Flow > Formulários Formatados
Os Formulários Formatados são estruturas utilizadas para coleta e/ou apresentação de dados aos usuários do sistema, considerando a execução de tarefas vinculadas a um determinado processo. Sendo que, estes formulários possuem duas grandes diferenças em relação aos campos do formulário principal de um processo, são elas:
1.Considerando a "Estrutura Reutilizável", pode-se construir formulários com diversos campos e utilizá-los em processos diferentes;
2.Em relação a "Persistência de dados", esta refere-se as tabelas adicionais do sistema que possuem registros acessíveis considerando a personalização de telas adicionais, dashboards e relatórios após a conclusão do processo.
Construindo um formulário formatado
A criação de um Formulário Formatado começa com o acionamento do botão "Novo" localizado na parte superior central da tela.
Após este passo, no pop-up "Novo Formulário" será definido o tipo de formulário que será utilizado.
Formulário mestre
Este formulário é geralmente denominado como Formulário Pai, podendo ser vinculado ao processo ou a uma tarefa de usuário.
Informa-se no campo "Descrição do formulário" o nome do formulário que está sendo cadastrado.
No campo "Nome da tabela no banco de dados" será descrita a nomenclatura da tabela no banco de dados.
Ao finalizar a inserção dos dados, basta clicar no botão "Concluir" e o sistema irá recarregar a tela de acordo com as configurações efetuadas.
Importante: Após concluir os devidos registros, independente do tipo de formulário selecionado, o sistema procederá automaticamente com as seguintes configurações:
1.Acrescentará o prefixo "AD_" nos registros inseridos nos campos do Cabeçalho da tela.
2.Disponibilizará quatro campos principais que compõem a chave primária da tabela criada, sendo estes "Inst. processo", "Inst. tarefa", "Código" e "Tarefa" (aba Campos).
Observação: Os campos mencionados acima serão utilizados para representar unicamente os registros inseridos na estrutura em seu uso por processos.
Formulário detalhe
Neste tipo de formulário, é necessário informar no campo "Selecione um formulário mestre" um formulário mestre previamente configurado, para que o mesmo seja vinculado ao cadastro.
Em seguida serão preenchidos os campos "Descrição do formulário" e "Nome da tabela no banco de dados", que possuem as mesmas funcionalidades descritas no formulário anterior.
Após estes passos, deve-se realizar as devidas configurações em relação a chave-primária da tabela:
Com a finalização do cadastro, o sistema utilizará também as regras abaixo para o formulário detalhe:
a) O prefixo "AD_" será acrescentado nos registros inseridos nos campos do Cabeçalho da tela.
b) Serão disponibilizados quatro campos principais que compõem a chave primária da tabela criada, sendo estes "Inst. processo", "Inst. tarefa", "Código" e "Tarefa" (aba Campos).
Ainda sobre o Formulário detalhe, deverão ser criados campos para compor a chave primária da estrutura em conjunto com os campos que já fazem parte da chave-primária do Formulário mestre. Ao concluir a criação do formulário, o sistema irá inserir automaticamente os campos que fazem parte da chave-primária do formulário mestre, assim como os campos que fazem parte da chave-primária do formulário em referência.
Importante: O sistema permitirá que sejam utilizados outros campos além daqueles que compõem a chave-primária, sendo possível incluí-los de forma manual por meio das funcionalidades da aba Campos. Além disso, é possível editar os atributos dos campos através do botão "Atributos" e os campos poderão ser importados utilizando o botão "Importar Campos", ambos localizados na mesma aba.
Observação: Para maiores detalhes em relação a cada um dos tipos de campos do formulário, pode-se acessar a documentação pertinente a tela Construtor de telas, ambas possuem a mesma estrutura e contexto.
Aba Campos
Por meio desta aba, é possível proceder com as configurações dos campos que serão visualizados nesta tela.
Considerando que tenha sido criada uma nova tabela no banco de dados com a chave primária, é possível adicionar campos mantendo as informações relevantes da tela por meio desta aba.
Através do campo "Nome do Campo", informa-se a nomenclatura que o campo deverá possuir na tabela do banco de dados.
Em relação ao campo "Descrição do campo" considera-se a descrição do campo que constará em todas as situações onde este for apresentado, considerando a presente tela, assim como, grades, telas de pesquisas, relatórios rápidos, dentre outros.
No campo "Tipo de Dados" será definido o tipo de campo que corresponde ao banco de dados. São apresentadas as seguinte opções:
?Conteúdo Binário: Utiliza-se esta opção apenas para imagens, portanto, será utilizada com o tipo de apresentação definido como Imagem. Deste modo, este será criado no Banco de Dados como sendo do tipo BLOB Oracle e IMAGE SQLServer.
?Texto Longo (CLOB): Esta opção permite inserir uma grande quantidade de informações. Além disto, será possível alterar algumas características da fonte do texto informado deixando este negrito, itálico ou sublinhado, sendo possível também inserir marcadores.
?Data: Neste caso as informações serão representadas considerando apenas a data inserida.
?Número Decimal: Este tem a finalidade de representar os valores numéricos com decimais ou valores de moeda. Desse modo, o campo será criado no banco de dados como sendo do tipo FLOAT.
?Data e Hora: Por meio desta opção, tem-se a representação de data e hora; os campos serão criados no Banco de Dados como DATE Oracle e DATETIME SQLServer.
?Número Inteiro: Este tipo representa números sem a parte decimal (inteiros), ideal para códigos. Posto isto, será criado no Banco de Dados como sendo do tipo NUMBER (10) Oracle e INT SQLServer.
?Texto: Este tipo é curinga, e dependendo do Tipo de Apresentação sua exibição ocorrerá de maneiras diferentes pelo sistema, como segue:
a) Lista de opções: Será apresentado como sendo uma caixa de seleção (ComboBox). Os itens da caixa de seleção são informados no botão Opções que se localiza ao lado do campo apresentação. Nela define-se a lista de valores utilizando pares valor/descrição.
Observação: O valor é o que será armazenado no Banco de Dados e a descrição é o que será apresentado ao usuário final, Valor = S e Descrição = Sim. Deste modo, será criado no banco de dados como sendo do tipo VARCHAR (10), isso significa que os valores devem ter no máximo esse comprimento.
b) Padrão: Será apresentado como uma caixa de texto de apenas uma linha.
Nota: O campo será criado no Banco de Dados como sendo do tipo VARCHAR (100).
c) Caixa de texto: Será apresentado como uma caixa de texto que comporta várias linhas de texto (também conhecido como campo memo).
Nota: O campo será criado no Banco de Dados como sendo VARCHAR2 (4000) Oracle ou TEXT no SQLServer.
d) Formatação HTML: Tem sua apresentação como uma caixa de texto que comporta várias linhas de texto. Ao utilizar está opção combinada com o campo "Tipo de dados" configurado com a opção "Texto Longo (CLOB)", tem-se a possibilidade de realizar o upload de imagens para telas no formato HTML5.
Nota: O campo será criado no Banco de Dados como sendo VARCHAR2 (4000) Oracle ou TEXT no SQLServer. Desse modo, pode-se adicionar quantas imagens forem necessárias, sendo que cada uma delas poderá conter somente 500kb.
?Hora: Utilizando esta opção, representa-se os valores de hora.
Observação: O campo será criado no banco de dados como sendo do tipo NUMBER (5) para Oracle e SMALLINT para SQLServer. Diante dessas informações, o sistema irá apresentá-lo com a máscara 999:99.
A marcação "Permite pesquisa?" permite definir se o campo poderá ser utilizado como critério de pesquisa no componente.
Ao habilitar a opção "Visível no grid de pesquisa", o campo será exibido na grade de resultados do componente de pesquisa.
Quando a marcação "Campo calculado" estiver acionada, indica-se que este campo não existirá no banco de dados. Deste modo, o seu valor será resolvido através do campo Expressão.
O campo "Expressão" possui objetivos diferentes dependendo do tipo de campo. Se o campo for calculado, a expressão será utilizada para calcular seu valor final. Se o campo não for calculado, sendo a expressão informada, ela será utilizada como expressão de UPDATE, ou seja, quando o registro for atualizado, essa expressão será avaliada para resolver o novo valor do campo, e esse valor será gravado no banco de dados.
Importante: A expressão utilizará a linguagem em Java e que todos os campos da tabela estão disponíveis para uso com o padrão "$col_NOMEDOCAMPO", ou seja, se na tela adicional houver um campo denominado CODPARC, então este será referenciado no script como "$col_CODPARC".
Nota: É necessário observar que neste caso existe uma diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.
Ainda nesse contexto, os tipos das variáveis referentes aos campos são equivalentes ao tipo da coluna no banco de dados. Vejamos sobre cada uma delas:
•Numéricas: java.math.BigDecimal
Esta informação vale para qualquer coluna numérica, independente de ser inteiro ou ponto flutuante, não importando sua precisão.
•Texto: java.lang.String
Esse caso, aplica-se a qualquer tipo de coluna texto, independente da largura ou tipo primitivo do banco de dados.
•Data: java.sql.Timestamp
Estes tipos são independentes do banco de dados, ou seja, não importa se é SQL Server ou Oracle.
Botão Importar Campo
O botão Importar Campo permite importar para a tela do sistema um campo de outra tabela (seja ela adicional ou nativa do sistema).
Observação: Esta esta opção deverá ser utilizada quando houver a necessidade de se criar um campo que faça referência a outra tabela.
Esta ação é equivalente a criar uma chave estrangeira para a outra tabela. Desse modo, ao acioná-lo será apresentado o pop-up "Importar campo" que permite selecionar a origem do campo.
Importante: Após a importação de um campo, o sistema irá automaticamente relaciona-lo à chave primária na aba Ligações .
Botão Atributos
Por meio das funcionalidades deste botão, os atributos dos campos poderão ser editados. Além disso, pode-se realizar configurações em relação aos campos adicionais.
Ao acionar o referido botão, o sistema irá apresentar o pop-up "Atributos de campo adicional":
Inicialmente, pode-se definir se o campo será "Requerido" (campo indispensável). Além disso, se o campo adicional será "Visível" ou não, se possuirá características de "Somente Leitura" ou leitura e edição (se desmarcado) ou ainda se o campo deverá constar em uma aba específica, para esse último caso deve-se preencher o campo com o "Nome da aba".
Quando acionada a marcação "Permite valor nulo", o campo adicional que está sendo criado ou editado aceitará em sua utilização valores nulos.
Observação: Conceitualmente, um valor nulo ou NULL é diferente de zero (0), espaços em branco ou uma cadeia de caracteres de comprimento zero como ""; NULL significa que nenhuma entrada foi feita. Diante disso, quando um campo não permitir valor nulo (opção desmarcada) deve-se obrigatoriamente, selecionar a marcação Requerido, o que deverá ocorrer na criação ou alteração do campo.
Tem-se também o campo "Nome do agrupamento", que permite criar uma espécie de grupo dentro da Aba.
Nota: Caso seja necessário que um conjunto de campos seja apresentado na mesma aba e/ou mesmo um agrupamento necessariamente deverão ser preenchidos os campos Nome da aba e Nome do agrupamento com valores iguais para todos os campos que ficarão na aba e/ou agrupamento em referência.
Ainda com relação à configuração dos Campos Adicionais, ao acionar a marcação "Mostra soma no rodapé da grade" considerando que os campos tratem de números inteiros ou números decimais, o procedimento será devidamente realizado.
Aba Ligações
Por meio meio desta aba, pode-se realizar configurações específicas relacionadas aos campos.
Para realizar um lançamento, é necessário acionar o botão "Novo" destacado na acima. Deste modo, será disponibilizado o pop-up "Criar Ligação" sendo necessário proceder com seus devidos registros selecionando o destino da ligação, e posteriormente, os campos da ligação.
Após realizar os procedimentos mencionados, o sistema efetuará os devidos registros, conforme abaixo:
Assim, o sistema preencherá automaticamente os campos "Origem dos Dados", "Adicional" e "Nome Interno". Além disso, serão inseridos registros também na Grade Campos, considerando "Campo Local" e "Campo Origem".
Observação: As ligações podem ser realizadas entre os campos do formulário formatado e outras instâncias.
Botão Avançado
O botão esta localizado na parte superior da grade, ao acioná-lo será aberto o pop-up "Atributos da ligação" para que sejam realizadas as configurações necessárias.
Campo para apresentação: Por meio deste campo, define-se qual campo será utilizado no lado direito da pesquisa. Tratando-se de uma configuração específica, o mais indicado é utilizar o valor padrão.
Expressão da ligação: Utiliza-se este campo para filtrar a pesquisa, ou seja, sempre que a pesquisa for aberta, uma vez que toda ligação é apresentada na tela como um componente de pesquisa, tem-se que o filtro será aplicado.
Filtro de formulário: Por meio deste campo, tem-se os valores digitados na própria tela como filtro de ligação.
Aba Eventos
Esta aba permite realizar as configurações de eventos considerando as entidades. Os eventos são mecanismos que podem executar ações utilizando a Rotina de Banco de dados (Stored Procedure) ou a Rotina Java de acordo com a regra de negócio utilizada e considerando os lançamentos nas respectivas entidades.
Botão Outras Opções
Em relação ao botão localizado no Cabeçalho desta tela, pode-se mencionar que o sistema dispõe das seguintes funcionalidades:
Checar integridade de campos acionais: Por meio desta opção pode-se verificar se todos os campos adicionais de acordo com a tabela realmente existem no banco de dados e estão com seu tipo em conformidade.
Reiniciar esta unidade de dados: Utilizando esta opção, o sistema descartará as "caches" internas e procederá com a releitura do dicionário de dados desta tela no banco de dados.
Observação: Esta opção poderá ser utilizada quando ocorrem alterações na estrutura da tela, por exemplo, a adição de um campo, ou a realização de uma nova ligação e estas alterações não aparecem imediatamente na tela em execução.
Diante desse contexto, considerando que tenha sido realizada a reinicialização, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Unidade de dados reiniciada com sucesso!".
Definir ordem dos campos: Acionando-se esta opção, pode-se definir a ordem em que os campos irão aparecer na tela por padrão.
Nota: Esta ordem poderá ser alterada pelo usuário ou configurada através desta opção.
Metadados: Por meio desta opção, tem-se as funcionalidades "Exportar Metadados" e "Importar Metadados" que permitem o compartilhamento de Módulos Adicionais entre ambientes distintos.
Observação: Tenha maiores detalhes sobre esse conteúdo acessando a documentação Exportação e Importação de Telas Adicionais.
Considerações Finais
Os formulários formatados são utilizados no processo considerando o conteúdo exibido aos usuários na execução.
Vinculação do formulário formatado
Para realizar a vinculação de um formulário formato a um determinado processo, é indispensável que sejam considerados os seguintes pontos:
1.Inicialmente, deve-se acessar a tela Processos de Negócio;
2.Faz-se necessário acionar o botão "Visualizar Diagrama BPMN" localizado no topo da tela mencionada, para que assim seja possível visualizar o diagrama do processo;
3.Na sequência clica-se sobre o elemento "Tarefa de Usuário" contido no diagrama para realizar as devidas configurações;
Nota: Para maiores detalhes relacionados às tarefas/atividades, pode-se acessar a documentação do tópico Tarefas.
4.Após este passo, no diagrama deve-se proceder com a vinculação do formulário formatado criado nesta tela, adicionando-o na aba "Formulário Formatado" localizada no Painel de Propriedades.
Ao relacionar um formulário formatado à um processo, é necessário definir a quantidade de registros permitidos para a execução do processo. Deste modo, preenchendo o campo "Quantidade de registros" contido na aba mencionada, consideram-se os seguintes pontos:
1.Ao selecionar a opção "Único", o sistema permitirá que seja inserido apenas um registro no formulário formatado.
2.Considerando a opção "Vários" tem-se inúmeros registros que podem ser inseridos no formulário formatado, sendo estes apresentados em forma de grade.
Visualização do formulário formatado
É relevante mencionar que os formulários formatados criados na presente tela e posteriormente configurados de acordo com as configurações mencionadas acima, estarão disponíveis para sua respectiva visualização por meio da tela Lista de Tarefas.
Observação: Os formulários mencionados, relacionam-se a uma tarefa/atividade que está vinculada a um processo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.