Ao clicar no botão "Gerar Pedidos" da tela Cotação, será aberta uma tela contendo o resumo do pedido a ser gerado
A grade superior "Fornecedores", apresenta as informações do cabeçalho do pedido a ser gerado, como empresa, centro de resultado, natureza, projeto e tipo de negociação.
Já a grade inferior "Itens da Cotação", exibe os dados dos itens que serão gerados no pedido de compra. Ambas as grades permitem a remoção dos registros selecionados ou não selecionados, através dos botões "Remove todas as linhas selecionadas" e "Remove todas as linhas não selecionadas", respectivamente.
Nota: caso o parâmetro "Conf. Automaticamente pedidos da Cot.? - COTACPEDCONF" esteja ativado, os pedidos de compra serão gerados automaticamente já confirmados.
Observação: quando um produto estiver aprovado e outro cancelado, ao acionar o botão Gerar pedido tem-se que este será gerado normalmente e a cotação será fechada, desde que o parâmetro "Fechar Cotação na Geração de Pedidos? - FECHARCOTGERPED" encontre-se habilitado (padrão). Por outro lado, caso você deseje que a cotação não seja fechada, basta desabilitar o parâmetro.
Acesse os links abaixo para conhecer as demais funcionalidades dessa tela:
Botão Transferir Itens Gerando o Pedido
Número da cotação no Pedido de Compra Reabrindo uma Cotação
Botão Transferir Itens
O botão "Tranferir Itens" localizado na grade inferior Itens da Cotação, será utilizado na transferência dos itens aprovados de um fornecedor para outro. Para isso, o novo fornecedor para o qual o item será transferido, deve ter respondido o preço do produto em questão, caso contrário não será possível realizar a transferência.
Para acionar este botão, selecione primeiramente o fornecedor na grade superior e em seguida, os itens que deseja transferir na grade inferior. Ao clicar no botão, serão apresentados os fornecedores que responderam os itens selecionados.
O campo "Precificação", indica se o fornecedor respondeu a todos os itens selecionados ou não; se estiver igual a "Total" ele respondeu todos, se estiver igual a "Parcial" respondeu somente alguns itens. Para visualizar quais itens o fornecedor respondeu, clique no botão "Visualizar produto".
Feita a seleção dos fornecedores que irão receber os itens selecionados, basta clicar no botão "Transferir". Ao fazer isso, o sistema altera a situação dos fornecedores envolvidos na transferência dos itens de modo que, o novo fornecedor passa a ter a situação igual a "Aprovado" e o antigo fornecedor terá a situação alterada para "Respondido".
Gerando o Pedido
Para gerar o pedido de compra, selecione um fornecedor na grade superior e em seguida clique no botão "Gerar pedido".
Nesse momento, o sistema irá apresentar uma tela contendo informações do cabeçalho do pedido de compra a ser gerado. Vale lembrar que qualquer uma das informações pode ser alterada.
Nota: quando a grade "Moeda" estiver preenchida com moedas estrangeiras, no ato da geração do pedido só será aceito o Tipo de Operação - TOP de moeda (aba Geral, campo "Operação em Moeda").
A princípio as informações apresentadas são originadas da cotação, mas caso não estejam preenchidas, você pode inserir ou até mesmo modificar um dado já existente.
Ao confirmar as informações, o pedido de compra é gerado com a apresentação do seu número único, e com isso, a situação da cotação do produto é alterada para "Fechada".
Observação: o valor de frete apresentado no resumo de pedidos não é gerado no pedido de compra, ele é utilizado apenas para fins informativos.
Número da cotação no Pedido de Compra
Caso seja necessário realizar a rastreabilidade da cotação no pedido de compra, você pode criar um campo adicional na tabela de itens, através da tela Dicionário de Dados, tabela TGFITE.
No campo "Expressão", você pode inserir a seguinte informação:
#type.sql#
SELECT MAX(NUMCOTACAO) FROM TGFITC WHERE NUNOTACPA =
TGFITE.NUNOTA AND SEQNOTACPA = TGFITE.SEQUENCIA
Além disso, através do botão "Atributos" será apresentado o pop-up "Atributos de campo adicional", onde você deverá assinalar as marcações "Visível" e "Somente Leitura":
Dessa forma, o número da cotação será apresentado na grade de itens do pedido de compra; essa configuração serve para que o usuário tenha ciência de qual cotação gerou o item do pedido de compra.
Nota: alterações realizadas no pedido de compra não refletem na cotação que gerou o pedido, por isso, caso as informações do item gerado no pedido estejam diferentes do que está na cotação, indica-se que o pedido de compra pode ter sido editado.
Importante: a configuração descrita acima, trata da apresentação do número da cotação apenas na grade de Itens. Os pedidos gerados pelo módulo Cotação, não irão apresentar em seu Cabeçalho a numeração da cotação, pois um pedido pode corresponder à várias cotações e vice-versa.
Reabrindo uma Cotação
Caso o item gerado no pedido seja excluído, ele terá sua situação alterada para "Aprovado" na rotina de Cotação. Caso o pedido de compra seja excluído, todos os itens do pedido terão a situação modificada para Aprovado. Isso caracteriza a reabertura de uma cotação anteriormente fechada pela geração do pedido de compra.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.