|
Por meio dessa tela, você como gerente poderá analisar todos os títulos do financeiro para autorizar o pagamento destes. Entende-se que essa é uma rotina de ordem de pagamento e não simplesmente de liberação de limites, uma vez que são apresentados aqui todos os títulos de despesa, inclusive os que não necessitam de liberação, para que seja determinado o pagamento de acordo com as regras de negócio da empresa.
Eventualmente essa tela poderá ser utilizada para liberar limites de títulos de despesa, sem que seja necessário acessar a tela de Liberação de Limites. Essas duas telas funcionam em integração e sempre que um título for liberado em uma delas, será automaticamente liberado na outra.
Na grade superior serão apresentadas as solicitações de liberações de pagamentos, de acordo com os filtros configurados. Já na grade inferior, você poderá incluir as contas para apresentação dos saldos e movimentações. As contas informadas ficarão salvas por usuário liberador.
Abaixo poderemos acessar as configurações acerca dessa tela.
Configurações | Filtros | |
Botões no topo da tela | Botão Outras Opções... |
Configurações
Para utilização dessa funcionalidade, é necessário que você realize as configurações abaixo:
- O parâmetro "Usa liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" deve estar habilitado;
- Cadastrar o evento 24 - Autorização de Pagamento nos limites para liberação por alçada (Cadastro de Usuários, botão "Outras Opções...", opção "Limites para Liberação"), para que o mesmo seja empregado na liberação de pagamentos no momento da baixa do título.
Filtros
No quadrante "Filtros" temos os campos que irão auxiliar na localização dos títulos. Inicialmente, você deve informar o usuário que irá efetuar a liberação dos pagamentos e também a sua senha.
No campo "Status" serão apresentadas as opções de filtragem de acordo com o status atual dos títulos. Temos as seguintes opções:
- Autorizados;
- Não autorizados;
- Pendentes;
- Sem solicitação.
É possível filtrar os títulos desejados, informando o seu "Período de solicitação de liberação", ou seja, entre que datas foi realizada a solicitação de liberação.
Observação: Quando o campo Status estiver configurado com a opção "Sem solicitação", esse campo não ficará disponível para edição.
Existe também a possibilidade de determinar a filtragem dos títulos considerando o "Período de vencimento" dos mesmos.
Observação: quando um período for inserido no campo Período de vencimento antes de desligar a marcação Sem solicitação do campo Status, a tela não irá respeitar o período informado, de forma que serão apresentados na grade somente os títulos com outras datas de vencimento.
Visando refinar ainda mais a busca, pode-se filtrar os títulos pelo "Nro Único" do financeiro. Além disso, pode-se também localizar os títulos pertinentes a um respectivo "Parceiro".
Por fim, o quadrante Filtros conta com a seção "Filtro de solicitantes" que permite filtrar os solicitantes responsáveis pelas liberações.
Botões no topo da tela
Os botões realizam a remoção dos itens Selecionados e Não selecionados na tela, respectivamente. Vejamos o comportamento dos demais botões:
O botão "Mostra os detalhes do item selecionado" ficará habilitado quando o título selecionado na grade for uma nota. Ao clicar neste botão, tem-se a exibição de um pop-up com os detalhes da mesma.
Esse recurso possibilitará o acesso às informações da nota, facilitando assim uma análise para a tomada decisão de pagamento.
Através do botão "Autoriza todos os itens presentes na grade", pode-se aprovar a liberação de todos os registros contidos da grade.
O valor atual e o total solicitado para liberação, será o valor líquido do título e não o valor do desdobramento.
Observação: quando o parâmetro "Exige Autoriz.Pagto p/remessa de Despesa? - EXIGAUTREMDESP" estiver desligado, ao selecionar no campo "Tipo" das configurações da Geração Arquivo de Remessa, a opção "Despesas", "Receitas" ou "Ambos", o sistema deverá gerar o arquivo remessa normalmente, independente do status da autorização. Já quando estiver ligado, teremos os seguintes comportamentos:
- Ao selecionar o Tipo Despesas, o sistema deverá filtrar na tela de Geração Arquivo de Remessa somente os títulos de Despesa com o campo Autorizado igual a Sim, para gerar a remessa.
- Ao filtrar o Tipo Receitas, serão exibidas todas as receitas para a geração da remessa, independente se estão autorizadas ou não.
- E por fim, se o filtro for feito para Ambos, será apresentada a mensagem abaixo:
"Com o parâmetro "Exige Autoriz.Pagto p/remessa de Despesa?" ligado, não é possível gerar a remessa de receitas junto com despesas".
Nota: esse comportamento referente ao parâmetro EXIGAUTREMDESP só está disponível para o layout HTML5.
Observação: caso queira autorizar determinados pagamentos em conjunto que constam nesta tela, deve-se remover os outros pagamentos indesejados por meio dos botões "Remover os itens selecionados na grade" ou "Remove os itens que não estão selecionados na grade". Em seguida, deve-se acionar o botão "Autoriza todos os itens presentes nesta grade" e incluir o valor limite que deverá ser liberado para o pagamento.
O botão "Reprova todos os itens presentes na grade" irá recusar a liberação de todos os registros contidos da grade.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." está localizado na parte superior direita da tela e possui as seguintes opções:
- Alterar Conta Bancária...
Por meio dessa opção, é possível alterar a conta bancário dos títulos selecionados.
- Exibir Rateio
Ao acionar essa opção, será exibido o pop-up "Rateio de Receitas e Despesas" que permite a visualização do rateio.
Comentários
2 comentários
Qual a diferença entre os status
Bom Dia Luciano.
Tudo bem?
Segue informações sobre a diferença entre os status:
Dúvidas estamos a disposição
Atenciosamente
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.