Aqui estão ferramentas para a criação de fórmulas automáticas de precificação dos produtos e para a gestão e acompanhamento dos custos dos produtos. A criação destas fórmulas consiste, basicamente, na construção de expressões aritméticas que automatizam o exaustivo trabalho de análise e cálculo para formação dos custos de cada produto. Este é um recurso particularmente produtivo para empresas que comercializam grande quantidade de itens distintos.
Abaixo, demonstraremos alguns dos benefícios que as Fórmulas de Custo/Preço proporcionam:
- A automatização do processo elimina o risco de erros e diminui drasticamente o tempo da operação;
- Os preços e os custos podem ser reajustados em conjunto (todos os produtos do estoque), em subconjuntos (por grupo de produto, por lote, por tipo, etc.) ou ainda, individualmente;
- Podem-se criar fórmulas para análise de vários tipos de custo, que são atualizados simultaneamente e podem ser analisados e comparados individualmente.
Observação: As Fórmulas de Custo/Preço podem atualizar vários tipos de custo da empresa, possibilitando múltiplas análises.
Criação De Fórmulas De Custo/Preço No Sankhya-W
A criação de Fórmulas de Custo/Preço no Sankhya OM consiste na elaboração de uma expressão aritmética que simule cada um dos passos da formação de preço de um produto; assim, você pode criar e registrar inúmeras fórmulas.
As abas desta tela apresentam duas partes distintas, uma para "Fórmula" e outra para "Descrição da Fórmula", que servirá para descrever a expressão matemática da fórmula.
Desta forma, inicialmente, preencha os seguintes campos:
O campo "Código" é de preenchimento manual e obrigatório.
Informe no campo "Descrição da Fórmula" uma descrição para identificação da fórmula.
Construtor de Expressões
Através do botão em destaque, temos o componente Construtor de Expressões.
Para obter detalhes do funcionamento deste componente, acesse o link acima.
Fórmulas para o Cálculo do Custo do DIFAL/FCP
Trouxemos abaixo, as fórmulas responsáveis pelo cálculo de custo e preço, especificas para permitir o custeio dos produtos, considerando os impostos do DIFAL/FCP:
VLRDIFALDEST - Deverá buscar o valor total do ICMS do DIFAL do destinatário da nota fiscal;
VLRICMSDIFALREM - Buscará o valor total do ICMS do DIFAL do remetente da nota fiscal;
VLRICMSFCP - Irá pesquisar o valor total do ICMS do FCP da nota fiscal;
VLRFCPINT - Executa a busca pelo valor total do ICMS do FCP Interno da nota fiscal.
Parâmetros que influenciam esta rotina
O parâmetro "Avaliar fórmula de custo com erro como zero? - AVALFCUSERRZERO" por padrão, é apresentado ligado; quando o mesmo for desabilitado, será feita a verificação pelo sistema de algum erro matemático nas fórmulas cadastradas no momento de sua utilização; caso algum erro seja encontrado, será apresentada uma mensagem informando sobre sua identificação. Por exemplo:
Erro na avaliação da fórmula 2 - "Divisão por 0".
Nota: Caso o parâmetro seja mantido ativado, este comportamento acima mencionado não ocorrerá, ou seja, nenhuma mensagem será apresentada, caso a fórmula possua alguma imprecisão matemática.
Em relação ao parâmetro "Usar fórmula da empresa? - CUSTOFORMEMP", este definirá o local onde o sistema buscará a Fórmula Custo/Preço para atualização de custos. Quando ligado, o sistema utilizará a fórmula informada na aba Estoque/Preço das Preferências da Empresa, permitindo uma atualização diferente para cada Empresa, de acordo com as fórmulas informadas. Quando desligado, o sistema buscará a fórmula informada na aba Formação de Preço do Cadastro de Produtos.
No parâmetro "TOP para aceitar Qtd igual a zero - TOPQTDZERO", informe o código da TOP que aceitará o lançamento de itens com quantidade zero, quando a nota for utilizada apenas para recalcular o custo dos produtos.
Observação: Quando a quantidade negociada da nota for igual a zero, para as TOP’s indicadas no parâmetro TOPQTDZERO, o sistema carregará as variáveis AntCusComICM, AntCusSemICM, AntCusVar, AntCusRep, AntCusGer, da Fórmula de Custo/Preço com o custo anterior.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.