Comercial > Configuração
Por meio dessa tela, você pode realizar o vínculo do Certificado Digital da empresa com o sistema, de modo que, posteriormente Notas Fiscais Eletrônicas, Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico, CT-e rodoviário e MDF-e possam ser emitidos.
Aba Registro de Certificados Aba Status do Serviço
Aba Administração Aba Configurações
Aba Registro de Certificados
Nessa aba, você pode realizar a inserção dos certificados digitais das empresas para emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e rodoviário e MDF-e.
Na grade "CNPJ", são apresentados todos os CNPJ's/CPF's de todas as empresas que possuem certificados inseridos na base de dados.
Ao clicar em , o sistema irá salvar o registro e apresentará todos os dados contidos nele na seção "Informações do certificado", abaixo dos campos de inserção.
Quando você utilizar o botão , poderá modificar o certificado do registro selecionado.
Para inserção desses certificados, primeiramente encontre-o utilizando o botão "Procurar...".
Em seguida, digite o "CNPJ/e-CPF" da empresa, além do "Estado" onde a empresa está localiza e a "Senha" do certificado.
Quando a marcação "Matriz" for selecionada, será definido que o certificado em questão pertence a uma empresa matriz. Se uma empresa possuir um CNPJ e não possuir um certificado cadastrado nessa rotina, o sistema irá considerar que se trata de uma Filial. Nas operações em que essa empresa necessite do certificado, o sistema fará uma busca do certificado da empresa Matriz que possua a referida marcação.
A regra para essa busca será efetuada da seguinte forma:
- Suponha que a empresa Filial possua o seguinte CNPJ: 07.563.526/0003-90;
- O certificado cadastrado é o da Matriz e ela possui o CNPJ: 07.563.526/0005-52 e está com a opção "Matriz" marcada.
Nesse momento, o sistema buscará dois tipos de certificado:
É utilizado apenas o radical do CNPJ da Filial, nesse caso 07.563.526 e ao acrescentar 0001 ao final, ficará 07.563.526/0001, assim:
- O sistema explora o CNPJ de todos os certificados cadastrados excluindo os dois últimos dígitos (dígitos verificadores);
- Se um certificado com CNPJ igual a 07.563.526/0001 for encontrado, o mesmo será guardado;
- Apenas o radical do CNPJ da Filial será utilizado;
- O sistema examina o CNPJ de todos os certificados cadastrados pegando apenas o radical do CNPJ;
- Caso um certificado com CNPJ igual a 07.563.526 e que esteja marcado como sendo Matriz seja encontrado, o sistema guarda esse certificado. Se houver mais de um certificado com o mesmo radical e também marcado como Matriz, será considerado o primeiro a ser encontrado.
Se nenhum certificado com CNPJ de final 0001 for encontrado, será exibida a seguinte mensagem:
"Assinador NFE para o CNPJ: 07563526000129 não foi iniciado. Verifique na tela 'Console NFe' se existe certificado digital para esse CNPJ."
Caso haja um certificado que esteja incorreto, ou com a data de validade expirada, você pode removê-lo. E caso ele esteja com a data vencida, na frente do campo "Válido a partir de:" um aviso de que o certificado está expirado será exibido.
Aba Status do Serviço
Essa aba tem como objetivo verificar o "Status" do serviço de NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e rodoviário e MDF-e de um determinado estado.
Para verificar o Status selecione o "CNPJ" da empresa, o "Estado" onde ela se situa e a opção de "Ambiente", sendo ele "Produção" ou "Homologação".
Em seguida, escolha o "Ambiente de Envio" onde será realizado o teste de conexão (status). Esse campo apresenta as seguintes opções:
- SEFAZ;
- SCAN;
- SVC-AN (Ambiente Nacional);
- SVC-RS (Rio Grande do Sul).
Os ambientes SVC-AN e SVC-RS são novos ambientes de autorização de contingência para NF-e. Esses novos métodos/ambientes de contingência, visam substituir o SCAN, sendo que, assim que a SEFAZ detecta a indisponibilidade de seu ambiente principal (estadual), o SVC a qual ela pertence será ativado.
Uma diferença entre os modelos SCAN e SVC está na dispensa do uso de séries específicas obrigatórias no SCAN (900 a 999), o que facilitará na questão do controle de numeração, pois no método atual a mudança de série implica em outro controle de numeração de notas.
Os ambientes SVC, abrangem as seguintes UF's:
- SVC- AN: Acre, Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins , Distrito Federal;
- SVC-RS: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná , Rio Grande do Norte.
Os serviços disponibilizados pela SVC, são:
- Serviço de Recepção;
- Serviço de Retorno da Recepção ;
- Serviço de Cancelamento (Somente para notas enviadas pelo SVC);
- Serviço de Consulta Situação da NF-e.
Já os serviços que não foram disponibilizados pela SVC, são "Serviço de Inutilização" e "Carta de correção". Quando esses serviços não estiverem disponíveis, somente a Sefaz poderá concedê-los.
Quando uma nota é emitida por uma dessas contingências, o campo "Emissão NF-e" dos Portais, trará descrito o que for condizente com a contingência gerada pela nota, que pode ser "S.V.C.Amb.Nacional", se a nota emitida for de contingência SVC-AN, ou "S.V.C.Rio Grande do Sul", se a nota for emitida de contingencia SVC-RS. A série da Nota será mantida conforme configurada na TOP através da opção Controle de Numeração, onde não será necessário o cadastramento de uma nova série.
Nota: A partir de 01/10/2014, a opção de contingência SCAN não deve ser utilizada.
Por meio do botão "Testar" o sistema fará a comunicação com a Sefaz Federal, para verificar o status de serviço de recebimento de NFe. Isso quando a Sefaz do Estado estiver impossibilitado de receber notas.
Ao utilizar o botão , o console irá limpar todos os logs gerados no momento da verificação do status.
Aba Administração
Os logs gerados pelo console são apresentados nessa aba, assim como os botões ,
,
e
. Assim, você pode consultar outras aplicabilidades dessa aba por meio dos links a seguir:
Funcionalidades da aba Exportação de Certificados Importação de Certificados
Funcionalidades da aba
Na seção "Alteração de Senha", você realizar a mudança do acesso ao console.
Schemas é um arquivo modelo para XML que traz regras de validação para as TAG's geradas. Dessa forma, na seção "Versões de Schemas", serão exibidos os Schemas liberados pela Sefaz e configurados pelos usuários.
O botão , abrirá um Wizard (passo a passo) para importar ou exportar os certificados de NF-e disponíveis. O resultado do procedimento de exportação será um arquivo criptografado (com senha) contendo os certificados escolhidos e todas as informações da Empresa mantidas no SanNFe. Esse recurso é útil, por exemplo, para realização de backups e no procedimento de importação.
Assim, faça a seleção do arquivo no computador e digite a senha cadastrada na exportação para que o SanNFe faça a importação dos certificados.
Nessa etapa, selecione qual operação você deseja realizar, uma vez que essas podem ser de exportação ou importação.
Importante: Com a finalidade de aumentar a segurança e evitar a utilização de certificados digitais em ambientes de produção, existe no exportador de registro de certificados do SanNFe, o campo "Ambiente", que é utilizado para definir em qual ambiente os certificados exportados poderão ser utilizados. Além do campo "Data de Validade" para efetuar o registro do certificado exportado. A configuração de ambiente e data de validade, são únicas para todos os registros exportados. É importante salientar que essa data de validade do registro de certificados exportados, não tem relação e não é a mesma da data de expiração do certificado digital, é somente a data de validade de utilização do certificado digital no SanNFe. Assim, temos o exemplo:
Cliente X no dia 15/03/2015 exporta o certificado para realização de testes no Sankhya-Om. O cliente então configura na exportação que o certificado poderá ser utilizado apenas em ambiente de homologação e no máximo até o dia 18/03/2015.
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Exportação de Certificação
Ao selecionar a opção Exportação de Certificado, selecione os registros na lista apresentada pressionando as teclas "Ctrl + Shift" ou clique no registro desejado através do mouse. Em seguida, digite a "Senha do arquivo".
Com a finalidade de aumentar a segurança e evitar a utilização de certificados digitais em ambientes de produção, existe no exportador de registro de certificados do SanNFe, o campo "Ambiente", que é utilizado para definir em qual ambiente os certificados exportados poderão ser utilizados, sendo que ele poderá ser "Produção", "Homologação" ou "Ambos".
Por fim, informe a "Data de Validade" da exportação e clique em "Concluir". Ao concluir o procedimento, efetue a escolha do local onde o arquivo de exportação de registros deverá ser armazenado.
Observação: A configuração de ambiente e Data de Validade são únicas para todos os registros exportados.
A Data de Validade do registro de certificados exportados não tem relação e não é a mesma da data de expiração do certificado digital, é somente a data de validade de utilização do certificado digital no SanNFe. Assim, considere o exemplo:
No dia 15/03/2015, o cliente X exporta o certificado para realização de testes no Sankhya-Om. Então, ele irá configurar na exportação que o certificado poderá ser utilizado apenas em ambiente de homologação e no máximo até o dia 18/03/2015.
Não é possível realizar a exportação de certificados na situação em que a Data de Validade escolhida seja superior a "Maior Data de Validade" calculada para os certificados selecionados. O cálculo de Maior Data de Validade é efetuado da seguinte forma:
- Certificados com somente data de expiração: Será utilizada a maior data de expiração dos certificados selecionados. Os certificados que foram adicionados no SanNFe e que não passaram pelo processo de importação/exportação podem ser econtrados nessa situação.
- Certificados com data de expiração e data de validade: Será utilizada a maior data de validade dos certificados selecionados, ignorando a data de expiração.
No caso em que os certificados escolhidos já passaram pelo processo de exportação e importação utilizando uma Data de Validade e Ambiente, a data a ser verificada no processo de exportação será a data de validade e não a data de expiração dos certificados. O mesmo é valido para o Ambiente, que só poderá ser alterado para certificados definidos para Ambos. Dessa forma, temos as seguintes validações:
1. Consta no SanNFe um certificado com data de expiração em 01/01/2016 e Data de Validade para 20/08/2015 e o Ambiente igual a Homologação. Nesse caso, quando você for exportá-lo novamente, o sistema levará em consideração para validação, a Data de Validade existente, ignorando assim, a data de expiração.
Observação: Não é permitido informar uma data de validade superior a já existente.
2. Constam no SanNFe cinco certificados com datas de expiração diversas e as seguintes Datas de Validade: 01/05/2015, 25/05/2015, 22/06/2015, 15/09/2015 e 10/12/2015. Ao selecionar os certificados e solicitar a exportação, a data informada não pode ser superior à maior Data de Validade dentre os certificados selecionados, que no caso é 10/12/2015.
Se informado uma Data de Validade superior a 10/12/2015, a seguinte mensagem será exibida:
"A data de validade 10/12/2015 00:00 não pode ser superior a maior data de expiração/validade do(s) certificado(s) selecionados."
Nota: Na tela já é apresentada a maior data limite seguindo as validações dos exemplos 1 e 2.
3. Caso você tente exportar como "Produção" (a mesma validação é utilizada para Homologação), um certificado que já tenha sido importado para uso somente em ambiente de Homologação, o mesmo conseguirá exportá-lo e importá-lo normalmente, mas ao tentar utilizá-lo como Produção, o sistema não irá permitir e emitirá a seguinte mensagem:
"O certificado digital referente ao CNPJ: xxxxxxxxxxx não pode ser utilizado nesse ambiente: 1-Produção."
3.1. A finalidade desse comportamento, é evitar que certificados sejam repassados aumentando os direitos recebidos (importados), ou seja, se você receber um certificado que possa ser utilizado em ambiente de Homologação, não faz sentido a sua exportação e utilizar esse mesmo certificado em ambiente de produção, por isso é possível exportá-lo, mas não utilizá-lo.
3.2. Se você possuir um certificado exportado como Ambos, significa que conseguirá utilizá-lo em ambiente de Homologação e em ambiente de Produção. Caso seja necessário exportar esse certificado novamente, você tem a opção de exportá-lo nos três Ambientes disponíveis, mas se for exportado apenas em Produção, ou Homologação, será possível utilizá-lo somente no ambiente em que foi exportado.
4. Caso você tente exportar um certificado (independente do ambiente) com uma Data de Validade para uso no SanNFe inferior a data atual, será alertado com a seguinte mensagem:
"A data de validade não pode ser inferior a data atual."
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Importação de Certificados
Para realizar a importação do certificado, selecione no computador o arquivo que foi exportado anteriormente, informe a senha cadastrada na exportação e clique em "Concluir"; feito isso, o sistema fará a importação dos certificados. Sendo que:
- Não será permitida a importação dos certificados que já estejam com a sua Data de Validade expirada. Por exemplo, se um certificado foi exportado com data de validade até 20/03/2015 e houve uma tentativa de importá-lo no dia 25/03/2015. Essa operação não será permitida pelo sistema.
- Na utilização do certificado importado, será feita uma validação em relação à data de validade de utilização do certificado no SanNFe.
Importante: Ligando o parâmetro "Divide VLRTOT do item pela QTDNEG no XML da NFE - DIVTOTQTDNFE", o sistema irá alterar o valor unitário no XML, fazendo a proporção necessário de acordo com as casas decimais. Assim, a nota é aprovada.
Importante: Para o caso de impressões DANFE, ou qualquer outro tipo de impressão que utilize os modelos cadastrados na tela de impressões de notas no Sankhya-Om, o sistema não suporta modelos em HTML, somente modelos JRXML ou TXT.
Importante: Caso exista, após a impressão em cortes na descrição do produto e/ou no código do CST, é possível que exista fontes adicionais que o servidor jboss não tenha acesso normalmente. Para resolução do problema, temos na página de downloads, o PKG com fontes adicionais disponíveis na Central de Downloads Sankhya através do gerenciador de pacotes.
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Aba Configurações
Por meio da aba Configurações, você pode realizar configurações referente ao SanNFe.
Dessa forma, teremos algumas configurações para melhorar o desempenho de envio de Notas Fiscais Eletrônicas. Abaixo, confira algumas dessas configurações que devem ser realizadas no arquivo "san-nfe.conf" localizado na pasta conf do diretório onde foi instalado o SanNFe.
Nota: Quando o parâmetro "Pasta de instalação do SanNFe - SANNFEINSTDIR" estiver configurado com algum diretório e nele não tiver um SanNFe instalado ou estiver instalado e for inválido, ou seja, o SanNFe não possui as pastas conf, certificado e/ou schemas, o sistema emitirá a mensagem:
"Problemas na instalação do SanNFe. Diretório 'C:\' informado no parâmetro SANNFEINSTDIR não é uma instalação válida do SanNFe."
Em um primeiro cenário:
tempo.max.execucoes.webservice=30000 (30 segundos)
numero.tentativas.execucoes.webservice=2
tempo.espera.execucoes.webservice=500 (não pode ser menor que 500) 1/2 segundo
As configurações são:
tempo.max.execucoes.webservice
tempo máximo para execução do webservice
padrão = 30000 (30 segundos)
numero.tentativas.execucoes.webservice
número máximo de tentativas de execuções do webservices
valor padrão = 2
tempo.espera.execucoes.webservice
tempo de espera entre execuções do webservice
padrão = 500 (metade de um segundo)
Essas 3 parametrizações poderão ser utilizadas em conjunto:
Como exemplo, considere os seguintes valores:
tempo.max.execucoes.webservice=30000
numero.tentativas.execucoes.webservice=2
tempo.espera.execucoes.webservice=500
No caso acima, se a execução de algum serviço falhar, o SanNFe tentará executar o mesmo serviço 2 vezes, considerando o tempo máximo de 30 segundos. Entre cada tentativa, 0,5 segundos sera o tempo de espera. Assim, considere o exemplo de um caso em que serão considerados os valores configurados anteriormente:
O SanNFe executou o serviço de envio de lote de uma NF-e e ao executar esse serviço ocorreu um erro qualquer. O tempo gasto até ocorrer o erro é de 10 segundos. Nesse caso, ele vai entrar em espera por aproximadamente 0,5 segundo e total de espera, 10 + 0,5. Como 10,5 segundos são menores que 30 segundos e essa é a primeira execução, o serviço será executado novamente.
Na segunda execução, o erro foi repetido em menos de 5 segundos, totalizando 15,5 segundos (somando com a execução anterior), esse valor ainda está abaixo dos 30 segundos, que é o máximo. Contudo, já se chegou ao máximo de 2 tentativas. Dessa forma, não será mais executado nenhum serviço.
Segundo cenário:
tempo.max.execucoes.webservice=40000
numero.tentativas.execucoes.webservice=5
tempo.espera.execucoes.webservice=500
Levando em consideração que cada execução leva 10 segundos até ocorrer o erro. O SanNFe vai tentar executar o serviço aproximadamente 3 vezes.
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