Módulo: Contratos e Serviços > Arquivos
Este cadastro é fundamental para a configuração dos Contratos pois, é com base nestas "Ocorrências" que os produtos/serviços do contrato serão classificados; essa classificação irá se refletir no Faturamento dos Contratos e nas Análises Gerenciais.
Para poder classificar as Ocorrências, você deve informar nesta tela o "Código", a "Descrição" da ocorrência e a "Situação do produto", sendo que, para este último campo, temos as seguintes opções:
- Ativo;
- Expirar;
- Suspenso;
- Cancelado;
- Bonificado;
- Liberado por 1 dia.
Dentre estas opções, as alternativas "Suspenso" e "Cancelado" representam situações em que o produto/serviço ligado ao contrato se trata de uma suspensão ou cancelamento; nestes dois casos, não será possível efetuar o lançamento de novas Ordens de Serviço, para parceiros que estejam com o contrato nesta situação. Além disso, contratos contendo produtos cujas ocorrências estão nestas situações, não serão geradas cobrança no faturamento destes contratos.
Uma ocorrência cuja situação do produto seja "Expirar", representa produtos que sofrem influência de prazos, sendo que, ao término destes prazos, ocorre a expiração do produto; uma licença de utilização, por exemplo.
Um produto/serviço cuja situação seja "Bonificado", se refere a casos em que o contrato foi gratificado; em outras palavras, não será feita a cobrança do produto/serviço junto ao cliente.
A situação "Ativo" trata de produtos/serviços plenamente disponíveis para utilização nos contratos; a ocorrência cuja situação do produto seja ativa, poderá ser vinculada a qualquer produto desejado, e este poderá ser empregado em qualquer lançamento. De forma inversa aos contratos Cancelados ou Suspensos, contratos Ativos têm sua cobrança normalmente gerada, entrando diretamente nos cálculos no momento do faturamento.
A opção "Liberado por 1 dia" é utilizada em casos onde o cliente possui algum tipo de bloqueio junto à empresa (inadimplência, por exemplo) porém, efetuou uma renegociação para retirada deste bloqueio, pois necessita de determinado serviço prestado; diante disso, é feita a liberação por um dia para que o cliente receba o serviço solicitado e, posteriormente, de acordo com a negociação efetuada, regularize sua situação junto a empresa, evitando novos bloqueios.
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