Módulo: Comercial > Arquivo > Cadastros / Financeiro > Arquivos > Cadastros
Encontramos nesta tela, uma das configurações mais importantes e essenciais no sistema. É um cadastro que conduzirá as mais diversas rotinas e processos a serem executados no Sankhya Om, dentre eles Compras, Vendas e suas respectivas Devoluções, Pagamentos e Endereçamentos no WMS Recebimentos, Transferências de mercadorias entre empresas Matriz e Filial.
Na TOP, são definidos os principais passos de um lançamento, tais como, atualização ou não de estoque e/ou financeiro, cálculo de impostos, impressão de notas. Sucintamente, podemos definir o Tipo de Operação - TOP como o "coração" das atividades no sistema.
Devido ao alto grau de importância deste cadastro, recomendamos que tais configurações sejam realizadas e liberadas por pessoas que conheçam e dominem os processos da empresa em que as TOP's serão utilizadas.
Aconselhamos também, que as definições e atualizações realizadas pela TOP no ato da implantação do sistema, não sejam modificadas sem uma real necessidade e sem acompanhamento dos responsáveis pelo sistema na empresa.
Alguns campos da TOP são conceituados como históricos, ou seja, as alterações realizadas geram uma nova linha de registro no banco de dados, de modo que as configurações anteriores à esta modificação não sejam mais utilizadas; os novos lançamentos serão embasados pela nova configuração. Por exemplo, ao lançar uma nota cuja TOP não atualizava estoque, realizar uma modificação na TOP para atualizar estoque, será necessário proceder com o lançamento de uma nova nota para que as novas configurações sejam validadas.
Abaixo temos o detalhamento de cada aba, campos e botões presentes nesta tela:
Filtros de Tipo de Operação
Localizado no canto esquerdo da tela, este quadrante é utilizado para seleção da TOP desejada informando seu "Código" ou "Descrição", ou mesmo escolhendo o "Tipo de Movimento" ou "Grupo" o qual deseja visualizar os Tipos de Operação nele já incluídos.
Ao clicar sobre um Tipo de Movimento, serão apresentados à direita, apenas as TOP's cadastradas pertencentes a este Tipo de Movimento selecionado. As TOP's podem pertencer aos seguintes Tipos de Movimentos:
Devolução de compra; |
Devolução de compra; |
Devolução de requisição; |
Devolução de venda; |
Nota de compra; |
Nota de venda; |
Pedido de compra; |
Pedido de requisição; |
Pedido de venda; |
Requisição; |
Transferência; |
Pagamento; |
Financeiro; |
Movimento bancário; |
Produção; |
Recebimento; |
Entradas; |
Pedido de Armazenagem; |
NF de Depósito; |
Pedido de Devolução; |
Saídas; |
Faturamento. |
Já o Grupo, é cadastrado e utilizado para agrupamento das TOP's comuns, de modo a facilitar sua filtragem em análises, relatórios e consultas. Não existe, no sistema, um cadastro específico para os Grupos de TOP. Não existindo o grupo desejado no ato do cadastro, o próprio preenchimento desta informação (Preenchimentos e detalhes iniciais) fará com que o grupo seja criado e, consequentemente, possa ser utilizado em cadastros futuros.
Preenchimentos e detalhes iniciais
Aqui serão incluídas as primeiras informações para o cadastro de um Tipo de Operação:
No campo "Cód. Tipo Operação", preencha a numeração referente à TOP que está sendo cadastrada. Este preenchimento pode ser realizado automaticamente, ou de forma manual; esta definição é feita através do botão "Configuração da Tela", opção "Numeração", localizado no lado superior direito da tela.
A "Descrição" se refere à nomenclatura da TOP; esta informação deve ser simples e de fácil entendimento pois, juntamente com o Cód. Tipo Operação, identificará o cadastro perante todas as rotinas do sistema.
O campo "Tipo de movimento" determina qual o tipo de ação a ser realizada pela TOP. Se selecionado o Tipo de movimento nos Filtros de Tipo de Operação e, em seguida for dado início a um novo cadastro, este campo será apresentado previamente preenchido com o Tipo de movimento em questão.
No campo "Data e hora alteração" temos o registro da última alteração efetuada na TOP.
A marcação "Ativo", quando realizada, indica que a TOP está apta para utilização.
No campo "Grupo", indique a categoria à qual o Tipo de Operação pertence. Esta informação irá alimentar a seção Grupo no quadrante Filtros de Tipo de Operação.
Demais considerações
- Além das possibilidades de navegação entre os registros, de inclusão, exclusão, confirmação, cancelamento e duplicação de informações, é possível também anexar arquivos relacionados a um cadastro em específico, ou a rotina que a TOP está envolvida. Para maiores detalhes, acesse o link Anexar Arquivos.
- Quando o parâmetro "Ordenar filtros por ordem alfabética? - ORDENAFILTROS" estiver ativado, os filtros personalizados que forem sendo criados, terão seus nomes apresentados para escolha, em ordem alfabética.
- O parâmetro "Modo grade configurável na pesquisa? - CONFMODGRDPESQ", que por padrão é apresentado desativado, quando ligado, fará com que seja possível realizar a configuração de ordenação das colunas nos pop-ups de pesquisa disponíveis no sistema, ou seja, você poderá ordenar as colunas da forma que deseja porém, a primeira coluna será a coluna referente ao campo utilizado como pesquisa.
- Ao visualizar a lista de abas disponíveis desta tela através do ícone "Mostrar todas as abas" localizado na lateral esquerda, pode fazê-lo de forma ordenada alfabeticamente; este comportamento é atribuído a ativação do parâmetro "Ordenar abas por ordem alfabética? - ORDENARABAS".
Ao efetuar o lançamento de uma nota pelo Portal de Vendas, onde o CODTOPPREVENDA (Código da TOP de Pré-Venda) é igual a TOP que esta sendo utilizada no lançamento, o sistema já considerará a Nota como uma Pré-Venda, logo, seguirá as seguintes validações:
- A Nota não pode ser confirmada, somente aprovada, pois a confirmação é feita pelo Fast Service.
- A Nota nãopode ser impressa.
- Não pode ser cancelada ou excluída; a única forma de cancelar uma Pré-Venda é emitindo o Cupom Fiscal e cancelando-o pelo Fast Service.
- Depois de incluído um item, o mesmo não poderá ser alterado; para fazer qualquer modificação com relação ao mesmo, ele deverá ser excluído e lançado novamente.
- Depois de incluída a Nota com uma TOP de Pré-Venda, a TOP dessa Nota não poderá ser alterada.
Características de uma TOP de Pré-Venda:
- Tipo de movimento igual à "Venda";
- A Base numeração igual à "Manual", informada pelo usuário, não pode atualizar ou provisionar o financeiro e não poderá baixar estoque apenas reservar.
Se a TOP não respeitar os parâmetros acima, não existirá validação para barrar a inclusão da Nota.
Cadastro Simplificado
Quando o parâmetro "Usa cadastro simplificado para TOP? - USACADSIMPLTOP" estiver ligado e você for adicionar um novo registro por meio do botão "Cadastrar Tipo de Operação", o sistema te dará a opção de cadastrar as TOP's de maneira mais eficiente pelo Cadastro Simplificado, sugerindo informações básicas.
Após a escolha do modelo, você pode definir outras configurações nos próximos passos. Por fim, concluindo os passos, a TOP é lançada com os campos já padronizados.
Aba Geral
Na aba Geral, são determinados os dados globais do Tipo de Operação; são definições iniciais que servirão de base para sua utilização.
Algumas empresas, além de Pedidos de Compra e Venda, trabalham com o lançamento de "Orçamento"; esta marcação define que a TOP em questão se enquadra neste perfil.
O campo "Financeiro" determina se ocorrerão inserções na Movimentação Financeira e qual tipo de inclusão, quando a TOP for utilizada. Temos as seguintes opções:
- Despesas: Esta opção atualizará o financeiro gerando um título de despesa; normalmente empregado em TOP's de Compra.
- Receitas: Através desta opção, o financeiro será atualizado gerando uma receita, o que ocorre no uso de TOP's de Venda.
- Não atualizar: Por esta opção, não ocorrerá nenhum lançamento no financeiro. Normalmente, TOP's de pedido não atualizam o financeiro.
A marcação "A nota fica como Pendente", quando realizada, determina que o documento lançado ficará pendente no Portal, ou seja, o documento fica inconcluso até que seja dada sequência no processo. Esta marcação é habitualmente utilizada para o lançamento de pedidos pois pedidos pendentes permitem faturamento.
Observação: No Tipo de Movimento "Requisição", a marcação A nota fica como pendente estará desabilitada para uso pois, em um processo em que se trabalham com requisições de mercadorias, uma vez que estas últimas ao serem demandadas são entregues diretamente ao seu solicitante, não é necessário que o documento seja tratado como pendente.
Nota: A marcação A nota fica como pendente também fica habilitada para TOP's cujo Tipo de movimento é Produção, que reserva Matéria-Prima; se o campo "Atualização do Estoque" (aba Estoque) estiver definido como "Reservar", esta marcação também deverá ser realizada.
Se a marcação "Permitir Alteração após confirmar" estiver efetuada, documentos já confirmados poderão ser modificados. Genericamente, notas fiscais já impressas não devem ser alteradas, pois ficarão com a parte impressa diferente da informação existente no banco de dados.
Observação: Se a marcação Permitir Alteração após confirmar não estiver habilitada e no Cadastro de Usuários, aba Segurança, a marcação "Altera registros confirmados" estiver selecionada, será possível realizar alterações de documentos confirmados.
Nota: Podem ocorrer situações em que é necessário excluir algum pedido ou nota, mesmo que estes se encontrem confirmados. Para este caso, o sistema conta com os parâmetros "Permite exclusão de pedidos confirmados? - EXCLUIRPEDCONF" e "Permite exclusão de notas confirmadas? - EXCLUIRNOTACONF" que, ao serem habilitados, permitirão a exclusão de pedidos de compra e venda, bem como de notas fiscais de compra, venda, devolução de compra e devolução de venda, mesmo que você não possua acesso à alterações de pedidos e notas. Porém, sendo as notas em questão NFS-e ou NF-e, esta exclusão não será permitida.
A marcação "Salvar doc. confirmado sem perguntar", quando acionada, permite que os itens de um pedido/nota que já foi confirmada sejam editados e estas alterações salvas sem que seja solicitada a confirmação deste ato.
Um Tipo de Operação com a marcação "TOP de Cupom Fiscal" realizada (Tipo de Movimento Venda), será utilizado para emissão de Cupons Fiscais no Fast Service; somente TOP's com essa marcação assinalada poderão ser empregadas na emissão de Cupons Fiscais.
A marcação "Bonificação" trabalha em conjunto com o parâmetro "Usa Desc. Bonificação? - DESCBONIF"; com a marcação realizada e o parâmetro ativado, ao efetuar Vendas utilizando a TOP, o sistema solicitará a Liberação de Limites para o evento 23 - Bonificação, no valor total da nota. Se a marcação na TOP não estiver realizada, será solicitada liberação para o evento de Bonificação com base no somatório dos valores informados no campo Bonificação presente na Grade Itens das Centrais.
Observação: Quando a TOP é de NF-e, não é possível que o desconto de bonificação seja 100%, pois, o valor unitário não pode ser zero. Do contrário, quando a TOP não está configurada como NF-e, você pode realizar uma venda 100% bonificada, para isso, é necessário emitir uma nota separada para o produto que esteja com a marcação Bonificação ativa.
A marcação "TOP de Amostra Grátis", quando realizada, fará com que o sistema converta o CFOP para o 1.911/2.911, de forma a possibilitar a movimentação do estoque quando se tratar de operação triangular, que envolve Parceiro e Parceiro Destinatário.
A marcação "Ratear automaticamente por produto" quando acionada, fará com que tenhamos o rateio da nota para a Natureza, Centro de Resultado e Projeto (quando for o caso) informados no Cadastro dos Produtos ou Serviços, lançados na nota. Sendo que, no processo de faturamento de dois ou mais pedidos de compra cujo Tipo de Operação - TOP de destino contenha esta marcação realizada, o rateio existente será refeito automaticamente por produto, desconsiderando assim, as configurações do rateio anterior. O rateio automático por produto é feito apenas se o Centro Resultado, Projeto ou Natureza for diferente do produto na nota, ou seja, ao lançar a nota com esses campos iguais aos do produto não será efetuado o rateio.
Observação: Caso o parâmetro "Edita rateio automático por produto? - EDITRATAUT" esteja desativado, não será possível editar/excluir o rateio gerado automaticamente. Para tal procedimento de ajuste manual, habilite este parâmetro.
O campo "TOP p/ Devolução" é utilizado em TOP's do Tipo de Movimento Compra e Venda; nele, informe a TOP que será empregada automaticamente quando as notas de Compra ou Venda forem devolvidas. Este é um campo que terá sua nomenclatura modificada de acordo com o Tipo de Movimento, podendo ser:
- TOP p/ Faturamento: TOP possível de ser informada nos Tipos de Movimento de Pedido de Venda e Pedido de Compra; corresponde à TOP que será utilizada automaticamente na realização do faturamento de um destes tipos de documento.
- TOP p/ Transferência: A TOP de Transferência é utilizada no Tipo de Movimento de Produção; é uma TOP que caracteriza a transferência de etapas no processo de produção.
Observação: Caso você desejar realizar a geração de uma nota de venda com status "Enviada EPEC", utilizando a opção "Gerar nota de compra" do botão Outras Opções... localizado no Portal de Compras, é necessário que o campo TOP p/ Devolução seja preenchido com uma TOP de devolução.
Empresas que desejam trabalhar com Saldo Flex deverão configurar o campo "Atualizar Acréscimos/Decréscimos" de acordo com as opções:
- Saldo Disponível: Esta marcação atualizará o saldo do vendedor no momento de inclusão do item na Nota. É uma marcação que será utilizada geralmente com TOP's de Venda.
- Não atualizar: A TOP não atualizará o saldo disponível do vendedor, ou seja, TOP's com esta marcação não participarão do processo de Crédito Flex.
- Provisão de Acréscimo: Esta marcação gerará no Cadastro do Vendedor, uma Provisão de saldo, atualizada sempre que o vendedor negociar utilizando uma TOP com esta marcação. A "Provisão de Acréscimo" só se tornará real quando o Pedido for faturado. Geralmente esta marcação é utilizada em TOP's de Pedidos.
No campo "Informar Contrato na Nota" temos as seguintes opções:
- Opcional: Deixa gravar a nota com ou sem contrato.
- Obrigatório: Obriga a informar contrato na nota.
- Proibido: Não permite informar contrato na nota.
Nota: Para a rotina de "Locação por Peso", na "Central de Faturamento de Serviços" do MGE Serviços, é indispensável à marcação da opção "Obrigatório". Ainda não existe esta customização no Sankhya Om e, conforme informação do Software, será implementado futuramente.
A nomenclatura do campo "Exigir Pedido" será alterada de acordo com o Tipo de Movimento selecionado, observe:
Neste campo, temos as seguintes opções:
- Não exigir: Não exigirá nenhum tipo de origem, ou seja, a Nota não precisará estar vinculada a um Pedido.
- Exigir algum item: Exigirá que pelo menos um item da Nota tenha uma origem (Pedido).
- Exigir completo: Exigirá que todos os itens da Nota estejam ligados a uma origem (Pedido).
Observação: Quando houver uma TOP com a opção Exigir algum item configurada, ao tentar confirmar uma nota nas Centrais sem um item da nota de origem, a seguinte mensagem será exibida:
"O campo "Exigir Pedido" do Tipo de Operação utilizado, exige pelo menos 1 item da nota de origem.
Solução: Ajuste o respectivo campo na TOP, ou refaça o faturamento através de um pedido de origem"
Efetue a marcação "Exige Transportadora" para obrigar a especificação da transportadora nos Portais.
A marcação "Exige vendedor nos itens" é utilizada quando vários vendedores atendem uma mesma nota ou pedido, para permitir cálculo de comissão e organização dos dados. Se esta opção for selecionada, será obrigatório o preenchimento do campo "Vendedor" nos itens das notas nos Portais.
Ative a marcação "Exige executante nos itens" quando os serviços forem executados por diferentes pessoas em uma mesma nota. Se esta marcação for selecionada, será obrigatório o preenchimento do campo "Executante" nos itens das notas nos Portais. Os executantes são cadastrados na tela Vendedores/Compradores.
Habilite a marcação "Exigir Liberação antes da Confirmação" quando a liberação for por alçada (parâmetro "Usa liberação por alçada - USALIBLIM") estiver ativa. Ela afeta a confirmação de notas nas centrais, que só serão confirmadas se possuírem uma liberação registrada para tal. Ao tentar confirmar uma nota com este parâmetro ligado, a tela de "Solicitação de Liberação de Limites" será aberta para que a nota seja liberada com o evento 18 - Confirmação da Nota. Ao faturar um pedido no qual a TOP de Destino exija liberação, não importando qual a opção chamada, a Nota de Destino será gerada não confirmada.
Observação: Nas Centrais de Notas, ao realizar a confirmação de uma nota que contenha esta marcação selecionada, será enviada uma notificação de liberação desta por e-mail utilizando a Conta de SMTP inserida nas Preferências da Empresa, aba Propriedades, campo "Conta SMTP". Por outro lado, caso a empresa não possua uma conta configurada, o envio será realizado buscando as configurações da tela Servidor SMTP.
A marcação "Validar Média de Negociações Mensais" é ativada quando desejar validar as médias de negociações mensais, que consiste em pegar o valor total do mês corrente e verificar se é maior que a média mensal dos últimos meses. A quantidade de meses para análise é informada no parâmetro "Qtd de meses p/ validação da média de negociação - QTDMESMEDNEGOC". A média considera apenas meses com movimentação. A variação ou aumento permitido sobre a média, é definido no parâmetro "Percentual de aumento p/ média de negociação - PERAUMMEDNEGOC".
Nota: O objetivo desta validação é evitar que um cliente aumente as suas compras de uma maneira abrupta, visto que isso poderá comprometer a sua capacidade de pagamento.
A marcação "Exigir liberação com análise dos itens antes da confirmação" estará visível apenas para TOPS de Pedido de Compra, Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição e Transferência. Além disso, a TOP não pode: Atualizar Financeiro, Calcular Impostos, Atualizar Custo, Atualizar Estoque e Atualizar Bens. Esta marcação está ligada ao Evento 41 - Confirmação de Nota com análise dos itens, que tem por objetivo impedir que as pessoas que utilizem o sistema, confirmem requisições ou transferências sem que o gerente avalie os produtos solicitados. A nota que já foi liberada não poderá ser alterada de forma alguma, mesmo que você possua a marcação "Altera registros confirmados" no Controle de Acessos. Caso tente alterar ou excluir, o sistema emitirá a mensagem:
"Pedido/Nota com Liberação por Análise dos Itens não pode ser Alterada ou Excluída".
Quando você efetuar a marcação "Sempre exigir Liberação", fará com que, ao "Confirmar" um Pedido ou Nota, o sistema apresente a tela de Solicitação de Liberação para este evento (evento 44 - Liberação exigida pela TOP). Esta opção fica disponível apenas para as TOP's de Venda, Pedido de Venda, Compra, Pedido de Compra, Devolução de Compra e Venda, Transferência, Pedido de Requisição e Requisição.
No MGE, se o parâmetro "Usar Autorização por Digital? - AUTDIGITAL", estiver habilitado e se a marcação "Autorização por Digital" na aba Geral da TOP de Requisição estiver efetuada, será exigida a autenticação da impressão digital do funcionário, para confirmação da nota e retirada do material solicitado.
As digitais dos funcionários são capturadas pela aba "Digitais" do Cadastro do Funcionário, onde define-se também se o funcionário poderá ou não requisitar materiais.
Observação: No Sankhya Om esta funcionalidade ainda não foi implementada. Para informar é apresentada a mensagem:
"Funcionalidade de Autorização por Digital não implementada".
Quando as configurações exigirem esta funcionalidade, o Sankhya Om te avisará que não poderá confirmar a rotina, somente no MGE.
Empresas que trabalham com Comércio Exterior (Importação) e precisam emitir NF-e, devem estar atentas à marcação "Digitar informações sobre Importação". Quando efetuada, será habilitada no botão "Outras Opções...", na Grade de Itens da Central, a marcação "Declaração de Importação e Adições". Esta marcação estará habilitada apenas nos Tipos de Operação do Tipo de Movimento "Pedido de Compra" ou "Compra".
Observação: Estas informações não são automatizadas, logo, você deverá digitá-las para que a NF-e seja gerada com os dados da importação. Verifique maiores detalhes na Central de Ajuda dos Portais.
Importante: É relevante mencionar que a marcação Digitar informações sobre Importação refere-se também às notas de nacionalização. Verifique maiores informações sobre esse contexto acessando a Central de Compras | Grade Itens > Botão Outras opções, opção Declaração de Importação e Adições.
A marcação "Exige Conferência de Impostos" estará habilitada somente se o Tipo de movimento da TOP for de Compra. Uma vez realizada, ao solicitar a confirmação da nota, o sistema verificará se houve a conferência e, caso não tenha, emitirá a mensagem:
"Esta Nota exige conferência de Impostos pela TOP, mas eles não foram digitados ou a conferência não está Ok.".
Nota: Esta rotina de Exigir Conferência de Impostos afetará apenas o MGE. Este comportamento não se repetirá no Sankhya Om.
Observação: Quando a TOP estiver com a marcação Exige Conferência de Impostos realizada, ao confirmar o Cabeçalho da Nota no Portal de Compras, a aba "Impostos" ficará invisível. Ainda não implementado.
Quando a marcação "Nunca incluir Confirmada" for realizada, fará com que a TOP não permita incluir a Nota Confirmada, mesmo quando você utilizar a opção "Faturar Direto" ou qualquer opção que inclua a Nota já Confirmada.
Nota: Se a marcação não for habilitada, os faturamentos de pedidos de vendas, faturamento de contratos, faturamento de parcelas adicionais e o faturamento de pedidos/OS irão gerar notas já confirmadas.
Observação: Mesmo que a marcação esteja desabilitada, solicitando assim a geração de notas já confirmadas, se o faturamento ocorrer pela opção "Faturamento/faturar" da Central ou o faturamento for de Devoluções de Vendas, as notas não serão geradas já confirmadas.
Quando a marcação "Copiar liberações quando faturando individualmente" for realizada na TOP utilizada para Faturamento, levará a Liberação da origem para a Nota Faturada. Quando a TOP utilizada para Faturamento estiver com esta marcação desabilitada, o sistema pedirá nova liberação na Nota Confirmada. Por padrão, essa marcação será apresentada assinalada. Caso haja alterações na nota, será efetuada uma nova liberação de limites.
Nota: As marcações Nunca incluir Confirmada e Copiar liberações quando faturando individualmente, visam atender à certas regras de negócios, que exigem que o gestor sempre faça a liberação das operações, mesmo que esta liberação seja repetição de uma liberação anterior, como por exemplo, de um Pedido para Nota.
Importante: Caso o parâmetro "Agrupar prod. repetido em qualquer faturamento? - AGRUPFATSEMP" esteja ativado e esteja sendo utilizada uma TOP cuja marcação Copiar liberações quando faturando individualmente esteja realizada, ao proceder com um faturamento, o sistema não copia as liberações de limite referentes aos itens do pedido/nota (esta cópia não é feita, pois a tabela pertinente aos itens (TGFITE) irá sofrer modificações; serão copiadas as liberações correspondentes ao cabeçalho do documento.
Observação: Ao efetuar a marcação Copiar liberações quando faturando individualmente, se na importação do XML da nota houverem pedidos vinculados a este que já foram liberados, não será solicitado uma nova liberação.
Nota: No Portal de importação ou na Central, mesmo com a marcação Copiar liberações quando faturando individualmente assinalada, o Evento 18 - Confirmação da Nota não será copiado.
No processo de Bonificação, ao selecionar um período, o sistema buscará apenas os Pedidos de Venda confirmados, cuja TOP esteja com a marcação "Gera Bonificação/Premiação" realizada, e aplicará as regras contidas nas Bonificações vigentes e que não estejam vencidas. Ela só estará disponível para habilitar, se o parâmetro "Utiliza bonificação e premiação. - UTILBONIFPREMI" estiver ligado.
Quando realizada a marcação "Permitir Data Retroativa no Faturamento" será possível realizar o faturamento de pedidos com data anterior à atual.
Observação: No campo "Data Ent./Saída" do pop-up "Faturar", podemos definir uma data retroativa caso o pedido seja de compra e a marcação acima encontre-se efetuada.
Selecione no campo "Modelo p/geração de EDI na confirmação" o layout que será utilizado para geração dos arquivos. Você pode informar o sintético ou analítico, mas é importante salientar que para o código do modelo informado, você deverá configurar o Arquivo de Destino.
Em caso de pedidos de compra, o sistema realiza uma validação no momento de faturamento, por exemplo, se o lançamento utiliza TOP de pedido de compra que não contenha a marcação "Validar tabela de Compra por CR?", ao faturar este pedido com uma TOP de nota de compra que contenha a referida marcação, a seguinte mensagem será apresentada:
"Conflito de configuração! Para faturamento da nota XXXX com a TOP XXXXX, deve ser utilizada a marcação ‘Validar tabela de Compra por CR.".
Nota: Depende da marcação "Usa Tabela p/ compra por CR?" (Cadastro de Parceiros) para fazer com que o sistema utilize as tabelas de preços relacionadas ao CR especificado.
Ao efetuar a marcação "Integra Evento", a TOP estará preparada para lançamento de notas de venda de álbuns de fotos. Veja o Manual de Implantação e Utilização do Álbum de Fotos, clicando no link.
Ao realizar o faturamento de um pedido que tenha corte e a marcação "Deixar pedido como NÃO pendente quando faturar com corte" realizada, fará com que o pedido fique como não pendente.
Observação: A marcação acima deve ser utilizada em cenários em que ocorrem reserva de estoque, assim, mesmo que ocorra corte, o pedido ficará como não pendente independente da configuração da marcação "A nota fica como pendente" presente na aba Geral.
Quando você habilitar a marcação "Desconsiderar TOP na geração da ADRC-ST no R1400?", os itens das notas fiscais emitidas não serão abordados na geração do arquivo da TOP utilizada.
No campo "Local padrão para importar XML", insira o local que será importado para o XML quando a empresa utilizar restrições de locais por TOP. Para isso, o sistema segue uma hierarquia para validação, ou seja, na ordem que será apresentada a seguir, caso um campo não estiver preenchido ou os parâmetros habilitados, o sistema verificará o seguinte e assim sucessivamente, assim temos:
1 - Campo "Local Padrão" aba Impostos/Informações por Empresa da tela Cadastro de Produtos;
2 - Campo "Local Padrão" localizado em Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço;
3 - Parâmetro "Repete último local digitado? - REPETELOCALANT";
4 - Cadastro de Parceiros, aba Informações, campo "Local Padrão para Produtos";
5 - Campo Local padrão para importar XML localizado nesta tela;
6 - Por fim, a verificação do parâmetro "Local Padrão para Pedidos e Notas - LOCALPADRAO".
Assim, você poderá gerar o XML depois de preencher o campo Local padrão para importar XML com um local diferente daquele a ser configurado no parâmetro Local Padrão para Pedidos e Notas - LOCALPADRAO.
Se você efetuar a marcação "Sugerir local padrão do parceiro?" fará a sugestão do local padrão para cada empresa na inclusão dos itens nos portais. Saiba mais detalhes acessando o link Sugestão de Local por Empresa.
A marcação "Gravar histórico de alterações do pedido" gravará as alterações dos itens que forem efetuadas mediante o faturamento parcial do pedido de compra\venda. Utilize esta marcação juntamente com a marcação Permite alterar itens após faturar parcialmente. Esta marcação deverá estar realizada para que a opção de "Histórico do Pedido", esteja habilitada na Central - Compras | Vendas.
Observação: Depois de configurada a TOP, será possível acessar a opção de Histórico do Pedido em dois lugares:
- Central - Compras | Vendas | Mov. Internas >> Outras Opções do Pedido > Histórico do Pedido.
- Central - Compras | Vendas | Mov. Internas >> Outras Opções do Item > Histórico do Pedido.
O histórico dos itens do Pedido só será gravado a partir da Confirmação do Pedido. A partir da confirmação, se houver inclusão, alteração ou exclusão dos itens, estes serão gravados no histórico.
Nota: Ao incluir no Pedido de Venda, totalmente faturado, um Produto/Serviço, o sistema emitirá a mensagem:
"Pedido totalmente faturado. Não é permitido inserir itens."
Importante: Na aba Estoque, o campo "Aceitar Produto Repetido" deverá estar configurado igual a "Sim".
No campo "Caminho para geração de EDI na confirmação" informe o nome do caminho que será utilizado na geração do EDI entre aspas simples.
Exemplo: D:\Documentos.
Também é possível salvar o arquivo de EDI gerado no Repositório de Arquivos; para isto, basta criar a pasta na tela Repositório de Arquivos e informar o caminho do repositório na opção "Caminho" para geração de EDI na confirmação da TOP selecionada.
Exemplo: REPO://Notas.
Além disso, o caminho informado neste campo deve estar no servidor Sankhya Om, não podendo ser utilizados mapeamentos ou pastas compartilhadas na rede. Lembrando que existe diferenciação do caminho informado, caso o servidor seja "Linux" ou "Windows"; por exemplo "/home/edi" para o primeiro caso, e "C:\Temp" para o segundo.
Observação: Na montagem do EDI, no filtro, será necessário informar [NUNOTA], exatamente desta forma, para que o sistema leia como chave.
Ex.: ( :NUNOTA: = ([NUNOTA])).
O campo "Integ. Série ao Contrato" tem as seguintes opções: Não atualizar, Entrada, Baixa. Este campo é histórico e estará habilitado para os seguintes Tipos de movimentos: Pedido de Venda, Pedido de Compra, Venda, Compra, Devolução de Venda, Devolução de Compra, Transferência, Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição.
A marcação "Atualiza Contabilidade" serve pra indicar que a TOP será utilizada para contabilizar movimentos ou não.
Importante: A Contabilização da TOP é feita no Sankhya Om através da tela TOP Contabilização. Nesta tela é possível criar as linhas de crédito e débito para contabilização dos movimentos.
Informe no campo "Descrição do e-mail" os dizeres que você deseja que seja enviado no e-mail, ou seja, sua descrição do assunto e do anexo. A descrição aqui informada, é utilizada considerando todos os tipos de documento presentes no sistema (pedido de compra, devolução de venda, requisição). Este campo estará habilitado para uso, desde que os parâmetros de chave "Usar descrição da TOP p/assunto de Ped/Nota? - EMAILASSUNTTOP" e "Utilizar o tipo de movimento no assunto do e-mail - USATIPMOVEMAIL" estejam desabilitados.
Ao gerar o XML da nota, caso a soma dos produtos da nota de retorno apresente um valor diferente do valor do financeiro; o campo "Considerar o valor da remessa, no retorno de industrialização como" será utilizado para determinar o que será feito nessa situação, dentre as seguintes opções:
- Considerar como Desconto e Sem Pagamento (tipo de pagamento = 90);
- Considerar apenas como Desconto.
Importante: Esta opção terá funcionalidade somente quando o item da nota for lançado com os seguintes CFOP's:
- 5.902/6.902 - Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda;
- 5.903/6.903 - Retorno de mercadoria recebida p/ industrialização e não aplicada no referido processo;
- 5.925/6.925 - Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente.
Para que, ao processar um CT-e o mesmo tenha seu PIS/COFINS calculado de forma proporcionalizada de acordo com as notas as quais ele está lidado, você deverá habilitar a marcação "Calcula PIS/COFINS por percentual das notas".
Observação: Será verificado se os financeiros informados possuem notas com CST e/ou Alíquotas diferentes; caso haja, o processo será interrompido e exibida a seguinte mensagem:
"O processo não pode ser executado, pois foi encontrado o cálculo do PIS e COFINS com alíquotas e/ou CST diferentes".
Quando a marcação "Considerar NFe relacionada como cancelada no EFD Contribuições" for habilitada, ao gerar o EFD Contribuições PIS/COFINS, o sistema irá identificar a NFe de venda vinculada ao retorno e gerar a venda com tratativa cancelada conforme orientação do manual, desde que, ambas as notas estejam dentro do mesmo período. Porém, caso estejam em períodos diferentes, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Existem notas fiscais de retorno/devolução com nota referenciada de outro período. Esses são os números únicos das notas: xx,yyy, zzzz"
Observação: esta marcação relaciona-se com o parâmetro "Gerar reg. sem créd. PIS/COFINS no EFD Out. Entr. - OENSEMCREDEFDCT" quando uma nota fiscal de devolução com CST de PIS e COFINS 98 e/ou 99 for emitida por meio do botão "Gerar". Assim, confira o comportamento do sistema quando a marcação ou o parâmetro acima estiverem ligado ou desligado:
Ligado | Parâmetro OENSEMCREDEFDCT |
Ligado | Marcação Considerar NFe relacionada como cancelada no EFD Contribuições |
Na condição acima, o sistema irá gerar o arquivo considerando a nota fiscal de venda referenciada ao retorno com tratativa cancelada no EFD - Contribuições PIS/COFINS, gerando somente o registro C100 e a nota de devolução no arquivo.
Ligado | Parâmetro OENSEMCREDEFDCT |
Desligado | Marcação Considerar NFe relacionada como cancelada no EFD Contribuições |
Desse modo, o sistema não irá realizar a geração da nota referenciada como cancelada, além de não gerar a nota fiscal de devolução, pois a CST é 98 e/ou 99.
Ligado | Parâmetro OENSEMCREDEFDCT |
Desligado | Marcação Considerar NFe relacionada como cancelada no EFD Contribuições |
Nessa situação, ao realizar a emissão uma nota fiscal de devolução com CST de PIS e COFINS 98 e/ou 99 no mesmo período de venda e valores de PIS e COFINS de devolução zerados, ao executar a geração do EFD - Contribuições PIS/COFINS por meio do botão Gerar, o sistema não irá gerar a nota referenciada como cancelada, além de que, também não irá gerar a nota fiscal de devolução, pois os valores de PIS e COFINS estão zerados.
Seção Preço/custo
Por meio do campo "Precifica" defina pela atualização ou não dos custos e preço de venda dos produtos, ao realizar a confirmação de uma nota de compra. As opções são:
- Não atualizar custo nem preço de venda: Por esta opção, custo e preço não serão atualizados.
- Atualizar custo e preço de venda: Tanto custo, quanto preço de venda serão atualizados na confirmação da nota de compra.
Importante: O parâmetro "Data de entrada para Data de Vigor da tab.de Preço - DTPDTVIGOR" permite definir a data utilizada como data de Vigor da tabela de preço dentre as datas de Negociação, Entrada/Saída, Movimentação, Faturamento ou Digitação. Dessa forma, a data apresentada no cabeçalho da nota será determinada de acordo com a definição desse parâmetro. Lembrando que, essa escolha impacta nas rotinas de cálculo de preço e custo, podendo ser executada ao confirmar uma nota, incluir ou alterar um item na mesma.
- Atualizar somente custo: Apenas o custo será atualizado ao confirmar-se a nota de compra.
- Atualizar custo pelo agendador: Esta opção será utilizada para realização do cálculo de custos do produto apenas na rotina Agendador de Recálculo de Custos.
Nota: Para operações de Devolução de Venda e Requisição, o custo aplicado será sempre aquele em vigor na data do(s) lançamento(s) dessas operações.
Ao selecionar a opção Atualiza custo e preço de venda do campo acima, a marcação "Ignora MP no preço de venda do PA" será exibida e ao habilitá-la, o cálculo do preço de venda não irá considerar os percentuais de lucro do campo "% Margem de Lucro" do Cadastro de Produtos. Sendo que, para que o sistema se comporte de acordo com a marcação, realize as seguintes configurações nos produtos que serão utilizados na operação:
- Inclua os produtos na tela Tabela de Preços com seus respectivos preços, uma vez que, esses produtos serão exceções;
- Na tela Atualização de custo, preencha o campo "Custo de Reposição";
- Na aba Formação de Custo / Preço da tela Cadastro de Produtos, complete os campos "% Margem de Lucro" e "Fórmula de Custo/preço".
Observação: O sistema dispõe de duas possibilidades nativas de fórmulas de custo/preço, a fórmula interna, que não poderá ser alterada e é utilizada quando o produto não tem fórmula; e a fórmula padrão, que é disponibilizada na tela Fórmulas de Custo/Preço e pode ser consultada e editada conforme sua necessidade.
O campo "Tipo complemento custo" só será exibido quando o "Tipo de movimento" for igual à "C-Compra" e o campo Precifica estiver com a opção "Atualiza somente custo" selecionada. Nesse campo, temos as seguintes opções:
- Negativo;
- Positivo;
- Não se aplica.
Observação: Se o campo Tipo complemento custo for marcado com as opções Positivo ou Negativo e a TOP estiver configurada para atualizar estoque ou estoque MP, será exibida a mensagem abaixo:
"O campo "Tipo de Complemento de Custo" não pode ser diferente de "Não se aplica" em operações que atualizam Estoque/Estoque MP."
Nota: Na Central de Compras, no momento em que você salvar um item na nota (no caso em que o campo Tipo complemento custo estiver configurado), será exibida a mensagem abaixo:
"Para nota de complemento de custo a quantidade deve ser igual a '1' e o valor do ajuste deve ser informado em 'Valor Total'.
Importante: O campo Tipo complemento custo viabiliza recursos de maneira nativa e automatizada, que fornecerá segurança e rastreabilidade para todos os seus clientes. Outros ajustes que podem surgir como consequência desses lançamentos, como na Contabilidade e Apuração de Impostos, precisam ser realizados utilizando-se das funcionalidades já disponíveis na solução ou por meio de ajustes manuais.
Sendo assim, com a configuração do campo que mencionamos acima, será possível lançar uma nota de complemento de custos na Central de Compras que atualize apenas custos fiscais para maior ou menor, sem que essa nota atualize o saldo de estoque.
Caso a TOP esteja com a marcação "Recalcular preço prod. ao faturar" assinalada, ao faturar um pedido, o sistema buscará o último preço do produto em vigor; se desmarcada, será utilizado o preço aplicado no pedido faturado.
Defina no campo "Usar como Preço" qual o valor a ser atribuído aos itens lançados na central; o preço utilizado para o produto, dentre as seguintes opções:
- Valor Líquido da origem;
- Último Custo Médio Gerencial;
- Preço em Moeda;
- Último Custo Médio Sem ICMS;
- Último Custo de Entrada Com ICMS;
- Último Custo Variável;
- Último Custo Gerencial;
- Último Custo de Reposição;
- Preço de Venda;
- Nenhum;
- Último Custo Médio Com ICMS;
- Último Custo de Entrada Sem ICMS;
- Média das notas de origem.
As opções Último Custo Gerencial, Último Custo Médio Sem ICMS e Último Custo de Entrada Sem ICMSpodem ser utilizadas para emissão de notas fiscais utilizadas para baixa de produtos do estoque utilizados como consumo interno da empresa, ou seja, que não serão faturados aos clientes.
Nota: Com o parâmetro "Usar preço da TOP na opção Carrinho de Compras - PRECOTOP" habilitado, ao inserir um produto na Nota ou Pedido, o sistema trará o Preço Unitário de acordo com a definição deste campo. Isto tanto para o Carrinho de Compras na Consulta de Produtos, quanto para a inclusão de itens no Portal de Vendas também pela Consulta de Produtos.
Observação: Utilizando a opção Preço em Moeda, caso não seja definida uma tabela de preço para o parceiro (Cadastro do Parceiro, aba Crédito, campo "Tabela de Preço"); será utilizada a tabela de preço "0"(zero) como padrão na TOP configurada.
Processo específico envolvendo o campo "Usar como Preço": |
As opções Valor Líquido da origem e Médias das notas de origem pertencem a um processo específico. A opção Valor líquido da origem deverá ser utilizada nas TOP's de Remessa onde a "Nota de Remessa" será gerada com o valor líquido da origem. A opção Média das notas de origem deverá ser utilizada para as TOP's de Retorno, para que o valor dos produtos sejam a média das diferentes notas referenciadas como origem. A opção Médias das notas de origem poderá ser empregada apenas para Devoluções de Compra ou Devoluções de Venda. Para o bom funcionamento dessas opções, todos os itens da nota devem estar ligados a uma origem.
Nota: Nos casos em que a geração de notas de remessa é feita automaticamente, onde na TOP de origem definiu o campo em questão (Usar como Preço) com a opção Valor líquido da origem, será efetuado para obtenção do valor líquido na nota de destino, o seguinte cálculo:
(VlrProduto + IPI + ST – Desconto / Qtde)
Tendo a nota de origem algum desconto, este não será considerado na nota de destino, ou seja, o valor deste desconto será igual a zero.
A marcação "Permite destinação de Verba do tipo de Rebaixa de Custo" é exclusivamente utilizada para configuração da rebaixa gerencial de custos a partir de verbas de fornecedores. A rebaixa de custos a partir de verbas impacta apenas no custo gerencial.
Observação: A marcação acima somente estará disponível nas TOPs de compra.
Nota: Caso a marcação acima esteja realizada, quando você salvar a alteração, o sistema fará as seguintes validações:
- Se o campo "Precifica" está definido como "Atualiza somente custo";
- Se o campo "Atualização de Estoque" está como "Nenhuma";
- Se o campo "Atualização do Livro de ICMS" está configurado como "Não atualiza";
- Se o campo "Tipo Complemento Custo " está definido como "Negativo";
- Se o "Tipo de Emissão" está como "Complementar";
- E, por fim, se o campo "NF-e" está definido como "Convencional (não usa NF-e)".
Seção apoio a Decisão
As gerências do Sankhya Om consideram as marcações de apoio à decisão na TOP. Se as TOP's estiverem marcando "Nada", as movimentações feitas com esta TOP não aparecerão nas gerências, por exemplo, as TOP's de Pedido, não representam ainda uma compra ou uma venda efetiva e por isto não têm impacto na empresa para análise da gerência.
- Identificador de Devolução: Se a movimentação for uma devolução, escolha esta opção.
- Tipo para análise: Nada, Compra ou Venda.
- Tipo para análise MP: Da mesma forma que o tipo, mas considerando as matérias-primas.
Nota: Ao configurar os campos Tipo para análise ou Tipo para análise de MP, as colunas "Qtd. Neg.", "Peso Bruto" e "Peso Líquido" da tela Gerência de Parceiros, aba Produtos serão atualizadas.
Observação:Quando a nota for de complemento, para que o sistema não realize o preenchimento do campo "Qtd.Neg" localizado na aba Negociações Mensais da tela de Gerência de Produtos, você deverá configurar na seção Apoio a Decisão, o campo Identificador de Devolução com a opção "Não", e selecionar nos campos Tipo para análise e Tipo para análise MP a opção "Nada". Além disso, sugere-se que no campo "Grupo" do Painel Principal, seja informado um grupo diferente dos demais já configurados para a nota complementar.
Seção Análise de Giro
Nesta seção, temos os seguintes campos:
Defina no campo "Atualizar Última Compra" a forma de atualização da última compra. Podendo ser "Dt.Movimento", "Dt. Entrada", "Dt.Negociação" ou "Não Atualizar".
Escolha no campo "Atualizar Última Venda" a forma de atualização da última venda. Podendo ser "Dt.Faturamento", Dt. Entrada, Dt.Negociação ou Não Atualizar.
O campo "Análise de Giro" define se as movimentações realizadas com esta TOP, deverão ser consideradas na análise de giro, e qual sinal será aplicado à estas movimentações. O campo apresenta as seguintes opções:
- Desconsiderar: Aponta que esta TOP não participará da composição do Giro. Deve ser escolhida para operações de Compras, Pedidos e outras movimentações que não representam giro de mercadorias;
- Devolução de Venda (Entrada): Aponta que os movimentos desta TOP serão subtraídos no cálculo do giro. Comumente aplicável às movimentações de Devoluções de Vendas. É importante ressaltar que compras não devem ser consideradas como "Entradas" na Análise de Giro, uma vez que Giro é um conceito relacionado às vendas e suas devoluções;
- Venda (Saída): Esta opção deve ser selecionada nas TOP's que representam saídas operacionais de estoque, como em Vendas e Bonificações.
Observação: Os três últimos campos mencionados, influenciam diretamente na geração da Matriz de Análise de Giro.
Seção Certificação de Sementes
As opções "Pode Transformar Entradas" e "Pode fixar Preço" servem para o Módulo de Certificação de Sementes. O Sankhya Om faz integração com este módulo e não existe ainda a implementação deste.
A marcação "Pode Transformar Entradas" é destinada à marcação da TOP, para transformar a NF de Transporte, em Entrada de Safra.
A marcação "Pode fixar Preço" informa que a TOP destina-se à Fixação de Preço.
O campo "Digitar % Pureza e % Germinação" deve estar habilitado para que, nos itens dos Portais, apareça os campos "% Pureza" e "% Germinação".
Seção Geração de Nota de Remessa na Confirmação
Estas marcações serão utilizadas para gerar movimentações conjuntas onde a "Confirmação" de uma Venda ou Compra e gerará a Nota de Remessa. Para isto:
A TOP de Venda ou Compra deve ter este quadro preenchido com a TOP de Remessa e então, na Confirmação da Nota, será gerada a Nota de Remessa. Se a marcação "Gerar se parc. destinatário preenchido" estiver realizada, a remessa será gerada apenas se na nota de venda ou de compra estiver informado o "Parceiro Destinatário". E então, este será usado como Parceiro da Nota de Remessa.
Nota: Não é permitido "Cancelar" diretamente a Nota de Remessa. Você deve cancelar a Nota de Venda ou Compra (Nota Principal) que gerou a Remessa e, então, serão canceladas as duas notas: a Nota Principal e também a de Remessa. As Notas de Remessa serão identificadas pelo campo "Número Remessa" (NUREM) preenchido no Cabeçalho da Nota (TGFCAB). A Nota Principal, que é a que poderá ser excluída, é reconhecida pela TOP que tem a marcação Gerar se parc. destinatário preenchido efetuada.
Observação: o processo de geração da nota de remessa utiliza o processo de faturamento de notas, que sempre realiza o registro na tabela TGFVAR, sem possibilidade de omitir essa inserção. Após a geração da nota de remessa, o processo atualiza a coluna TGFCAB.NUREM na nota de origem com a nova nota gerada.
Efetuando a marcação "Ignorar Observação da Nota de Origem" no Tipo de Operação Origem, fará com que seja desconsiderada a Observação da Origem na Nota Remessa de Destino. Desta forma, realizada a marcação, além das configurações de geração de nota de remessa, ao ser gerada a nota na Central com essa TOP, será gerada uma nota de remessa sem a Observação da Origem.
|
Regras - Nota de Remessa na Confirmação |
Em relação ao procedimento de geração de nota de remessa na confirmação, o sistema segue algumas regras. A saber:
1. Regras sobre a Série:
- Primeira situação: A empresa não utiliza Modelo de Notas para Gerar Remessa e trabalha com Série da Nota. É uma situação em que o sistema não está preparado, ou seja, buscar a série automaticamente. Neste caso, a empresa não poderia trabalhar com série e o resultado será a não geração da remessa.
- Segunda Situação: A empresa utiliza Modelo de Notas e Série. Se no Modelo for informada a série, esta será utilizada. Se não houver, o sistema cai na primeira situação, e apresenta a seguinte mensagem:
Não foram geradas notas de remessa.
A nota de venda foi confirmada, porém não foi possível gerar a nota de remessa.
Motivo:
Numeração não configurada.
Top: XXX
Empresa: Y
Série:
CodModDoc = 0 ou 55
Verifique no Cadastro de Tipo de Operação/Impressão/Controle de Numeração.
2. Regras sobre outros campos:
- O sistema busca alguns campos através do Modelo para gerar a remessa. São eles: Empresa, Empresa da Negociação, Natureza, Centro de Resultado, Projeto, Tipo de Negociação.
- Em relação ao IPI, o sistema carregará na nota de remessa, as informações do IPI definidas na TOP da Nota de Remessa, apenas se a marcação "Tem IPI" não estiver realizada. Caso esteja marcada, o sistema carregará para a nota de remessa as informações do IPI que estiverem determinadas no Cadastro de Produtos, Preferências da Empresa e Alíquota de IPI, seguindo a hierarquia do sistema em relação ao CST IPI.
3. Regra sobre a Empresa e Empresa de Negociação:
- Na geração da remessa, caso o parâmetro "Usar empresa de origem para remessa? - USAEMPORIGREM" esteja ativado, o sistema buscará a Empresa e Empresa da Negociação através da Nota de Origem. Caso esteja desligado, será feita a busca pelas Empresa e Empresa da Negociação através do Modelo de Notas.
Seção Conf. do evento 68 (Variação do valor unitário entre origem e destino)
Nos Tipos de Operação de Pedido de Venda, Venda e Devolução de Venda são apresentados os seguintes campos:
Efetuando a marcação "Validar variações do vlr. unit. orig./dest.", define-se que no momento da confirmação de um item de uma nota de venda, havendo variação entre o valor unitário do pedido e o valor unitário da nota de destino, o sistema irá se comportar de acordo com as configurações dos campos a seguir:
Determine no campo "Validar diferença para" qual será a validação quanto a diferença entre os valores unitários:
- Maior: Por esta opção, ao faturar um pedido com produto de determinado valor e a variação deste valor for maior que a alçada liberada para o usuário logado, o sistema irá solicitar a liberação do evento 68 - Variação do vlr. unit. orig./dest.. Se a variação não ultrapassar a alçada do usuário logado, o sistema não apresentará nenhuma solicitação referente a esse evento.
- Menor: Definindo por esta opção, independente da variação do valor do produto ser menor que a alçada cadastrada para o usuário, não será solicitada liberação para o evento 68.
- Ambos: Através desta opção, ao alterar o valor unitário do produto entre o documento de origem e o de destino, e a variação for menor ou maior que a alçada definida para o usuário logado, o sistema solicitará liberação do evento 68.
Quando existir variação entre o valor unitário do documento de origem e o valor unitário destino, se essa variação ultrapassar a tolerância informada no campo "% Tolerância na variação do Vlr. unitário" e, dependendo da configuração do campo Validar diferença para, o sistema solicitará liberação de limites para o evento 68 - Variação do vlr. unit. orig./dest..
Estes três últimos campos, se utilizados, na confirmação de um item em um pedido, nota ou devolução de venda, irão acionar a liberação de limites por alçada (68 - Variação do vlr. unit. orig./dest.), ou seja, será necessário um liberador para o evento mencionado.
O campo "Valor para validar o evento 68" possui as seguintes opções:
- Valor do produto: Escolhendo essa opção, o sistema continuará realizando a validação do valor do produto.
- Valor líquido do produto: Caso você escolha essa opção, o sistema irá realizar a validação do evento utilizando o valor líquido (menos o desconto).
Observação: A validação acima irá impactar a tela Portal de importação de XML ao processar o arquivo e na Central de Compras ao confirmar a nota.
Seção Validação de cadastro do parceiro
Caso a marcação "Valida situação cadastro na SEFAZ?" seja realizada, fará com que, ao ser utilizada a TOP em questão, o sistema valide a situação cadastral do parceiro junto a SEFAZ. O WebService utilizado neste serviço é de responsabilidade da SEFAZ e existe a possibilidade que estas informações estejam desatualizadas.
Ao realizar a marcação "Valida situação cadastro na ReceitaWS?", fará com que, ao utilizar a TOP em questão, o sistema valide a situação cadastral do parceiro junto à Receita Federal (Receita WS). O WebService utilizado neste serviço é de responsabilidade da ReceitaWS e existe a possibilidade que estas informações estejam desatualizadas.
Importante: Tratando de parceiros que sejam pessoa física, essa marcação não possui funcionalidade. Para os parceiros que forem pessoa jurídica, a validação ocorrerá somente com o acionamento da marcação.
Seção Telecom
Esta seção será exibida se o parâmetro "Empresa de Telecom? - TELECOM" estiver ligado.
As marcações "Exportação para GRS" e "Exportação para tesouraria" serão utilizadas para o Módulo de Integração (Módulo do MGE ainda não implementado no Sankhya Om).
Aba Livro Fiscal
No campo "Atualização de Livro de ICMS" são exibidas as seguintes opções:
- Não atualiza: As operações que utilizam esta TOP não atualizam o Módulo de Livros Fiscais.
- Livro de entrada: As operações que utilizam esta TOP atualizam o Módulo de Livros Fiscais, com movimento de entrada.
- Livro de saída: As operações que utilizam esta TOP atualizam o Módulo de Livros Fiscais, com movimento de saída.
- Ambos: As operações que utilizam esta TOP atualizam o Módulo de Livros Fiscais, com movimentos de entrada e saída. Pode ser utilizado para transferências. Tratando-se de uma TOP de Venda por exemplo, o sistema emitirá a mensagem:
"Somente Transferência pode atualizar Livro de Entrada e de Saída ao mesmo tempo."
Temos no campo "Atualização Livro ISS" as seguintes opções:
- Não Atualiza: Usada para operações que não movimentam serviços;
- Prestações: Utilizada para operações que movimentam serviços prestados;
- Aquisições: Usada para operações que movimentam serviços tomados;
Observação: Ao lançar uma nota para uma empresa optante pelo Simples, se o parceiro Retém ISS, o imposto será calculado e retido. Se o parceiro não Retém ISS, o imposto não será calculado. Se a empresa não for optante pelo Simples e o parceiro Retém ISS, o imposto será calculado e retido e, se o parceiro não Retém ISS, o imposto será calculado e não retido.
Nota: Os campos "Tipo de IPI" e "Tipo de ICMS" descritos logo a seguir, não estarão habilitados quando o campo Atualização do Livro de ICMS estiver configurado com a opção Não Atualiza.
Defina no campo Tipo de IPI a forma de compensação do IPI na exportação para o Módulo de Livros Fiscais dentre as seguintes opções:
- Com créd/déb de imposto: Dependendo do livro que será atualizado, de entrada ou de saída, será efetuado um crédito ou débito de imposto. O valor do IPI será lançado na coluna de crédito, no caso de livro de entradas, ou na coluna de débito em se tratando de livro de saídas.
- Sem créd/déb de imposto – Isentas: Não será creditado nem debitado imposto, pois a operação é considerada como isenta. O valor do item será lançado na coluna de isentas em qualquer livro.
- Sem créd/déb de imposto – Outras: Não será creditado nem debitado imposto, pois a operação possui outra forma de tributação.
Observação: Esta configuração é influenciada pela marcação "Compensa o IPI?" presente na aba Geração ICMS/IPI das Preferências da Empresa, de modo que, se a empresa é Indústria e deseja aproveitar o crédito de IPI, tal marcação deve ser realizada. Se desmarcada, os valores de IPI não serão considerados nos Livros Fiscais.
Defina no campoTipo de ICMS a forma de compensação do ICMS na exportação para o Módulo de Livros Fiscais:
- Com créd/ déb de imposto: Dependendo do livro que será atualizado, de entrada ou de saída, será efetuado um crédito ou débito de imposto. O valor do ICMS será lançado na coluna de crédito, no caso de livro de entradas, ou na coluna de débito em se tratando de livro de saídas.
- Sem créd/ déb de imposto – Isentas: Não será creditado nem debitado imposto, pois a operação é considerada como isenta. O valor do item será lançado na coluna de isentas em qualquer livro.
- Sem créd/ déb de imposto – Outras: Não será creditado nem debitado imposto, pois a operação possui outra forma de tributação. Por exemplo: Substituição Tributária.
- Com créd/ déb – Isentas: Parte do valor do item será lançado na coluna de isentas e o valor do ICMS será lançado na coluna de crédito para Livro de Entradas ou na coluna débito para Livro Saídas.
- Com créd/ déb – Outras: Parte do valor do item será lançado na coluna de outras e o valor do ICMS será lançado na coluna de crédito para Livro de Entradas ou na coluna débito para Livro de Saídas.
Nota: Atente-se para o Cadastro de CFOP's, pois este também interfere nos dados gerados pelo Tipo de ICMS.
O campo "Modelo Documento ISS" será habilitado quando o campo Atualização Livro ISS for "Prestações" ou "Aquisições" e deve ser configurado conforme documento utilizado nos Documentos Fiscais de Serviços.
Informe no campo "Código CFPS" o código de CFPS (Código Fiscal de Prestações de Serviço) da operação. As CFPS deverão ser cadastradas no cadastro de CFOP primeiramente, devendo ter código acima de 8000.
Para utilização do registro 1400 (SPED FISCAL) efetue a marcação "Gerar Registro 1400 no SPED Fiscal?". Este registro fornecerá informações para o cálculo do valor adicionado por município, sendo utilizado para subsidiar cálculos de índices de participação. Será apresentado apenas, se a unidade federativa do declarante assim o exigir.
Observação: Para a geração do Registro 1400 referente aos lançamentos de transportes de origem financeiro, é necessário realizar as seguintes ações:
- Primeiramente, configure os parâmetros "CFOPs que geram Não Dedutíveis no registro 1400 - CFOPNAODED1400", "UFs que geram Não Dedutíveis no registro 1400 - UFSNAODED1400" e "UFs que geram NF-e de Venda no registro 1400 - UFSVENREG1400";
- Os cadastros por "Grupo de Produtos", "Produto" ou "Tipo de Operação" devem ser realizados na tela Códigos de itens (IPM) por UF no registro 1400. De forma que, o documento deve tratar de um entrada com valor maior que zero e um serviço de transporte o CT-e de um parceiro produtor rural com prestação de serviço utilizando os modelos de documentos 08, 57 e 67.
Quando a marcação "Validar Totais da Nota na Geração do Livro?" estiver assinalada, na geração do Livro Fiscal será efetuada a consistência de diferença entre a base e o valor total da nota, gerando o valor na sequência 9999. Quando desmarcada, não serão validados os valores totais que geram o registro 9999. Situação semelhante a de notas de ajuste e complementares, ou quando o cliente possui regime especial, que permite que a base do ICMS seja maior que o valor total da nota.
Observação: quando a marcação "Gerar linhas da Nota separadamente no Livro Fiscal?" da aba Livros Fiscais, das Preferências da Empresa estiver ativada e existir uma nota de complemento, e a marcação Validar Totais da Nota na Geração do Livro? da aba Livro Fiscal da tela Tipos de Operação - TOP estiver desabilitada, o sistema irá gerar a nota de complemento no Livro agrupando os itens da nota em uma única linha, mas, caso a marcação Validar Totais da Nota na Geração do Livro? esteja habilitada, o sistema irá gerar a nota de complemento no Livro separando pelos itens da nota.
O campo "Cód.Complem.Oper.(CAT-17/99)" possui dez opções de escolha e esta está relacionada à marcação "Ressarcimento de ST (CAT - 17/99)", presente nas abas Impostos e Impostos por Empresa do Cadastro de Produtos. As dez opções de escolha são:
- (-1) - Não Participa da Portaria CAT-17/99;
- (00) - Operação Normal;
- (01) - Complemento de devolução de venda para comercialização subsequente;
- (02) - Complemento de devolução de venda para consumidor final;
- (03) - Comp. de saída para comerc. subsequente ou transferência, amparada p. isenção ou não incidência;
- (04) - Complemento de saída para consumidor final, amparada por isenção ou não incidência;
- (05) - Comp. saída suj. a ST, p. com. subsequente ou transferência, amparada p. isenção/não incidência;
- (06) - Complemento de saída sujeita a ST, para comercialização subsequente;
- (07) - Complemento de saída por ECF, para contribuintes do impostos e a comercialização subsequente;
- (08) - Fato gerador não realizado.
Quando a marcação "Operação sem direito a crédito IPI/ST" estiver desabilitada, ao realizar a entrada da nota com os impostos ICMS ST ou IPI destacados, no momento da geração do EFD - ICMS/IPI e do EFD - Contribuições, os valores calculados desses impostos serão escriturados em seus respectivos campos VL_ICMS_ST (Campo 24) do registro C100 e VL_IPI (Campo 25) do registro C170. Caso esteja habilitada, os valores correspondentes aos impostos serão somados aos campos VL_MERC (Campo 16) do registro C100 e VL_ITEM (campo 7) do registro C170, e os campos VL_ICMS_ST e VL_IPI citados anteriormente ficarão zerados.
Através da marcação "Desconsiderar Top na Geração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural" você definirá se a TOP deverá ou não ser apresentada na geração do livro caixa do produtor rural.
Nota: A TOP a ser verificada será a TOP de Baixa.
Para que a marcação "Considerar na Apuração do Simples?" seja habilitada, o parâmetro "Habilita marcação na TOP para apuração do simples? - HABTOPAPURSIMP" deve estar ligado. Essa marcação deve ser feita quando a TOP em questão fizer parte da apuração.
Observação: a partir da versão 4.19 do sistema, pode-se considerar os seguintes comportamentos acerca do parâmetro e da marcação acima:
- Quando ambos, o parâmetro e a marcação forem acionados, o sistema irá considerar os documentos lançados com a TOP configurada na Apuração do Simples Nacional sem restrição ao Tipo de Movimento;
- Porém, quando o parâmetro for ligado e a marcação desativada, o sistema irá desconsiderar o movimento do período tendo em vista que nenhuma TOP foi configurada para compor a Apuração do Simples Nacional;
- Com o parâmetro desligado e a marcação desativada, o sistema irá ponderar na apuração apenas os Tipo de Movimento igual a V-Venda e D-Devolução de venda.
O cálculo da Receita Bruta para CIAP, será efetuado de acordo com a opção selecionada no campo "Receita Bruta p/ CIAP". Vale ressaltar que as informações serão apresentadas no relatório CIAP, Modelo C, Quadro 3. As opções apresentadas nesse campo, são:
- Não afeta: com essa opção selecionada, o sistema não irá compor o valor do produto no "Total das Saídas (2)", no quadrante 3 da coluna "Operações e prestações (saídas)".
- Subtrai: informando essa opção, o sistema irá subtrair o valor do produto do CFOP no valor do Total das Saídas (2), no quadrante 3 da coluna Operações e prestações (saídas).
- Somar: indicando essa opção, o sistema irá somar o valor do produto do CFOP no valor do Total das Saídas (2), no quadrante 3 da coluna Operações e prestações (saídas).
Seção EFD
O campo "Cód. Natureza (PIS/COFINS M410/M810)" é alimentado com valores que irão compor o arquivo EFD - Contribuições.
Observação: Caso este campo não esteja preenchido, o sistema buscará a informação para os Registros M410/M810 no campo "Cód Natureza (PIS/COFINS M410/M810" do Cadastro de Produtos (aba Impostos).
No campo "Conta Contábil para EFD" você poderá definir qual conta contábil será gerada no EFD - Contribuições. Sendo que, será necessário realizar previamente o cadastro das contas a serem utilizadas através da rotina Plano de Contas.
Quando a marcação "Usar Aliq.da Nat. do Rateio p/registro F100 do SPED PIS/COFINS?" for realizada, fará com que o sistema utilize a informação das "Naturezas dos Rateios" configurados para PIS/COFINS. O cálculo se dará no momento da geração do EFD PIS/COFINS apenas, não tendo o registro do imposto em tabelas. Quando as Naturezas dos Rateios não estiverem configuradas, mesmo tendo o rateio, o sistema buscará o título original (sem rateio) e também as demais configurações para geração do F100 (se realizadas).
Quando o campo "Natureza da Operação (SPED)" estiver preenchido, terá sua descrição aplicada como Natureza da Operação no ato de impressão do DANFE. Caso o mesmo não esteja preenchido, o sistema utilizará a descrição do CFOP empregado no lançamento da nota.
O campo "Tipo de Mov. do Bem (SPED)" indica o Tipo de Movimentação do Bem para efeito de SPED.
Seção CFOP
A marcação "Exige Conferência de CFOP" estará habilitada somente se o Tipo de Movimento da TOP for Compra. Uma vez marcada, ao solicitar a confirmação da nota o sistema verificará se houve a conferência e caso não tenha emitirá a mensagem:
"Esta Nota exige conferência de Impostos pela TOP, mas eles não foram digitados ou a conferência não está Ok."
Observação: Esta rotina de Exigir Conferência da CFOP afetará apenas o MGE e Jiva G1. Este comportamento não se repetirá no Sankhya Om e Jiva Evo.
Quando a TOP estiver com a marcação Exige Conferência de CFOP? realizada, ao confirmar o cabeçalho da nota no Portal de Compras, o campo CFOP nos itens da nota ficará invisível. Ainda não foi implementado.
Informe no campo "TOP Trabalha com CFOP para" se esta TOP trabalhará com CFOP para Dentro do Estado, Fora do Estado, ou Ambos.
O campo "CFOP p/Produtos de Terceiros" serve para Recálculo de ICMS da nota ao modificar a TOP e na Atualização de CFO ao salvar a nota.
Nota: O campo CFOP p/Produtos de Terceiros validará apenas movimentações que envolvam "Controle de Estoque de Terceiros" na empresa, quando a TOP estiver configurada para isso. O sistema trabalha da seguinte forma:
- No lançamento do Produto numa Nota de Venda, se a primeira posição da CFOP cadastrada na TOP para Estoque de Terceiros, for igual a 1 ou 5 e a Negociação for para FORA do estado, o sistema somará 1000 ao Código da CFOP.
- Se no lançamento do Produto numa Nota de Venda, a primeira posição da CFOP cadastrada na TOP para Estoque de Terceiros, for igual a 2 ou 6 e a negociação for para DENTRO do estado, o sistema subtrairá 1000 ao Código da CFOP. Desta forma, teremos o exemplo:
- Nota de venda para FORA do estado com TOP que utiliza Estoque de Terceiro e CFOP da TOP para Terceiros igual a 5912. Como a Nota é para fora do estado a CFOP será alterada para 6912, pois: 5912 + 1000 = 6912
- Nota de venda para DENTRO do estado com TOP que utiliza Estoque de Terceiro e CFOP da TOP para Terceiros igual a 6912. Como a Nota é para dentro do estado a CFOP será alterada para 5912, pois: 6912 - 1000 = 5912.
O campo "CFOP p/Combustíveis e Lubrificantes" validará a comercialização de combustíveis e lubrificantes possui CFOPs específicas (De 5650 a 5666, por exemplo, para vendas dentro do estado) e estes produtos poderão estar presentes em notas fiscais juntamente a outros produtos que não seguem as mesmas regras.
Observação: Quando a marcação "Classif. substituição tributária" no Cadastro de Produtos estiver com a opção "Derivados de petróleo, lubrificantes e outros produtos", utilize a CFOP da TOP conforme o campo acima. Faça a adequação do digito inicial, à operação a ser realizada.
- Entrada de dentro do estado = 1
- Entrada de fora do estado = 2
- Saída para dentro do estado = 5
- Saída para fora do estado = 6
Efetue troca automática de CFOP quando for Consumidor Final ou Uso e Consumo, conforme tabela. Caso não esteja na tabela, não troque. O CFOP que deve ser cadastrado na TOP deverá ser o de Revendedor.
5655 > 5656
6655 > 6656
1652 > 1653
2652 > 2653
5661 > 5662
6661 > 6662
1661 > 1662
2661 > 2661
A Classificação Fiscal de Operações (CFO) é estabelecida pela Receita Federal e é utilizada no sistema para efeitos de impressão na Nota Fiscal e para geração dos livros fiscais.
Seção CFOP's para FORA do estado
- Entrada: Informe a CFOP para utilizar nas operações de entrada realizadas fora do estado.
- Saída: Informe a CFOP para utilizar nas operações de saída realizadas fora do estado.
Seção CFOP's para DENTRO do estado
- Entrada: Informe a CFOP para utilizar nas operações de entrada realizadas dentro do estado.
- Saída: Informe a CFOP para utilizar nas operações de saída realizadas dentro do estado.
Você pode verificar a influência da configuração destes campos na Desoneração do ICMS.
Aba Financeiro
O campo "Atualização do Financeiro" estará desabilitado, caso o campo Financeiro esteja definido como Não atualizar. Defina neste campo, qual a característica da atualização realizada no financeiro. Temos as opções:
- Incluir: Será efetivada a inclusão da receita ou despesa no financeiro.
- Provisionar: Será inserida uma receita ou despesa no financeiro como provisão, ou seja, um título que, posteriormente, será incluído ou não no financeiro, pois depende da negociação da empresa com seus clientes e/ou fornecedores.
Determine no campo "Comissão" se alguma gratificação será destinada aos vendedores (o que implica que esta é uma configuração geralmente empregada nas operações de venda), e como se dará este procedimento. Pode-se definir entre:
- Não Calcular: por esta opção, nenhum cálculo de comissão irá ocorrer na utilização da TOP.
- Calcular: esta opção determina que o cálculo da comissão será posteriormente realizado através da rotina Cálculo de Comissão por Fórmula.
- Calcular Vendedor da Nota na Confirmação: o sistema fará o cálculo de comissão para o vendedor da nota, no momento da Confirmação da mesma.
- Calcular Vendedor do Parceiro na Confirmação: será feito o cálculo de comissão para o vendedor do parceiro, no momento da Confirmação da nota.
A marcação "Obter valor da moeda ao faturar" estará habilitada apenas para TOP's do Tipo de Movimento Pedido de Venda e Pedido de Compra. Quando no lançamento de um pedido, o campo Moeda estiver diferente de zero e a TOP possuir esta marcação realizada, ao faturar o pedido, será solicitado pelo sistema o valor da Moeda Estrangeira. Esta informação será salva no campo "Vlr Moeda" no cabeçalho da nota. Assim, no momento do faturamento, você pode informar o valor exato da moeda.
No campo "Atraso" configure a validação de atraso nas movimentações utilizando esta TOP:
- Não validar: Não será validado o atraso do parceiro por esta TOP.
- Validar e avisar: O atraso é validado, porém a venda é permitida.
- Valida e bloquear: O atraso é validado e a confirmação da venda é bloqueada. Os itens poderão ser lançados, mas a nota não poderá ser confirmada se o cliente estiver em atraso. Este bloqueio pode ser liberado pelo gerente que tenha alçada definida.
A marcação "Valor mínimo p/Autorização de Pagamento" ficará habilitada somente para as TOP's cujo Tipo de movimento é Pagamento. Esta marcação é utilizada para a rotina de Autorização de Pagamentos, para a definição de um valor mínimo de baixa de despesas para que o sistema solicite a Liberação por Alçada, para isso o parâmetro "Usa liberação por alçada? - USALIBLIM" deve estar habilitado.
A marcação "Gerar GNRE?" só aparece habilitada para os tipos de movimento: Ped. Venda, Ped. Compra, Venda e Compra. Se marcada, indicará que a TOP fará parte do processo de geração do financeiro para o "Parceiro Secretaria da Receita Estadual" do Cadastro de Estados, usando o "Valor da Substituição da Nota". Para as parcelas do "Tipo de Negociação" definida com o mesmo Tipo de Título do parâmetro "Tipo de Título p/ indicar GNRE p/ S.T. - TIPTITGNREST".
Se a marcação "Atualiza Financeiro na TOP de Origem" for efetuada, possibilitará que, em um lançamento na Central, a TOP de Destino atualize o financeiro, mesmo que a TOP de Origem já o tenha atualizado.
A marcação "Utiliza Indexação" influenciará o opcional "VENDA INDEXADA E GERAÇÃO DE GARANTIAS" deve estar habilitado para TOP's de Pedido de Venda e Venda, que são os dois Tipos de Movimentos que farão parte do processo de Venda Indexada e CPR.
Observação: Ainda não foi implementado no Sankhya Om.
A marcação "Exige análise de crédito" será apresentada para uso, caso a empresa possua o opcional 30720 - CONSULTA SERASA /W para o Sankhya Om e o opcional 20503 - JIVA-CONSULTA SERASA/W para o Jiva Evo. É uma marcação participante da Integração Consulta Serasa Experian. Se tal marcação estiver realizada, no lançamento de uma venda em que a TOP correspondente for utilizada, será necessário que uma consulta junto ao Serasa Experian seja efetuada para o Parceiro em questão, antes da concretização da negociação.
Com a marcação "Simulação de frete automática" efetuada, o sistema selecionará a melhor transportadora na confirmação do pedido de venda e não exigirá informações adicionais para geração de frete extra nota. O inverso irá acontecer caso esta opção não esteja assinalada, ou seja, não será feita a seleção automática da melhor transportadora e também serão exigidas informações adicionais para geração de frete extra nota. Esta marcação está ligada à rotina Pedido de Frete na conclusão da Ordem de Despacho.
Observações:
- Caso o parâmetro "Aquisição de serviço de frete com frete incluso - AQSERVFRETINC" esteja ativado, o cálculo de frete para melhor transportadora (de forma automática ou manual), desde que seja "Incluso" (no Rodapé da nota, aba Transporte, campo "Tipo do frete"), será registrado no campo "Vlr. frete calc.";
- Além disso, no faturamento de pedidos, independente do status do parâmetro de chave AQSERVFRETINC, a informação presente no campo Vlr. frete calc. será inserida também no novo documento gerado; caso este faturamento seja parcial, teremos a informação de Vlr. frete calc. de forma parcial;
- Para a importação de frete incluso do tipo "CIF" (configurado no Rodapé da nota, aba Transporte, campo "CIF/FOB"), com o parâmetro AQSERVFRETINC ligado, o valor do frete será registrado no campo "Vlr frete total" do cabeçalho da nota referenciada.
A marcação "Permite financeiro menor que o valor total da nota:" será apresentada para utilização, apenas quando o parâmetro "Hab. opç. que perm. fin. menor que o vlr. da nota - HABOPCFINMENNOT" estiver habilitado. Ao utilizá-lo, será possível realizar o lançamento e confirmar notas cujo valor do financeiro seja menor que o valor total da nota.
O campo "Tipo de Alteração da Data de Vencimento" será apresentado apenas se o Tipo de Operação - TOP estiver definido para atualizar o financeiro. Para calcular os vencimentos de financeiros, o sistema verifica a configuração do parâmetro "Data Base p/ Calculo do Vencimento no Faturamento - DTCALCVENC"; de acordo com o definido neste parâmetro, o sistema pega a data correspondente no documento em que está sendo gerado o financeiro, e calcula o vencimento de acordo com o "Tipo de Negociação" do documento. Este campo possui três opções de escolha, sendo elas:
- Perguntar: No lançamento de um documento nas Centrais com uma TOP que gera financeiro, e este campo esteja definido com esta opção, se alterar uma data do cabeçalho deste documento, o sistema irá verificar se esta data corresponde ao configurado no parâmetro DTCALCVENC. Se estiver, o sistema irá perguntar se "Deseja recalcular o vencimento do financeiro?", respondendo "Sim", serão recalculados os vencimentos do financeiro considerando a nova data digitada; respondendo "Não", será mantido o vencimento inicial dos financeiros. Lembrando que essa funcionalidade não se aplica ao faturamento.
- Recalcular: Com o campo definido por esta opção, quando alterar no documento a data que corresponde ao configurado no parâmetro DTCALCVENC, o sistema automaticamente recalcula os vencimentos considerando a nova data digitada.
- Manter: Definindo o campo com esta opção, quando alterar no documento a data que corresponde ao configurado no parâmetro DTCALCVENC, não serão recalculados os vencimentos financeiros.
Observação: No caso do Faturamento não ser na mesma data que o pedido, se configurar neste campo a opção "Manter", o sistema mantém a data de vencimento do pedido e acrescenta o número de dias entre a emissão do pedido e a emissão da nota. Além disso, no Faturamento só será respeitado o valor informado neste campo se o parâmetro "Usa Tipo de Alteração da Data de Vencimento (TOP) - HABTIPALTDTVENC" esteja ligado. Caso o parâmetro esteja desligado, independente do que for definido no campo, o sistema terá o comportamento equivalente à opção Manter.
Nota: Ao ligar o parâmetro "Tipo Alteração da Data Vencimento(TOP) na Central. - TIPALTDTVENCCEN", o sistema irá manter a data de vencimento após a sua alteração. Caso este esteja desligado, o recálculo será realizado conforme a data definida no parâmetro Data Base p/ Calculo do Vencimento no Faturamento - DTCALCVENC.
Referente ao campo "Agrupa serviços faturamento:", para que o agrupamento seja feito, será necessário configurar a TOP e a Empresa (Preferências da Empresa, aba NFS-e) marcando o campo "Agrupa serviços faturamento" e informar o serviço que será utilizado para ser agrupado na tela Natureza de Receitas e Despesas; caso a Empresa e TOP estejam marcadas e a Natureza não possua serviço informado, o sistema irá mostrar uma mensagem informando que é necessário informar o serviço. O cálculo dos impostos serão calculados baseado somente no serviço informado na tela de Naturezas.
A marcação "Calcular Comissão para O.S." define se a TOP calculará ou não, comissão sobre execução de O.S (Produtividade). A forma de cálculo da comissão dependerá da marcação Faturamento relacionado à ordem de serviço, que define a forma de faturamento do serviço prestado.
Se a TOP calcular comissão para OS o sistema terá um tratamento especial para realizar o cálculo, de acordo com a opção escolhida no campo "Faturamento relacionado a Ordem de Serviço":
- Pelo Módulo Serviço para O.S. Fechadas: A produtividade será calculada em regime de caixa, ou seja, quando o valor do cliente for baixado (recebido) o sistema paga todas as OS's ligadas ao pedido.
- Pelo Módulo Serviço por Hora de O.S. Executadas: A produtividade também será paga pela baixa. No faturamento as OS's serão ligadas à nota fiscal pela tabela TCSFAT; desta forma, sempre que um título que tenha ligação com o Faturamento for baixado, as OS's serão pagas.
- Pelo Módulo Serviço pelas Parcelas do Financeiro: A produtividade será paga em regime de competência, pois um pedido pode dar origem a várias notas. Este tipo de negociação é pacote fechado.
- Pelo Módulo Serviço todas as Parcelas do Financeiro: A produtividade será paga pela baixa ou pela competência se o financeiro estiver baixado no sistema.
- Pela Central de Atendimento ao Cliente: O faturamento não ocorrerá pelo módulo de Serviços.
- Pelo Módulo Serviço ou pela Central (todas Parcelas): A opção "todas as Parcelas do Financeiro (total)" da tela de Faturamento/Pedidos/O.S, poderá ser faturada tanto pelo módulo Comercial quanto pelo Módulo Serviços.
- Pelo Módulo Serviço por Hora de OS executadas: Única forma de faturamento que aceita lançamento de serviço complementar. É necessário configurar o parâmetro "TOPs p/ Serviços Complementares - SERVTOPSCOM".
- Não faturar: Esta opção não fatura, mas pode calcular produtividade para tratamento de OS's bonificadas para o cliente e que o colaborador terá direito a produtividade.
Nota: Ao utilizarmos um Tipo de Operação - TOP de Pedido de Venda e definindo o campo Faturamento relacionado à Ordem de Serviço com a opção Pelo Módulo Serviço pelas Parcelas do Financeiro, se esta TOP provisionar o financeiro, a baixa da provisão não será realizada.
Com a marcação "Operação em Moeda" efetuada, serão habilitadas as operações em moeda estrangeira nos lançamentos realizados com esta TOP. Obtenha maiores detalhes sobre esta funcionalidade através do link Operação em Moeda.
Observação: Ao habilitar a marcação acima, os campos "Total Líq. Itens em Moeda" e "Desc.Total dos itens em Moeda" podem ser acrescidos no cabeçalho da nota após configurá-los na tela Configuração de Layout da Nota, assim como os campos "Vlr. Unit. Moeda", "Vlr. Desc. Moeda", "Vlr. Tot. Moeda", "Preço Liq. Moeda" e "Total líq. Moeda" dos itens.
Quando a marcação "Não preencher moeda para Financeiro" estiver acionada, indicará que o financeiro do título não irá considerar o código da moeda, mesmo que a nota possua em seu Cabeçalho o campo "Moeda" preenchido, sendo que, esta marcação só estará habilitada quando a marcação Operação em Moeda estiver acionada.
Observação: A marcação Não preencher moeda para Financeiro, só poderá ser visualizada em TOP's de Pedido de Venda e Nota de Venda.
Para que a marcação "Permitir faturamento fora do planejamento de entrega" seja exibida, ligue o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas. - UTILPLANCESTAS". Lembre-se ainda que, para que a marcação ser apresentada na tela, o Tipo de Movimento deve ser Venda.
Seção Ajuste do Valor Presente
Para entender sobre a funcionalidade de "Ajusta Valor Presente" acesse o link Contabilização de Financeiros com Ajuste ao Valor Presente.
Aba Estoque
A "Atualização do Estoque", geralmente ocorre de acordo com o Tipo de movimento inicialmente definido. Dê uma atenção especial à este campo, pois ele tratará de como o fluxo das mercadorias no estoque irá ocorrer. Temos as seguintes opções:
- Nenhuma: Por esta opção, o estoque dos produtos não será atualizado, ou seja, em um lançamento utilizando a TOP, os itens não serão retidos, incluídos ou retirados do estoque.
- Reservar: Esta opção determina a reserva, a retenção dos produtos no estoque, em muitos casos, para uma negociação futura; produtos reservados são impedidos de serem incluídos em outras negociações.
- Entrar: Esta opção caracteriza a inclusão dos produtos no estoque; facilmente encontrada em TOP's de Compra ou Devolução de Venda; os produtos serão somados ao estoque.
- Baixar: Através desta opção, teremos a baixa dos produtos no estoque; é uma opção utilizada em TOP's de Venda ou Devolução de Compra; os produtos serão subtraídos do estoque.
Nota: No lançamento de Pedidos de Venda, onde foi utilizado um Tipo de Operação - TOP configurado para reservar estoque (opção "Reservar"), com a ativação do parâmetro "Nro de Série obrigatório no pedido que reserva? - NROSEROBRPEDRES", ao incluir um item na Central de Vendas que seja controlado por Série, a inserção desta série será obrigatória; será aberto o pop-up Número de Série para que se possa fazê-lo. Caso o referido parâmetro esteja desativado, a inclusão das séries dos produtos que assim forem controlados, não será validada, ou seja, sua inserção não será exigida.
O campo "Atualiza Estoque MP" possui o mesmo comportamento do campo Atualização do Estoque porém, é empregado para matérias-primas.
O campo "Atualização do Bem" trata de itens considerados "Bens Imobilizados" (Controle Patrimonial); é um campo que não estará apto a ser configurado em TOP's do tipo de movimento "Produção", "Financeiro", "Recebimento", "Pagamento" e "Movimento Bancário"; nos demais tipos, é configurado de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa para utilização de imobilizados. Tem-se as seguintes opções:
- Não atualizar: Não atualiza o controle de Bens;
- Compra: Atualiza o controle de bens, dando entrada nos mesmos;
- Baixa/Venda: Realiza a baixa do bem, subtraindo-o do controle de bens;
- Transf. Saída/Remessa: Transfere o controle de bens de um local para outro de saída/remessa;
- Transf. Entrada/Retorno: Retorna o controle de bens feito na transferência/remessa;
- Dev. Venda de Bens: Utilizada na devolução de venda de bens;
- Dev. Compra de Bens:Permite a devolução de compra de bens.
Observação: Uma vez atualizado o bem, a nota de entrada correspondente a esta operação não poderá ser excluída.
Nota: Ao selecionar a opção Baixa/Venda, você poderá vincular automaticamente o "Departamento" do bem na emissão da nota de baixa do ativo. Para tal ação:
- No Cadastro de Produtos, aba "Bens", sub-aba Bens, aba "Geral", preencha o campo "Departamento" do bem que será utilizado na operação;
- Assim, ao informar o produto imobilizado e realizar a baixa de bens deste na Central de Vendas/Central de Mov. Internas, seu Departamento será apresentado conforme configurado.
Os documentos lançados com a TOP cuja marcação "Atualizar Estoque a partir da Confirmação" esteja realizada, terão seu correspondente estoque validado no ato da confirmação da nota. Caso algum item lançado no documento, não possua estoque, será solicitada a Liberação de Limites para o evento 10 - Estoque; feita a liberação, será possível efetuar a confirmação da nota. Com a marcação não realizada, a atualização do estoque acontece quando cada item é gravado na nota.
Importante: Quando o pedido de venda for faturado e a TOP utilizada para lançamento estiver com o campo Atualização do Estoque definido para Reservar, a marcação Atualizar Estoque a partir da Confirmação perderá sua função, pois, caso contrário, o pedido perde a finalidade de reserva se a nota for faturada e não confirmada. A reserva do estoque deve ser garantida até o final da venda; sendo assim, a nota sempre dará baixa mesmo que não esteja confirmada.
Importante: ao faturar um pedido com uma TOP configurada com a opção Reservar do campo Atualização do Estoque, a marcação Atualizar Estoque a partir da Confirmação não terá funcionalidade, pois caso contrário, o pedido perde a finalidade de reserva se a nota for faturada e não confirmada. A reserva do estoque deve permanecer até o final da operação (venda, compra, requisição, entre outras), desse modo, a nota sempre irá realizar a baixa mesmo que não esteja confirmada.
Quando a TOP estiver com a marcação Atualizar Estoque a partir da Confirmação realizada e o parâmetro "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" estiver habilitado, caracterizando o uso de Lote/Validade, ao lançar uma Nota de Transferência, o lote do produto nela inserido, não será atualizado no item. Para atualizar o lote automaticamente a atualização de estoque deve ser por item.
Ao faturar um pedido que esteja utilizando o "Tipo Operação Separação", na impressão da Nota, o sistema separará os produtos, cujo campo "Usado como" no Cadastro de Produtos, seja igualmente definido como o campo "Uso p/ Separação" (descrito logo abaixo) em uma outra Nota. Esta nota separada será usada, por exemplo, pra controle do almoxarifado, e não servirá para fins fiscais, mas apenas para controle do produto. Este campo também permite desmembrar uma nota que tenha Produtos e Serviços, em duas devoluções, ou seja, gerando uma nota de devolução para o Serviço e outra para o Produto.
Utilizado conjuntamente com o campo Tipo Operação Separação, o campo "Uso da Separação" determina em que situação irá ocorrer a separação. É um campo habilitado para TOP's do Tipo de Movimento Pedido de Venda ou Venda. Pode ser definido como:
- Imobilizado;
- Serviço;
- Revenda;
- Brinde;
- Matéria Prima;
- Consumo;
- Brinde (NF);
- Revenda (Por Fórmula);
- Venda (Fabricação Própria);
- Terceiros.
O campo "Na Entrada de Produtos" estará habilitado apenas para TOP's de Pedido de Requisição ou Pedido de Venda e servirá para agilizar o processo de vendas casadas pois, ao dar entrada dos produtos no sistema, as encomendas serão reservadas para os seus respectivos solicitantes automaticamente, buscando do solicitante mais antigo para o mais novo. Isto ocorrerá de acordo com a marcação das opções:
- Não faturar: Na entrada de produtos, o sistema não iniciará o processo de faturamento de nenhum lançamento pendente.
- Abrir seleção de pedidos para faturar: Na confirmação de uma compra de produtos, ou seja, na entrada destes produtos no estoque, o sistema abrirá a tela de Seleção de Pedidos de Venda ou Pedidos de Requisição pendentes, para selecionar qual será faturado.
- Faturar automaticamente: Na confirmação de um lançamento que der entrada do produto no estoque, o sistema apresentará a tela de Seleção de TOP para faturar o Pedido de Venda ou Pedido de Requisição pendente.
O campo "Aceitar Produto Repetido" serve para determinar se será ou não permitido lançar itens repetidos nos Portais. O sistema tem um parâmetro global, "Aceita Produto Repetido - ACEITARPRODREP" que, se estiver ativado, permitirá lançar produtos repetidos; se estiver desativado, não permitirá lançar produtos repetidos. Ainda nesse contexto, considerando que seja inserido o mesmo produto, porém com local de origem e/ou controles diferentes, a inclusão de forma repetida será concedida, independente dos parâmetros mencionados.
Desse modo, temos no campo Aceitar Produto Repetido, as seguintes alternativas:
- Usar o parâmetro Global: Se estiver marcada, o sistema respeitará o que foi definido no parâmetro Aceita Produto Repetido - ACEITARPRODREP.
- Sim: Se estiver marcada, independente do parâmetro global será permitido lançar itens repetidos.
- Não: Se estiver marcada, independente do parâmetro global não será permitido lançar itens repetidos.
O "Tipo de Ordem de Carga" pode ser Ambos, Entrada, Saída, Proibido. O processo de formação de carga aceita "Tipo de movimento" relacionado com a marcação da TOP. O sistema faz a validação da marcação deste campo da TOP, para cada nota que for selecionada para uma Ordem de carga.
No campo "Saldo de Transgênico" existem as opções: "Não Atualiza", "Soma", "Subtrai". Esta opção é utilizada para atualização de saldo do transgênico do Módulo de Armazéns.
O campo "Tipo de Pesagem" possui os seguintes tipos:
- Não Pesa: Não vai habilitar o menu de pesagem no Portal;
- Permite: Permite pesar, mas não valida se pesou;
- Exige: Exige a pesagem durante a confirmação da nota.
Nota: O campo Tipo de Pesagem das Centrais ainda não foi implementado no Sankhya Om.
A marcação "Exige conferência" não é utilizada pela conferência do Sankhya Om, apenas para empresas que utilizam a conferência no Mitra/MGE e faturam os pedidos no Sankhya-Om.
Através do campo "Valida agrupamento mínimo", você define qual validação será executada de acordo com o "Agrupamento mínimo" definido no Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque. São apresentadas as seguintes opções:
- Não valida: Esta opção caracteriza que o agrupamento mínimo não será validado;
- Valida e bloqueia: Com esta opção selecionada, caso haja algum item negociado com a quantidade que não respeite o agrupamento mínimo e efetuado o bloqueio deste lançamento;
- Valida e exige liberação: Esta opção funciona de forma semelhante a opção anterior, sendo que ao invés de ocorrer o bloqueio, será solicitada a liberação do evento 78 - Liberação de agrupamento mínimo para que um usuário com alçada autorize o lançamento.
A marcação "Fatura Produtos com Estoque na Confirmação" ficará habilitada somente nos Tipos de movimento de Devolução de Requisição, Pedido de Requisição, Pedido de Venda. Teremos o exemplo:
Quando efetuar um pedido de venda ao confirmá-lo o sistema trará a tela de preparação de nota, solicitando a TOP, série e data para emissão da nota. Ao efetuar a marcação, você deverá configurar o parâmetro "Exibe Poup-up de Preparação de Nota no Faturamento - EXIBEPREPNOTA" que, quando ativado, fará com que sejam apresentados os dados para realização do faturamento (TOP e série); caso o parâmetro esteja desativado, na realização do faturamento, o pop-up não será exibido, ou seja, não irá ocorrer a intervenção de qualquer pessoa.
A marcação "Gera Solicitação de Compra na Confirmação" serve para a geração da Solicitação de Compra.
Caso a marcação "Exige Garantia" esteja realizada, fará com que o sistema lance o serviço de garantia na nota, senão a garantia não irá para a nota.
Observação: O parâmetro "Tem extensão de Garantia - TEMEXTGAR" tem que estar habilitado.
A marcação "Exige data de validade" aparece desabilitada para os Tipos de movimentos: "Pagamento", "Recebimento", "Financeiro", "Mov. Bancário", "Produção", "Recebimento". Esta data será exigida nos Portais, impedindo que pedidos e notas fiquem em aberto no sistema (não faturados), até que o usuário os fature ou os marque como não pendente.
O campo "Numerar automaticamente MP por lote" possibilita configurar a geração automática do número de lote dos produtos na entrada em estoque (compra). Teremos as seguintes opções:
- Matéria-Prima;
- Embalagens;
- Ambos;
- Nenhum.
É necessário analisar os seguintes pontos:
- Este campo estará habilitado somente quando o campo "Atualiza Estoque MP" estiver configurado com a opção "Entrar" (aba Estoque);
- No Cadastro do Produto, aba Geral, o campo "Usado como" deve estar configurado com uma das opções "Matéria-Prima" ou "Embalagens";
- Ainda no Cadastro do Produto, aba Medidas e estoque, sub-aba Controle adicional, configure o campo "Controlado por" pelo "Número do lote".
Nota: a marcação "Atualizar Estoq.a partir da Confirmação" não interfere na funcionalidade do parâmetro "Numerar MP qdo a TOP valida estoque na confirmação - NUMPESTCONF". Quando este estiver ligado, a MP será numerada de forma automática quando o item for lançado manualmente ou duplicado na Central. No momento do faturamento do pedido de compra para a nota de compra, o parâmetro será desconsiderado e a opção Atualizar Estoq. a partir da Confirmação será verificada, numerando automaticamente no faturamento apenas quando desmarcada.
A marcação "Permitir Req. Func. de outra Empresa?" estará habilitada apenas para TOP's de Pedido de Requisição ou Devolução de Requisição. Quando essa marcação estiver selecionada, ao lançar um Pedido de Requisição ou uma Devolução de Requisição, o sistema disponibilizará para a digitação o novo campo "Empresa do Funcionário", no cabeçalho do Pedido/Nota. Os processos de Duplicação e Faturamento de Notas/Pedidos também carregarão o campo Empresa do Funcionário que será apresentado também na tela no "Portal Interna".
Observação: Ao lançar um Pedido/Nota com o produto configurado como E.P.I., o sistema considerará a empresa do funcionário e não mais a empresa do Pedido/Nota.
Quando você efetuar a marcação "Validar Estoque p/ Reservar", será solicitada a liberação de limites para o evento Estoque, na confirmação do Pedido de Venda. A "Atualização de Estoque" da TOP deve ser para "Reservar".
Nota: Esta opção implica na desativação do parâmetro "Ignorar validação de estoque na hora de reservar - IGVALESTRES".
Observação: Além do descrito acima a respeito da marcação Validar Estoque p/ Reservar, caso a mesma se encontre desabilitada, a forma de efetuar o faturamento do pedido de venda será através da opção "Faturar pelo Estoque" presente no botão "Outras Opções" do Portal de Vendas.
Quando efetuada a marcação "Exige previsão de entregas", irá habilitar o botão "Botão Outras Opções... > Provisionar Entrega" dos Itens da Nota e validará se os itens tem provisão para poder "Confirmar" a nota.
A "Pesagem por item" é referente ao MGE Armazém, para configurar se permite ou não a pesagem de item na nota.
Se a marcação "Bloqueia saída de estoque vencido" for efetuada, não será possível efetuar a baixa do estoque se sua data de validade tiver sido ultrapassada.
Observação: a marcação acima só deve ser utilizada quando ocorrer a explosão automática de lotes e o parâmetro "Controle Automático por data de validade de lote - LOTAUTCENT" estiver ligado. Assim, se o lote for informado manualmente, o sistema fará a validação na inclusão. No entanto, se o faturamento for realizado após a data de vencimento do produto, o sistema não impedirá a entrega.
O campo "Status para Baixa no estoque" possui as opções "Aguardando Aprovação", "Aprovado", "Nenhum", "Quarentena" e "Reprovado". Para movimentações que baixam estoque com esta TOP, será possível baixar apenas produtos que tenham status do lote conforme o especificado na TOP. A opção Nenhum permite baixar qualquer status.
A marcação "Permitir reserva de estoque sem lote?" será habilitada para uso apenas quando a TOP for configurada para reservar estoque (aba Estoque, campo Atualização do Estoque). Durante o lançamento e/ou faturamento de um Pedido de Venda, caso a TOP utilizada no procedimento esteja com esta marcação realizada, o sistema irá efetuar a reserva de estoque mesmo que o lote não seja informado; caso o lote seja inserido, será validado seu respectivo estoque; se o lote não for preenchido, será feita a validação com base no total de estoque de todos os lotes.
Com a marcação "Aceitar faturar quantidade maior que a da origem?" efetuada, será permitido faturar, na Central de Notas, um Pedido/Nota (compra, venda ou requisição), com a quantidade maior do que a quantidade negociada do Pedido.
Esta opção foi criada para substituir os parâmetros:
- Aceita faturar compra qtd maior que a do pedido? ACEITACACIMA
- Aceita qtd Dev. Compra maior que a compra? ACEITAEACIMA
- Aceita faturar venda qtd maior que a do pedido? ACEITAFATACIMA
- Aceita qtde Dev. Venda maior que a venda? ACEITADACIMA
- Aceita faturar quantidade maior que a da origem? ACEITAARMACIMA
Por padrão, esta opção virá desmarcada.
Nota: Esta opção não se aplica quando for realizada a alteração do campo "Qtd. Faturada" na tela Seleção de itens para faturamento (opção "Faturar").
Observação: Além desta marcação, é necessário que o campo "Exige Pedido" (aba Geral) esteja marcada como "Exige algum item".
Depois de efetuadas as configurações, o sistema permitirá o faturamento com a quantidade acima da quantidade do pedido. Caso as opções não estejam marcadas, ao efetuar o faturamento e informar uma quantidade maior o sistema emitirá a mensagem:
"A quantidade entregue não pode ser maior que a quantidade negociada."
Configurações para alteração de um Pedido parcialmente faturado:
As configurações a seguir permitirão alterações nos itensainda pendentes de um pedido e até mesmo a inserção de novos itens e exclusão dos itens pendentes. Veja a documentação completa em Alteração de Pedidos Parcialmente Faturados.
Para os tipos de movimento Pedido de Compra e Pedido de Venda, ao efetuar a marcação "Permitir Alteração após confirmar" (aba Geral), o sistema habilitará as opções "Permite alterar itens após faturar parcialmente" (aba Estoque) e "Gravar histórico de alterações do pedido" (aba Geral), que possibilitarão a alteração do Pedido de Compra ou Pedido de Venda, faturado parcialmente.
Se o tipo de movimento não for Pedido de Compra ou Pedido de Venda, mesmo que a marcação Permitir Alteração após confirmar seja habilitada, as duas marcações citadas acima serão apresentadas desabilitadas. Para Tipos de Movimento diferentes do Pedido de Venda e Compra, as opções aparecerão desabilitadas.
Se a marcação "Permite alterar itens após faturar parcialmente" for efetuada, possibilitará para a movimentação efetuada com esta marcação, alterar Pedidos já confirmados e já faturados parcialmente, ou seja, o Pedido não foi entregue totalmente e continua com os itens pendentes.
Através da marcação "Ligar com a origem da origem com quantidade negativa?", ao efetuar uma devolução de Venda, Compra ou Mov. Interna o sistema irá verificar a quantidade de volumes solicitada no pedido de origem e abater deste valor o saldo a ser devolvido. Assim, teremos a geração de uma nova nota contendo em seu saldo o valor deduzido. Abaixo temos um exemplo:
Ao realizar a devolução com a marcação acionada, o sistema verifica todos os saldos e realiza a geração da nova nota:
Observação: Quando a nota de devolução é emitida e a marcação Ligar com a Origem da Origem com quantidade negativa está habilitada, o sistema irá relacionar todos os documentos associados (pedidos, notas), onde os mesmos poderão ser consultados através da opção "Documentos relacionados" dos respectivos portais.
Para habilitar a marcação "Ignorar explosão automática de lotes nesta TOP" é necessário que o parâmetro Controle Automático por data de validade de lote? - LOTAUTCENT esteja ligado e que o campo Atualização do Estoque desta mesma aba, esteja configurado como Baixar. Dessa forma, ao acionar essa marcação, o sistema não efetuará a explosão automática de lotes no lançamento de documentos que utilizarem a TOP.
Seção Laudo
A marcação "Exige Laudo de análise" deve ser utilizada apenas em Tipos de Operação - TOP cujo tipo de movimento seja P - Pedido de Venda ou V - Venda. Quando a TOP do documento estiver com essa marcação realizada, será permitida sua confirmação se, e somente se, o último laudo de cada item esteja aprovado (aprovado ou aprovado com ressalva). Caso o último laudo não esteja aprovado (aprovado ou aprovado com ressalva), ou não exista um laudo para o documento/produto/lote, será solicitada a liberação do evento 45 - Liberação para Laudo de matéria-prima, para que uma pessoa com alçada autorize a confirmação deste documento sem a existência de laudo aprovado. O laudo de analise é utilizado em negociações onde o cliente ou algum órgão fiscalizador, exige que juntamente à mercadoria, seja enviado um laudo contendo as características do produto.
A marcação "Laudo por item" serve para informar se poderá lançar o laudo por item, o laudo será somente o laudo simples onde informará o percentual de pureza, germinação, etc.
Caso a marcação "Valida laudo vencido na baixa de estoque" esteja efetuada, se a data de validade do laudo referente ao lote estiver vencida, o sistema irá bloquear a baixa do estoque.
Quando habilitada, a marcação "Gerar amostras para laudo" irá criar uma amostra para cada tipo de amostra vinculada ao produto. Estas devem ser aprovadas para que ocorra a alteração do status do lote.
A marcação "Exige Status para o Lote na Compra", verificará Verificado que se refere à verificação do status pelo WMS.
Aba WMS
Nesta aba, teremos a marcação "Atualiza Estoque de Terceiros WMS?" que quando selecionada, você poderá enviar apenas notas do mesmo parceiro para o recebimento. Sendo que, as tarefas de armazenagem serão geradas com o código do parceiro e o estoque dos produtos serão adicionados no endereço exclusivamente para este.
Seção Armazenamento
Efetuando a marcação "Envio em Garantia?" na TOP, fará com que os pedidos em que ela for utilizada, ao serem enviados para o WMS, busquem os produtos diretamente do Endereço de Garantia configurado e apontado nas Preferências da Empresa, aba WMS, campo Endereço especial de garantia.
Seção Recebimento
O campo "Enviar automaticamente para o WMS na Confirmação" será habilitado para utilização, se forem satisfeitas algumas condições. São elas:
- Se é TOP é de "Transferência" e o campo "Endereçamento no WMS" está definido com uma opção diferente de "Não utiliza";
- Para TOP's de "Pedido de Compra" e "Compra", ficará habilitado quando o campo "Permite confirmação antes do envio para o WMS" estiver igual a "Sim", ou se este estiver marcado com a opção "Parâmetro Global" (o parâmetro "Confirmação de NF de Entrada manual WMS? - CONFENTRMANWMS" deverá estar ativado) e o campo Endereçamento no WMS definido com uma opção diferente de Não utiliza.
Realizando a marcação "Utiliza recebimento parcial?", nas operações de Recebimento de Mercadorias envolvendo o Tipo de Operação em questão, teremos a possibilidade de realizar o recebimento de mercadorias palete à palete, ou seja, ao proceder com a conferência de um palete, o mesmo já estará disponível para a armazenagem.
Importante: Além da obrigatoriedade de efetuar a marcação "Utiliza recebimento parcial?" também presente na aba WMS das Preferências da Empresa, para utilização da funcionalidade de Recebimento Parcial de produtos, efetue a baixa de dois arquivos que correspondem ao Modelo de Mapa de Recontagem; esta baixa é realizada no Sankhya Place; de posse desses arquivos, ambos devem ser salvos/configurados na tela Relatórios Formatados de modo que seu "Código" deve ser inserido no parâmetro "Código do modelo do mapa de recontagem. - CODRELRECONTA". Além disso, para posterior impressão do mapa de recontagem, no parâmetro "Impressora padrão para o mapa de recontagem. - IMPMAPARECONTA" você deverá informar o equipamento padrão responsável pela realização das impressões.
Seção Separação
A marcação "Separação em Balcão" da TOP de Transferência deve estar habilitada ao utilizar a opção "Enviar para o WMS (Expedição)" do Portal de Mov. Internas, caso contrário será emitida a seguinte mensagem:
"Apenas a TOP configurada para Venda Balcão permite envio para o WMS sem OC. Nota/Pedido nro único: 2211 não é venda Balcão e não possui OC informada."
Aba Armazéns
Por meio dessa aba, você pode agrupar os campos que serão utilizados apenas no módulo Armazéns Gerais. Sendo que, os campos dessa aba serão habilitados somente se o Tipo de Movimento for definido com as opções:
- 8-Pedido de Armazenagem;
- N-Entradas;
- 1-NF Depósito;
- 2-Pedido de Devolução;
- C-Compra;
- 3-Saídas;
- 4-Faturamento.
Assim, teremos os seguintes campos:
O "Tipo de Movimento Armazenagem" é uma classificação adicional ao respectivo Tipo de Movimento da TOP definido. Este campo possui as seguintes opções:
- Armazenagem;
- Expedição/Recepção;
- Quebras;
- Devoluções de Armazenagem;
- Impurezas;
- Warrant;
- Romaneio;
- Serviços Avulsos;
- NF de Transporte;
- PD Devolução;
- Procuração;
- Compra;
- Venda;
- Venda Futura;
- Fixação.
Observações:
- A opção Venda Futura só poderá ser utilizada se a TOP estiver configurada com o Tipo de Movimento V-Venda.
- A opção Fixada só poderá ser confirmada para a TOP que seja do Tipo de Movimento C-Compras, embora ela esteja disponível para a seleção nos demais tipos de movimentos.
O campo "Atualização do saldo dos contratos" será habilitado para edição somente quando o parâmetro "Controla estoque de terceiros no Armazéns? - CONTESTERCARM" estiver ligado, considerando apenas os Tipos de Movimentos que forem N-Entradas, 1-NF Depósito e/ou 3-Saídas. Este campo possui as seguintes opções:
- Entrar;
- Baixar;
- Não atualiza.
No campo "Modelo de Impressão de Romaneio", você irá vincular os modelos de romaneios personalizados a serem impressos pela tela Pesagem nos registros de Entradas e Saídas.
Aba NF-e/NFC-e/CF-e
Nota: A partir da versão 4.13, esta aba será apresentada com a nomenclatura "NF-e/NFC-e/CF-e".
Todas as movimentações que representam codependência devem ter a marcação "Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe" para referenciar a Nota Fiscal de origem. (Rotina de geração de EFD e NFe).
Exemplo: Uma nota de complemento deve referenciar a nota de origem.
Observação: A considerar uma devolução de NF-e, ao clicar na opção "Devolver/Estornar" no Portal de Compra e/ou Venda, a marcação acima deve ser habilitada, assim como o parâmetro "Valida NF de devolução sem documento referenciado - VALNFDEVDOCREF" e as seguintes configurações da TOP forem definidas:
- Defina o campo "Modelo de Documento", com a opção "55-Nota Fiscal Eletrônica";
- Quando a TOP for de Compra ou Venda, a opção "Normal" do campo "NF-e" desta aba deve estar selecionada.
Assim, caso você tente salvar essa TOP com a marcação Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe desabilitada, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Este cadastro se refere a uma devolução de emissão própria, mas o campo "Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe" está desmarcado. Se este campo ficar desmarcado, pode haver rejeição da nota, pois a SEFAZ exige esta informação".
Dessa forma, ao criar a nota de devolução de Compra ou Venda por meio do botão e salvar o cabeçalho com a referida TOP definida, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Está sendo emitida uma nota de devolução sem vínculo com a nota de origem. Verifique, pois a SEFAZ exige esta informação para validação."
Quando a marcação "Gerar tag na NFe para Negociações de Veículos Novos" for realizada, na geração da NFe serão agregadas as TAGs referentes aos dados do veículo, quando houver vínculo do produto ao veículo, conforme o que estiver cadastrado na tela Veículos, aba "Informações Complementares".
Ao ativar os parâmetros "Usar rateio por veículo? - RATEIOPORVEICU", "Vincular produto a um veículo p/ Geração da NFE? - VINPRODVEINFE" e "Filtrar veículos com Chassi igual ao Controle? - FILTRAVEICCTRL", e habilitar a opção Gerar tag na NFe para Negociações de Veículos Novos, o sistema gera o conjunto de tags do <veicProd> sem a tag RENAVAM ao emitir uma NFe de um novo veículo, desde que o veículo tenha sido cadastrado na tela de cadastro de Veículos com o chassi informado.
Com a marcação "Imprimir NF-e sem Data de Entrada/Saída" realizada, ao solicitar a impressão do DANFE, a data entrada/saída não será impressa no DANFE e nem a tag da data de entrada/saída será gerada. Quando ela estiver desmarcada, a data será gerada normalmente.
Quando habilitada, a marcação "Desconsidera Nfe de orig. referenciada? (Importação de XML)" permite que você importe o XML das devoluções de vendas sem que haja a NF-e de referência no sistema. Desse modo, a TOP será preenchida quando a importação do XML de Devolução de Venda for efetuada.
Porém, a importação não ocorrerá caso a quantidade devolvida seja maior que a quantidade registrada na nota.
Além da marcação acima, é necessário que você informe na tela Preferências da Empresa, aba Modelo de Importação de XML, campo "Modelo de notas e pedido" o modelo de nota/ pedido cadastrado na tela Modelo de Notas e Pedidos.
Nota: ao consultar a nota na Central, o campo "Chave NF-e referenciada" estará preenchido e o campo "Observação" do Cabeçalho da Nota terá a informação "Nota sem vínculo com a nota de origem" incluída.
Observação: a exclusão das notas de importação do XML poderá ser realizada apenas se esta não for confirmada.
O campo "Modelo do Documento" deve ser configurado conforme documento utilizado nos Documentos Fiscais. Exemplo: Se a TOP é utilizada para NF-e o modelo do Documento deve ser 55 – Nota Fiscal Eletrônica. Este campo tem influência no módulo Livros Fiscais, pois o modelo de documento vai para a geração do livro de ICMS.
Importante: se este campo for definido com as opções "55 - Nota Fiscal Eletrônica" ou "65 - Nota Fiscal Eletrônica de Venda a Consumidor", o campo "NF-e" presente na aba "NF-e/NFC-e" não poderá ser deixado vazio ou definido com a opção "Convencional (Não Usa NF-e)", caso isso ocorra, será apresentada a mensagem:
"Modelo de documento incompatível com campo NFE."
De forma similar, ocorre se o campo mencionado for definido com a opção "57 - Conhecimento Transporte Rodoviário Eletrônico", o campo "CT-e" (aba "CT-E/MD-e") não poderá ser deixado vazio ou definido com a opção "Convencional (Não usa CT-e)"; este fato ocorrendo, será exibida a seguinte mensagem:
"Modelo de documento incompatível com campo CTE."
Observação: na geração do Registro C100, campo 07 os "Modelos de Documento" opções "55 - Nota Fiscal Eletrônica" e "65 - Nota Fiscal de Venda a consumidor" serão gerados com três casas decimais complementados com zeros à esquerda quando informado menos de três casas decimais. Para os demais Modelos de Documento previstos no Registro, a série será informada conforme consta no lançamento, em que você poderá inserir até três casas decimais.
Defina no campo "Indicador de Presença para NF-e/NFC-e" a forma como a operação envolvendo a NF-e ou a NFC-e foi realizada de acordo com as seguintes opções:
- 0 - Não se aplica (utilizado para Nota Fiscal complementar ou de ajuste, por exemplo);
- 1 - Operação presencial;
- 2 - Não presencial, internet;
- 3 - Não presencial, teleatendimento;
- 4 - NFC-e com entrega em domicílio;
- 5 - Presencial, fora do estabelecimento;
- 9 - Não presencial, outros.
De acordo com os modelos de documento utilizados, 55 (NF-e) ou 65 (NFC-e), possuímos determinados indicadores:
- Sendo uma "NF-e (Modelo = 55)", são válidos os indicadores de presença 0, 1, 2, 3 ou 9;
- No caso de uma "NFC-e (Modelo = 65)", são válidos os indicadores de presença 1 ou 4;
- Orientamos que a opção 5 seja utilizada por vendedores ambulantes, para indicador de presença do comprador no estabelecimento.
Por meio do campo "Gerar endereço de entrega no XML da NF-e", determine se será gerado e como será gerado o endereço de entrega no XML dentre três opções:
- Parceiro Principal: Por esta opção, serão geradas as informações da tag <entrega> de acordo com o endereço de entrega do Parceiro principal da Nota, desde que seu endereço principal seja diferente do endereço de entrega;
- Parceiro Destinatário: Através desta opção, primeiramente será verificado se há parceiro definido no campo "Destinatário" da Nota, caso exista, ele gerará as informações da tag <entrega> de acordo com o endereço de entrega deste parceiro destinatário; se não houver endereço de entrega, será feita a busca pelo endereço principal. Se não houver parceiro destinatário definido, o sistema não gera as informações da tag <entrega>;
- Nenhum: O sistema não irá gerar informações da tag <entrega>.
Importante: As definições realizadas neste campo não afetam a impressão do DANFE. Os dados correspondentes ao Endereço Principal são os relacionados ao Parceiro do cabeçalho da NF-e; caso seja necessário que o Endereço de Entrega seja apresentado no DANFE, configure um modelo contendo as informações desejadas, incluindo-o no campo "Modelo para Dados Adicionais de NF-e" presente na aba NF-e/NFC-e para que, a partir disso, as informações sejam impressas no quadrante Dados Adicionais - Informações Complementares do DANFE.
Referente a marcação "Desconsiderar pedido na geração do XML?" deverá ser acionada para que na geração do XML a tag <xPed> seja retirada.
A marcação "Agrupar produtos semelhantes na NF-e?" tem por objetivo imprimir o DANFE agrupando os produtos em comum da Nota, para um único item. Quando um produto sofre, por exemplo, um controle de Lote/Data validade, ao faturar o sistema poderá quebrar o mesmo produto 2 ou 3 vezes na Nota, dependendo das datas de validade e o número de lote.
Sendo assim, sem esta marcação, na impressão do DANFE sairá na Nota Fiscal 2 ou 3 vezes o mesmo item, impactando no processo de separação dos produtos no caminhão. Para que o referido agrupamento ocorra são necessárias algumas configurações, sendo elas:
- A opção Agrupar produtos semelhantes na NF-e? estar acionada;
- Na aba Impressão, o campo "Kit/Componentes - Impressão e Livro Fiscal" estar definido com uma opção diferente de "Kit e Componentes";
- No Cadastro do Produto, aba "Controle adicional", o campo "Controlado por" estar configurado por "Número do lote".
Nota: O agrupamento na NF-e ocorrerá pelos seguintes campos "Código do Produto", "USOPROD", "NCM", "CST do ICMS", "CST do IPI", "CFOP", "UN", "Valor Unitário", "Alíquota ICMS" e "Alíquota IPI".
Observação: Para que as informações de cada produto agrupado sejam apresentadas separadamente com suas respectivas quantidades, é necessário que a marcação Agrupar produtos semelhantes na NF-e? esteja habilitada e o parâmetro "Imprime Info. Adicional de cada produto agrupado - INFADPRODAGRUP" esteja ligado.
Nota: O parâmetro "Ordem dos itens para impressão nas notas - ORDITENS" não atua em conjunto com a marcação Agrupar produtos semelhantes na NF-e?. Na geração do XML de uma NF-e e na impressão de seu respectivo DANFE, os itens da nota serão ordenados mediante a configuração realizada neste parâmetro; você pode ordenar os itens de acordo com sua "Sequência", "Código", "Descrição", "CFOP", entre outras alternativas. Quando definida a ordenação pela opção Referência do Produto, esta irá ocorrer desde que no Cadastro de Produtos, aba Geral, o campo "Referência" esteja devidamente preenchido.
Observação: Para realizar o lançamento de notas de exportação considerando que a TOP esteja com a marcação Agrupar produtos semelhantes na NF-e? acionada, realize as seguintes configurações:
- Habilite o parâmetro "Inserção tag DETEXPORT no xml da NFe? - HABTAGDETEXPORT";
- No Tipo de Operação - TOP, aba NF-e/NFC-e, a marcação Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe deve estar habilitada;
- Considerar CFOP's que exijam que a nota de origem seja referenciada.
Nota: A marcação Agrupar produtos semelhantes na NF-e? deverá estar desabilitada, quando for necessário informar notas referenciadas iguais para cada item que contenha registros de números diferentes na tag de exportação Draw.
Acesse também a documentação Dados para exportação/regime Draw Back.
O campo "NF-e" será indicativo se a TOP será ou não de Nota Fiscal Eletrônica. Existem as seguintes opções:
- Convencional (Não usa NF-e): Se selecionado, indicará que a top não será utilizada para nota fiscal eletrônica;
- Normal: Se selecionado, indicará que a TOP será utilizada para Nota Fiscal Eletrônica;
- Complementar: Se selecionado, indicará que a top será utilizada para Nota Complementar de Nota Fiscal Eletrônica. A opção "Tipo de Emissão" da aba Impostos tem que estar marcado como "Complemento";
- Ajuste: Se selecionado, indicará que a TOP será utilizada para Nota de Ajuste de Nota Fiscal Eletrônica. A opção Tipo de Emissão da aba Impostos tem que estar marcado como Ajuste;
- Terceiros: Uma nota fiscal de Terceiros refere-se quando a TOP está configurada como NF-e de "Terceiros" e o "Modelo do Documento Fiscal" da aba Livro Fiscal seja NULL ou 55 ou 57. Esta opção serve para quando a empresa emitir uma nota de devolução de compra seja gerado o XML em conformidade ao que a SEFAZ precisa uma vez que é necessário referenciar com a nota de compra de origem;
- Emissão Própria: Esta opção é utilizada apenas para configuração de importação de XML já autorizado de emissão própria. No caso de emissão de NF-e, deve-se dispensar esta opção e utilizar a opção Normal.
Observação: Se o parâmetro "Valida config. de Nr automática na TOP-VALNRAUTTOP" estiver ligado, ao criar ou alterar uma TOP de Venda ou Compra, com o campo NF-e diferente de Convencional (Não Usa Nf-e), Import. Doc.(Emissão Própria) e Terceiros, na aba Impressão a marcação "Numeração somente automática" deverá estar selecionada e o campo "Base de Numeração" deverá indicar a opção "Venda" ou "Devolução de venda". Caso não esteja marcada, ao tentar salvar a configuração o sistema apresentará a seguinte mensagem:
“Para TOP Configurada com Modelo de Documento 55 - Nota Fiscal Eletrônica e o campo NF-e diferente de ‘Convencional (Não Usa NF-e)', ‘Import. Doc.(Emissão Própria)' e 'Terceiros’ a numeração da Nota deve ser automática. Marque a opção 'Numeração somente automática' e use a base de numeração 'Venda’ ou 'Devolução de venda’. ”
Nota: Quando a TOP for de NF-e, o sistema fará a validação do Estoque de MP porque é necessário garantir que a movimentação do estoque da matéria prima seja a mesma do produto principal, ou seja, não poderá haver diferença na movimentação do estoque entre "Matéria Prima" e "Produto Principal". Caso isto não ocorra, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Para NFe a atualização de Estoque de MP deve ser a mesma da atualização de Estoque."
Observação: quando o campo NF-e estiver definido como Convencional, o sistema gera o boleto, mas não o envia automaticamente por e-mail. O envio automático por e-mail ocorre apenas para documentos fiscais.
Tratamento para NF-e pendente de retorno e NF-e Denegada: |
Na emissão da Nota Fiscal Eletrônica existe o processo de Pendência de Retorno. Este processo acontece quando uma Nota é emitida para a SEFAZ, mas fica aguardando autorização por um tempo elevado. Neste caso, o processo de pendência de retorno é acionado, sendo criada uma nova Nota com informações da antiga (numnota, chave nfe e statusnfe igual à PENDENTE_RETORNO= "P").
A nota antiga tem os campos de NF-e limpos e pode ser enviada por EPEC ou utilizando o DANFE de segurança. Sendo que a nota pendente de retorno permite que seja gerado um lote e a sua aprovação, posteriormente deveremos efetuar o seu cancelamento em uma situação normal.
Quando a NF-e é Denegada pela SEFAZ, ela será armazenada no Banco de Dados com esse status nos casos de irregularidade fiscal do emitente. Uma NF-e Denegada não deve atualizar estoque ou financeiro no sistema.
Para estes tipos de tratamentos, devem ser configurados os parâmetros "TOP para NFe pendente de retorno - TOPNFEPENRET" e "TOP para Nota Fiscal Eletrônica Denegada - TOPNFEDENEG" respectivamente e também os campos "Tipo Operação NF-e Pendente de Retorno" e "Tipo Operação NF-e Denegada", descritos a seguir:
- Tipo Operação NF-e Pendente de Retorno: A TOP informada aqui irá sobrepor as TOP's informadas nos parâmetros TOPNFEPENRET e TOPNFEDENEG. Isto será necessário quando a operação da NF-e for diferente das operações das TOP's informadas nestes parâmetros (normalmente TOPS de Venda, Compra, Devoluções etc.)
- Tipo Operação NF-e Denegada: A TOP informada aqui irá sobrepor as TOP's informadas nos parâmetros TOPNFEPENRET e TOPNFEDENEG. Isto será necessário quando a operação da NF-e for diferente das operações das TOP's informadas nestes parâmetros (normalmente TOPS de Venda, Compra, Devoluções)
O "Tipo de Emissão" pode ser Normal, de Ajuste, Complementar:
- Normal: Quando marcada a emissão da NF-e será normal, sem nenhuma particularidade.
- De Ajuste: A emissão da NF-e de Ajuste, será utilizada para emissão de NF-e que não representam uma circulação de mercadoria, ex.: NF de crédito do Ativo, transferência de crédito de ICMS.
- Complementar: A emissão da NF-e Complementar será emitida para regularizar eventuais diferenças no valor do imposto e também o valor da nota, de NF-e emitidas anteriormente.
Observação: Se a opção "Gravar linhas da Nota separadamente no Livro Fiscal?" da aba "Livros Fiscais" em Preferências da Empresa estiver habilitada, na geração de livros fiscais será gerado um registro para cada item da Nota Complementar.
No "Modelo de impressão de nota fiscal" se a TOP trabalhar apenas com um modelo de nota, selecione o modelo de formulário de nota a ser impresso.
Importante: A configuração efetuada no campo "Modelo de impressão de nota fiscal" não se aplica para NF-e. Se tratando de NF-e, o sistema sempre utilizará o modelo de DANFE vinculado nas Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, campo "Modelo DANFE".
No campo "Modelo e impressão de cancelamento CF-e" você poderá vincular o modelo de impressão de cancelamento do CF-e, previamente configurado na tela Modelo de Nota Fiscal/Duplicatas/ Boleto(s).
No campo "Modelo para Dados Adicionais de NF-e" você poderá informar o modelo de TXT previamente configurado, contendo os dados a serem descritos no campo "Informações Complementares do DANFE" e que irão alimentar a tag <infAdic> do XML da NF-e. Caso seja informado um modelo para dados adicionais no formato HTML, a seguinte mensagem será apresentada:
"Para NFS-e não é indicado o uso de dados adicionais no formato HTML, pois poderá gerar erros na geração e impressão da nota. Verifique!"
Além disso, com este campo preenchido com um modelo para dados adicionais e com o parâmetro "Usar procedure para inf.Adicionais NF-e - USAPROCINFADIC" habilitado, pode-se trabalhar com a procedure abaixo, que irá aprimorar o desempenho do processo de faturamento na empresa. A procedure deve receber os parâmetros de P_NUNOTA, P_CODTIPOPER,P_ModeloDadosAdicionais e P_RESULT:
CREATE OR REPLACE PROCEDURE STP_INFCPL_NFE(
P_NUNOTA NUMBER,
P_CODTIPOPER NUMBER,
P_ModeloDadosAdicionais NUMBER,
P_RESULT IN OUT VARCHAR2)
IS
BEGIN
SELECT 'CONTROLE/SERIE:'||LISTAGG(NVL(TRIM(I.CONTROLE),E.SERIE),'/') WITHIN GROUP
(ORDER BY I.SEQUENCIA ASC)
|| CHR(10)||'LABEL:MEU TEXTO FIXO' INTO P_RESULT
FROM TGFITE I
INNER JOIN TGFCAB C ON C.NUNOTA = I.NUNOTA
LEFT JOIN TGFSER E ON C.NUNOTA = E.NUNOTA
AND I.SEQUENCIA = E.SEQUENCIA
AND I.CODPROD = E.CODPROD
WHERE C.NUNOTA = P_NUNOTA
AND C.CODTIPOPER = P_CODTIPOPER;
END;
/
Importante: Esta é uma configuração que deve ser realizada com o auxílio de um Implantador Sankhya/Jiva.
Quando a marcação "NF-e de estorno" for efetuada, identifica que o Tipo de Operação será utilizado para Estorno de Nota Fiscal Eletrônica, situação que ocorre quando é necessário o cancelamento em prazo superior ao estabelecido pela SEFAZ do estado. Quando for acionado o botão "Cancelar" sobre uma NF-e que já tenha sido aprovada e o prazo de cancelamento seja maior que o permitido, o sistema abrirá uma janela para informar-se o código da TOP de Estorno (que deve estar com esta opção marcada), a Série e a justificativa para o estorno.
Vale salientar que este campo estará habilitado apenas se as seguintes particularidades forem simultaneamente respeitadas:
- Tipo de movimento: "Devolução de Venda" ou "Devolução de Compra";
- Campo "Tipo de Emissão" definido como "Normal";
- Campo "NF-e" definido como "Devolução" ou "Normal".
Maiores informações acerca dessa configuração podem ser visualizadas através do link NF-e de Estorno.
O campo "Aplicar a lei da transparência" determina como será o comportamento da TOP em questão em relação à lei da transparência de acordo com as seguintes opções:
- Aplicar Sempre: Independente da classificação de ICMS determinada para o parceiro, será aplicada a lei da transparência fiscal.
- Usar do parceiro: Sempre será aplicada a lei da transparência, independente da classificação de ICMS do parceiro. No entanto, se no Cadastro de Parceiros o campo "Aplicar a lei da transparência" (aba Fiscal) estiver "Desmarcado" e o campo "Classificação ICMS" for definido como "Consumidor final", "Consumidor Contribuinte" ou ainda "Produtor rural", será aplicada a lei da transparência.
- Nunca aplicar: Definindo o campo com esta opção, independente da classificação de ICMS do parceiro, a lei da transparência não será aplicada.
Portanto, a definição realizada no campo Aplicar a lei da transparência presente na aba NF-e/NFC-e da TOP é soberana em relação ao cadastro de Parceiros.
Na opção "Indicador de Intermediador/Marketplace", você poderá selecionar duas opções, sendo elas "0 = Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)" e "1 = Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediadores/marketplace)"; dessa forma, ao escolher uma delas, a tag <indIntermed> será gerada no XML caso a opção "Última (Nota Técnica 2020.006)" do campo "Versão NT" (Preferências da Empresa, Aba NF-e/NFC-e) for selecionada.
Observação: Se o campo "Indicador de Presença para NF-e/NFC-e" da tag <indPres>, localizado na tela Tipos de Operação - TOP, aba NF-e/NFC-e, for igual a 0 ou 5, o campo Indicador de Intermediador/Marketplace não deve ser preenchido. Por outro lado, você deverá preenchê-lo se no campo Indicador de Presença para NF-e/NFC-e estiver com uma das opções a seguir:
- 1-Operação Presencial;
- 2-Operação não presencial, pela internet;
- 3-Operação não presencial, Teleatendimento;
- 4-NFC-e em operação com entrega a domicílio;
- 9-Operação não presencial, outros.
Em "Intermediador da Transação", informe o código do Parceiro responsável pela intermediação, uma vez que a informação aqui inserida será gerada no XML da tag <idCadIntTran> caso a opção "Última (Nota Técnica 2020.006)" do campo "Versão NT" das Preferências da Empresa estiver selecionada.
Observação: O campo Intermediador de Transação também deve ser preenchido, caso os campos Indicador de Presença e Indicador da Transação estiverem com as opções 1 = Operação Presencial e 1 = Operação com intermediador, respectivamente selecionadas.
Observação: A informação das tag's <CNPJ> e <infIntermed>, serão buscadas nos campos "CNPJ/CPF" e "Razão Social" (tela Cadastro de Parceiros, aba Identificação), respectivamente.
Ao selecionar a opção "Ignorar complemento dos itens nas informações adicionais dos produtos?:", o sistema irá ignorar as informações complementares para itens da nota na geração do XML.
Aba Impostos
Nesta aba são configurados, caso existam, os cálculos de impostos a serem efetuados nas movimentações com a TOP que está sendo configurada.
O campo "Calcular FUNTTEL?" tem as seguintes opções e funcionalidades:
- Não: Com essa opção o sistema não efetuará o cálculo, mesmo se o Cadastro de Produto estiver com a marcação Calcular FUNTTEL? feita.
- Sim: Quando selecionada, será calculado o FUNTTEL para todos os itens usado com essa TOP, mesmo se o Cadastro de Produto não estiver com a marcação Calcular FUNTTEL? realizada.
- Usar do Cadastro de Produto: Com essa opção selecionada, o sistema irá ler o Cadastro de Produto para decidir se irá calcular ou não o FUNTTEL.
O campo "Calcular FUST?" possui as seguintes opções e funcionalidades:
- Não: Com essa opção o sistema não efetuará o cálculo, mesmo se o Cadastro de Produto estiver com a marcação Calcular FUST? feita.
- Sim: Quando selecionada, será calculado o FUST para todos os itens usado com essa TOP, mesmo se o Cadastro de Produto não estiver com a marcação Calcular FUST? realizada.
- Usar do Cadastro de Produto: Com essa opção selecionada, o sistema irá ler o Cadastro de Produto para decidir se irá calcular ou não o FUST.
O campo "Calcula PIS/COFINS red. pela aquisição" visa realizar o cálculo PIS/COFINS reduzido pela aquisição, conforme as seguintes opções:
- Usa do Parâmetro: Por meio desta opção, o sistema irá considerar a configuração do parâmetro "TOP p/calc.PIS/COFINS red.pela aquisição - TOPPISREDAQUIS";
- Usa da TOP: Com esta opção, será utilizada a TOP para o cálculo da redução da base de PIS e COFINS e desconsiderada a configuração do parâmetro TOP p/calc.PIS/COFINS red.pela aquisição - TOPPISREDAQUIS;
- Não calcula: Selecionando esta opção, o sistema não realizará o cálculo.
A marcação "Calcular DIFAL Partilhado" quando realizada, define que para a TOP em questão, o cálculo do diferencial de alíquota partilhado será realizado. Esta marcação é participante nas configurações relacionadas à Nota Técnica 2015.003 - NF-e, CEST e DIFAL Partilhado.
Observação: O sistema considerará esta marcação na TOP bem como se existe percentual de partilha do DIFAL cadastrada. Caso não tenha, será considerada a alíquota interna do sistema.
Por meio do campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" indique o cálculo e/ou digitação dos impostos. Teremos as seguintes opções:
- Não calcula e não digita: O sistema não calculará os impostos e também não será possível digitá-los na nota. Utilizada na geração de Pedidos, Orçamentos ou quando necessário.
- Não calcula e digita: O sistema não calculará os impostos e será possível digitá-los na nota. Além disso, quando esta opção estiver selecionada, os impostos provenientes do XML serão considerados. E para que a importação dos valores constantes no XML do IPI sejam realizadas, fará necessário que os seguintes campos estejam marcados:
Considerações importantes:
Quando a empresa trabalhar com IPI e for feito o lançamento de uma nota de compra que possua valores de IPI e a CST estiver definida como em branco (tela Alíquotas de IPI, campo Cód.Sit.Trib.IPI Entrada não preenchido, ou seja, internamente igual a -1), ao realizar uma devolução utilizando-se de uma TOP marcada como "Não calcula e digita", o CST de IPI da nota de devolução será "-1" e os valores de IPI, serão gerados nas tag's "vOutro" e "vIPIDevol" do XML da nota.
Quando o parâmetro "Usar ST digitado na compra p/fins de cálc.de CFOP? - USASTDIGCALCCFO" for ativado (por padrão ele é apresentado ativado), em uma movimentação de Compra cuja TOP está assinalada como Não calcula e digita, o sistema irá calcular a CFOP considerando que o produto possui Substituição Tributária para compras se existir base de ST no item da nota. Ainda com o referido parâmetro ativado e a TOP também assinalada como Não calcula e digita, em operações de Devolução de Venda, será considerada a tributação dos produtos da nota de origem (nota de venda) no momento de calcular o CFOP dos itens na devolução.
O parâmetro "Padrão CST.IPI pela TOP com Não Calcula e Digita? - PADCSTIPITOPNCD" que por padrão é apresentado desativado, ao ser acionado, o Tipo de Operação - TOP estiver em sua configuração, com o campo Cálculo de ICMS, IPI e ISS definido como Não calcula e digita e o sistema não conseguir calcular o CSTIPI com as configurações existentes, serão utilizados os dados de CSTIPI da TOP como padrão.
Observação: para que o parâmetro PADCSTIPITOPNCD seja eficaz, é necessário que o campo Tem IPI na compra? na tela Cadastro de Produtos, aba Impostos, seção IPI esteja ativado.
- Calcula e não digita: O sistema calculará os impostos conforme as configurações previamente realizadas e não deixará digitá-los na nota. Recomendada para geração de notas de Venda e Devolução.
Se a TOP de Compra estiver configurada com a opção Calcula e Não Digita e no cadastro da alíquota de ICMS estiver marcada a opção Usar Vlr.ICMS na ST, anotar Base e Valor na Obs. do Item e zerar Base e Valor do ICMS? o sistema efetua o recálculo do imposto normalmente na confirmação das alterações do item da nota.
- Calcula e digita: O sistema calculará os impostos conforme as configurações previamente efetuadas e permitirá alterá-los na nota. Esta opção é utilizada para validar Notas de Compras, pois estas nem sempre apresentam o cálculo correto e algumas vezes a diferença é apenas de arredondamento de valores. Nos casos de erro, o contador deverá notificar a empresa fornecedora sobre a diferença.
Considerações importantes:
Durante o processo de faturamento/devolução no Portal de Vendas, em que está sendo utilizada uma TOP marcada como Calcula e digita, o sistema copia os impostos de uma nota para outra na execução de tal procedimento. O recálculo de um imposto durante o faturamento em que foi utilizada uma TOP com esta marcação, ocorre quando a TOP do pedido está configurada para não realizar o cálculo dos impostos e a TOP de faturamento está marcada para calcular.
Quando a TOP de compra é configurada, para Calcula e Digita e no cadastro da Alíquota de ICMS estiver marcada a opção "Usar Vlr.ICMS na ST, anotar Base e Valor na Obs. do Item e zerar Base e Valor do ICMS?" o sistema só efetuará o recálculo do imposto se o campo "Base ICMS" estiver em branco. Isso se deve ao fato de como a configuração permite que o usuário digite o valor do imposto, e o sistema neste caso deve manter o que foi digitado.
Nos casos em que este campo está marcado como Calcula e Digita em uma TOP de Compra ou Venda, a tributação (CST) não é alterada; ela só é modificada quando a TOP é diferente de Calcula e Digita e Não Calcula e Digita, porém os valores dos impostos já são alterados quando a TOP é Calcula e Digita.
Nas situações de lançamentos de notas de venda, onde obteve-se uma CST, e a devolução de venda deve ser gerada com outra CST, caso a TOP esteja definida como Calcula e Digita (marcação esta que faz com que o sistema respeite a tributação da nota de origem), teremos como possibilidade, a configuração do parâmetro "Recalc. tributação faturar c/ TOP Calc. e Digita? - CALCTRIBFATCDIG" que por padrão é apresentado desativado; ao acioná-lo, o sistema recalcula a tributação durante o faturamento quando a TOP está marcada como Calcula e Digita.
- Calcula na confirmação: O sistema calculará os impostos conforme configuração prévia, somente no momento em que a nota for "Confirmada".
Nota: Quando efetuada a marcação de Calcula na Confirmação, o sistema não gera o financeiro GNRE automaticamente no pedido, pois só vai calcular os impostos na confirmação e a confirmação da nota não refaz o financeiro de forma automática.
Ao acionar a marcação "Deduzir valor do ICMS na BC do PIS e COFINS", com o Tipo de movimento definido como "I-Financeiro", o sistema procederá à dedução do valor de ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, no entanto, para que isso ocorra realize a seguinte configuração:
- A marcação "Calcula PIS/COFINS por percentual das notas" da aba Geral, desta tela e a "Calcula PIS e Cofins na confirmação do financeiro" das preferências da Empresa, aba Propriedades, devem estar desmarcadas;
- O título deve conter valor de ICMS, se não o sistema considerará o valor do desdobramento do título para cálculo de PIS/COFINS;
- O cálculo é aplicado tanto para receitas e despesas quanto para títulos de origem financeira ou de estoque.
A marcação Deduzir valor do ICMS na BC do PIS e COFINS? só deverá ser selecionada na TOP, caso o campo Deduzir valor do ICMS na BC do PIS e COFINS? estiver indicado com a opção "Configurado pela TOP" na tela Preferências da Empresa, aba Propriedades.
A opção Deduzir valor do ICMS na BC do PIS e COFINS, não pode ser usada em conjunto com a opção Calcula PIS/COFINS por percentual das notas encontrada na aba Geral.
Observação: ao selecionar essa marcação e efetuar um novo lançamento de nota, o sistema irá subtrair da Base de Cálculo de PIS/COFINS o valor referente ao cálculo de ICMS.
Caso a marcação Calcula PIS/COFINS por percentual das notas da aba Geral, desta tela e a Calcula PIS e Cofins na confirmação do financeiro das preferências da Empresa, aba Propriedades estiverem marcadas e o Tipo de movimento igual a I-Financeiro o sistema realiza um cálculo proporcional considerando o valor de cada item da nota em relação ao valor total da mesma.
Em outras palavras, verifica-se a porcentagem que o valor de cada item representa em relação ao valor total da nota. Posteriormente, esse percentual será aplicado sobre o valor do título para proporcionar o ajuste correspondente.
Ao ativar a marcação "Tem CSLL" o cálculo de CSLL será efetuado para o movimento lançado com a top conjuntamente com a Alíquota de CSLL previamente cadastrada e o produto previamente configurado.
A marcação "Tem II" efetua o cálculo do Imposto de Importação. Este imposto incide para empresas que trabalha com importação. Se o produto possuir alíquota de "Imposto de Importação" vinculado a ele e a TOP estiver marcada para calcular o II, nas operações realizadas com esta TOP, o imposto será calculado.
Nota: O vínculo da Alíquota do Imposto de Importação no produto se dá através do NCM informado em seu cadastro.
Observação: O módulo Importação ainda não foi implementado no Sankhya Om.
A marcação "Tem VA e/ou VT no contrato" serve para o Faturamento de Contratos. Se marcada, no cálculo da base de INSS será decrescido dos Valores totais de Vale Alimentação e Vale Transporte.
A marcação "Tem FUNRURAL/INSS" calcula o FUNRURAL/INSS. Ao ativá-la, para o movimento lançado com a TOP efetuará o cálculo conjuntamente com as configurações previamente efetuadas nos cadastros de parceiro, serviço.
Nota: Em notas de serviço onde temos a utilização de insumos, poderemos ter redução da base de cálculo da retenção de INSS; para consulta de informações acerca desse comportamento, clique no link Redução da base de cálculo da retenção de INSS.
A marcação "Tem IRF" serve para calcular o Imposto de Renda na Fonte. Se habilitada, para o movimento lançado com a TOP efetuará o cálculo conjuntamente com as configurações de empresa, parceiro, serviço.
Observação: Através do parâmetro "Valor mínimo para retenção de IRF - VLRCALIRRF" realiza-se a definição do valor mínimo a ser retido para o imposto IRRF. Por exemplo, uma empresa precisa que o cálculo do IRRF seja feito somente quando o valor do imposto for maior ou igual a R$ 30,00; logo, este valor deve ser informado no parâmetro.
É importante salientar que os cálculos de PIS, COFINS e CSLL são utilizados para Nota Fiscal Eletrônica. |
A marcação "Tem PIS" realiza o cálculo de PIS. Se ativada, para o movimento lançado com a top efetuará o cálculo conjuntamente com a alíquota de PIS previamente cadastrada e o produto previamente configurado.
A marcação "Tem COFINS" efetua o cálculo de COFINS. Se habilitada, para o movimento lançado com a top efetuará o cálculo conjuntamente com a alíquota de COFINS previamente cadastrada e o produto previamente configurado.
Importante: Para que sejam calculados os valores de PIS e COFINS no lançamento da nota é necessário que a TOP utilizada esteja com o campo "Atualização de Livro de ICMS" localizada na aba Livro Fiscal configurada para atualizar os livros. Observe no link como funciona o Cálculo de PIS/COFINS p/ Máquinas/Implementos/Veículos Usados.
A marcação "Tem ISS" serve para calcular o Imposto Sobre Serviço. Se ativada, para o movimento lançado com a top efetuará o cálculo conjuntamente com as configurações de empresa, parceiro, serviço.
A marcação "Aplicar tabela de IRPF/INSS" quando realizada, determina que nos lançamentos de Compra efetuados com esta TOP, serão aplicados os valores da tabela de IRPF/INSS;
Observação: Para que os impostos sejam calculados, as marcações Tem FUNRURAL/INSS e Tem IRF também deverão encontrar-se ativadas.
No campo "Indicador do Tipo de Receita" indique o tipo de receita a ser considerada na geração dos registros D600, D601 e D605 no EFD - Contribuições. Para que o mesmo esteja habilitado, é necessário que o campo "Modelo do Documento", seja configurado com a opção "22 – Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações".
As marcações "Devolver sem destacar IPI" e "Devolver sem destacar ST" possuem relação com as devoluções de compras e vendas e, quando selecionadas, não destacarão os valores destes impostos na emissão do documento fiscal.
Nota: Habilitando estas marcações, tem-se que, ao gerar o XML, será exibida na tag <voutros> os valores de IPI e ST.
A marcação "Deduzir valor do PIS/COFINS da BC do PIS e COFINS?" só deverá ser selecionada na TOP caso o campo "Deduzir valor do PIS/COFINS na BC do PIS e COFINS?" estiver indicado com a opção "Configurado pela TOP" (tela Preferências da Empresa, aba Propriedades).
Informe no campo "Desconsiderar CST’s de ICMS da BC do PIS/COFINS", as CST's, separadas por vírgula, das movimentações dos produtos de dedução do valor do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS que serão desconsideradas na emissão da NF-e. Lembre-se ainda que esse campo só estará disponível para preenchimento quando a marcação Deduzir valor do ICMS na BC do PIS e COFINS? for habilitada.
O campo "Deduzir valor de FCP na BC do PIS e COFINS?" funciona em conjunto com o parâmetro "Redução do ICMS da BC do PIS e COFINS - REDICMSBCPISCOF" e possibilita que, ao realizar a emissão de uma nota, o valor calculado de FCP seja deduzido ou não da base de PIS/COFINS, de acordo com as opções abaixo:
- FCP-ST: ao selecionar esta opção, será deduzido apenas o FCP-ST;
- Não Deduz: com esta opção selecionada, não será realizada a dedução;
- FCP: ao selecionar esta opção, o sistema fará a dedução somente do FCP sem ST;
- Ambos: através desta opção, será feita a dedução tanto para FCP quanto para FCP-ST. Caso a operação seja para compras, ao definir essa opção, o sistema irá calcular o PIS/COFINS de forma que a BC irá desconsiderar o Vlr. FCP.
Observação: ao efetuar o lançamento de uma compra com o campo acima definido com a opção FCP-ST, FCP, ou Ambos, o PIS/COFINS será calculado com a BC desconsiderando o valor do FCP/ST. Porém, quando a opção Não Deduz for configurada, o PIS/COFINS será calculado com a BC Normal.
Importante: ao configurar a opção Ambos para operações de compras, o campo "% ST FCP Interno/Coeficiente FECOP" da aba Substituição Tributária da tela Alíquota de ICMS deve permanecer vazio para aprovação da nota. Caso contrário, esta será rejeitada pela SEFAZ. Portanto, não pode ser emitida para emissão própria.
Importante: em operações de venda, a configuração dos campos para dedução só pode ser realizada em um dos locais (Preferências da Empresa ou TOP), ou seja, se configurado na TOP, não se deve configurar nas Preferências da Empresa e vice-versa. Apenas será feita a configuração nos dois locais quando utilizado o campo "Deduzir valor de FCP e FCP ST na BC do PIS e COFINS?" com a opção "Configurar na TOP", nas Preferências da Empresa.
Já em operações de Compra, será verificado, primeiramente, a definição do campo Deduzir valor de FCP e FCP ST na BC do PIS e COFINS? das Preferências da Empresa, aba Propriedades; caso não for configurado, o sistema irá olhar para o campo Deduzir valor de FCP na BC do PIS e COFINS? dessa tela.
A marcação "Deduzir valor do ICMS/ST na BC do PIS e COFINS?" deverá ser acionada quando na aba Propriedades das Preferências da Empresa, o campo "Deduzir valor do ICMS/ST na BC do PIS e COFINS?" estiver configurado com a opção "Configurado pela TOP".
Já a marcação "Gerar informações do EFD Reinf Grupo 4000?" deverá ser habilitada para gerar os eventos do Bloco 4000 da EFD Reinf e seus detalhamentos.
Seção ICMS/ICMS-ST
Por meio da marcação "Calcular ICMS Regime TTS E-Commerce Vinculado?", o sistema irá considerar para o cálculo do ICMS Regime TTS o campo "Alíquota p/ Origem Estrangeira" da tela Alíquota de ICMS (aba Geral), desde que:
- O produto da nota seja de origem estrangeira configurado com os códigos "1", "2", "3" ou "8";
- CST igual a 00, 10, 20, 40, 60, 70 ou 90;
- A Data de Emissão da nota fiscal seja superior a 01/01/2013;
- Não possua as CFOP's 6664, 6665, 6902, 6903, 6906, 6907, 6909, 6913, 6916, 6925, 5664, 5665, 5902, 5903, 5906, 5907, 5909, 5913, 5916 e/ou 5925 (operações de Saída);
- E também não possua as CFOP's 2664, 2665, 2902, 2903, 2906, 2907, 2909, 2913, 2916, 2925, 1664, 1665, 1902, 1903, 1906, 1907, 1909, 1913, 1916 e/ou 1925 (operações de Entrada);
- Nos lançamentos de pedidos de compras ou pedidos de venda, o Tipo de Operação - TOP utilizado, deve estar com a marcação "Calcular ICMS de Origem Estrangeira" presente na aba Impostos, ativada.
Nota: caso não seja encontrada uma alíquota para origem estrangeira na tela Alíquotas de ICMS, é possível informá-la no parâmetro "alíquota Padrão Produto de Origem Estrangeira - ALIQPRODESTRAN". Acerca do uso do parâmetro, considere:
Quando parâmetro ALIQPRODESTRAN estiver vazio, será utilizada a informação do campo "Alíquotas" da aba Geral da Alíquotas de ICMS;
Porém, se os campos Alíquota p/ Origem Estrangeira e o parâmetro ALIQPRODESTRAN forem preenchidos com o valor 0 (zero), a alíquota será considerada zero no cálculo do ICMS e a alíquota de ICMS a ser utilizada será aquela encontrada no sistema em situações normais, ou seja, desconsiderando essas configurações.
Ao ativar a marcação "Tem convênio REA/ICMS" para o movimento lançado, a TOP efetuará o cálculo em conformidade com a alíquota de REA/ICMS, das Preferências da Empresa e cadastro do Produto.
Quando a marcação "Usa Cus. Méd. Base ST?" estiver habilitada, o sistema aplicará a configuração para calcular o ICMS ST, utilizando a base encontrada pelo Custo da média dos últimos 3 meses ou pela Cotação definida no parâmetro "Dias p/procurar cotação p/base CST de devolução - COTCSTDEVDIA". No caso de não achar entradas no período definido, o sistema buscará através do parâmetro "TOP c/cotação p/base CST de devolução - COTCSTDEVTOP", o Pedido/Cotação com o valor do custo a ser utilizado. Não encontrando também nesta hipótese será emitida, para aquele item na Central, a mensagem:
"Não encontramos o Custo ou a Cotação para calcular a Base da ST. Verifique os custos do produto ou os parâmetros COTCSTDEVTOP e COTCSTDEVDIA"
Observação: Ao realizar uma Devolução cuja TOP esteja marcada com Usa Cus. Méd. Base ST, o sistema irá, primeiramente, buscar o custo variável do produto com base nos últimos 3 meses, caso o sistema não encontre custo para este produto, irá buscar as cotações com base nas TOP's do parâmetro TOP c/cotação p/base CST de devolução - COTCSTDEVTOP e com data atual menos a quantidade de dias definido no parâmetro Dias p/procurar cotação p/base CST de devolução - COTCSTDEVDIA.
A marcação "Calcular Diferença de ICMS" é utilizada nas operações interestaduais, quando a empresa compra de outro estado que tem alíquota de ICMS menor. Na hora de escriturar é preciso calcular esta diferença e registrar. Marcando este campo a diferença é destacada nos livros fiscais. Lembrando que o Módulo de Livros Fiscais ainda não foi implementado no Sankhya Om.
Ao ativar a marcação "Somar ST no total da nota" o valor de substituição tributária, calculado na nota, será adicionado ao valor total da nota. Quando a S.T. é retida na barreira, este campo deve estar desmarcado.
Observação: Esta marcação deverá ser habilitada para que os valores de IPI e ICMS-ST sejam somados no total do lançamento, assim como o campo "Somar IPI no Total da Nota" e a opção "Não calcula de Digita"(campo Cálculo de ICMS, IPI e ISS).
A marcação "Tem ICMS" serve para efetuar o cálculo de ICMS. Se ativada, para o movimento lançado com a top, efetuará o cálculo em conformidade com a marcação do Cálculo de ICMS, IPI e ISS considerando que a alíquota de ICMS já esteja configurada.
Exemplo: Está marcado para calcular e não digitar e marcado que Tem ICMS. Na nota fiscal de venda irá efetuar o cálculo e os campos de valor de ICMS e Base de ICMS estarão desabilitados. Se estiver desmarcado o sistema não efetuará o cálculo de ICMS, ou seja, para ligar/desligar o cálculo de IPI e ICMS, respectivamente. No campo "Tem ICMS", para que os Títulos e Notas possam ser gerados no Livro Fiscal, a Top que foi utilizada tem que estar com este campo marcado.
A "Classificação de ICMS" Pode ser determinada para Usar do Parceiro, Isento de ICMS, Revendedor, Produtor Rural, Consumidor Final Não Contribuinte e Consumidor Final Contribuinte.
- Regra Consumidor Final Contribuinte:
Primeiro verifica se tem exceção de ICMS para consumidor final dentro do estado (regra interna), senão tiver então se verifica se tem exceção de ICMS para consumidor final fora do estado.
- Regra Consumidor Final Não Contribuinte:
Primeiro verifica se tem exceção de ICMS para eles fora do estado, senão tiver então se verifica se tem exceção para eles dentro do estado.
Detalhe para Regra Consumidor Final e Consumidor Contribuinte: Caso não encontre nada de acordo com o descrito anteriormente proceder da seguinte forma:
Considerar a exceção de dentro do estado mais próximo do processo que está sendo negociado. Exemplo: Exceção por produto, grupo de produto, ICMS do parceiro e etc.
- Regra Produtor Rural:
Verifique a exceção de produtor rural de acordo com as UF's envolvidas, senão encontrar exceção de produtor rural então considerará a exceção mais próxima do processo que esta sendo negociado dentro ou fora do estado.
Exemplo: Exceção por produto, grupo de produto, ICMS do parceiro e etc.
Com a marcação "Calcular FCP (ICMS/ST) Interno?" efetuada, ao realizar a importação do XML (Portal de importação de XML), os dados referentes ao Fundo de Combate à Pobreza - FCP serão importados. Além disso, tal importação irá tomar como regra a definição feita no campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS", ou seja:
- Não calcula e não digita: As informações citadas não são importadas, nem calculadas pelo sistema;
- Calcula e não digita: Os dados citados não são importados, porém são calculados pelo sistema;
- Calcula e digita: As informações citadas são importadoras e não são consideradas para comparação de impostos entre o XML e sistema;
- Não calcula e digita: Por esta opção, tem-se o mesmo comportamento citado em relação a opção Calcula e digita;
- Calcular na confirmação: Os dados citados não são importados, porém calculados pelo sistema no momento da confirmação da nota de compra importada.
A marcação "Calcular ICMS de Origem Estrangeira" está relacionada ao processo descrito no tópico ICMS para produtos de Origem Estrangeira; os Tipos de Operação com esta marcação efetuada, deverão ser utilizadas quando os produtos negociados para fora do estado são de origem estrangeira.
Seção IPI
A marcação "Tem IPI" serve para calcula o IPI. Se ativada, para o movimento lançado com a top efetuará o cálculo conjuntamente com as configurações previamente efetuadas no cadastro de Produto e Preferências da Empresa.
Ao efetuar a marcação "IPI Embutido", fará com que o sistema retire o percentual de IPI, no faturamento de produtos que já possuam este imposto embutido no preço de tabela. Observe abaixo um exemplo:
Considerando o IPI Embutido na venda do produto Caneta, em sua Tabela de Preço o preço de venda é de R$ 100. No Cadastro do Produto foi definido um percentual de alíquota de IPI equivalente a 13% (aba Impostos, campo "IPI"). Desta forma, ao fazer a operação de venda com este produto, calcularemos:
Produto: Caneta
Quantidade: 1
Valor Unitário: R$ 88,50
Valor do IPI: R$ 11,50
Valor Total: R$ 100
Sabendo que o IPI é embutido, sua regra de cálculo será:
Valor do produto considerando o Preço de Tabela dividido por 1,13.
Ou seja:
Preço de tabela = 100
Percentual de IPI (embutido) = 13%
Regra:
Preço tabela / (1+( Alíquota de IPI / 100)) = Valor Unitário
100 / (1+(13/100)
100 / (1 + 0.13 )
100 / 1.13
Valor Unitário = 88,50
Importante: Este processo é para Venda e é preciso ter o Preço de Tabela envolvido.
Observação: As TOP's que possuem a marcação IPI Embutido, não deve ser utilizada junto à rotina PDV Web.
Com a marcação "Somar IPI no Total da Nota" habilitada, o valor de IPI calculado na nota, será adicionado ao valor total da nota.
Nota: Esta marcação deverá ser ativada para que os valores de IPI e ICMS-ST sejam somados no total do lançamento, assim como o campo "Somar ST ao total da nota?" e a opção Não calcula de Digita (campo Cálculo de ICMS, IPI e ISS).
No campo "IPI incide na Base de ICMS" temos as opções "Não incide", "Incide", "Usar do Parceiro". Se estiver configurado para Incidir ou com a opção e Usar do Parceiro e neste estiver configurado para incidir, o sistema irá somar na base de ICMS o valor de IPI.
Os campos "Cód. Sit. Trib. IPI Entrada" e "Cód. Sit. Trib. IPI Saída" devem ser configurados de acordo com a situação tributária de entrada do produto e/ou da empresa e saída do produto e/ou da empresa, respectivamente.
A seguir confira o enquadramento "Cód. Enq. Legal IPI Entrada ou Saída" adequado para cada tipo de Código Sit. Trib. IPI de Entrada ou Código Sit. Trib. IPI de Saída:
Para mais informações relacionados à tabela de códigos de enquadramento legal de IPI, consulte a NT 2015.002 disponível no link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=mCnJajU4BKU=
A marcação "Usar serviço p/ cálculo com tabela de IRPF/INSS" quando realizada, determina que serviço será considerado para realização do cálculo juntamente à tabela de IRPF/INSS.
Importante: Os detalhes sobre a aplicabilidade deste campo, pode ser visualizado através do link Retenção do IPRF/INSS.
Aba CT-e/MD-e
Seção CT-e
A definição realizada no campo "Modal CT-e", irá atuar no vínculo de uma Ordem de Carga a um CT-e. Como o sistema trabalha com os modais "Aquaviário", "Rodoviário", "Multimodal" e "Aéreo" com base neste campo, será feita a validação se existem documentos CT-e's diferentes com o modal de transporte diferente, ou seja, cada CT-e pode trabalhar com seu respectivo modal. É importante citar que a viagem de transporte e emissão dos documentos de MDF-e são limitadas a um modal de transporte. O referido campo se encontrará habilitado para modificações quando o campo "CT-e" estiver configurado com a opção "Normal".
Observação: Uma operação é considerada Multimodal quando ao longo do trajeto, a mercadoria passa por dois ou mais meios de transporte possíveis no CT-e, tais como, Rodoviário, Ferroviário, Aquaviário, Aeroviário e Dutoviário.
Nota: Você poderá informar o Modal CT-e com o tipo Aéreo se o campo "Modelo do Documento", localizado na aba NF-e/NFC-e, estiver configurado com a opção "67 - Conhecimento Transporte Eletrônico Outros Serviços".
Determine no campo "CT-e" como será o comportamento da TOP selecionada quanto ao lançamento de CT-e's de acordo com as seguintes opções:
- Convencional (Não usa CT-e);
- Import. Doc. (Emissão Própria);
- Normal;
- Terceiros.
Observação: Os dados pertinentes ao preenchimento dos campos CT-e, Tipo de serviço CT-e, Tipo Operação CT-e Denegado e Tipo de emissão CT-e podem ser visualizados através do link Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e.
Em "Tipo de serviço CT-e", defina qual o tipo de serviço do CT-e conforme as seguintes opções:
- Normal;
- Subcontratação;
- Redespacho;
- Redespacho Intermediário;
- Serviço vinculado a multimodal;
- Transporte de pessoas;
- Transporte de Valores.
Seção MD-e
Efetuando a marcação "Exigir confirmação do MD-e antes da confirmação", o sistema irá validar a confirmação da Nota Fiscal de compra exigindo que o evento de confirmação da operação seja registrado para a confirmação da nota. Este campo estará habilitado apenas para os Tipos de Movimento C-Compra e "1-NF Depósito"; além disso, o campo "NF-e" deverá estar definido com a opção Terceiros.
Caso o sistema não localize o registro do manifesto, a confirmação não ocorrerá e a mensagem abaixo será exibida:
"Código: CORE_E02963 - Não foi localizado registro da confirmação da operação no MD-e para esta chave da NFe.(Chave NFe: 000000000000000000)"
Assim, a confirmação da nota será permitida apenas após o registro do manifesto ser realizado pelo Portal de Importação de XML.
Aba Estoque de Terceiros
Esta aba trata da rotina de controle de estoque de Terceiros/Remessa e Retorno de industrialização. Esta rotina amplia o controle de estoque permitindo controlar estoque próprio em poder de Terceiros e estoque de terceiros em poder da "Empresa". Vai além da rotina de consignação por permitir controle de outras operações, envolvendo Remessa e Retorno para Demonstração, Conserto, Industrialização.
Assim, a TOP poderá baixar estoque da empresa e somar ao estoque próprio em poder de terceiros ou baixar estoque da empresa e subtrair do estoque próprio em poder de terceiros.
Quando o campo "Estoque com/de Terceiros" estiver diferente de "Não controla", o sistema não permitirá reservar.
- Não controla;
- Somar ao estoque próprio em poder de terceiros;
- Subtrair do estoque próprio em poder de terceiros;
- Somar ao estoque de terceiros em poder da empresa;
- Subtrair do estoque de terceiros em poder da empresa.
Importante: O sistema só permitirá Subtrair do estoque próprio em poder de terceiros se anteriormente tiver realizado a operação de Somar ao estoque próprio em poder de terceiros, uma vez que não faz sentido retirar deste estoque o que não foi nele acrescentado pela operação. O mesmo vale para a opção Subtrair do Estoque de terceiros em poder da empresa.
Observação: caso a empresa gerencie o seu estoque sob posse de terceiros, ou seja, quando o campo Estoque com/de Terceiros estiver configurado com a opção Somar ao estoque próprio em poder de terceiros, é importante ressaltar que o controle ficará restrito à quantidade, não abrangendo a data de validade e fabricação. O controle de data de validade e fabricação será aplicado apenas aos produtos em posse própria ou em posse de terceiros, desde que estejam definidos com a opção Somar ao estoque de terceiros em poder da empresa TOP.
O campo "Estoque MP de Terceiros" deve ser configurado quando se tratar de notas de produção para terceiros, cujas matérias-primas consumidas pertencem a terceiros mas encontram-se em poder da empresa. Tem-se as seguintes opções:
- Não controla;
- Somar ao estoque de terceiros em poder da empresa;
- Subtrair do estoque de terceiros em poder da empresa.
O grupo "Apoio p/Devolução de Produtos de Terceiros" apresenta opções que são usadas para controlar o saldo das remessas ou retornos de industrialização, usando TOPS com tipo de movimento igual a Pedidos de Venda, Venda, Devolução de Venda e Pedido de Compra, Compra e Devolução de Compra.
- Marcando a opção "Não Busca", o sistema não fará nenhuma amarração com as notas de entrada, quando for efetuar a remessa ou o retorno.
- Marcando a opção "Busca com Local de Produção" ao efetuar o retorno das Matérias Primas de Terceiros, o sistema buscará o mesmo local de Estoque utilizado na produção.
- Ao marcar a opção "Busca com Local de Entrada" e efetuar o retorno das matérias primas, o sistema buscará o local que foi usado na entrada das matérias primas na empresa.
- Ao marcar a opção "Busca com Local da Nota" e efetuar o retorno das matérias primas, o sistema buscará o local que foi usado na Nota Fiscal de origem.
O campo "Soma itens com/de Terceiros ao Financeiro?" é usado quando retorna na mesma nota o Serviço e o Retorno ao cliente, das matérias primas enviados. Se desmarcado, fará com que o sistema gere o financeiro apenas com o valor do serviço de industrialização.
A marcação "Validação do estoque com/de terceiros na devolução" será exibida quando as opções Subtrair de Estoque próprio em poder de terceiros ou Subtrair do Estoque de terceiros em poder da empresa do campo Estoque com/de terceiros forem configuradas.
Assim, é responsável por validar o estoque no momento da devolução de transferências de produtos do estoque próprio em poder de terceiros. De modo que serão evitadas divergências nos saldos, pois será permitida a movimentação apenas daqueles que constarem no estoque.
Para que o comportamento da marcação seja efetivo, é necessário realizar configurações nas TOP's de remessa e de retorno dos produtos.
Então, em operações com estoque próprio em poder de terceiro, configure os campos das TOP's utilizadas da seguinte maneira:
TOP para remessa do produto:
- Na aba Estoque, defina no campo Atualização do Estoque a opção Baixar;
- Configure no campo Precifica da aba Geral, a opção Não atualiza custo nem preço de venda;
- No campo Estoque com/de terceiros da aba Estoque de Terceiros, selecione a opção Somar ao estoque próprio em poder de terceiros.
TOP para retorno do produto:
- Defina no campo Atualização do estoque, a opção Entrar;
- Em seguida, configure a opção Não atualiza no campo Precifica da aba Geral;
- Por fim, selecione a opção Subtrai do estoque próprio em poder de terceiros do campo Atualização de estoque com/de terceiros (aba Estoque de Terceiros).
Para operações de estoque de terceiro em poder da empresa, as configurações devem ser:
TOP para remessa do produto:
- Na aba Estoque, configure o campo Atualização do Estoque igual a Entra;
- No campo Precifica da aba Geral, defina a opção Não atualiza custo nem preço de venda;
- Após isso, selecione a opção Somar ao Estoque de terceiros em poder da empresa do campo Estoque com/de terceiros (aba Estoque de Terceiros).
TOP para retorno do produto:
- Na aba Estoque, no campo Atualização do Estoque defina a opção Baixar;
- Configure no campo Precifica da aba Geral, a opção Não atualiza custo nem preço de venda;
- No campo Estoque com/de terceiros da aba Estoque de Terceiros, selecione a opção Subtrair do Estoque de terceiros em poder da empresa.
Observação: caso a empresa possua estoque próprio do mesmo produto, deverão existir dois códigos de forma a não misturar o estoque próprio com o estoque terceiro.
Com a marcação Validação do estoque com/de terceiros na devolução ativa, ao realizar na Central de Vendas uma devolução de mercadorias do estoque próprio em poder de terceiros ou do estoque de terceiros em poder da empresa, e "Confirmar" o sistema apresentará os seguintes comportamentos:
- Caso haja estoque disponível para a mercadoria na empresa de origem, o sistema continuará com o processo de confirmação.
- Se não houver estoque disponível para a mercadoria na empresa de origem, o sistema não efetivará a confirmação e será exibida uma mensagem.
Importante: é necessário informar o "Local de origem" do produto na Nota (Grade de Itens da Central de Vendas), caso contrário o sistema não realizará a confirmação.
Aba NFS-e
O "Mod. Imp. RPS" é previamente cadastrado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s), ele é um modelo para ser configurado para esta aba. Este será usado no caso de contingência, quando o serviço de NFS-e estiver fora do ar. Este modelo de impressão também é livre. Cada empresa terá seu Modelo de impressão de RPS em Relatórios Formatados ou TXT de acordo com a legislação de cada cidade. O sistema usará o modelo de RPS quando a nota for marcada para RPS a pedido do usuário.
Nota: O RPS tem a função de um DANFE de Segurança.
De forma semelhante ao modelo anterior, o "Cód. Mod. Imp. NFS-e" é previamente, cadastrado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s), um modelo para ser configurado para esta. A NFS-e não utilizará o DANFE. O modelo de impressão é livre, ou seja, cada empresa fará seu modelo em "Relatórios Formatados" ou TXT de acordo com a legislação de cada cidade.
Exemplo:
No caso da cidade de Aparecida de Goiás, existe um modelo pré-estabelecido. Já no caso da cidade de Belo Horizonte não existe nada na legislação sobre o padrão de impressão, portanto ficará a critério do cliente.
Para empresas que usam "NFS-e por Natureza" é necessário a criação de uma tela adicional, pelo Construtor de telas do Sankhya Om, do tipo Tela detalhe tendo como tela mestre a tela Natureza de Receitas/Despesas. Criada esta tela adicional, na tela de Natureza de Receitas/Despesas do Sankhya Om aparecerá uma nova aba, com a descrição da tela que foi criada (sugere-se para esta aba o nome "NFS-e").
Nesta nova aba, informe, por empresa, o CNAE e demais campos que fazem sentido para a prefeitura da empresa.
O "Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e)" é usado por Empresas que emitem Notas para Prefeituras diferentes, assim, não poderão utilizar a mesma TOP.
Códigos utilizados por Uberlândia:
- A - Sem dedução;
- B - Com dedução/Materiais;
- C - Imune/Isenta ISSQN;
- D - Devolução/Simples remessa;
- J - Intermediação.
(No caso de Uberlândia, internamente os códigos são passados para a prefeitura através de letras)
Códigos utilizados por Aparecida de Goiânia, Recife e Salvador:
- Tributação no município;
- Tributação fora do município;
- Isenção;
- Imune;
- Exigibilidade suspensa por decisão judicial;
- Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo.
Códigos utilizados por Brasília:
- 1 - Exigível;
- 2 - Não incidência;
- 3 - Isenção;
- 4 - Exportação;
- 5 - Imunidade;
- 6 - Exigibilidade suspensa por Decisão Judicial;
- 7 - Exigibilidade suspensa por Processo Administrativo.
Códigos utilizados por Nova Santa Rita:
- S - Tributação em Nova Santa Rita - RS;
- N - Tributação fora de Nova Santa Rita - RS.
Para as duas empresas, a "Série" que é usada é a número 1.
Maiores detalhes sobre NFS-e's podem ser vistos por meio do link Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
O campo "NFS-e" será indicativo se a TOP será ou não de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Existem as seguintes opções:
- Convencional (Não usa NFS-e): Se selecionado, indicará que a TOP não será utilizada para nota fiscal eletrônica de serviços;
- Normal: Se selecionado, indicará que a top será utilizada para Nota Fiscal Eletrônica de serviços;
Observação: O controle de numeração para a NFS-e deve ser por "Empresa/Série" configurada em "Tipo de Numeração".
Nota: Você não poderá configurar uma mesma TOP como sendo ao mesmo tempo NF-e e NFS-e. Neste caso o sistema emitirá a mensagem:
"TOP não pode ser "NF-e" e "NFS-e" ao mesmo tempo".
Através desta marcação "Desconto Condicionado para NFS-e" o sistema irá gerar o valor para o elemento <DescontoCondicionado> no XML da NFS-e o valor total da nota fiscal será gerado conforme a negociação estabelecida com o cliente.
Importante: O valor para este elemento será gerado apenas para o município de "João Pessoa-PB". Para maiores informações, acione o link Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - Prefeituras, tópico Configurações para NFS-e: João Pessoa/PB.
Quando a marcação "Possibilita emissão de NFS-e com múltiplos CNAEs" estiver realizada, será possível gerar uma NFS-e com diferentes CNAEs no Faturamento de Contratos.
Importante: A funcionalidade acima apenas será aplicada para o provedor Softplan.
Aba Produção
A marcação "Gera plano de produção" é participante da filtragem de pedidos na utilização da rotina Programação de Carga.
A marcação "Copiar prev. entrega da origem", se efetuada fará com que, ao realizar o faturamento de um pedido, seja ele de compra ou de venda, os valores da tabela TGFTDP sejam automaticamente copiados para a mesma tabela da nota gerada após esse faturamento. A tabela TGFTDP contém os valores referentes ao provisionamento de entrega dos itens lançados na nota/pedido.
Observação: Veja maiores detalhes sobre o provisionamento de entrega no help da Central de Vendas - Botão Outras Opções - Provisionar Entrega que provisiona os itens da nota/pedido, e só ficará habilitado se a TOP estiver com a marcação "Exige Previsão de Entregas" realizada.
A marcação "Gerar demanda para MPS" quando realizada, fará com que os pedidos pendentes e confirmados lançados com a TOP em questão sejam considerados no cálculo de Demanda do MPS referente à rotina Planejamento de Produção (MRP I).
Aba Impressão
O campo "Kit/Componentes - Impressão e Livro Fiscal" influencia na emissão de "Cupom Fiscal" no Fast Service da seguinte forma: quando a opção "Kit" estiver marcada, o Cupom Fiscal será emitido apresentando o nome do Kit, e ao gerar o Livro Fiscal, será gerado apenas um registro. Quando estiver selecionada a opção "Componentes", o Cupom Fiscal será emitido especificando os componentes do Kit, e na geração do Livro Fiscal será gerado um registro para cada componente.
Nota: O campo Kit/Componentes - Impressão e Livro Fiscal não influencia na impressão de Pedidos. Para que você consiga imprimir um pedido que apresente apenas os kits e não apresente os componentes dos kits, utilizando um modelo JRXML, é necessário criar algumas condições na query ou criar sub-relatórios para atender a tal impressão/marcação da TOP;
Observação: Se a série da TOP for igual a "CF", e este campo estiver definido como "Kit e Componentes", será apresentada a seguinte mensagem:
"TOP de Cupom Fiscal não pode estar configurada para imprimir Kit e Componentes".
Em relação às "Notas Fiscais Eletrônicas", a escolha efetuada neste campo, irá interferir diretamente no cálculo do peso líquido e do peso bruto nas notas de venda, impactando na impressão destas informações no Danfe; este cálculo/impressão irão obedecer a definição aqui realizada. De acordo com a escolha realizada, teremos os seguintes comportamentos:
- Componentes: Definindo o campo com esta opção, será utilizado o peso dos componentes para realização do somatório;
- Kit: Defina-se o campo com esta opção, será utilizado o peso do Kit para realização do somatório;
- Kit e Componentes: Através desta opção, será utilizado o peso do Kit e dos componentes para realização do somatório.
No campo "Base numeração" configure uma base de numeração para a TOP que está sendo criada. Pode ser: Pedido de Venda, Venda, Requisição, Devolução de Venda, Pedido de Compra, Lote de Produção, TOP, Manual (informada pelo usuário) e DAV Cupom Fiscal. Cada documento possui um número. Diferentes documentos possuem, com frequência, distintas sequências. Notas de compras vêm com um número dado pelo fornecedor. Pedidos de Compras podem ter um número do fornecedor, mas, usualmente, são numerados pela própria empresa. Venda e Devolução de Venda e de Compra, impressa no formulário da empresa, compartilham a mesma base.
Se a marcação "Numeração somente automática" for selecionada o sistema gera o número para a nota automaticamente. Não deve ser usado para notas fiscais de Entrada.
Observações:
- A marcação acima não ficará disponível, caso o campo Base numeração esteja com a opção Manual (Informada pelo Usuário) selecionada.
- Se o parâmetro "Valida config. de Nr automática na TOP-VALNRAUTTOP" estiver ligado, ao criar ou alterar uma TOP de Venda ou Compra, com o campo "NF-e" da aba NF-e/NFC-e diferente de "Convencional (Não Usa Nf-e)", "Import. Doc.(Emissão Própria)" e "Terceiros", a marcação Numeração somente automática deverá estar selecionada e o campo Base de Numeração deverá indicar a opção "Venda" ou "Devolução de venda". Caso não esteja marcada, ao tentar salvar a configuração o sistema apresentará a seguinte mensagem:
“Para TOP Configurada com Modelo de Documento 55 - Nota Fiscal Eletrônica e o campo NF-e diferente de ‘Convencional (Não Usa NF-e)', ‘Import. Doc.(Emissão Própria)' e 'Terceiros’ a numeração da Nota deve ser automática. Marque a opção 'Numeração somente automática' e use a base de numeração 'Venda’ ou 'Devolução de venda’. ”
Selecione a marcação "Travar até terminar a impressão" para que se respeite a fila de impressão segundo a ordem de confirmação para impressão. Esta marcação aumenta a contenção no banco de dados, mas oferece mais garantias com relação à impressão. Pedidos, por exemplo, que podem sair na impressora fora de ordem, dispensam esta marcação. Importante salientar que esta marcação não serve para Cupom Fiscal, pois este é sempre confirmado após a impressão na ECF. Para Cupom Fiscal concomitante a impressão é item a item.
O "Tipo de Numeração" serve para identificar qual será a opção de numeração da top, conjuntamente ao campo Base de Numeração e "Outras Opções – Controle de Numeração". Exemplo: Base de Numeração é Venda e o Tipo de Numeração é Empresa e nas Outras Opções – Controle de Numeração cadastra-se a empresa 1.
- Única: Todas as notas criadas com este tipo de Numeração respeitarão a mesma sequência para uma empresa, sem série, etc.
- Empresa/Série: Todas as notas criadas com este tipo de Numeração terão para cada empresa/série terá uma sequência a ser seguida.
Exemplo: Caso a empresa trabalhe com cupom fiscal, necessariamente deverá configurar a TOP por Empresa/Série.
Atenção na configuração desta opção para o Fast Service: Nesta opção, Tipo de Numeração, é necessário configurar para o Fast Service sempre "Empresa/Série", pois, todos os cupons devem ter uma série específica. Assim que marcada, você deverá clicar em Outras Opções – Controle de numeração para informar a empresa e a série. Para Cupom Fiscal deve utilizar "CF" e para Pré-Venda deve utilizar "PV".
Observação: Caso a empresa trabalhe com a opção Empresa/Série, o campo "Série" na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas deve ser preenchido.
Cada "Empresa" terá uma numeração diferenciada.
Todas as notas criadas com este Tipo de Numeração terão para cada Empresa "Matriz\Série" uma sequência a ser seguida. Exemplo: Criada para atender as notas de transferência no processo de Pronta Entrega e precisam ser aprovadas na Sefaz (NF-e).
Todas as notas criadas com este Tipo de Numeração terão para cada Empresa "Matriz" uma sequência a ser seguida. Exemplo: Esta marcada o tipo de numeração Matriz e na opção de Controle de Numeração está configurado para a empresa 2 cuja Matriz é a 1. O sistema seguirá a sequência da empresa 1.
A opção "Imprimir" serve para indicar se a TOP irá efetuar impressão da nota ou não. Correlacione com Outras Opções – Controle de Numeração:
- Na Confirmação: Se selecionada, a impressão da nota será impressa quando efetuar a confirmação da nota nos Portais, clicando no botão Confirmar.
- Manual: Se selecionada esta opção, após selecionar a nota a ser impressa, a impressão da nota será efetuada ao acionar o botão Imprimir.
- Opcional: Se selecionada, você será questionado se a nota será ou não impressa no momento da confirmação da nota.
- Proibida: Se selecionada, a nota não será impressa. Nos Portais, se solicitar a impressão da nota o sistema emite o aviso: Documento (Número da Nota): TOP proíbe impressão de Nota/Pedido.
Nota: Quando a opção Opcional for selecionada, e o Modelo do Documento escolhido for 55 - Nota Fiscal Eletrônica ou 65 - Nota Fiscal Eletrônica de Venda a Consumidor, na confirmação, o sistema o questionará se você deseja realizar a impressão da nota.
Por meio do campo "Imprimir Pix/Boleto/Duplicata" poderá ser emitido boleto ou duplicata após a impressão da nota fiscal. Para isso é necessário configurar o Tipo de Negociação e a conta bancária, também.
- Na confirmação: será impresso quando efetuar a confirmação da nota, clicando no botão Confirmar.
- Manual: Se selecionada, a impressão será efetuada através do botão Imprimir, opção "Imprimir Pix/Boleto/Duplicata".
- Proibido: Se selecionado, não será realizada a impressão. Nos Portais se solicitar a impressão do boleto/duplicata o sistema emite o aviso:
"Documento (Número da Nota): TOP proíbe impressão de Boleto/Duplicata."
Se esta opção estiver como Proibido, os boletos/duplicatas poderão ser impressos pelo menu "Financeiro > Relatórios > Impressão de Boleto(s)".
Importante: O sistema não gera boletos para títulos com "Data de Vencimento" = "Data de Negociação", uma vez que esta é uma característica de venda à vista.
Quando a opção "Imprimir Nota Adicional" for selecionada, os dados da nota serão impressos em outra impressora e para imprimir nos Portais, selecione o botão Imprimir, opção "Imprimir Nota Adicional". As configurações na tela Modelo e Impressora Nota Adicional devem estar corretamente preenchidas.
Importante: Quando a opção de Imprimir Nota Adicional estiver marcada e na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas for solicitado a impressão de nota adicional utilizando esta TOP, irá buscar o modelo e impressora configurados em Modelo e Impressora Nota Adicional e o parâmetro "Nota Adicional por Empresa? - NOTAADICEMP" estiver habilitado, o sistema não irá buscar o modelo e a impressora pela tela Modelo e Impressora Nota Adicional e sim pela aba Estoque/Nota Adicional das Preferências da Empresa.
A opção "Reiniciar numeração por data" será habilitada se a Base de numeração for diferente de Manual (Informada pela usuário). Se esta opção for selecionada, a cada novo dia a numeração será retomada. Por exemplo: No dia 01/12/2017, a numeração de pedidos começou em 1 e foi até o número 150, no dia 02/12/2017 o primeiro pedido emitido no dia virá com o número 1 novamente.
Nota: Quando o parâmetro "Zerar numeração quando atingir o máximo da TOP? - ZERARNUMTOP" estiver ligado, se esta opção estiver habilitada, ao atingir o valor máximo informado no campo "Último Número no Talão" do "Controle de Numeração" a numeração não será reiniciada por data mas será emitida a mensagem:
"Números disponíveis para numeração automática acabaram!"
Ao ativar a marcação "Imprimir Nota Adicional antes de confirmada", será impressa a nota adicional da nota selecionada que estiver não confirmada.
Com a marcação "Valida Numeração por" habilitada, a numeração das notas poderá ser verificada para impedir a digitação de notas duplicadas. Existem vários tipos de validações possíveis. Como por exemplo:
- Não valida: Nunca será avisado;
- Parceiro/Número/Tipo Movimento/Série: O sistema retornará uma mensagem informando que o usuário está inserindo uma nota que possui o parceiro, número, tipo de movimento e séries iguais à outra nota já cadastrada;
- Proibir Parceiro/Número/Tipo Movimento/Série: Não será possível inserir notas de numerações repetidas para parceiros, tipo de movimento e séries iguais.
As validações estarão indisponíveis para os seguintes tipos de movimentos:
- Pedido de Requisição;
- Devolução de Requisição;
- Produção;
- Recebimento;
- Pagamento;
- Mov. Bancário.
Observação: As opções "PROIBIR – Parceiro/Número/Série" e "PROIBIR - Parceiro/Número" estão disponíveis somente para os tipos de movimento Compra e Devolução de Compra. Além disso, fica impossibilitada a criação de duas notas de devolução de venda com a mesma numeração quando as seguintes configurações forem efetuadas simultaneamente:
- O campo Valida Numeração por estiver configurado com a opção PROIBIR – Parceiro/Número/Série ou a opção PROIBIR - Parceiro/Número;
- As notas possuírem o mesmo Nro. Nota, Parceiro e Série.
Importante: Você deve atentar-se ao seguinte comportamento do sistema, quando for configurada a TOP para realizar as validações citadas acima, em alguns casos, surgirão dificuldades no momento de duplicar notas ou pedidos. O sistema possui algumas regras quanto ao preenchimento do campo Nro. Nota quando é solicitada a duplicação de nota/pedido. Vejamos sobre as referidas regras:
Regra 1:
Ao duplicar, o sistema zera o valor do campo Nro. Nota quando as seguintes condições são válidas:
- No Cadastro da TOP, o campo "Base de Numeração" estiver configurado com a opção "Manual - Informada pelo Usuário";
- Lança-se a nota/pedido informando um parceiro no campo "Destino", aba "Transporte".
Regra 2:
Ao duplicar, o sistema preencherá automaticamente o campo Nro. Nota quando:
- No Cadastro da TOP, o campo Base de Numeração estiver configurado com a opção "DAV cupom fiscal";
- No lançamento da nota/pedido, informa-se um parceiro no campo "Destino", aba "Transporte".
Nota: O sistema validará a configuração efetuada no campo Valida Numeração por, quando o valor do campo Nro. Nota for diferente de "0" (zero).
Observação: a configuração do campo Valida Numeração por não se aplica às notas de remessa. Quando uma nota de remessa é gerada, é possível emitir outras notas com a mesma numeração através da opção Gerar nota de remessa localizada no botão Outras Opções... dos Portais de Vendas, Compras e Mov. Internas.
Aba Desp. Acessórias
O campo "Tipo Cálculo IVA ponderado" será aplicado para base de cálculo de Substituição Tributária para despesas acessórias. Essa diferenciação é necessária em virtude de exigência de tributação cobrada em barreiras, nas operações interestaduais. Este campo possui as seguintes alternativas:
- Soma base S.T./Soma base ICMS reduzida: considera a redução de base na distribuição proporcional de despesas acessórias para cálculo de ST.
- Soma base S.T./Soma base ICMS sem redução: altera o tipo de cálculo existente, desconsiderando redução de base na distribuição proporcional de despesas acessórias para cálculo de ST.
Ao ativar a marcação "Calc. ICMS extra nota p/ frete extra nota proporcional aos itens", o sistema irá separar do total da nota o somatório dos campos "Base do ICMS/ST do Frete" e "Vlr. ICMS/ST sobre o frete" apresentados na grade itens, bem como, dos campos "Vlr. ICMS/ST sobre o frete" e "Base do ICMS/ST do Frete" localizados no rodapé, aba Transporte.
Observação: Quando você habilitar a marcação acima, não será possível que a opção "para Frete Extra" da seção "S.T proporcional ao S.T dos itens" seja assinalada.
Seção ICMS proporcional ao ICMS dos itens
Na aba Impostos, a marcação "Tem ICMS" habilita, na aba "Desp. Acessórias" as opções para "ICMS proporcional ao ICMS dos itens".
- para Frete
- para Seguro
- para Destaque
- para Embalagem
- para Juro
Se os campos descritos acima estiverem marcados, tem-se o cálculo da base de ICMS (despesa acessória) e valor de ICMS (despesa acessória), considerando:
- Se existe Base de ICMS nos itens;
- Se o Total dos itens é diferente de zero.
Se a resposta para estas duas questões for positiva, o sistema utiliza as seguintes fórmulas:
- Se para frete estiver marcado e for incluso:
Base ICMS Frete = Valor frete * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens – Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Frete = Base ICMS Frete + Valor IPI Frete
Valor ICMS Frete = Base ICMS Frete * (Soma Valor ICMS dos itens/Soma Base ICMS dos Itens).
Na aba Impostos:
Base ICMS = Base ICMS dos itens + Base ICMS Frete
Valor ICMS = Valor ICMS dos itens + Valor ICMS Frete
- Se para Seguro estiver marcado:
Base ICMS Seguro = Valor Seguro*(Soma Base ICMS itens/Soma (Vlr Total itens – Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Seguro = Base ICMS Seguro + Valor IPI Seguro
Valor ICMS Seguro = Base ICMS Seguro * (Soma Valor ICMS dos itens/Soma Base IPI dos Itens)
Na aba Impostos:
Base ICMS = Base ICMS dos itens + Base ICMS Seguro
Valor ICMS = Valor ICMS dos itens + Valor ICMS Seguro
- Se para Destaque estiver marcado:
Base ICMS Destaque = Valor destaque * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens –
Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Destaque = Base ICMS Destaque + Valor IPI Destaque
Valor ICMS Destaque=Base ICMS Destaque*(Soma Valor ICMS dos itens/Soma Base ICMS dos Itens)
Na aba Impostos:
Base ICMS = Base ICMS dos itens + Base ICMS Destaque
Valor ICMS = Valor ICMS dos itens + Valor ICMS Destaque
Observação: Apenas no caso de Devolução de Vendas, quando a marcação "ICMS proporcional para Destaque" estiver efetuada, o sistema calculará o ICMS do destaque para o desconto de redução de base. Quando a marcação não estiver realizada, o sistema não calculará o ICMS do destaque para o desconto de redução de base.
- Se para Embalagem estiver marcado e for inclusa:
Base ICMS Embalagem = Valor Embalagem * (Soma Base ICMS itens/Soma(Valor Total itens
– Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Embalagem = Base ICMS Embalagem + Valor IPI Embalagem
Valor ICMS Embalagem = Base ICMS Embalagem *
(Soma Valor ICMS dos itens/Soma Base ICMS dos Itens)
Na aba Impostos:
Base ICMS = Base ICMS dos itens + Base ICMS Embalagem
Valor ICMS = Valor ICMS dos itens + Valor ICMS Embalagem
- Se para Juro estiver marcado:
Base ICMS Juro = Valor Juro * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens – Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro parceiro)
Base ICMS Juro = Base ICMS Juro + Valor IPI Juro
Valor ICMS Juro = Base ICMS Juro * (Soma Valor ICMS dos itens/Soma Base ICMS dos Itens)
Na aba Impostos:
Base ICMS = Base ICMS dos itens + Base ICMS Juro
Valor ICMS = Valor ICMS dos itens + Valor ICMS Juro
Seção IPI proporcional ao IPI dos itens
Na aba Impostos, a marcação "Tem IPI" habilita na aba "Desp. Acessórias" as opções para "IPI proporcional ao IPI dos itens".
- para Frete
- para Seguro
- para Destaque
- para Embalagem
- para Juro
Se os campos descritos acima estiverem marcados, será calculada a Base de IPI (despesas acessórias) e o Valor de IPI (despesas acessórias), considerando:
- Será verificado se existe Base de IPI nos itens;
- Verifica se o Total dos itens é diferente de zero;
- Verifica se o campo ICMS proporcional esta marcado.
Se a resposta para estas três questões for sim, o sistema utiliza as seguintes fórmulas:
- Se para Frete estiver marcado e for incluso:
Base IPI Frete = Valor frete * (Soma Base IPI itens/Soma (Valor Total itens –
Valor desconto – Valor IPI))
Valor IPI Frete = BASE IPI Frete * (Soma Valor IPI dos itens/Soma Base IPI dos Itens)
Na aba Impostos:
Base IPI = Base IPI dos itens + Base IPI Frete
Valor IPI = Valor IPI dos itens + Valor IPI Frete
- Se para Seguro estiver marcado:
Base IPI Seguro = Valor Seguro * (Soma Base IPI itens/Soma (Valor Total itens –
Valor desconto – Valor IPI))
Valor IPI Seguro = BASE IPI Seguro * (Soma Valor IPI dos itens/Soma Base IPI dos Itens)
Na aba Impostos:
Base IPI = Base IPI dos itens + Base IPI Seguro
Valor IPI = Valor IPI dos itens + Valor IPI Seguro
- Se para Destaque estiver marcado:
Base IPI Destaque = Valor destaque * (Soma Base IPI itens/Soma (Valor Total itens –
Valor desconto – Valor IPI))
Valor IPI Destaque = Base IPI Destaque * (Soma Valor IPI dos itens/Soma Base IPI dos Itens)
Na aba Impostos
Base IPI = Base IPI dos itens + Base IPI Destaque
Valor IPI = Valor IPI dos itens + Valor IPI Destaque
- Se para Embalagem estiver marcado e for inclusa:
Base IPI Embalagem = Valor Embalagem * (Soma Base IPI itens/Soma (Valor Total itens –
Valor desconto – Valor IPI))
Valor IPI Embalagem = BASE IPI Embalagem * (Soma Valor IPI dos itens/Soma Base IPI dos Itens)
Na aba Impostos:
Base IPI = Base IPI dos itens + Base IPI Embalagem
Valor IPI = Valor IPI dos itens + Valor IPI Embalagem
- Se para Juro estiver marcado:
Base IPI Juro = Valor Juro * (Soma Base IPI itens / Soma (Valor Total itens – Valor desconto –
Valor IPI))
Valor IPI Juro = BASE IPI Juro * (Soma Valor IPI dos itens/Soma Base IPI dos Itens)
Na aba Impostos:
Base IPI = Base IPI dos itens + Base IPI Juro
Valor IPI = Valor IPI dos itens + Valor IPI Juro
Seção S.T. proporcional ao S.T. dos itens
A seção "IPI proporcional ao IPI dos itens" dispõe das seguintes opções:
- para Frete
- para Seguro
- para Destaque
- para Embalagem
- para Juro
Se os campos descritos acima estiverem marcados, será calculada a base de ST (despesas acessórias) e o valor de ST (despesas acessórias), considerando:
- Será verificado se existe Base de ST nos itens;
- Verifica se o Total dos itens é diferente de zero.
Se a resposta para estas duas questões for sim, o sistema utiliza as seguintes fórmulas:
Para calculo de ST, o sistema sempre considera o valor do IPI para o cálculo da base.
- Se para Frete estiver marcado e for incluso:
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / (Soma Base ICMS itens + Soma Valor IPI dos itens)
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Frete = Valor frete * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens – Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro parceiro)
Base ICMS Frete = (Valor frete + Valor IPI) * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens
– Valor desconto))
Valor ICMS Frete = Base ICMS Frete * (Soma Valor ICMS Itens/Soma base ICMS Itens)
Base ST Frete = Base ICMS Frete * IVA
Valor ST Frete = Base ST Frete * (Soma Valor ST dos itens + Soma Valor ICMS itens/Soma Base
ST dos Itens) – Valor ICMS Frete Proporcional
Valor ICMS Frete Proporcional = (Valor ICMS frete * Soma Valor Itens) / Soma Valor Itens com ST).
Na aba Impostos:
Base ST = Base ST dos itens + Base ST Frete
Valor ST = Valor ST dos itens + Valor ST Frete
- Se para Seguro estiver marcado:
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / (Soma Base ICMS itens + Soma Valor IPI dos itens)
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Seguro = Valor Seguro*(Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens – Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Seguro = (Valor Seguro + Valor IPI) * (Soma Base ICMS itens / Soma
(Valor Total itens – Valor desconto))
Valor ICMS Seguro = Base ICMS Seguro * (Soma Valor ICMS Itens / Soma base ICMS Itens)
Base ST Seguro = Base ICMS Seguro * IVA
Valor ST Seguro = Base ST Seguro * (Soma Valor ST dos itens +
Soma Valor CMS itens / Soma Base ST dos Itens) – Valor ICMS Seguro Proporcional
Valor ICMS Seguro Proporcional = (Valor ICMS Seguro*Soma Valor Itens)/Soma Valor Itens com ST)
Na aba Impostos:
Base ST = Base ST dos itens + Base ST Seguro
Valor ST = Valor ST dos itens + Valor ST Seguro
Se para Destaque estiver marcado:
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens + Soma Valor IPI dos itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Destaque = Valor Destaque * (Soma Base ICMS itens / Soma (Valor Total itens
– Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Destaque = (Valor Destaque + Valor IPI) * (Soma Base ICMS itens / Soma
(Valor Total itens – Valor desconto))
Valor ICMS Destaque = Base ICMS Destaque * (Soma Valor ICMS Itens/ Soma base ICMS Itens)
Base ST Destaque = Base ICMS Destaque * IVA
Valor ST Destaque = Base ST Destaque * (Soma Valor ST dos itens + Soma Valor ICMS
itens / Soma Base ST dos Itens) – Valor ICMS Destaque Proporcional
Valor ICMS Destaque Proporcional = (Valor ICMS Destaque * Soma Valor Itens)/ Soma Valor
Itens com ST)
Na aba Impostos:
Base ST = Base ST dos itens + Base ST Destaque
Valor ST = Valor ST dos itens + Valor ST Destaque
- Se para Embalagem estiver marcado:
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens + Soma Valor IPI dos itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Embalagem = Valor Embalagem * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens
– Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Embalagem = (Valor Embalagem + Valor IPI) * (Soma Base ICMS itens/Soma
(Valor Total itens – Valor desconto))
Valor ICMS Embalagem = Base ICMS Embalagem * (Soma Valor ICMS Itens/Soma base ICMS Itens)
Base ST Embalagem = Base ICMS Embalagem * IVA
Valor ST Embalagem = Base ST Embalagem * (Soma Valor ST dos itens + Soma Valor ICMS
itens / Soma Base ST dos Itens) – Valor ICMS Embalagem
Valor ICMS Embalagem Proporcional = (Valor ICMS Embalagem * Soma Valor Itens) / Soma Valor
Itens com ST).
Na aba Impostos:
Base ST = Base ST dos itens + Base ST Embalagem
Valor ST = Valor ST dos itens + Valor ST Embalagem
- Se para Juro estiver marcado:
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
IVA = Soma Base ST Itens / Soma Base ICMS itens + Soma Valor IPI dos itens
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver SIM (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Juro = Valor Juro * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens – Valor desconto))
Se "IPI Incluso na Base ICMS" estiver NÃO (Cadastro de Parceiros)
Base ICMS Juro = (Valor Juro + Valor IPI) * (Soma Base ICMS itens/Soma (Valor Total itens
– Valor desconto))
Valor ICMS Juro = Base ICMS Juro * (Soma Valor ICMS Itens / Soma base ICMS Itens)
Base ST Juro = Base ICMS Juro * IVA
Valor ST Juro = Base ST Juro * (Soma Valor ST dos itens + Soma Valor ICMS itens / Soma Base
ST dos Itens) – Valor ICMS Juro
Valor ICMS Juro Proporcional = (Valor ICMS Juro * Soma Valor Itens)/ Soma Valor Itens com ST)
Na aba Impostos:
Base ST = Base ST dos itens + Base ST Juro
Valor ST = Valor ST dos itens + Valor ST Juro
Para a "Proporcionalização de PIS e COFINS" a regra segue a mesma, só possui algumas diferenciações como alguns impostos haver redução de base de cálculo. Mas a lógica é a mesma para todos:
Exemplo:
Item 1 - Total (Qtd x VlrUnit): 8,00 - 8/16 = 0,50 = 50%
Item 2 - Total (Qtd x VlrUnit): 4,00 - 4/16 = 0,25 = 25%
Item 3 - Total (Qtd x VlrUnit): 4,00 - 4/16 = 0,25 = 25%
Total dos Itens: 16,00
Vlr do Frete Total: 10,00
Vlr do Frete Proporcional:
Item 1 - Total:5,00
Item 2 - Total:2,50
Item 3 - Total:2,50
A descrição de cálculo abaixo vale tanto para PIS, quanto para COFINS:
- Será verificado na tabela de impostos (TGFDIN) todas as linhas que possuem os impostos PIS/COFINS e com incidência igual a Geral, Produto ou Serviço, ou seja, o valor do PIS/COFINS normal que cada item da nota calculou (PIS/COFINS normal está sempre na incidência igual a Geral).
Para que aconteça a proporcionalização do PIS/COFINS, é necessário que os itens possuam o cálculo destes impostos.
Aba E-mails da TOP
Será utilizada para enviar e-mails quando se confirmar um Pedido/Nota, podendo este ser enviado para um Funcionário, Parceiro, Usuário etc. de acordo com as configurações do campo "Tipo" na grade desta tela. Temos as seguintes opções:
- Parceiro;
- Parc. destinat.;
- Parc. transp.;
- Parc. consig.;
- Parc. remetente;
- Matriz do parceiro;
- Usuário resp. pelo CR;
- Fixo;
- Usuário;
- Vendedor/Comprador;
- Funcionário;
- Contatos.
A respeito das opções mencionadas acima, é relevante mencionar que:
- Através das opções Parceiro, Parc. destinat., Parc. transp., Parc. consig., Parc. remetente e Matriz do parceiro o sistema irá validar as informações cadastradas no sistema (Cadastro de Parceiros, aba Endereço, campo "E-mail").
- Mediante a opção Usuário resp. pelo CR, o sistema realizará a validação do campo E-mail localizado no Cadastro de Usuários, aba Identificação; posto isto, para este caso, é necessário que os acessos destes usuários estejam vinculados ao Centro de Resultado, aba Usuários.
- Utilizando a opção Fixo, o sistema irá validar se na TOP cadastrada há registro no campo E-mail.
- Por meio da opção Usuário, o sistema validará as informações do Cadastro de Usuários e verificará se há um e-mail cadastrado (aba Identificação, campo E-mail).
- Através da opção Vendedor/Comprador, o sistema irá validar o Cadastro de Vendedores/Compradores verificando o registro do campo E-mail, aba Geral.
- Mediante a opção Funcionário, o sistema validará o Cadastro de Funcionários e irá verificar se há um e-mail cadastrado (aba Endereço, campo E-mail).
- Selecionando a opção Contatos, o sistema considerará o registro inserido no campo E-mail (Cadastros de Parceiros, aba Contatos). Além disso, é necessário que a marcação "Recebe Nota por email" esteja habilitada (Cadastro de Parceiros, aba Geral).
Nota: Os e-mails cadastrados somente serão enviados caso o Tipo configurado na TOP seja o mesmo utilizado no Pedido/Nota. Teremos então o exemplo:
Caso na TOP seja selecionado no campo Tipo, a opção Funcionário e em suas configurações esteja vinculado um e-mail, faz-se necessário realizar o preenchimento dos campos "Funcionário" e "Empresa do Funcionário" no cabeçalho do Pedido/Nota para que os e-mails sejam devidamente enviados; caso contrário, deve-se inserir os mencionados campos com suas respectivas informações no Layout do Pedido/Nota.
Observação: Tratando-se de uma TOP utilizada no lançamento de uma NF-e, esta aba não deverá ser configurada; neste caso já tem-se o envio automático do Danfe na confirmação da mesma.
Nota: Usando o campo Tipo definido com a opção Contatos, se o parâmetro "Envia e-mail preferencialmente para o contato da nota/pedido - ENVMAILCONTNOT" estiver ligado, ao enviar um e-mail da nota, o mesmo será enviado para o e-mail do contato que está vinculado à nota (campo Contato do cabeçalho da nota), caso o campo Contato do cabeçalho da nota/pedido não esteja configurado ou o contato não esteja ativo o sistema irá enviar para o(s) contato(s) do parceiro da nota. Caso este parâmetro esteja desligado, o sistema irá enviar para o(s) contato(s) do parceiro da nota.
Processo de Envio de Documentos Eletrônicos (NF-e, NFS-e) na Confirmação:
Para o envio de documentos eletrônicos como NF-e e NFS-e, durante a confirmação, é importante ter atenção a alguns detalhes cruciais:
No cadastro de Parceiros, aba NF-e/NFS-e/CT-e, o sistema consultará as informações cadastradas, assim, todos os e-mails registrados nesta aba serão utilizados para o envio dos documentos eletrônicos.
Para o envio/reenvio de e-mail via Portal de Vendas o usuário deverá acessar a opção "Enviar/Reenviar E-mail" encontrado ao utilizar o botão Outras opções, assim o sistema irá considerar os e-mails cadastrados na TOP, e não apenas os da aba NF-e/NFS-e/CT-e do cadastro de Parceiros.
Nota: é essencial manter as informações de e-mail atualizadas no cadastro de Parceiros, especialmente na aba NF-e/NFS-e/CT-e, para garantir o envio correto dos documentos eletrônicos durante a confirmação.
Sub-aba Geral
Os campos "Faturar", "Dias Aviso", refere-se às opções que estão na aba "Agendamento", ou seja, se o e-mail será enviado quando acontecer o processamento agendado.
Observação: A aba Agendamento ainda não foi implementada no Sankhya Om.
No campo "Texto p/ e-mail", realize o registro do texto que será enviado ao destinatário, que pode ser por exemplo, "Favor retirar o material solicitado através da Nota 1181, até o dia 31/03/2018". Na utilização deste campo, não são aceitas as aplicações de "variáveis", apenas textos já fixados, ou seja, informações que serão diretamente apresentadas ao destinatário, sem a necessidade de buscas, filtragens pelo sistema.
O parâmetro, "Usar descrição da TOP para assunto de Pedido/Nota - EMAILASSUNTTOP", indica o uso da descrição da TOP para envio de e-mail pela Central. Este parâmetro só funcionará se estiver habilitado, e configurado nesta aba.
Para a emissão do e-mail, o sistema buscará o e-mail da empresa para ser o e-mail remetente, buscará o Pedido que está associado à solicitação para encontrar o funcionário e seu e-mail para ser o e-mail destinatário.
O e-mail somente será gerado se a empresa e o funcionário possuírem e-mails cadastrados.
Importante: Se o parâmetro "Proíbe enviar email para pedidos não confirmados? - PROIBEMAILPED" estiver ligado, o sistema não permitirá enviar e-mail de pedidos/notas não confirmados. Ao selecionar vários pedidos/notas na grade dos portais e tentar enviar e-mail pelo Botão Outras Opções, os pedidos/notas que estiverem selecionados e não estiverem confirmados não terão seus e-mails enviados, e o sistema abrirá uma tela informando quais são esses pedidos/notas, os e-mails dos pedidos/notas confirmados serão enviados normalmente. Caso o parâmetro esteja desligado, o sistema enviará e-mails para todos pedidos e notas, independente de estarem confirmados ou não.
Ao enviar um e-mail, irá verificar o que está informado na aba "E-mails da TOP". Se a mesma estiver configurada, é feito o envio automaticamente, e a opção "Enviar por e-mail" em Outras Opções na Central, servirá como reenvio daquele pedido. Caso a TOP não esteja configurada, o e-mail não será enviado automaticamente, e nem será possível o envio manual, pois ao enviar manualmente, irá criticar a mensagem exigindo a configuração na TOP para tal envio. Portanto, esse comportamento foi definido dessa forma para automatizar esse processo no sistema, visto que até então não houve restrição ou problema em enviar um pedido de venda.
Nota: O envio de pedido por e-mail é feito apenas de forma automática, não existe configurações para que seja feito o envio manual.
Observação: Quando na primeira linha do corpo do e-mail possuir a informação "mime-type:text/html@", irá gravar no campo MIMETYPE da tabela TMDFMG, a informação de "text/html", para evitar a má formatação do modelo html disparado pela fila de mensagens.
Exemplo:
HTML:
--------------------------------------------------------
*** SIADE ***
mime-type:text/html@Pedido Nro: &TGFCAB.NUMNOTA
<html>
<head>
<title>Modelo de Nota</title>
</head>
<body>
Aqui vai as informações e formatações do HTML;
</body>
</html>
--------------------------------------------------------
Quando estiver configurado como citado acima, será gravado no campo MIMETYPE a informação de "text/html" que servirá para não adicionar onde houver espaços ou quebra de linhas, a tag <br>, gerando problemas na hora de receber o E-mail;
No campo de assunto, será gravado apenas "Pedido Nro: &TGFCAB.NUMNOTA" e removendo o restante antes do @(arroba).
Aba Uso da separação
Esta aba tem o objetivo de auxiliar processos de faturamento misto (produtos e serviços), em que terá diversas empresas e configurações de Tipos de Operação diferentes. A configuração aqui realizada, irá permitir que no faturamento a Série e o Tipo de Separação sejam determinados automaticamente.
Nesta aba, devemos nos atentar para os seguintes preenchimentos:
Determinamos a "Empresa" que fará uso da configuração de separação.
Sub-aba Geral
Informe o "Tipo Operação separação" correspondente a tal processo, bem como, o "Tipo Operação Principal".
É necessário também definir qual será o "Uso da Separação" (aba Estoque) correspondente à configuração em questão. Teremos as seguintes opções:
- Revenda;
- Serviço;
- Terceiros;
- Venda (Fabricação Própria);
- Matéria Prima;
- Imobilizado;
- Brinde (NF);
- Revenda (Por Fórmula);
- Brinde;
- Consumo.
Associados ao Tipo Operação Separação e ao Tipo Operação Principal, informa-se respectivamente a "Série Separação" e a "Série Principal" equivalentes a cada operação.
A marcação "Agrupar financeiros" realiza o agrupamento dos financeiros nos casos de faturamento misto.
A marcação "Confirmar documento ao faturar" quando acionada, permite a confirmação automática dos documentos assim que os mesmos forem faturados; ao tratar de documentos fiscais tem-se a sua aprovação.
Importante: A configuração realizada nesta aba, irá impactar na rotina de Faturamento, de forma que no pop-up "Faturar" aberto neste procedimento no Portal de Vendas, o campo "Série para separação" será apresentado caso um ou mais documentos de origem não possuam configuração automática para série de separação. Quando o campo em questão for exibido e preenchido, o seu valor será utilizado apenas para os documentos que não possuem configuração de série automática.
Além disso, nos casos de faturamento agrupado também não é possível obedecer a configuração de todas as origens, ou seja, será utilizada a configuração de separação da nota empregada como base para o faturamento agrupado.
Aba Regras de negócio
A aba Regras de negócio é utilizada para que você possa inserir e visualizar as regras que estão vinculadas a esta TOP, bem como a sua sequência de execução.
Importante: A Regra de Negócios não contempla a funcionalidade disponibilizada pela Liberação em Cascata, uma vez que este recurso permite trabalhar com um liberador diretamente pela procedure (podendo nesta ter-se mais de um liberador). Além disso, no cadastro da Regra de Negócio, pode-se também informar um Usuário Liberador. Acesse o help da tela Regras de negócio.
Aba Outros Impostos
Esta aba serve para cadastrar ou verificar quais impostos estão configurados para esta TOP. Este imposto será calculado nos Portais mediante configuração efetuada no Cadastro de Impostos .
Aba Liberação em Cascata
Para que esta aba seja exibida é necessário habilitar o parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" e, no Cadastro de Usuários, aba Segurança, efetuar a marcação "Configura liberação em cascata na TOP".
A aba Liberação em Cascata é utilizada para fazer o cascateamento das liberações por Evento. Para isso é necessário incluir um evento na grade superior.
Por padrão, a marcação "Copiar liberação quando faturando individualmente" será apresentada assinalada.
- Se o evento estiver com este campo marcado, o sistema copiará as liberações para a Nota Faturada.
- Se o evento estiver desmarcado, o sistema irá pedir nova liberação na Nota Faturada.
Observação: Se a marcação Copiar liberações quando faturando individualmente estiver desabilitada, o sistema irá verificar se existem eventos com o campo Copiar Liberação quando faturando individualmente; caso haja, o sistema irá copiar esses eventos para a nota faturada.
Importante: Os seguintes "Eventos" não podem ser utilizados na Liberação em Cascata:
- 18 - Confirmação de Nota;
- 22 - Quantidade máxima de títulos vencidos;
- 23 - Bonificação;
- 24 – Autorização de Pagamento;
- 38 - Características de Análises de Laudo;
- 41 - Confirmação de Nota com análise dos itens.
Após incluir o Evento, é necessário incluir os Liberadores que são cadastrados na grade inferior da aba de Liberação em Cascata.
Informe no campo "Ordem" a ordem dos liberadores, sendo: 1 para o primeiro Liberador, 2 para o segundo Liberador e assim sucessivamente.
Nota: A partir da segunda Ordem, a empresa pode definir dois liberadores na mesma Ordem; quando isso ocorrer, a solicitação será enviada ao mesmo tempo para os dois usuários.
No campo "Tipo" informe se o liberador será um dos usuários do sistema ou se será definido por algum grau do Centro de Resultado, ou seja, se a configuração será ou não de acordo com a configuração do campo "Usuário Responsável" do cadastro de Centro de Resultado.
Observação: Caso o CR tenha 4 escalas hierárquicas, o grau 4 do CR será analítico (filho) e o grau 1 será o mais Sintético, contudo a classificação para usuário liberador é livre, ou seja, a empresa pode dar mais poder de liberação ao usuário responsável pelo grau 4 do CR do que ao usuário responsável pelo grau 1, uma vez que essa definição é feita pelos campos "Vlr. Máximo" e "Vlr. Mínimo", criando assim, para a liberação de limites, uma hierarquia diferente da definida no Centro de Resultado.
Configure o Vlr. Mínimo de liberação do usuário, conforme o exemplo:
Se o usuário liberador possuir Vlr. Mínimo para liberação de R$500,00, caso seja lançado uma nota de R$450,00 este não participará da liberação.
Configure o Vlr. Máximo de liberação do usuário como no exemplo:
Se o usuário liberador possuir Vlr. Máximo para liberação de R$500,00, caso seja lançado uma nota de R$550,00, esta estará fora da alçada deste liberador.
Nota: Os campos Vlr. Mínimo e Vlr. Máximo são importantes para definir o valor que cada liberador poderá liberar.
O campo "Usuário Aprovação" deve ser preenchido apenas se o usuário Liberador não pertencer ao Centro de Resultado, ou seja, apenas quando o campo "Tipo" estiver configurado como "Usuário".
Ative a marcação "Enviar Notificação" se a pessoa que estiver sendo cadastrada, possuir a opção Enviar Email ou Enviar SMS marcada na tela Cadastro de Usuários, Botão Outras Opções..., opção Limites para Liberação, o sistema enviará ao usuário liberador um e-mail ou um SMS com todos os dados da solicitação de liberação, para que este faça a análise e a aprovação da solicitação, caso esteja de acordo.
Finalizado o cadastro dos liberadores nesta aba, ao tentar confirmar uma Nota ou Pedido com TOP configurada para a "Liberação em Cascata", o sistema abrirá a tela de "Solicitação de Liberação", trazendo no campo "Liberador" o nome do primeiro Liberador que esteja dentro da faixa de valores cadastrada, e não permitirá a alteração do campo Liberador.
Caso seja cadastrado um liberador com uma faixa de valores que ele não tenha alçada cadastrada no Cadastro de Usuários, Botão Outras Opções..., opção Limites para Liberação, no momento da solicita��ão de liberação pela confirmação da nota ou pedido, o sistema irá lançar uma mensagem de erro alertando que o mesmo não possui alçada para essa liberação e não irá concluir o processamento, então no momento de cadastrar um valor mínimo e máximo para um liberador, verifique se ele possui alçada.
No momento em que liberador fizer a liberação do evento solicitado, o sistema irá verificar se existe um próximo liberador cadastrado. Caso exista, será lançada uma nova solicitação.
Existem duas maneiras de se configurar a liberação em cascata:
1º Cadastram-se 3 usuários da seguinte maneira:
Usuário 1, ordem 1, valor mínimo 0 e valor máximo 10;
Usuário 2, ordem 2, valor mínimo 0 e valor máximo 100;
Usuário 3, ordem 3, valor mínimo 0 e valor máximo 10000.
Para esse caso, ao lançar uma solicitação de liberação com o valor 5, primeiramente ela será lançada para o usuário 1, após esse usuário liberá-la o sistema irá abrir outra solicitação para o usuário 2, após o usuário 2 liberá-la, o sistema irá abrir a solicitação para o usuário 3.
2º Cadastram-se 3 usuários da seguinte maneira:
Usuário 1, ordem 1, valor mínimo 0 e valor máximo 10;
Usuário 2, ordem 2, valor mínimo 11 e valor máximo 100;
Usuário 3, ordem 3, valor mínimo 101 e valor máximo 1000.
Para esse caso, sendo solicitada uma liberação com o valor 50, somente será lançada uma solicitação de liberação para o usuário 2, por que os demais não estão dentro da faixa de valor.
Observação: No uso da funcionalidade de Liberação em Cascata, caso tenha-se a confirmação de uma nota feita por uma pessoa que é também integrante de alguma sequência da cascata, o sistema ignora todas as liberações da ordem do usuário em questão para trás, solicitando a liberação para o usuário posterior na ordem da cascata. Observe um exemplo de configuração de uma liberação em cascata:
Ordem 1 à Usuário 10
Ordem 2 à Usuário 20
Ordem 3 à Usuário 30
Realizando a confirmação de uma nota com o usuário 20, será solicitada a liberação para o usuário 30, pois se o usuário 10 é precedente do usuário 20 e o próprio 20 está solicitando a liberação, não há motivos para que exista a liberação da ordem 2 para trás.
No menu do Botão Outras Opções... da Central - Compras | Vendas | Mov. Internas a opção "Ver solicitações de liberação", ao ser acionada, irá abrir a tela de solicitações de liberação mostrando somente as liberações pendentes, além de visualizar, você poderá alterar a solicitação através desta tela. Caso a nota ou pedido não possua liberações será mostrada uma mensagem avisando que a nota não possui liberações pendentes. Esta opção somente estará disponível caso o parâmetro de chave USALIBLIM esteja habilitado.
Aba Documentação
Nesta aba, você pode inserir uma descrição da documentação da TOP para que ela seja apresentada nos Portais e Centrais de Venda, Compra e Mov. Internas. Assim, ao selecionar um registro em uma das telas mencionadas e clicar no botão "Outras Opções", opção "Documentação do tipo de Operação- TOP" esta descrição será exibida.
Um exemplo é a documentação que pode ser informada para TOP cadastrada para registro das operações de Consignação de Venda:
- O processo é iniciado com o lançamento de uma Nota com este Tipo de Operação, representando a remessa das mercadorias em consignação;
- Mensalmente é apurado junto ao cliente a quantidade efetivamente consumida, e este lançamento é faturado utilizando a TOP X - Venda de Mercadorias em Consignação;
- As mercadorias remanescentes devem ser devolvidas. O registro da devolução é realizado também a partir do faturamento de um lançamento realizado com esta TOP, agora, porém, selecionando a TOP de "Retorno de Mercadoria em Consignação";
Aba Tabela por Empresa/Projeto
O sistema possibilita usar precificação de produtos/serviços definida pela TOP para isso existe o parâmetro "Usa precificação de produtos/serviços pela TOP - USAPRECPELATOP" que ligado habilita a aba Tabela por Empresa/Projetona tela de cadastro de TOP e habilita a busca de tabela de preço na TOP na inicialização do produto no Portal de Venda bem como na consulta de produto.
Devido à esta configuração, quando o parâmetro Usa precificação de produtos/serviços pela TOP - USAPRECPELATOP está ligado, independente da tabela selecionada na Consulta de Produtos/Carrinho, a tabela a ser considerada é a tabela associada à TOP (se houver), pois a aplicação realizará uma busca para encontrar a tabela associada à TOP e, caso não encontre nenhuma, o sistema irá considerar a tabela selecionada na Consulta de Produtos/Carrinho.
E quando o referido parâmetro está desligado, o preço retornado para a Central será o da tabela selecionada na Consulta de Produtos/Carrinho.
Observação: Quando o parâmetro "Usa precificação pela TOP no PDV Web - USAPRECTOPPDV" estiver ligado, a configuração de precificação definida na TOP será considerada no PDV Web, mesmo que o parâmetro "Usa precificação de produtos/serviços pela TOP - USAPRECPELATOP" esteja desligado.
Para que a aba Tabela por Empresa/Projeto possa ser utilizada, defina na TOP, aba Geral, o campo Usar como Preço com a opção Preço de Venda.
O campo "Sequência" é preenchido automaticamente de forma sequencial e não informado por você.
Sub-aba Geral
Informe a "Empresa" que deverá ser considerada na busca do preço de venda. Neste campo, na pesquisa, virão somente as empresas ativas, ou seja, que estão configuradas na tela Preferências da Empresa.
Indique o "Tipo" que poderá ser Serviço, Produto ou Ambos. No caso, se informado Ambos, valerá tanto para Produtos e serviços nos lançamentos.
Informe o "Projeto" lembrando que, somente os projetos ativos e analíticos são válidos.
O campo "Tabela de Preço" é de preenchimento obrigatório e trará todas as tabelas de preços ativas.
Considerações importantes:
- Ao acessar a Consulta de Produtos através do Menu e não através da Central, o sistema levará em consideração o parâmetro TIPTABPRECO.
- Na configuração do Painel de Resultados da Consulta de Produtos não pode haver uma Tabela específica informada.
- Configure a TOP, a Tabela de Preços e os Produtos e Serviços com seus respectivos preços. Ao abrir a Consulta de Produtos por meio da Central de Vendas, tem-se o preço resultante dessas configurações.
- Caso na configuração da TOP não encaixe com relação a configuração feita, por exemplo, o pedido/nota buscará o preço conforme configurado no parâmetro TIPTABPRECO.
- Na utilização de Desconto Promocional, o sistema irá contextualizar o desconto em cima da tabela de preço que for encontrada na configuração da TOP.
- Para faturamento de pedido, é possível quando a pessoa faturar um pedido, alterando a TOP para a Nota e recalculando os valores, se as TOP's tiverem configurações idênticas de Tabelas de Preço (o recálculo será correto). Se estiver configurado para recalcular o preço ao faturar pode trazer valores diferentes, neste caso será problema de configuração.
- A TOP, se alterada, e informado o produto novamente na nota será recalculado para o preço correto da tabela.
Aba Natureza da Operação ISS/Município
Nesta aba, determine a Natureza da Operação de ISS, bem como a Empresa à ela vinculada.
Para que essa aba seja habilitada, o parâmetro "Utilizar Cód. Nat. Operação ISS por Top/Empresa - NATOPEISSTOPEMP" deve estar ligado.
Aba Validações
Nesta aba, teremos as seguintes marcações:
Com a marcação "Aplica Desc. Promocional por Qtd/Grupo de Desc. Prod?" efetuada, o sistema irá aplicar o desconto promocional por quantidade ou grupo de desconto.
Ao habilitar a marcação "Usar tabela de preço alternativa da empresa?", o lançamento de um pedido/nota de compra utilizará Tabela de Preços específicas para a própria empresa. Porém, para que a marcação seja apresentada é necessário ligar o parâmetro "Usar tabela de preço alternativa por empresa? - USATABALTEMP".
Nota: a marcação acima, é favorável para empresas de uma mesma rede de franquias.
Botão Outras Opções...
Acionando o botão "Outras opções...", teremos acesso as seguintes funcionalidades:
Controle de Numeração Restrições e Exceções
Controle de Numeração Nota Adicional Metas/Orçamentos
Controle de Numeração
Esta opção serve para controlar todas as numerações de notas emitidas pela empresa, podendo ser por empresa, série, etc. Possibilita ainda, o controle da emissão de notas por impressora, para o caso de haver mais de uma série de notas em diferentes impressoras.
Observação: Somente pessoas que possuem "Permissão de Acesso" à esta opção, no Controle de Acessos, serão capazes de Alterar, Incluir, Excluir ou Consultar os dados deste pop-up.
Nota: Você terá a possibilidade de realizar os seguintes filtros: por Código do Modelo da Nota, por Código da Empresa, por Data de Validade, por Dias para Aviso, por Impressora, por Modelo do Documento Fiscal, por Numeração Automática, por Quantidade para Aviso de Poucas Notas, por Quantidade de Itens na Nota, por Quantidade de Serviços na Nota, por Série, por Tipo de Impressora, por Último Código e Último Número no Talão.
Na opção "Controle de Numeração da TOP" informe:
Informe a "Empresa" que terá numeração para o tipo de operação selecionado.
Caso a numeração da empresa tenha "Série" esta deve ser informada e o "Tipo de Numeração", por exemplo, ser "Empresa/Série", "Matriz/Série".
A coluna "Mod. Doc. Fiscal" é uma forma a mais de se controlar a numeração das movimentações de venda. Para que esta coluna esteja habilitada, é necessário que a marcação da base de numeração da TOP esteja marcada como Venda. Para que uma TOP possa fazer o controle de numeração pelo "Mod.Doc. Fiscal", o "Modelo do Documento" da aba "Livro Fiscal" deve ser o mesmo do informado aqui no Controle de Numeração.
Observação: Quando a opção da coluna Mod.Doc.Fiscal for igual a55, o sistema não permitirá alterar e nem excluir manualmente, a numeração.
O "Último número do talão" é usado para informar o último número de nota disponível para impressão no formulário. Se o Último Número do Talão estiver cadastrado com um valor menor ou igual a zero e se a opção "Reinicia numeração por data?" estiver desmarcada, o sistema buscará o primeiro número para a mesma base de numeração, começando do último já lançado e não emitirá mensagem informativa de proximidade de término de numeração.
Se o Último número do talão estiver cadastrado com um valor maior que zero e se a opção Reinicia numeração por data? estiver desmarcada, o sistema buscará o primeiro número para a mesma base de numeração começando do último já lançado e emitirá mensagem informativa de proximidade de término de numeração de acordo com o campo "Dias para aviso".
Ao gerar notas de Ajuste de Estoque, para que o sistema respeite o limite estabelecido no campo "Quantidade de itens na nota", primeiramente deve-se definir na tela Tipos de Operação - TOP, aba Impressão, campo "Base numeração", a opção "TOP". Após isto, defina a quantidade de itens a serem aceitos na nota de ajuste.
Nota: Esta configuração deverá ser realizada de forma ordenada, ou seja, primeiro determina-se a Base numeração igual a TOP e, logo em seguida, informe a Quantidade de itens na nota e as demais características do Controle de Numeração.
Informe a "Dt. de validade" do Talão de Notas.
Você deve informar no campo "Dias para aviso" os dias antes da data de validade dos formulários de Notas, para que o sistema emita na confirmação da Nota, uma mensagem informativa de que a validade do talão de Notas está acabando ou já acabou.
Exemplo: Um Talão de Notas que tenha vencimento em 31/12/2017 (campo Dt. de Validade), se você desejar que o sistema emita aviso de que este Talão está vencendo, 05 dias antes desta data, por exemplo, ele deverá informar 05 no campo Dias para aviso, assim a partir do dia 26/12/2017 o sistema emitirá a seguinte mensagem no momento da confirmação a nota:
"A Validade do Talão está acabando. Resta(m) 05 Dia(s)."
Se a Dt. Validade da TOP for, por exemplo, 26/12/17 e você lançar uma Nota com esta TOP dia 28/12107, ao confirmá-la, o sistema emitirá mensagem avisando que a "Validade do Talão já acabou".
Nota: A mensagem acima não será apresentada para os Tipos de Operação- TOP que estiverem configuradas como NF-e (aba NF-e/NFC-e, campo "NF-e"), e se o campo Dias para Aviso for preenchido com um valor menor que "0" (zero).
Importante: Atente-se à configuração de impressão do DANFE NFe, pois o Componente (PReport) suportará apenas as impressoras configuradas no Windows, sendo assim, a impressora a ser configurada na TOP para a impressão do DANFE necessariamente deverá estar configurada em "Impressoras e aparelhos de Fax" desse sistema operacional.
O parâmetro "Zerar numeração quando atingir o máximo da TOP? - ZERARNUMTOP" quando ligado, se a opção "Reiniciar numeração por data" na aba Impressão do cadastro da TOP estiver habilitada, ao atingir o valor máximo informado no campo "Último Número no Talão" deste controle a numeração não será reiniciada por data, mas sim zerada.
Restrições e Exceções
O pop-up Restrições e Exceções não está apto para realizar o Controle de acessos.
Permite controlar o uso da TOP, fornecendo segurança ao evitar a utilização de produtos, empresa, tipos de negociação, parceiro, indevidos para a operação. Sendo assim, observe o exemplo:
Uma TOP de Compra que só poderá ser utilizada por um Fornecedor; uma TOP de Requisição que só poderá ser utilizada por produtos de uso interno, uma empresa que não pode usar a TOP.
Escolha o tipo de restrição para o sistema e preencha com as informações pedidas para cada tipo de restrição.
Observação: O botão TOP de Destino, na opção "Restrições/Exceções" o permitirá informar TOP's de Pagamento e Recebimento a serem validadas na tela de Baixa.
As TOP's informadas nesta opção "Restrições e Exceções" de Financeiro, não serão validadas em: Baixa Automática, Compensação Financeira, Arquivo de Retorno Bancário e nem Compensação de Crédito, pois essas telas possuem campos para informações de TOP.
Nota: Na configuração de Restrições/Exceções por "Grupo de Produto", "Local" e "Perfil do Parceiro", o sistema valida o comportamento elaborado com base na hierarquia, ou seja, definindo aqui uma restrição/exceção utilizando algum registro sintético ou analítico, os registros filhos também poderão serão influenciados pela configuração. Por exemplo, pode-se utilizar somente o Perfil do Parceiro 10000; se informar-se na nota, o perfil 10001 que é filho do perfil 10000, o sistema permite.
Ao definir uma Restrição/Exceção por "Usuário/Grupo de Usuário", é possível determinar se a configuração será por Usuário ou Grupo, ou seja, escolhendo por Usuário, no campo de pesquisa serão exibidos apenas os Usuários; analogamente para Grupo de Usuários. A regra de Restrição/Exceção é semelhante para ambos os casos:
- Se um Grupo de Usuários for exceção ou restrito para determinada TOP, todos os usuários pertencentes a esse grupo serão afetados por esta configuração;
- Se um Usuário estiver restrito ou for exceção para determinada TOP, apenas ele será acometido por esta definição.
Nota: não será possível utilizar os grupos que foram vinculados na aba Grupos Adicionais, (tela Usuários), pois estes possuem apenas a funcionalidade de acesso às telas.
Nota: o sistema apresentará nos campos de busca apenas os registros permitidos ao configurar uma restrição no cadastro da TOP, ou seja, suponhamos que você tenha realizado a configuração de restrição por Empresa, assim, quando efetuada a busca dos registros no campo "Empresa", localizado nas Centrais de Compra, Vendas ou Mov. Internas, será disponibilizado apenas os registros permitidos para utilização. Ressaltamos que, esta rotina não se aplica para as restrições por Grupo de Produtos e Produto.
Observação: a restrição informada para Centro de Resultado ou Natureza não se aplica nos rateios. A função ratear não foi feita para validar as restrições da TOP lançadas nesse tópico.
Controle de Numeração Nota Adicional
Esta opção permite controlar todas as numerações de notas adicionais emitidas pela empresa. Para que a mesma se encontre habilitada, você deverá realizar as seguintes configurações:
- Habilitar o parâmetro "Nota Adicional por Empresa? - NOTAADICEMP";
- Acionar a marcação "Imprimir Nota Adicional", na aba Impressão da TOP utilizada.
No campo "Empresa" informe a empresa que terá numeração de nota adicional para o tipo de operação selecionado.
A marcação "Numeração Automática" quando acionada, estabelece que no ato da impressão da nota adicional a sua numeração será efetuada automaticamente.
Através do campo "Modelo", selecione o modelo de impressão previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s).
O caminho da impressora onde será impressa a nota adicional, será apontado no campo "Caminho/Impressora".
Metas/Orçamentos
Através desta opção, podemos cadastrar a TOP selecionada em uma meta/orçamento sem que seja necessário acessar a tela Configuração da Estrutura de Metas/Orçamentos. Sendo que, serão exibidas apenas as metas/orçamentos que possuírem as seguintes condições:
- A meta/orçamento deve estar ativa e planejada;
- Não pode ser uma Meta Simplificada de Venda;
- Na sua configuração, o campo "Periodicidade" presente na aba Propriedades, não pode estar configurado com a opção "Intervalo Único".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.