Algumas empresas podem trabalhar com a compra e venda de produtos onde seus pesos podem sofrer variações, dependendo do fornecedor e/ou cliente.
Pode existir casos onde, a separação dos produtos é feita por pedido, mas sua baixa, é realizada por quilo. Assim, o sistema conta com um recurso que possibilita o controle desta situação.
Acesse os links abaixo para navegar nas funcionalidades desta rotina:
Configurações Iniciais Reabastecimento
Recebimento Expedição de produtos com peso variável
Configurações Iniciais
Inicialmente, habilite os parâmetros:
- Habilita controle de produtos com peso variável. - PESOVARWMS;
- Associar checkout na geração do mapa de separação do WMS. - CHECKMAPAWMS;
- Usa endereçamento manual automático. - ENDMANUAUTOWMS.
Feito isso, serão disponibilizados alguns campos para configuração, nas telas apresentadas a seguir.
Em Cadastro de Produtos, aba WMS, configure os campos abaixo:
A marcação "Produto controlado por peso variável", se assinalada indica que o produto será controlado por peso.
Informe no campo "% de tolerância de peso a maior no recebimento", o percentual de tolerância para um peso maior que o solicitado no recebimento.
Indique no campo "% de tolerância de peso a menor no recebimento", o percentual de tolerância para um peso menor que o solicitado no recebimento.
Na utilização de produtos controlados por peso variável, utilize o campo "% de tolerância de peso a maior na separação" para informar o percentual de tolerância de peso a mais na conclusão de tarefas de separação por código de barras.
De forma inversa ao campo anterior, informe no campo "% de tolerância de peso a menor na separação" o percentual de tolerância de peso a menos na conclusão de tarefas de separação por código de barras.
Defina no campo "Unidade de separação para produtos com peso variável", a unidade utilizada na conferência no mapa de separação.
Realizado os procedimentos acima, na tela de Preferências da Empresa, aba WMS, efetue as seguintes configurações nos campos:
Informe no campo "Série TOP diferença a maior (peso variável)", a série da nota para venda, que será utilizada na TOP configurada no campo a seguir.
Indique no campo "TOP diferença a maior (peso variável)", a TOP para nota de compra que será gerada, quando a quantidade for maior que a solicitada, e estiver fora do percentual de tolerância configurado no cadastro dos produtos.
Preencha o campo "Série TOP diferença a menor (peso variável)", com a série da nota de compra que será utilizada na TOP configurada no campo a seguir.
No campo "TOP diferença a menor (peso variável)" informe a TOP para nota de venda que será gerada, quando a quantidade for menor que a solicitada, e estiver fora do percentual de tolerância configurado no cadastro dos produtos.
Ao realizar a separação que contenha produtos cujo controle é feito por peso variável, através do modelo de relatório configurado e informado no parâmetro "Relatório p/ mapa de separação manual por pedido - RELMAPSEPMANPED", será apresentado o mapa de separação.
Observação: caso o parâmetro "Associar checkout na geração do mapa de separação - CHECKMAPAWMS" esteja ativado, será feita a busca por um endereço de checkout disponível, e será realizada a alteração do endereço de destino na tarefa.
Feita a geração do mapa de separação, acesse a rotina Conclusão de Tarefas por Cód. de Barras, se existirem produtos com peso variável, será apresentado um pop-up, onde devem ser informados os dados de quantidade da separação e o peso do que foi separado; ao confirmar a quantidade solicitada é confrontada com os dados que foi indicado, levando em consideração os percentuais inseridos na aba WMS no Cadastro de Produtos, campos % de tolerância de peso a maior na separação e % de tolerância de peso a menor na separação:
Caso as quantidades informadas sejam divergentes, será feita a validação do percentual configurado no campo % de tolerância de peso a maior na separação; se a quantidade exceder o limite de tolerância tanto para menor quanto para maior, será lançado um evento de liberação "72 - Tolerância na variação de peso do pedido excedida (WMS)" e exibida a tela de liberação na tela.
Se a quantidade estiver no limite tolerável, serão realizados todos os ajustes nas quantidades dos campos de origem, destino, estoque e quantidades negociadas.
Reabastecimento
Na função de reabastecimento do coletor, caso o parâmetro "Habilita controle de produtos com peso variável. - PESOVARWMS" esteja habilitado e o produto a ser reabastecido encontre-se configurado com peso variável, será exibido o campo quantidade na segunda fase da tarefa.
Ao informar este campo, serão feitas as devidas validações conforme o campo "% de tolerância de peso a maior no recebimento".
Caso a quantidade indicada seja menor que a quantidade do reabastecimento solicitado, será feita uma verificação, analisando se a quantidade informada no coletor é maior ou igual que a quantidade mencionada inicialmente; sendo esta quantidade menor, o reabastecimento não será concluído.
Se todas as validações forem concluídas sem nenhum erro, as quantidades serão atualizadas.
Recebimento
Quando se está realizando o recebimento de itens que disponibilizam o controle por peso variável e outros que não possuam, e a partir de alguns desses itens é gerada uma divergência (controlados por peso que extrapolem a tolerância ou itens sem controles com divergência), as notas de ajuste serão geradas ao final do processo de recontagem do coletor, onde estes produtos que possuíam limite tolerável serão reprocessados e as notas geradas.
Expedição de produtos com peso variável
Esta configuração de peso variável, também é válida no processo de separação dos produtos por meio do coletor de dados. No coletor, ao bipar o endereço e produto na separação, será exibida uma tela para informar o peso real do produto separado e para que seja realizado um ajuste na quantidade solicitada no pedido:
Ao acionar o botão "OK" a quantidade informada no campo "Peso Real" é adicionada ao "Peso Total".
O botão "Limpar" apaga o conteúdo do campo Peso Real e zera o Peso Total.
Na tela é apresentado um alerta sobre os excessos quanto ao peso real informado e ao peso da tarefa solicitada; para isso, tem-se um percentual de tolerância pré-fixado de "15%" tanto para maior quanto para menor.
Quando o peso informado excede essa tolerância, o valor no Peso Total é marcado na cor vermelha:
Mesmo extrapolando tal quantidade, será possível confirmar a pesagem, sendo apresentado apenas o alerta com relação à quantidade informada:
Clicando em "Não", retorna-se para a tela de pesagem para que se possa corrigir a quantidade; clicando em "Sim", a operação de ajuste é executada.
Ao confirmar, a rotina ajusta as quantidades solicitadas no pedido, onde nas diferenças para maior, a quantidade solicitada é modificada para o peso real informado, nas diferenças para menor, é gerado um corte no pedido.
Também são realizados ajustes nos endereços de armazenagem (TGWEST) e nos itens de tarefa de separação (TGWITT).
Tolerância por quantidade
Ao realizar as pegas da separação (produtos com metragem variável), as peças podem estar com uma quantidade acima ou abaixo da solicitada no pedido e/ou tolerância do produto. Deste modo, o sistema irá analisar a margem de tolerância por quantidade de acordo com os seguintes pontos:
- Quantidade acima, porém dentro da tolerância;
- Quantidade acima, porém fora da tolerância;
- Quantidade abaixo, porém dentro da tolerância;
- Quantidade abaixo, porém fora da tolerância.
Assim, você poderá efetuar a separação novamente ou continuar o processo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.