Módulo: Flow
Ao considerar a tela Processos de Negócio é necessário atentar-se as especificações de suas respectivas funcionalidades, de acordo com o conteúdo que será apresentado abaixo.
Características do Processo | Aba Geral | |
Aba Documentação | Aba Compartilhamento | |
Aba Usuário substituto em Tarefas | Aba Gestores | |
Botão da tela |
Características do Processo
Inicialmente, teremos as principais características do Processo de Negócio, a considerar:
Por meio do campo "Cód. Processo" o sistema registrará o número único que identifica especificamente o processo de negócio utilizado.
Em relação ao campo "Versão" considere a versão do processo de negócio antes da sua edição. Desse modo, o sistema procederá automaticamente com a inserção desta informação após a conclusão do cadastro com a finalidade de manter a integridade dos dados.
Nota: o versionamento consiste em gerar uma cópia idêntica ao processo inicial inserindo as alterações necessárias, portanto, quando houver edição no fluxo de um processo de negócio que já possui instâncias, o usuário deverá versioná-lo e efetivar a edição na nova versão.
Sobre o campo "Descrição", você definirá a nomenclatura do processo.
Painel de Filtros
Tem-se na lateral esquerda da tela, além da marcação "Filtro personalizado", as seguintes funcionalidades:
Por meio do Painel de Filtros pode-se proceder com a criação de "Filtros rápidos", posto isso, é possível realizar uma pesquisa prévia inserindo no campo "Cód. Processo" o número correspondente ao processo a ser localizado.
Ainda considerando este cenário, por meio do campo "Grupo Processo" é possível adicionar um ou mais grupos de processos e visualizá-los de modo segregado.
Além disso, a marcação "Mostrar versões antigas" que permite a visualização e análise das versões criadas anteriormente.
Aba Geral
Em relação a essa aba, preencha os campos pertinentes ao processo, conforme abaixo:
Por meio da marcação "Publicado" visualize na tela o status em que encontra-se o processo.
Sobre o campo "Dh. cadastro" registra-se a data/hora em que o processo foi cadastrado.
Considerando o campo "Dh. publicação" tem-se a data/hora em que realizou-se a publicação do processo.
Observação: no momento em que ocorre a publicação do processo, este, torna-se disponível para sua devida utilização. Desse modo, poderá ser inicializado pelos usuários vinculados ao nível de operação.
Por meio do campo "Grupo Processo" uma estrutura de organização lógica que possui funcionalidades que permitem vincular nestes os processos de negócios utilizados pelos usuários.
Nota: ainda neste contexto, no pop-up de pesquisa, você deverá criar os grupos mencionados.
No campo "Descrição" insira a nomenclatura que descreve o grupo de processo. Além disso, se necessário, o sistema permitirá que os cadastros relacionados aos grupos de processos sejam removidos e/ou alterados posteriormente.
Em relação ao campo "Usuário resp. alteração", constará neste o usuário responsável pela última alteração referente ao processo.
Tem-se por meio do campo "Usuário resp. cadastro" o usuário responsável pela realização do cadastro relacionado ao processo.
Considerando o campo "Dh. alteração" você poderá verificar a data/hora que ocorreu a última alteração no processo.
Aba Documentação
Por meio dessa aba, insira um texto descritivo que exponha com clareza as principais informações sobre o processo. Sendo assim, você poderá orientar outros usuários por meio deste detalhamento.
Nota: é relevante mencionar que o sistema permite que o texto a ser inserido nessa aba seja formatado/personalizado.
Observação: este conteúdo pode ser visualizado durante a execução de tarefas relacionadas aos processos pelos usuários candidatos e executantes.
Aba Compartilhamento
Sobre essa aba, o sistema permitirá que os processos de negócios sejam compartilhados entre usuários e/ou grupos de usuários. Assim, você poderá visualizar os processos, realizar edições/alterações, e caso necessário, replicar o compartilhamento para outros usuários.
Os processos criados por um usuário tornam-se restritos a este, portanto, apenas o usuário criador do processo possui permissões para visualizá-lo.
Nota: um segundo nível de compartilhamento de processos abrange os usuários com permissões para iniciar o processo.
Em relação ao campos disponibilizados na aba em referência, considere os seguintes pontos:
No campo "Cód. Usuário/Grupo" registre o código pertinente aquele usuário e/ou grupo que possuirá permissões de compartilhamento.
O sistema definirá no campo "Tipo" uma das seguintes opções, a considerar "Usuário" ou "Grupo de usuário". Lembrando que, essas informações estão diretamente atreladas ao campo Cód. Usuário/Grupo.
Observação: essas informações estão diretamente atreladas ao campo Cód. Usuário/Grupo.
Em relação as marcações apresentadas nesta aba, tem-se:
- Permite Edição: Sobre esta, o usuário e/ou grupos de usuários podem visualizar e editar os processos de negócios.
- Permite Compartilhar: Por meio desta marcação você poderá compartilhar com usuários e/ou grupos de usuários o conteúdo que abranja o processo, sendo que é possível compartilhar novamente o processo com outros usuários e/ou grupos.
- Permite Iniciar Processo: Permite que os usuários e/ou grupos de usuários inicializem uma nova instância do Processo de Negócio.
Sobre as marcações acima, considere o seguinte exemplo:
O usuário Fernando foi cadastrado na tela Usuários pertencendo ao grupo Vendas (campo "Grupo", aba Identificação) e também foi vinculado ao grupo adicional Comercial (campo "Código Grupo", aba Grupos Adicionais). Se o modelador do processo definir que os usuários do grupo Comercial podem Editar, Compartilhar e Iniciar o processo, como o grupo adicional Comercial está vinculado ao usuário Fernando, então ele terá as mesmas permissões do grupo.
Observação: o tipo Grupo de usuário também considera os grupos adicionais dos usuários, ou seja, se o usuário possuir o grupo do compartilhamento em seu cadastro de grupos adicionais ele também fará parte do compartilhamento daquele processo. Ressaltamos ainda que, os usuários que pertencem a grupos adicionais serão considerados para o compartilhamento, somente quando a Data Inicial e a Data Limite de acesso estiverem vigentes.
Nota: é relevante mencionar que ao proceder com a inclusão de um usuário/grupo nessa aba e não forem acionadas nenhuma das marcações mencionadas acima, teremos que os acessos concedidos, serão apenas de consulta, não sendo possível, portanto, realizar edições/alterações.
Aba Usuário Substituto em Tarefas
Esta aba será utilizada quando você atribuir uma tarefa a um determinado usuário e deseja substituí-lo nesta tarefa.
Sendo assim, destacamos que no campo "Usuário Anterior" você irá informar o usuário que estava atribuído a tarefa.
Em "Usuário Substituto" informe o usuário que irá substituir o Usuário Anterior. Tem-se ainda que no campo "Observação" você poderá acrescentar um comentário sobre a substituição do usuário.
Importante: ao substituir um usuário nesta aba, a ação não poderá ser desfeita.
Aba Gestores
Por meio dessa aba, você vincula todos os Gestores do Processo do Negócio.
Botões da tela
Clique sobre os botões a seguir, para saber mais sobre o comportamento de cada um deles:
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Ao acionar esse botão localizado na parte superior da referida tela, obtém-se uma visão de modelagem de processos. Posto isso, ao considerar o Diagrama BPMN, é necessário inteirar-se de algumas particularidades e funcionalidades pertinentes presentes na tela. Para mais informações sobre este diagrama, e suas funcionalidades acesse o link Botão Visualizar Diagrama BPMN.
Por meio desse botão , você poderá definir uma credencial do processo no contexto de Execução do Processo, ou seja, na Lista de Tarefas, desse modo, ela ficará personalizada de acordo com o processo.
Assim, defina quais campos e filtros rápidos serão apresentados na Lista de Tarefas de cada processo. Você pode selecionar campos de Formulários do processo (deste que seja Escopo de Processo), informações do processo como Prazo de SLA, Nro da Solicitação, entre outras. Além disso, cada campo selecionado pode ser um Filtro rápido na Lista de Tarefas.
Estas configurações são realizadas nas seguintes seções:
- Seleção de campos: defina os campos que serão exibidos no agrupamento de Tarefas na tela Lista de Tarefas.
- Ordenação de dados: configure a ordem dos dados que serão exibidos no agrupamento de Tarefas na tela Lista de Tarefas.
- Painel de filtros: defina os filtros rápidos que poderão ser aplicados no agrupamento de Tarefas na tela Lista de Tarefas.
Observação: para utilizar este recurso, selecione apenas uma linha da grade. Caso você selecione dois ou mais processos, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Selecione apenas um processo para acessar as Credenciais do processo"
A aba "Solicitação" permite que você crie credenciais das solicitações para definir quais campos de formulários serão exibidos para acompanhamento. As funcionalidades de Seleção de campos e Ordenação de dados dessa aba são as mesmas da aba Execução:
Informações adicionais:
- A lista de "Campos disponíveis" traz os campos de Formulários (Embarcado, Formatado e Nativo) do escopo de processo e todos os campos do contexto de Instância de Processo e Instância de Tarefa, de acordo com o processo selecionado na tela Processos de Negócio.
- Os campos do tipo Anexo, Imagem e Senha não são levados para a lista de Campos disponíveis.
Na coluna de "Campos selecionados" também é possível que você altere/edite a descrição de um campo:
Ao clicar nesse botão , o sistema disponibilizará as seguintes opções:
Acionando a opção "Exportar processo" o sistema permitirá que o processo criado seja extraído em formato .zip.
Observação: o processo exportado carrega consigo todos os arquivos que foram inseridos no mesmo, para uso em uma importação futura:
- Grupo de Processo;
- Diagrama;
- Usuário/Grupo de Usuário/Equipe (compartilhamento e candidatos);
- Formulários formatados (triggers);
- Contas SMTP;
- Módulos Java (tarefas de serviços, eventos (listeners), eventos de formulário formatado);
- Procedures (tarefas de serviços, eventos (listeners), eventos de formulário formatado);
- Documentação do processo;
- Lançador do processo.
Ao clicar na opção "Importar Processo" pode-se proceder com a importação de processos criados em outra base de dados, considerando que este tenha sido exportado a partir da opção "Exportar Processo".
Nota: ao Importar um Processo de Negócio, o Sankhya Om fará a verificação dos seguintes dados:
- Grupo Processo: Se não existir um grupo com o mesmo código e descrição, você poderá selecionar/cadastrar um novo.
- Contas SMTP: Não existindo a mesma conta, você pode escolher uma já existente.
- Artefatos (Módulo Java, Procedures, Triggers, Entidades adicionais, Relatórios Formatados): Se houverem divergências, você poderá mantê-los ou substituí-los.
- Usuário/Grupo de Usuário/Equipe (compartilhamento e candidatos): Se não existir um Usuário, Grupo de Usuário e Equipe com o mesmo código e descrição, a importação não será feita e você deverá incluí-los posteriormente.
Observação: quando você realizar a exportação de um processo que possue formulário nativo, ao efetuar a importação deste processo, os campos adicionais serão criados automaticamente em suas respectivas tabelas. Além disso, se no processo importado houver campos com nomes iguais e tipos diferentes, será apresentada a seguinte mensagem:
"O processo não será importado.
A base utilizada para importar o processo, na(s) instância(s) "XPTO" "XPTO2", existem campos que possuem mesmo nome e são de tipos diferentes. Caso deseje importar o processo, acesse a tela Dicionário de Dados e verifique na instância informada a configuração dos respectivos campos."
Nota: os Formulários Formatados, Diagrama e Documentação do processo serão importados sem nenhuma restrição.
Observação: os Usuários Substitutos e Relatórios Formatados não serão carregados na exportação do processo e, consequentemente, não serão carregados na importação.
Por meio do botão "Adicionar Lançador", pode-se criar lançadores para os processos e esses irão direcionar os usuários para efetuar solicitações de maneira mais eficiente.
Observação: o acesso automático para este lançador ocorrerá para os usuários, grupos de usuários ou equipes com permissão para iniciar o processo. Além de que, ao despublicar determinado processo, os acessos relacionados a este serão removidos.
Nota: para adicionar um lançador à um processo, é necessário que este esteja publicado.
Assim sendo, você poderá criar um lançador por meio da tela Menu do Sistema, e para este caso, deverá liberar os acessos de maneira manual ou despublicar o processo e publicá-lo novamente.
Por meio do botão "Localizar Lançador", o sistema exibirá a "Descrição" e o "Caminho" do Lançador efetuado.
Nota: quando você inicializar um processo por meio de um lançador, poderá acontecer de ser candidato/dono da próxima tarefa instanciada, caso isso ocorra, você será notificado. Essa notificação acontecerá da seguinte forma:
- Ao iniciar um processo por meio deste lançador de processos, caso você for um candidato/dono da(s) próxima(s) tarefa(s), esse será sinalizado. Esta sinalização irá possuir um atalho (link), que ao clicar, você será direcionado para a tela Lista de tarefas e posicionado na tarefa em questão.
Notemos que, como exibido no exemplo de notificação do processo "Compras" abaixo, se você iniciou o processo e é candidato da próxima tarefa instanciada será exibida a mensagem:
Você poderá importar uma nova versão de um processo, através da opção "Importar atualização de processo".
Para isso, escolha apenas um processo para efetuar a atualização e clique em confirmar. Você deverá selecionar um novo .zip e aprovar a importação. Assim, será criada uma nova versão do processo com numeração subsequente a atual, que deverá ser publicada para que entre em produção.
Nota: o sistema informará caso haja algum conflito de conta SMTP, módulo Java, procedures ou triggers, para que você realize as tratativas.
Ao clicar na opção "Excluir Solicitação", você como modelador do processo, poderá realizar a exclusão de solicitações criadas no processo em questão.
Dessa forma, quando a opção for acionada, o pop-up "Excluir Solicitação" {disponível na versão ≥ 4.15} será exibido na tela, onde você poderá selecionar uma ou mais solicitações abertas ou concluídas, desde que estas perteçam ao mesmo processo.
Além disso, caso o processo da solicitação a ser deletado possua sub-processos, estes também serão excluídos.
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Acesse também:
Botão Visualizar Diagrama BPMN
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