Módulo: Comercial > Configuração
Por meio dessa tela, você pode realizar o vínculo do Certificado Digital da empresa com o sistema, de modo que, posteriormente Notas Fiscais Eletrônicas, Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico, CT-e rodoviário e MDF-e possam ser emitidos.
Funcionalidades da tela |
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Aba Registro de Certificados | Aba Administração |
Aba Status do Serviço | Aba Configurações |
Aba Registro de Certificados
Nessa aba, você pode realizar a inserção dos certificados digitais das empresas para emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e rodoviário e MDF-e.
Na grade "CNPJ", são apresentados todos os CNPJ's/CPF's de todas as empresas que possuem certificados inseridos na base de dados.
Ao clicar em "Salvar registro", o sistema irá salvar o registro e apresentará todos os dados contidos nele na seção "Informações do certificado", abaixo dos campos de inserção.
Quando você utilizar o botão "Alterar registro", poderá modificar o certificado do registro selecionado.
Para inserção desses certificados, primeiramente encontre-o utilizando o botão "Procurar...".
Em seguida, digite o "CNPJ/e-CPF" da empresa, além do "Estado" onde a empresa está localiza e a "Senha" do certificado.
Quando a marcação "Matriz" for selecionada, será definido que o certificado em questão pertence a uma empresa matriz. Se uma empresa possuir um CNPJ e não possuir um certificado cadastrado nessa rotina, o sistema irá considerar que se trata de uma Filial. Nas operações em que essa empresa necessite do certificado, o sistema fará uma busca do certificado da empresa Matriz que possua a referida marcação.
A regra para essa busca será efetuada da seguinte forma:
- Suponha que a empresa Filial possua o seguinte CNPJ: 07.563.526/0003-90;
- O certificado cadastrado é o da Matriz e ela possui o CNPJ: 07.563.526/0005-52 e está com a opção "Matriz" marcada.
Nesse momento, o sistema buscará dois tipos de certificado:
É utilizado apenas o radical do CNPJ da Filial, nesse caso 07.563.526 e ao acrescentar 0001 ao final, ficará 07.563.526/0001, assim:
- O sistema explora o CNPJ de todos os certificados cadastrados excluindo os dois últimos dígitos (dígitos verificadores);
- Se um certificado com CNPJ igual a 07.563.526/0001 for encontrado, o mesmo será guardado;
- Apenas o radical do CNPJ da Filial será utilizado;
- O sistema examina o CNPJ de todos os certificados cadastrados pegando apenas o radical do CNPJ;
- Caso um certificado com CNPJ igual a 07.563.526 e que esteja marcado como sendo Matriz seja encontrado, o sistema guarda esse certificado. Se houver mais de um certificado com o mesmo radical e também marcado como Matriz, será considerado o primeiro a ser encontrado.
Se nenhum certificado com CNPJ de final 0001 for encontrado, será exibida a seguinte mensagem:
"Assinador NFE para o CNPJ: 07563526000129 não foi iniciado. Verifique na tela 'Console NFe' se existe certificado digital para esse CNPJ."
Para garantir o correto envio do EFD-REINF, é necessário realizar as configurações adequadas a respeito do certificado utilizado pela empresa geradora, podendo ser uma das duas opções abaixo:
Selecione o certificado:
- Certificado A1 que possua o mesmo radical ou raiz da empresa responsável pela geração do EFD-REINF (empresa matriz);
Neste caso, habilite o campo Matriz e defina a empresa matriz nas empresas filiais geradoras do EFD REINF.
- Certificado A1 específico da empresa filial responsável pela geração do EFD-REINF.
Feitas essas configurações, ao gerar e enviar o EFD-REINF dessa empresa, o processo deverá ser concluído com sucesso.
No entanto, caso exclua os registros de certificado digital e não registre nenhum outro com os dados da empresa matriz ou filial, caso inicie a geração e envio do EFD REINF, a seguinte mensagem será apresentada:
“Eventos aguardando Correção: Não foi possível recuperar o Certificado Digital a partir do SanNFe. CNPJ do detentor do Certificado Digital: 20465785000428 na aba de acompanhamento do evento de cadastro.”
Caso haja um certificado que esteja incorreto, ou com a data de validade expirada, você pode removê-lo. E caso ele esteja com a data vencida, na frente do campo "Válido a partir de:" um aviso de que o certificado está expirado será exibido.
Aba Status do Serviço
Essa aba tem como objetivo verificar o "Status" do serviço de NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e rodoviário e MDF-e de um determinado estado.
Para verificar o Status selecione o "CNPJ" da empresa, o "Estado" onde ela se situa e a opção de "Ambiente", sendo ele "Produção" ou "Homologação".
Em seguida, escolha o "Ambiente de Envio" onde será realizado o teste de conexão (status). Esse campo apresenta as seguintes opções:
- SEFAZ;
- SCAN;
- SVC-AN (Ambiente Nacional);
- SVC-RS (Rio Grande do Sul).
Os ambientes SVC-AN e SVC-RS são novos ambientes de autorização de contingência para NF-e. Esses novos métodos/ambientes de contingência, visam substituir o SCAN, sendo que, assim que a SEFAZ detecta a indisponibilidade de seu ambiente principal (estadual), o SVC a qual ela pertence será ativado.
Uma diferença entre os modelos SCAN e SVC está na dispensa do uso de séries específicas obrigatórias no SCAN (900 a 999), o que facilitará na questão do controle de numeração, pois no método atual a mudança de série implica em outro controle de numeração de notas.
Os ambientes SVC, abrangem as seguintes UF's:
- SVC- AN: Acre, Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins , Distrito Federal;
- SVC-RS: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná , Rio Grande do Norte.
Os serviços disponibilizados pela SVC, são:
- Serviço de Recepção;
- Serviço de Retorno da Recepção ;
- Serviço de Cancelamento (Somente para notas enviadas pelo SVC);
- Serviço de Consulta Situação da NF-e.
Já os serviços que não foram disponibilizados pela SVC, são "Serviço de Inutilização" e "Carta de correção". Quando esses serviços não estiverem disponíveis, somente a Sefaz poderá concedê-los.
Quando uma nota é emitida por uma dessas contingências, o campo "Emissão NF-e" dos Portais, trará descrito o que for condizente com a contingência gerada pela nota, que pode ser "S.V.C.Amb.Nacional", se a nota emitida for de contingência SVC-AN, ou "S.V.C.Rio Grande do Sul", se a nota for emitida de contingencia SVC-RS. A série da Nota será mantida conforme configurada na TOP através da opção Controle de Numeração, onde não será necessário o cadastramento de uma nova série.
Nota: a partir de 01/10/2014, a opção de contingência SCAN não deve ser utilizada.
Por meio do botão "Testar" o sistema fará a comunicação com a Sefaz Federal, para verificar o status de serviço de recebimento de NFe. Isso quando a Sefaz do Estado estiver impossibilitado de receber notas.
Ao utilizar o botão "Limpar Log", o console irá limpar todos os logs gerados no momento da verificação do status.
Aba Administração
Os logs gerados pelo console são apresentados nessa aba, assim como os botões "Baixar Log",
"Recarregar Log", Limpar Log e
"Importação/Exportação":
Aplicabilidades da aba |
Funcionalidades da aba |
Exportação de Certificados |
Importação de Certificados |
Funcionalidades da aba
Na seção "Alteração de Senha", você realizar a mudança do acesso ao console.
Schemas é um arquivo modelo para XML que traz regras de validação para as TAG's geradas. Dessa forma, na seção "Versões de Schemas", serão exibidos os Schemas liberados pela Sefaz e configurados pelos usuários.
O botão Importação/Exportação abrirá um Wizard (passo a passo) para importar ou exportar os certificados de NF-e disponíveis. O resultado do procedimento de exportação será um arquivo criptografado (com senha) contendo os certificados escolhidos e todas as informações da Empresa mantidas no SanNFe. Esse recurso é útil, por exemplo, para realização de backups e no procedimento de importação.
Assim, faça a seleção do arquivo no computador e digite a senha cadastrada na exportação para que o SanNFe faça a importação dos certificados.
Nessa etapa, selecione qual operação você deseja realizar, uma vez que essas podem ser de exportação ou importação.
Importante: com a finalidade de aumentar a segurança e evitar a utilização de certificados digitais em ambientes de produção, existe no exportador de registro de certificados do SanNFe, o campo "Ambiente", que é utilizado para definir em qual ambiente os certificados exportados poderão ser utilizados. Além do campo "Data de Validade" para efetuar o registro do certificado exportado. A configuração de ambiente e data de validade, são únicas para todos os registros exportados. É importante salientar que essa data de validade do registro de certificados exportados, não tem relação e não é a mesma da data de expiração do certificado digital, é somente a data de validade de utilização do certificado digital no SanNFe. Assim, temos o exemplo:
Cliente X no dia 15/03/2015 exporta o certificado para realização de testes no Sankhya-Om. O cliente então configura na exportação que o certificado poderá ser utilizado apenas em ambiente de homologação e no máximo até o dia 18/03/2015.
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Exportação de Certificação
Ao selecionar a opção Exportação de Certificado, selecione os registros na lista apresentada pressionando as teclas "Ctrl + Shift" ou clique no registro desejado através do mouse. Em seguida, digite a "Senha do arquivo".
Com a finalidade de aumentar a segurança e evitar a utilização de certificados digitais em ambientes de produção, existe no exportador de registro de certificados do SanNFe, o campo "Ambiente", que é utilizado para definir em qual ambiente os certificados exportados poderão ser utilizados, sendo que ele poderá ser "Produção", "Homologação" ou "Ambos".
Por fim, informe a "Data de Validade" da exportação e clique em "Concluir". Ao concluir o procedimento, efetue a escolha do local onde o arquivo de exportação de registros deverá ser armazenado.
Observação: a configuração de ambiente e Data de Validade são únicas para todos os registros exportados.
A Data de Validade do registro de certificados exportados não tem relação e não é a mesma da data de expiração do certificado digital, é somente a data de validade de utilização do certificado digital no SanNFe. Assim, considere o exemplo:
No dia 15/03/2015, o cliente X exporta o certificado para realização de testes no Sankhya-Om. Então, ele irá configurar na exportação que o certificado poderá ser utilizado apenas em ambiente de homologação e no máximo até o dia 18/03/2015.
Não é possível realizar a exportação de certificados na situação em que a Data de Validade escolhida seja superior a "Maior Data de Validade" calculada para os certificados selecionados. O cálculo de Maior Data de Validade é efetuado da seguinte forma:
- Certificados com somente data de expiração: Será utilizada a maior data de expiração dos certificados selecionados. Os certificados que foram adicionados no SanNFe e que não passaram pelo processo de importação/exportação podem ser econtrados nessa situação.
- Certificados com data de expiração e data de validade: Será utilizada a maior data de validade dos certificados selecionados, ignorando a data de expiração.
No caso em que os certificados escolhidos já passaram pelo processo de exportação e importação utilizando uma Data de Validade e Ambiente, a data a ser verificada no processo de exportação será a data de validade e não a data de expiração dos certificados. O mesmo é valido para o Ambiente, que só poderá ser alterado para certificados definidos para Ambos. Dessa forma, temos as seguintes validações:
1. Consta no SanNFe um certificado com data de expiração em 01/01/2016 e Data de Validade para 20/08/2015 e o Ambiente igual a Homologação. Nesse caso, quando você for exportá-lo novamente, o sistema levará em consideração para validação, a Data de Validade existente, ignorando assim, a data de expiração.
Observação: não é permitido informar uma data de validade superior a já existente.
2. Constam no SanNFe cinco certificados com datas de expiração diversas e as seguintes Datas de Validade: 01/05/2015, 25/05/2015, 22/06/2015, 15/09/2015 e 10/12/2015. Ao selecionar os certificados e solicitar a exportação, a data informada não pode ser superior à maior Data de Validade dentre os certificados selecionados, que no caso é 10/12/2015.
Se informado uma Data de Validade superior a 10/12/2015, a seguinte mensagem será exibida:
"A data de validade 10/12/2015 00:00 não pode ser superior a maior data de expiração/validade do(s) certificado(s) selecionados."
Nota: na tela já é apresentada a maior data limite seguindo as validações dos exemplos 1 e 2.
3. Caso você tente exportar como "Produção" (a mesma validação é utilizada para Homologação), um certificado que já tenha sido importado para uso somente em ambiente de Homologação, o mesmo conseguirá exportá-lo e importá-lo normalmente, mas ao tentar utilizá-lo como Produção, o sistema não irá permitir e emitirá a seguinte mensagem:
"O certificado digital referente ao CNPJ: xxxxxxxxxxx não pode ser utilizado nesse ambiente: 1-Produção."
3.1. A finalidade desse comportamento, é evitar que certificados sejam repassados aumentando os direitos recebidos (importados), ou seja, se você receber um certificado que possa ser utilizado em ambiente de Homologação, não faz sentido a sua exportação e utilizar esse mesmo certificado em ambiente de produção, por isso é possível exportá-lo, mas não utilizá-lo.
3.2. Se você possuir um certificado exportado como Ambos, significa que conseguirá utilizá-lo em ambiente de Homologação e em ambiente de Produção. Caso seja necessário exportar esse certificado novamente, você tem a opção de exportá-lo nos três Ambientes disponíveis, mas se for exportado apenas em Produção, ou Homologação, será possível utilizá-lo somente no ambiente em que foi exportado.
4. Caso você tente exportar um certificado (independente do ambiente) com uma Data de Validade para uso no SanNFe inferior a data atual, será alertado com a seguinte mensagem:
"A data de validade não pode ser inferior a data atual."
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Importação de Certificados
Para realizar a importação do certificado, selecione no computador o arquivo que foi exportado anteriormente, informe a senha cadastrada na exportação e clique em "Concluir"; feito isso, o sistema fará a importação dos certificados. Sendo que:
- Não será permitida a importação dos certificados que já estejam com a sua Data de Validade expirada. Por exemplo, se um certificado foi exportado com data de validade até 20/03/2015 e houve uma tentativa de importá-lo no dia 25/03/2015. Essa operação não será permitida pelo sistema.
- Na utilização do certificado importado, será feita uma validação em relação à data de validade de utilização do certificado no SanNFe.
Importante:
- Ligando o parâmetro "Divide VLRTOT do item pela QTDNEG no XML da NFE - DIVTOTQTDNFE", o sistema irá alterar o valor unitário no XML, fazendo a proporção necessário de acordo com as casas decimais. Assim, a nota é aprovada.
- Para o caso de impressões DANFE, ou qualquer outro tipo de impressão que utilize os modelos cadastrados na tela de impressões de notas no Sankhya-Om, o sistema não suporta modelos em HTML, somente modelos JRXML ou TXT.
- Caso exista, após a impressão em cortes na descrição do produto e/ou no código do CST, é possível que exista fontes adicionais que o servidor jboss não tenha acesso normalmente. Para resolução do problema, temos na página de downloads, o PKG com fontes adicionais disponíveis na Central de Downloads Sankhya através do gerenciador de pacotes.
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Aba Configurações
Por meio da aba Configurações, você pode realizar configurações referente ao SanNFe.
Dessa forma, teremos algumas configurações para melhorar o desempenho de envio de Notas Fiscais Eletrônicas. Abaixo, confira algumas dessas configurações que devem ser realizadas no arquivo "san-nfe.conf" localizado na pasta conf do diretório onde foi instalado o SanNFe.
Nota: quando o parâmetro "Pasta de instalação do SanNFe - SANNFEINSTDIR" estiver configurado com algum diretório e nele não tiver um SanNFe instalado ou estiver instalado e for inválido, ou seja, o SanNFe não possui as pastas conf, certificado e/ou schemas, o sistema emitirá a mensagem:
"Problemas na instalação do SanNFe. Diretório 'C:\' informado no parâmetro SANNFEINSTDIR não é uma instalação válida do SanNFe."
Em um primeiro cenário:
tempo.max.execucoes.webservice=30000 (30 segundos)
numero.tentativas.execucoes.webservice=2
tempo.espera.execucoes.webservice=500 (não pode ser menor que 500) 1/2 segundo
As configurações são:
tempo.max.execucoes.webservice
tempo máximo para execução do webservice
padrão = 30000 (30 segundos)
numero.tentativas.execucoes.webservice
número máximo de tentativas de execuções do webservices
valor padrão = 2
tempo.espera.execucoes.webservice
tempo de espera entre execuções do webservice
padrão = 500 (metade de um segundo)
Essas 3 parametrizações poderão ser utilizadas em conjunto:
Como exemplo, considere os seguintes valores:
tempo.max.execucoes.webservice=30000
numero.tentativas.execucoes.webservice=2
tempo.espera.execucoes.webservice=500
No caso acima, se a execução de algum serviço falhar, o SanNFe tentará executar o mesmo serviço 2 vezes, considerando o tempo máximo de 30 segundos. Entre cada tentativa, 0,5 segundos sera o tempo de espera. Assim, considere o exemplo de um caso em que serão considerados os valores configurados anteriormente:
O SanNFe executou o serviço de envio de lote de uma NF-e e ao executar esse serviço ocorreu um erro qualquer. O tempo gasto até ocorrer o erro é de 10 segundos. Nesse caso, ele vai entrar em espera por aproximadamente 0,5 segundo e total de espera, 10 + 0,5. Como 10,5 segundos são menores que 30 segundos e essa é a primeira execução, o serviço será executado novamente.
Na segunda execução, o erro foi repetido em menos de 5 segundos, totalizando 15,5 segundos (somando com a execução anterior), esse valor ainda está abaixo dos 30 segundos, que é o máximo. Contudo, já se chegou ao máximo de 2 tentativas. Dessa forma, não será mais executado nenhum serviço.
Segundo cenário:
tempo.max.execucoes.webservice=40000
numero.tentativas.execucoes.webservice=5
tempo.espera.execucoes.webservice=500
Levando em consideração que cada execução leva 10 segundos até ocorrer o erro. O SanNFe vai tentar executar o serviço aproximadamente 3 vezes.
Ao ativar a marcação "Utiliza timeout dinâmico(ms)" será habilitado o uso das faixas dinâmicas de tempo. Essas faixas são definidas no campo "Tempo médio inicial timeout dinâmico(ms)" e são atribuídas em caso de sucesso de execução de um serviço por um webservice, dessa forma:
Maior Tempo * Multiplicador de média timeout dinâmico;
Em caso de falha: Tempo de Execucao * 1.20
Ao utilizar essa marcação, o timeout de bloco fará com que a sessão seja interrompida ao atingir o tempo definido dinamicamente.
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