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O relatório de "Maiores e Menores Parceiros" serve para que a gente possa visualizar quem são os maiores e quem são os menores parceiros pois, existem decisões a serem tomadas para o Menor Parceiro, diferentes das decisões que deverão ser tomadas para o Maior Parceiro. Com base nestas informações, o gerente poderá, por exemplo, decidir criar um atendimento especial aos seus Maiores Parceiros, ou analisar o que poderá ser feito para resgatar os menores parceiros antes que eles estejam totalmente perdidos para a concorrência.
Acesse os links abaixo para navegar de forma mais fácil nas funcionalidades dessa tela:
Seção Período
No filtro "Período Anterior", observamos o período anterior a ser analisado. A visualização destes dois períodos permitirá que você possa analisar o parceiro que obteve o maior ou menor crescimento do período anterior para o atual.
O "Período Atual" corresponderá ao período atual a ser analisado.
Observação: Estes períodos são apenas à nível de visualização no relatório.
Seção Seleção
Existem duas abordagens: a seleção de Maiores e a seleção de Menores Parceiros, pois existem decisões a serem tomadas para o Menor Parceiro, diferentes das decisões que deverão ser tomadas para o Maior Parceiro, como falamos inicialmente.
Quando você selecionar a marcação "Maiores Parceiros", fará com que sejam filtrados os Maiores Parceiros para que seja possível, por exemplo, dar a eles uma atenção especial, investir em uma campanha de marketing especial, observar as tendências destes parceiros (se progressivas ou regressivas) e etc.
Referente à marcação "Menores Parceiros", ela filtrará os Menores Parceiros para que seja possível, por exemplo, analisar o que poderá ser feito para o resgate destes clientes, antes que estejam totalmente perdidos para a concorrência, ou descartá-los, se não forem mais do interesse da empresa, se o volume de negócios feitos com estes parceiros não compensarem o esforço gasto com eles e etc.
No campo "Qtde de Parceiros", você deve informar quantos parceiros constarão no relatório. Por exemplo, temos 20 Maiores Parceiros ou os 20 Menores, dependendo do filtro.
Seção Filtros
No filtro "Grupos da TOP", você seleciona quais Grupos da TOP que deseja visualizar no relatório, como: Vendas, Compras, etc. Trouxemos um exemplo:
Suponhamos uma empresa com Pedidos e Notas, que será considerada para tratar como maior ou menor cada parceiro, ou seja, os Pedidos, as Notas, ou ambos?
O filtro por Grupos de TOP permitirá que você escolha o que será tratado para considerar as análises de valor de sua empresa.
No filtro "Empresas", você poderá escolher uma empresa específica e, para filtrar todas as que estiverem cadastradas, basta selecionar a marcação "Todas as Empresas".
Em relação ao filtro "Vendedores", você poderá escolher um vendedor específico ou filtrar todos os vendedores que estão cadastrados por meio da marcação "Todos os vendedores".
Nota: Caso um vendedor específico seja informado, o relatório a ser gerado será se, esse Vendedor que foi informado, for o Vendedor Preferencial (tela Cadastro de Parceiros, aba Identificação, campo "Vend. Preferencial"); caso o vendedor informado não seja o Vendedor Preferencial, a mensagem abaixo será exibida:
"Nenhum parceiro possui este vendedor configurado como preferencial."
Observação: Quando uma combinação com vendedor é efetuada, podemos obter uma visão global da empresa ou de vendedor à vendedor. Se os vendedores da empresa trabalham com uma carteira fixa de clientes, faz sentido montar o filtro por vendedor, uma vez que, tendo a presença do vendedor, o que irá gerar análises completamente diferentes pois, será possível analisar os melhores parceiros da empresa e, especificamente, os melhores parceiros do Vendedor X que, obviamente, terão outras faixas de valores e posições diferentes no mercado dos melhores parceiros do Vendedor Y.
Caso uma empresa que trabalha com venda de balcão, em que o cliente é atendido por qualquer vendedor, não fará sentido montar um filtro especificando o vendedor.
Em "Grupo de Produtos", temos a marcação "Imprimir por Grupo de Produtos?" que, quando selecionada, imprimirá um relatório com detalhamento do Valor Acumulado de cada parceiro, totalizando o valor das movimentações realizadas com cada Grupo de Produtos e Serviços.
Importante:
- Não será informado o dia para os períodos, sendo assim, o dia 1 será considerado como o Período Inicial e o último dia do mês o Período Final;
- A emissão do relatório será permitida para períodos de até um ano.
Gerando Dados
Após realizar as configurações de filtro, será necessário que você clique no botão "Gerar Dados".
Nota: A geração não estará sujeita aos filtros da tela anterior e não será necessário a geração de todo o período informado nos filtros. Você pode fazer a geração mês a mês, ou seja, a visualização do relatório é baseada nos dados gerados por meio do botão Gerar Dados. O procedimento seria então gerar dados e, posteriormente, aplicar os filtros da tela do relatório. Essa sequência não é obrigatória, você pode visualizar o relatório sem antes ter gerado os dados mas, é necessário atentar-se que os dados a serem visualizados podem não ser atuais. Assim, para visualizar os dados atuais, primeiro gere os dados.
Para isto, informe o período a ser analisado. Posteriormente, selecione a empresa ou efetue a marcação "Todas as empresas" e clique no botão Gerar Dados. Uma mensagem será apresentada, informando que o movimento mensal foi gerado com sucesso. Em seguida, você poderá acionar o botão "Visualizar" para ver o resultado.
Visualizando o Relatório
O relatório apresenta dois blocos de informações sintéticas: "Parceiro" e "Produtos".
Ao gerar um relatório, os "Parceiros" com evolução negativa serão exibidos em Negrito.
A quebra é por Parceiro e o relatório apresentará abaixo destes, os Grupos de Produtos comercializados com cada um. Isto, se a marcação "Imprimir por Grupo de Produtos?" estiver habilitada na Seção Filtros.
A coluna "Acumulado no Período" apresentará a somatória de todas as movimentações realizadas no período atual e também do período anterior. Comparando o resultado destas duas informações, o sistema apresenta a Evolução ou Regressão das negociações realizadas com cada um dos parceiros apresentados. Trouxemos um exemplo:
Parceiro = xxx
Período Anterior: 01/01/2008 a 30/03/2008
Total acumulado = 100.000,0
Período Atual: 01/01/2009 a 30/03/2009
Total acumulado: 150.000,00
Evolução: 50%
Houve uma evolução de 50% nas negociações com o Parceiro XXX comparando os períodos escolhidos.
Observação: O "Filtro" não se aplica ao "Acumulado Período", ele aplica-se ao "Período Anterior", aos Meses e aos Grupos, mas não se aplica à classificação dos Parceiros e ao Acumulado no Período.
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