Módulo: Comercial > Avançado > Agendadores
Esta tela permite que seja realizada a definição de agendamentos para a geração de arquivos de remessa por layout. Assim, tem-se a geração automática dos arquivos de remessa EDI Comercial, como no envio por e-mail ou FTP.
Inicialmente, insira o "Nro. agendamento" que corresponde à identificação do agendamento, sendo que ele pode ser gerado de forma automática ou manual.
Em "Descrição agendamento", informe o nome do agendamento a ser executado.
A marcação "Ativo" determina se o agendamento está ativo ou não, ou seja, se pode ou não ser utilizado.
Para conhecer as funcionalidades dessa tela, clique nos links abaixo:
Funcionalidades da Tela |
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Aba Geral | Aba Horários |
Aba Frequência Agendamento | Aba Configurações |
Aba Geral
Por meio desta aba pode-se acompanhar o status da última execução do agendador através do campo "Status Última Execução".
Aba Horários
Nesta aba será possível configurar o período que a próxima geração de arquivos será realizada no campo "Próxima execução em", assim como a data final dessa execução, que será definida em "Data Final de Execução".
Visto que a geração do arquivo é automática, o sistema disponibiliza três possibilidades, sendo elas:
- Disponível no repositório de arquivo;
- Pode ser enviado por e-mail;
- Disponibilizado em um FTP.
Aba Frequência Agendamento
Tem-se nesta aba, as configurações referentes à frequência do agendamento, sendo elas:
1) Pode-se intercalar o agendamento dentre uma ou várias execuções, em um horário específico;
2) Indicar em qual mês ocorrerá o agendamento, podendo ser em um determinado mês, acima de um, ou em todos os meses;
3) Conforme a configuração executada no item acima, será configurada a frequência do agendamento de acordo com as seguintes formas:
- Diário: ao selecionar essa opção, a frequência será efetuada diariamente durante a semana;
- Semanal: nessa opção de frequência, determina-se um dia da semana, acima de um ou todos os dias da semana;
- Mensal: configura-se através dessa opção, um dia específico do mês para realizar o agendamento, acima de um, ou diariamente durante o mês.
Aba Configurações
O "Layout" é a base para se chegar aos dados do arquivo que serão executados na geração do mesmo, sendo que, será um único layout por agendamento.
Observação: o campo Layout só trará informação de grau 1, ou seja, não incluirá os incidentes filhos.
Após a geração do arquivo, ele poderá ser enviado para um diretório no Repositório de arquivos, por e-mail ou para um servidor FTP. Abaixo, tem-se sobre cada um deles:
Repositório de arquivos
Insira no campo "Caminho" o endereço do diretório que foi previamente cadastrado na tela Repositório de Arquivos.
A "Conta SMTP" deve ser previamente cadastrada na tela Contas SMTP. Além disso, nos campos "E-mail(s) do(s) destinatário(s)" e "E-mail(s) para informar erros" pode-se apontar um ou vários endereços de e-mail pertencentes aos destinatários e informar um ou mais endereços de e-mail responsáveis pelo recebimento de mensagens de problemas que podem ocorrer na geração do(s) arquivo(s), respectivamente.
FTP
Aqui será possível inserir os dados de conexão por meio do campo "Endereço". É possível também utilizar o Assistente para definir os parâmetros de acesso Endereço, Usuário, Senha e Porta.
Nota: poderá ser configurado os três tipos de disponibilizações simultaneamente.
Por meio da marcação "Usa SFTP" será indicado ao sistema se agendamento utilizará o SFTP. Assim, ao selecioná-la o campo "Porta" ficará disponível para preenchimento, uma vez que, quando a marcação for selecionada, a Porta deve ser informada.
Dessa forma, poderá ser configurado o protocolo FTP ou SFTP e a Porta, além do "Endereço", "Usuário" e "Senha". Então, quando o sistema executar o agendamento serão gerados os arquivos no endereço configurado.
No campo Endereço poderá ser preenchido, por exemplo: 192.168.1.218//home/mgeweb/EDI.
Filtros para execução do agendamento
Os layouts possuem consultas que são executadas a fim de obter os dados a serem inseridos no arquivo gerado, essas consultas podem conter condições (filtros). Portanto, aqui pode configurar os filtros que serão empregados na execução da consulta. Assim, temos:
O campo "Data inicial", que contém as seguintes opções:
- Hoje;
- Última execução;
- 1° dia do mês;
- Últ. dia do Mês.
No campo "Data final" tem-se as opções "Hoje" e "Últ. dia do Mês".
Nota: os únicos parâmetros de consulta que o layout poderá utilizar serão o DTINICIO e DTFIM.
Através dos campos "Dias p/ somar dt. inicial" e "Dias p/ somar dt. inicial", pode-se indicar a quantidade de dias que será inserida na data inicial e final do filtro.
Observação: o filtro deverá ser preenchido manualmente. Assim, considere o exemplo abaixo:
( :CODEMP: = 1 ) .E.
( :DTNEG: >= [DTINICIO] ) .E.
( :DTNEG: <= [DTFIM] )
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