Envolvidos na rotina de Cotação, estão diversos parâmetros que são empregados para algumas funcionalidades. Vale ressaltar que os parâmetros aqui mencionados, são os configurados na tela Preferências. Vejamos quais são estes parâmetros e o comportamento de cada um deles:
O parâmetro "Exibe local na cotação? - EXIBELOCALCOT" servirá para apresentar ou não o local de estoque do produto requisitado, no Portal de Cotação Online, ou seja, por este parâmetro o comprador poderá controlar se seus fornecedores poderão ou não visualizar o local de estoque do produto.
Quando o parâmetro acima estiver ligado, o sistema irá exibir o campo de local do produto no Portal de Cotação Online para o fornecedor. Caso contrário, o campo não será exibido.
Observação: quando o parâmetro estiver desligado, e o comprador requisitar produtos que possuem locais diferentes, mas o restante das informações em comum, como empresa ou controle, o sistema irá agrupar suas quantidades em exibição no Portal de Cotação Online para o fornecedor.
O parâmetro "Usa o número da OS na cotação - USANROOSCOT" será utilizado para preencher alguns campos na tela de rotina de Cotação de acordo com a requisição. Quando ele estiver ligado, e o comprador gerar uma solicitação de compra a partir de uma requisição, e essa requisição possuir os seguintes campos preenchidos nos itens:
- Dt. Prev. Entrega: Data de previsão de entrega do produto;
- Observação: Observação do item;
- Número OS: Número da ordem de serviço do item.
Na solicitação de compra (cotação) gerada, o sistema deverá preencher os campos abaixo respectivamente, de acordo com os campos citados acima da requisição:
- Dt. Limite: Data de limite para que o produto seja entregue até o comprador;
- Observação: Observação do produto na cotação gerada;
- Número OS Gub.: Número da ordem e serviço do produto na cotação gerada.
Caso o parâmetro esteja desligado, o campo "Número OS Gub." não ficará habilitado, e quando o comprador gerar a cotação a partir de uma requisição, o sistema não irá preencher os campos conforme citado acima.
Através do parâmetro "Mínimo de respostas p/sugestão result. cotação - ALERTRESPMINCOT", o comprador define qual o mínimo de respostas de preço dos fornecedores para que seja calculado e sugerido qual o melhor fornecedor.
O produto somente é considerado como precificado na rotina de Cotação, caso tenha a quantidade de fornecedores que responderam à cotação igual ao informado no parâmetro.
Observação: se o parâmetro for igual a "2" e o comprador inserir somente um fornecedor para cotação e preencher o preço deste, o produto ainda não será considerado como precificado.
O parâmetro "Agrupar produtos repetidos ao gerar a cotação - AGRUPPRODREPCOT" servirá para que, quando o comprador gerar uma cotação a partir de uma requisição, e essa requisição possuir o mesmo produto em mais de uma linha de item considerando controle e local, na geração da cotação, estes serão agrupados somando suas quantidades, inclusive se possuírem a mesma data de previsão de entrega, observação e número de OS (parâmetro "Usa o número da OS na cotação-USANROOSCOT").
Por meio do parâmetro "Trabalhar com Moedas na Cotação? - TRABMOECOT" o comprador poderá definir se trabalha ou não com moedas no processo de cotação. Quando o parâmetro estiver ligado, a rotina de Cotação possuirá os seguintes campos habilitados:
- Data da moeda: Data da cotação da moeda selecionada;
- Código da moeda: Moeda previamente cadastrada no sistema;
- Valor da moeda: Valor da moeda calculada a partir da data de cotação da mesma, informada no campo Data da moeda.
O botão "Calcular moeda" também será habilitado com a ativação do parâmetro acima; caso esteja desativado, o botão bem como os campos acima mencionados não serão habilitados.
Através do parâmetro "Data Padrão p/ Moeda na Cotação, Coleta ou do Dia - DTPADRAOMOECOT" determine qual será a data padrão para cotação da moeda, de acordo com as seguintes opções:
- Dia: Ao calcular uma moeda na rotina de cotação, o sistema automaticamente irá considerar a data de cotação da moeda como a data atual do sistema;
- Coleta: Ao calcular uma moeda na rotina de cotação, o sistema automaticamente considera a data de cotação da moeda como a data da coleta do preço.
Observação: caso o parâmetro esteja definido com a opção Coleta e o produto selecionado ainda não possua data da coleta, a data atual será considerada. E caso a data atual ou data da coleta obtida não esteja cadastrada como cotação da moeda, o sistema deverá considerar a primeira data mais antiga.
Por meio do parâmetro "O responsável pela cotação tem que ser comprador? - RESPCOTCOMPR", determina-se que os responsáveis pela cotação possam ser somente usuários que são compradores. Caso o parâmetro esteja ligado, ao lançar uma nova cotação, selecionando-se o usuário responsável, o sistema somente permitirá usuários que sejam compradores; caso o parâmetro esteja desligado, qualquer usuário poderá ser responsável pela cotação.
Para o sistema, um usuário é considerado comprador, caso possua um funcionário informado no cadastro Usuários, aba Identificação, campo "Funcionário" e este mesmo funcionário deverá ser informado no Cadastro Vendedores/Compradores, aba Geral, campo "Funcionário". Além disso, deve ser selecionado no campo "Tipo" a opção "Comprador", para o comprador cadastrado.
Através do parâmetro "Código p/ produto genérico na cotação - CODPRODGENCOT", o comprador permite ou não o lançamento de produtos repetidos na cotação. O parâmetro pode ser configurado com três valores:
- -1 (menos um): Caso seja informado este valor, todo e qualquer produto poderá se repetir no lançamento da cotação;
- 0 (zero): Informando este valor, nenhum produto poderá se repetir no lançamento da cotação;
- Valor maior que 0: Neste caso, deve-se informar o código do produto que poderá se repetir, sendo permitida repetição somente para este produto no lançamento da cotação.
Sendo que, caso o produto a ser inserido seja repetido na mesma cotação e o parâmetro esteja configurado para não permitir a inserção; tem-se a exibição da seguinte mensagem:
"Os seguintes produtos já existem em alguma cotação para a empresa X com o situação igual a "Aberta", portanto não é possível incluí-los. Produtos:
Y - "NOMEDOPRODUTO"
Retire esse(s) produto(s) dentre os selecionados para gerar cotação."
Se tratando do Portal de Cotação online, somente através da configuração do parâmetro "Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE" será possível o fornecedor realizar o acesso. Nele informe o endereço de acesso externo ao sistema.
Caso o parâmetro "Exigir CR na central/financeiro/rateio? - EXIGCRCFR" esteja ativado, no momento da geração do pedido de compra, se o campo "Centro de Resultado" não estiver informado, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:
"Erro na nota. O Centro de Resultado deve ser informado. O parâmetro 'EXIGCRCFR' está ligado."
De forma semelhante ao anterior, caso o parâmetro "Exigir natureza na central/financeiro/rateio? - EXIGNATCFR" esteja ligado, no momento da geração do pedido de compra, se o campo "Natureza" não estiver informado, a seguinte mensagem será exibida:
"Erro na nota. A natureza deve ser informada. O parâmetro 'EXIGNATCFR' está ligado."
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.