.
A primeira etapa será uma sintonia com o Contador da empresa, esse será o responsável por identificar os registros incorretos, instruir sobre as configurações corretas, e autorizar os devidos ajustes retroativos.
É de suma importância que o Contador reporte se os ajustes poderão ser realizados também para Notas Fiscais Eletrônicas de emissão própria, visto que se realizados ajustes no sistema, as informações ficarão incoerentes com as informações recebidas pela SEFAZ, e impactos fiscais poderão ocorrer.
O implantador da empresa e/ou usuário com conhecimento/certificação nas configurações relacionadas ao Módulo Fiscal, deverá realizar os ajustes necessários, respeitando as devidas exceções nas telas:
- Alíquotas de PIS (Comercial » Arquivo » Cadastros » Alíquotas » Alíquotas de PIS)
- Alíquotas de COFINS (Comercial » Arquivo » Cadastros » Alíquotas » Alíquotas de COFINS)
Desfazer as contabilizações existentes.
Esse procedimento é necessário, visto que podem existir fórmulas para contabilização de PIS/COFINS, dessa forma a contabilização precisa ser refeita após ajustes.
Ajuste em lançamentos já realizados, como proceder ?
- Possuímos uma ferramenta, que após ajustes/correções nas respectivas configurações, realiza o recálculo das informações de PIS/COFINS, ajustando conforme cenário atual os lançamentos filtrados no respectivo aplicativo.
- A utilização desse aplicativo, assim como o ajuste de configurações mencionado, é de responsabilidade do cliente. Caso esse não deseje validar tais ajustes, a sua Franquia/Filial poderá ser acionado para poio junto aos consultores.
- O 'SNK calcula PIS/COFINS' será disponibilizado pelo Service Desk somente nesses casos extremos.
Realizados os ajustes, necessário que os Livros sejam novamente gerados (Geração ICMS/IPI), contabilização refeita, para o envio correto do EFD Contribuições ao contador.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.