Abaixo, trataremos sobre os tipos de liberação de limites que encontram-se disponíveis no Sankhya Om.
1 - Desconto Tipo Negociação
Para funcionamento deste evento, realize a seguinte configuração:
- No cadastro de Tipos de Negociação, aba Características, configure no campo "% Desconto Máximo" o máximo de desconto que a empresa permite, quando utilizado aquele Tipo de Negociação.
Exemplo: Na Central de Vendas ao proceder com uma Venda e informar um desconto no rodapé da nota superior ao determinado no Tipo de Negociação ou se os descontos inseridos nos itens da nota excederem o estipulado, será aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Observação: o parâmetro "Valida desconto máx do tipo de negoc.? - DESCMAXTPN" se ligado, faz com que o sistema solicite a liberação do evento 1 – Desconto tipo negociação caso o valor de desconto do produto seja maior que o configurado no Tipo de Negociação utilizado na venda. Se desligado não será solicitada a liberação desse evento.
Nota: o evento 1 - Desconto por Tipo de Negociação é validado quando o desconto é dado no rodapé da nota. Sendo que, para atender normas fiscais da Receita, o desconto no rodapé da nota será rateado nos itens. Portanto, mesmo sem configurar o evento 2 - Desconto Produto, ao confirmar a nota será solicitada a liberação do mesmo, pois neste momento o sistema tentará ratear o desconto nos produtos.
Para que isto não ocorra, configure no Cadastro de Produtos, aba "Venda", o campo "% Desconto máximo" com o valor 100% para que, ao confirmar a nota o sistema apresente somente o evento 1 - Desconto por Tipo de Negociação.
Outra opção para atender esta exigência fiscal, será configurar o evento 2 - Desconto Produto igual ao evento 1 - Desconto por Tipo de Negociação para que, ao confirmar a nota, o sistema faça a liberação dos dois eventos. Para isto, os parâmetros a seguir devem estar configurados da seguinte forma:
"Valida desconto máximo - VALDESCMAX" = VALIDA E NÃO ACEITA;
"Trabalha com Perc.Desconto no pé da nota - PERCDESCPE" = SIM;
"Calcular 'Desconto no total' pelos itens? - DESCTOT" = SIM;
"Aceita desconto por Produto/Serviço? - DESCPRO" = SIM.
Observação: em casos que os eventos 1 e 25 ocorrerem de maneira simultânea, o sistema utilizará a seguinte fórmula:
Vlr item bruto sem desconto - Vlr item bruto sem desconto
Portanto, temos as fórmulas para circunstâncias em que a nota possui o desconto no produto e desconto no pé da nota:
DIFERENÇA DE DESCONTO NOS PRODUTOS
descTot = (Vlr item bruto sem desconto - Vlr item bruto sem desconto)
VALOR DO DESCONTO MAXIMO EM CIMA DOS PRODUTOS
descMax = Vlr item com desconto * (%De desconto do tipo de negociação/100)
DESCONTO MÁXIMO PERMITIDO
Para chamar o evento 1:
ValMaxDescEvento = descMax + (-descTot)
Com o parâmetro "Não consid. benef. fiscal como desc. no evento 1 - BENFISDESCEV1" ligado, o desconto de imposto associado à liberação de valores não será considerado.
2 - Desconto Produto
O funcionamento deste evento se deve à realização das seguintes configurações:
- No cadastro de Produtos, no campo "% Desconto Máximo" presente na aba Venda, configure o percentual de desconto máximo que pode ser oferecido para aquele produto em uma venda.
Exemplo: Ao lançar um Pedido ou Nota e incluir um Produto aplicando desconto superior ao informado no Cadastro de Produtos, será aberto o pop-up de solicitação de liberação.
- É necessário atentar-se também para a configuração do parâmetro "Valida desconto máximo - VALDESCMAX", pois ele modifica o comportamento desta validação na Central de Vendas.
Importante: antes de realizar uma liberação configurando no pop-up "Limites para Liberações" (botão Outras Opções da tela Usuários) o Evento com "Tipo Limite" igual a "Mensal", o sistema verifica todas as liberações efetuadas durante o mês corrente e libera o desconto somente se ainda houver limite a ser utilizado.
É importante destacar que, quando dois produtos possuem diferentes valores no campo % Desconto Máximo, ao lançá-los juntos na Central de Vendas, o sistema considera esses dois valores máximos de desconto para calcular o total. Observe o exemplo:
O produto 3 que custa R$ 100,00, possui na aba Venda no cadastro de Produtos, um % Desconto Máximo de 5%. Já o produto 1 que custa R$ 153,12, possui no mesmo campo um desconto máximo de 100%. Assim, dado que o usuário informe que o produto 3 tem 50% de desconto, mas o produto 1 não possui desconto, o sistema não chamará o evento de liberação de desconto, pois a soma dos dois descontos não ultrapassa o valor total de desconto dos dois produtos juntos.
Para entender melhor, observe o cálculo:
Produto 3: 5% de desconto máximo.
Produto 1: 100% de desconto máximo.
Valor total do desconto para os dois produtos: 105%
Descontos informados:
50% de desconto para o Produto 3
0% de desconto para o Produto 1
Total de desconto aplicado: 50%
Como o valor total do desconto aplicado (50%) é menor que o desconto máximo permitido (105%), o pop-up de solicitação de liberação não será exibido neste caso.
3 - Limite de Crédito
Para este evento, temos as seguintes configurações:
- O parâmetro "Valida limite de crédito? - VALLIMCRED" deve estar configurado para validar;
- No cadastro de Parceiros, no campo "Limite de crédito" presente na aba Crédito, defina um valor.
Exemplo: ao lançar uma Nota (mais precisamente no ato da confirmação do Pedido/Nota), se a soma dos débitos do Parceiro forem superiores ao Limite de Crédito definido para o Cliente, será aberto o pop-up de solicitação de liberação. Mas lembre-se que, uma vez que a liberação já foi realizada e o pedido confirmado, a liberação de limites não será solicitada novamente mesmo que haja alteração nos produtos do pedido.
Observação: quando houver uma confirmação de pedido de venda em que os eventos 3 - Tipo de Limite e/ou 8 - Atraso tenham sido liberados, porém, o Parceiro for alterado, o sistema irá solicitar novamente a liberação desses eventos.
Valida limite de crédito? - VALLIMCRED: Determine neste parâmetro, se serão ou não validados os limites de crédito dos parceiros; optando-se por validar, defina também como será essa validação; o parâmetro tem as seguintes opções:
- Não valida: não validará o limite de crédito;
- Valida todo a receber: validará o limite de crédito. Na solicitação de liberação do evento para o valor solicitado será considerado financeiros "Reais" existentes e o financeiro do lançamento em curso ("Real" ou "Provisão"), sendo que essa validação ignora provisões existentes;
- Valida a receb. e prov. no mês: irá validar o limite de crédito. Na solicitação de liberação do evento para o valor solicitado será considerado financeiros Reais e Provisão com data de negociação (TGFFIN.DTNEG) dentro do mês corrente + o valor do lançamento em curso (Real ou Provisão);
- Valida TUDO p/TOP c/Financeiro: validará o limite de crédito. Na solicitação de liberação do evento para o valor solicitado serão considerados financeiros Reais existentes mais o financeiro do lançamento em curso (somente em lançamento que atualiza financeiro Real). Para o lançamento que provisiona financeiro, o sistema permite confirmar quando o parceiro não tem financeiros Reais existentes que ultrapassem o limite de crédito;
Observação: ao fazer lançamento que provisiona financeiro será solicitada a liberação somente se os financeiros Reais existentes ultrapassarem o limite de crédito, para o valor solicitado será considerado apenas os financeiros Reais existentes.
- Valida TUDO p/TOP c/Financeiro com provisão: irá validar o limite de crédito. Na solicitação de liberação do evento para o valor solicitado serão considerados todos os financeiros pendentes, Reais e Provisões, inclusive o financeiro do lançamento em curso (Real ou Provisão).
Nota: caso o parâmetro Valida limite de crédito? - VALLIMCRED esteja configurado com a opção "Valida TUDO p/TOP c/Financeiro" e a TOP da nota atualizar o financeiro, o sistema exigirá a liberação de limites. Caso a TOP da nota não atualize financeiro, não será exigida a liberação de limites.
Notas:
- Na configuração desse evento, caso o parâmetro "Valida Limite de crédito pela matriz? - LIMCREDMATRIZ" esteja habilitado e o parceiro matriz configurado não possuir limite de crédito, a liberação do evento não será solicitada.
- Os parâmetros "Não consumir limite de crédito por Tipo de Negociação - VALLIMCRETPV" e "Não consumir limite de crédito por Tipo Título? - VALLIMCRETIT" também influenciam na rotina para usar o evento 03, sendo assim, se atente nas configurações dos mesmos quando se tratar de vendas com cartão de crédito e debito; se eles estiverem com a opção "Nenhum" selecionada, mesmo que seja uma venda de cartão de débito (à vista), o sistema solicitará a liberação do evento 03;
- Já o parâmetro "Validar limite de crédito com valor zero? - VALLIMCREDZERO", quando ligado, permite que o sistema valide limites de crédito para parceiros com limite configurado como zero.
4 - Prazo Mínimo
O cadastro de Tipos de Negociação em si, não faz a validação se o prazo de vencimento da(s) parcela(s) é inferior ao prazo mínimo estipulado no campo "Prazo mínimo" (aba Características). Essa validação ocorre no lançamento das notas ou pedidos de Vendas.
Deste modo, na Central de Vendas, quando é feito o lançamento de uma nota/pedido que utilize um Tipo de Negociação com a configuração descrita, o sistema exige a liberação para o evento 4 correspondente ao prazo. Assim, basta especificar um usuário com alçada para liberação de limites de tal evento.
5 - Prazo Médio Máximo
Este evento é utilizado no caso de uma pessoa alterar manualmente as parcelas de uma venda.
Exemplo: Temos um Tipo de Negociação cujo prazo é 0/30/60 dias, portanto, seu prazo médio é de 30 dias. Informando 30 no campo "Prazo médio máximo" presente na aba Características do cadastro de Tipos de Negociação, quando for feita a tentativa de alteração da Data de Vencimento de parcelas fazendo com que o prazo médio aumente, o sistema irá impedir tal modificação. Com isso, será aberto o pop-up de Solicitação de Liberação de Limites para o evento 5 - Prazo Médio Máximo.
6 - Prazo Máximo
Para validação deste evento, temos as seguintes configurações:
No cadastro de Tipos de Negociação, no campo "Prazo máximo" presente na aba Características, informe em quantidade de dias, até quando poderão se estender os parcelamentos para aquele Tipo de Negociação. Esta informação também é utilizada no caso de alguma alteração manual nas parcelas de uma Venda.
Exemplo: Ao lançar uma Nota, se for modificada uma alteração nas parcelas de modo que seja ultrapassado o "Prazo Máximo", será aberto o pop-up de Solicitação de Liberação de Limites para o evento 6 - Prazo Máximo.
7 - Prazo Cad. Parceiro
Para este evento, realize as seguintes configurações:
- No cadastro de Parceiros, na aba Geral, no campo "Prazo médio pagamento" configure a carência para pagamento que o cliente terá, a partir do faturamento.
- No cadastro de Tipos de Negociação, no campo "Base do prazo" presente na aba Características, selecione a opção "A partir do dia" e realize a marcação "Valida prazo de cliente".
Exemplo: Esta informação também é utilizada caso alguma alteração manual seja feita nas parcelas de uma venda. Ao lançar uma Nota, as parcelas forem alteradas de modo que o prazo configurado no cadastro do Parceiro seja ultrapassado, será aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
8 - Atraso
O funcionamento deste evento se deve à realização das seguintes configurações:
- No cadastro de Parceiros, no campo "Tolerância p/ inadimplência" presente na aba Crédito, configure o prazo que o cliente terá de carência para pagamento depois que o título estiver vencido.
- Configure no parâmetro "Dias de carência para atraso e limite de crédito - DIASCAR" a quantidade de dias, após o título estar vencido, para considerar um cliente em atraso.
- Configure no cadastro de Tipos de Operação - TOP o campo "Atraso" presente na aba Validações, com a opção "Validar e Bloquear".
Exemplo: ao realizar uma Venda, se o cliente estiver com pagamentos em atraso a um prazo superior ao configurado acima, será aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Observação: quando houver uma confirmação de pedido de venda com os eventos 3 - Tipo de Limite e/ou 8 - Atraso já liberados, porém, o Parceiro for alterado após essa confirmação, o sistema irá solicitar novamente a liberação desses eventos.
O parâmetro "Considera todas as empresas do parceiro no atraso? - ATRASMATRIZ", será validado em conjunto com este evento quando na aba Identificação do Cadastro de Parceiros, o campo "Matriz" se encontrar preenchido. Se o referido parâmetro estiver habilitado, o sistema validará o atraso do parceiro pela sua matriz, ou seja, se uma filial estiver em atraso fará com que seja bloqueada a venda para todas as outras filiais. Quando desligado, a validação de atraso será efetuada para cada filial, independente da matriz.
O Evento 8 - Atraso, também é influenciado pelo parâmetro "Considerar baixa futuras p/atraso? - BXAFUTLCATRA", que possui o seguinte comportamento: se ligado, faz com que as baixas futuras sejam consideradas na validação de atraso, ou seja, um título baixado com baixa futura será tratado como "em atraso" na hora de validar os limites na Central; caso esteja desligado, o sistema passará a não considerar as baixas futuras na validação de atraso, portanto, não validará o atraso para esses títulos.
Informações adicionais sobre os parâmetros que influenciam no evento 8:
- Caso o parâmetro DIASCAR esteja habilitado, a tolerância será determinada por este, ou seja, qualquer parceiro possuirá a mesma tolerância. Por outro lado, caso o parâmetro "Usar Tolerância Inadimplência p/calc.atraso? - USATOLERINADIMP" esteja ligado, a tolerância será estabelecida de acordo com o Cadastro de Parceiros, ou seja, cada Parceiro terá sua tolerância.
- Se ambos os parâmetros acima estiverem ligados, o sistema considerará apenas a chave USATOLERINADIMP e, neste caso, se o Parceiro não possuir configuração, será considerado como zero.
- A configuração do campo "Subtipo" da aba Características da tela Tipos de Negociação, com a opção "Cartão de Crédito" definida, irá abranger um cliente em atraso, mas não impedirá a confirmação da nota, pois será considerada como uma venda garantida. O sistema terá o mesmo comportamento com o Subtipo "Á vista", contudo, para este, pode-se do utilizar o parâmetro "Bloquear vendas a vista p/clientes em atraso? - BLOQVENDAVIST" para impedir a confirmação da Nota para clientes que estejam em atraso.
- As vendas realizadas com o Tipo de Negociação Á vista ou "Parcelado" com o Subtipo "Cartão de Débito" ou "Cartão de Crédito" serão validadas, mas não bloqueadas.
9 - Tempo inativo
Para funcionamento deste evento, temos as seguintes configurações:
- Configure no parâmetro "Nro de dias p/avisar que o cliente está sem venda - DIASSEMVENDA" o tempo em dias, a partir do qual o sistema avisa que o cliente está sem negociar com a empresa.
- No cadastro de Parceiros, no campo "Prazo p/ contato" presente na aba Crédito, configure o tempo, em dias, para contato com o cliente.
Exemplo: Ao lançar uma Venda, sendo ultrapassado o tempo configurado acima, o sistema apresenta a mensagem "Cliente inativo desde...", bloqueia a Venda e abre o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Nota: o prazo de inatividade será verificado levando-se em consideração a data do último orçamento ou pedido de venda que o parceiro efetuou. Ou seja, o tempo em dias configurado no parâmetro de chave DIASSEMVENDA passará a contar a partir desta data.
Observação: a funcionalidade do parâmetro DIASSEMVENDA, tanto para avisar, quanto para bloquear a venda para parceiros que não compram a X dias, não é aplicada em Tipos de Negociação à vista.
Caso queira que determinadas TOPs não realizem a validação desse evento, basta informar os respectivos códigos separados por vírgula (,), ponto e vírgula(;) ou quebra de linhas, no parâmetro "TOP's de Orçamento para desconsiderar o Evento 09 - LISTOPDESCONEV9". Desta forma, ao realizar um lançamento de venda que esteja com dias sem negociação configurado no parâmetro DIASSEMVENDA, o sistema permitirá o envio, mas manterá o Parceiro como "Inativo".
Importante: essa validação também não acontecerá se você informar TOPs de Pedido de Venda ou Venda.
10 - Estoque
O funcionamento deste evento se deve à realização das seguintes configurações:
- Ative o parâmetro "Libera estoque por empresa pelo F10? - ACEITACSENHA".
- No cadastro de Grupo de Produtos/Serviços, efetue a marcação "Pedir confirmação de liberação" localizada na aba Estoque.
- No cadastro de Tipos de Operação - TOP (TOP de Venda), esta deve ser configurada para atualizar estoque.
Exemplo: Ao lançar uma Venda, se o Produto estiver sem estoque, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
O parâmetro "Solicitante/Itens na tela de liberação de limites? - MOSSOLITELIBEM" quando ativado, acrescenta no pop-up de Liberação de Limites, os dados do solicitante (Código e Nome).
Se necessário realizar o lançamento de um pedido para uma empresa que não possua estoque disponível, ligue o parâmetro "Liberação de estoque para reserva de estoque? - LIBESTRESERVA", assim, ao salvar os produtos na Grade de Itens da Central de Vendas, uma mensagem será apresentada informando que a reserva foi feita, direcionando a solicitação de Liberação de Limites ao evento 10 - Estoque:
"Avisos
Liberação de estoque pendente."
Importante: o parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" deve estar ligado para que a o parâmetro LIBESTRESERVA funcione efetivamente.
Observação: a marcação "Copiar liberações quando faturando individualmente" localizada na aba Geral do Tipos de Operação - TOP não afeta na validação do evento, que ocorre exclusivamente durante a inclusão ou atualização de itens na nota fiscal. Portanto, se um pedido for criado, o evento 10 for liberado e a TOP de faturamento estiver com essa opção desabilitada, a validação só será realizada quando houver alterações nos itens da nota fiscal.
12 - Frete CIF
Para este evento, realize as seguintes configurações:
- No cadastro de Regiões, no campo "Frete mínimo", defina um valor mínimo que a nota deverá ter quando o frete for "CIF", ou seja, quando o frete for pago por quem envia a mercadoria, o Remetente.
- No cadastro de Parceiros, na aba Endereço, informe a Região.
Exemplo: Se o valor de uma nota com Frete CIF for menor que o informado no cadastro de Regiões, será solicitada a liberação de limites para este evento; em seguida, será emitida a mensagem:
"Valor mínimo p/ frete CIF não atingido (Cadastro de Região)."
13 - Valor mínimo Tipo Negoc.
O funcionamento deste evento se deve à realização da seguinte configuração:
- No cadastro de Tipos de Negociação, na aba Características, registre o valor mínimo que o Tipo de Negociação em questão permite, no campo "Valor mínimo p/ Venda".
Exemplo: Utilizando este Tipo de Negociação em uma Venda, se o valor da nota for abaixo do estipulado, será solicitada a liberação de limites para este evento.
14 - Valor máximo Tipo Negoc.
Para este evento, temos a seguinte configuração:
- No cadastro de Tipos de Negociação, na aba Características, registre o valor máximo que o Tipo de Negociação em questão permite na venda e na compra, nos campos "Valor máximo p/ Venda" e "Valor máximo p/ Compra", respectivamente.
Exemplo: Utilizando este Tipo de Negociação em uma Compra, se o valor da nota ultrapassar o que foi determinado no Tipo de Negociação, será solicitada a liberação de limites para este evento.
15 - Limite Créd. Mensal
Para este evento, realize a seguinte configuração:
- No cadastro de Parceiros, configure o campo "Limite crédito mensal" presente na aba Crédito.
Exemplo: No momento da Venda, se o valor de uma parcela exceder o limite mensal do Parceiro, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
16 – Metas de Despesa
Quando uma nota de compra extrapolar o valor do previsto na Meta/Orçamento, no momento da confirmação do pedido, o sistema apresentará o pop-up de solicitação de liberação para este evento. Se a nota estiver dividida em parcelas, será solicitada a liberação de todas as parcelas.
Para que ocorra o controle deste evento, são necessárias as seguintes configurações:
- No módulo Controle Orçamentário e Metas, deve-se criar um orçamento de despesa;
- Configure, neste orçamento, as TOP's que serão utilizadas nos Lançamentos de Despesas e para lançamentos de Notas de Compra na Central de Atendimento ao Fornecedor;
- Planejar qual será o valor do orçamento;
- Configurar o evento Metas de Despesa para os usuários que poderão liberar;
- No momento da confirmação de uma Nota de Compra ou no Lançamento de uma Despesa, se o valor do lançamento ultrapassar o valor orçado, o sistema solicitará a liberação com a seguinte mensagem:
Previsão de despesa excedida!!! <Nome da Meta e Data do planejamento>
Nota: se a liberação referente ao evento 16 - Metas de Despesa for negada, sendo feita a alteração do valor, o sistema irá realizar uma nova solicitação de liberação.
Importante: em relação a este evento, será gravado no campo "VLRTOTAL" da tabela "TSILIB" o montante para o qual se deseja liberação (no caso o valor do financeiro). Esse valor então será utilizado para comparar com o montante liberado, caso o valor liberado seja maior ou igual a esse total, não será solicitada uma nova liberação. O sistema trabalha de modo que a liberação de Metas de Despesa não será solicitada uma segunda vez, caso o seu valor já tenha sido liberado. Independente de existir novos lançamentos, o sistema irá verificar se o valor liberado atende aquela solicitação.
Quando pelo menos um dos parâmetros "NIVAPROVANTECIP", "NIVAPROVSUPL" ou "NIVAPROVTRANSF" estiver ligado, a meta cadastrada no módulo Metas e Controle Orçamentário em Delphi, deverá ter o "Centro de Resultado" como campo escolhido. Dessa forma, o liberador do evento será responsável pelo Centro de Resultado e que está informado na tela de cadastro de Centro de Resultado.
Aba Propriedades
Marque no quadro "Quando exceder a Despesa Prevista" a opção em conformidade ao que o sistema deverá levar em consideração. Se a opção de solicitação de liberação for marcada, ao efetuar os lançamentos que condizem com a Meta, será solicitada a liberação de limites, evento 16 – Metas para Despesas.
Aba TOP
É preciso também configurar as TOP's que serão consideradas nos lançamentos feitos para estas para a Atualização do Realizado e Previsão do Planejamento de Metas/Orçamentos, como pode-se visualizar na figura acima.
No Sankhya OM, no Portal de Compras, ao efetuar um lançamento com as TOP's configuradas na Configuração da Meta e este exceder a Despesa Prevista, será solicitada a liberação de limites. Feita a liberação do evento 16, será possível confirmar a nota.
Após a confirmação da nota, é possível efetuar a atualização do realizado por meio da tela Atualização do Realizado.
Observação: no lançamento de uma despesa financeira sem Orçamento Previsto, o sistema solicita a liberação deste evento e "zera" o valor do desdobramento. Quando for feita a Liberação de Limites, o sistema automaticamente atualizará o valor do desdobramento.
18 - Confirmação de Nota
O funcionamento deste evento se deve à realização das seguintes configurações:
- No cadastro de Tipos de Operação - TOP , na aba Validações, efetue a marcação "Exigir Liberação antes da Confirmação".
Exemplo: Ao confirmar um Pedido ou Nota, cuja TOP utilizada no lançamento esteja com a referida marcação realizada, será aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites para este evento.
Este evento não trabalha com a aba "Liberação em Cascata" também presente no cadastro dos Tipos de Operação. Caso existam usuários em cascata configurados para este evento, o sistema somente irá disponibilizar o primeiro da lista.
Observação: as notas de complemento não geram a liberação de nenhum evento.
19 - Lucro mínimo
Para validação deste evento, temos a seguinte configuração:
- No cadastro de Tipos de Negociação, na aba Características registre no campo "% de Lucro mínimo" o percentual Mínimo de Lucro, que a Empresa pode obter quando utilizar o Tipo de Negociação em questão.
Exemplo: No Portal de Vendas (pedido e notas), o sistema verifica o Lucro Mínimo da Nota e, sendo este inferior ao percentual cadastrado, será aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
20 - Lançamento de Compras p/ Contrato
O funcionamento deste evento se deve à realização da seguinte configuração:
- O parâmetro "Exige liberação p/lançar compras? - EXIGLIBCTCPA" deve estar ativado.
21 - Fórmula Desc. Máx. Tipo Negociação
Para validação deste evento, é necessário realizar as seguintes configurações:
- Na tela Fórmulas para desconto máximo cadastre uma Fórmula de Desconto.
- No cadastro de Tipos de Negociação, no campo "Fórmula desc. máximo" presente na aba Características, informe a Fórmula de Desconto cadastrada no item anterior.
Exemplo: Ao lançar uma Nota, se os descontos excederem o que foi definido na Fórmula para desconto máximo, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
22 - Quantidade Máxima de títulos vencidos
Para esta validação, realize as seguintes configurações:
- No cadastro de Tipos de Títulos, efetue a marcação "Validar Qtd. Máx. Títulos Vencidos" localizado na aba Geral.
- O parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" necessita estar habilitado.
- O evento 22 - Quantidade Máxima de títulos vencidos deverá possuir um usuário liberador.
- No cadastro de Parceiros, configure no campo "Qtd. máx. de títulos vencidos" presente na aba Crédito, a quantidade máxima de títulos vencidos aceitos para cada Parceiro; o sistema irá se basear nesta informação para fazer a validação.
Importante: se o número de títulos vencidos for maior que o informado no campo Qtd. máx. de títulos vencidos da tela e aba acima informadas, será apresentada a seguinte mensagem:
Parceiro com XX título(s) vencido(s) no Financeiro. Seu limite é de YY. Maior atraso é ZZ. A tolerância é XX.
Nota: não será realizada a validação do evento 22 - Quantidade Máxima de títulos vencidos caso no parâmetro "TOP p/impressão de NF p/acompanhar Cupom Fiscal - TOPIMPFISCAL" esteja inserida a mesma TOP da nota que está sendo confirmada. Para que ocorra a validação deste evento, no campo "Inteiro" do parâmetro insira uma TOP que seja apenas relacionada à Cupom Fiscal ou não informe nenhum valor.
23 - Bonificação
O funcionamento deste evento, se deve à realização das seguintes configurações:
- O parâmetro "Usa Desc. Bonificação? - DESCBONIF" deve estar ativado;
- A tela Limites de Bonificação deve estar configurada;
- No cadastro de Tipos de Operação - TOP, na aba Geral, efetue a marcação "Bonificação".
Exemplo: Se a marcação Bonificação presente na TOP estiver realizada, ao proceder com uma Venda a utilizando, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites para o evento 23 - Bonificação, no valor total da nota. Com a marcação Bonificação não realizada, será solicitada a liberação para o evento 23 - Bonificação com base na somatória dos valores informados no campo "Bonificação" dos itens.
Na tela de solicitação de liberação de limites para bonificação, será sugerido pelo sistema o Gerente do Vendedor para liberação.
- Para isso, deve-se fazer a ligação pelos campos Funcionário e Empresa presentes no Cadastro de Usuários (aba Identificação) e no Cadastro de Vendedores/Compradores (aba Geral). Faz-se a associação informando os mesmos códigos nos campos Funcionário e Empresa em ambos os cadastros.
- Na tela de liberação, quando o evento for de Bonificação e o Usuário Liberador possuir mais de um período, é aberta uma tela para que você escolha qual dos períodos será utilizado. Para validar o limite do Liberador no Período, será utilizado o somatório das notas liberadas pelo mesmo.
24 – Autorização de Pagamento
Para que ocorra o controle deste evento, são necessárias as seguintes configurações:
- No cadastro de Tipos de Operação - TOP, para "TOP de Pagamento", na aba Validações, no campo "Valor mínimo p/ Autorização de Pagamento", informe o valor mínimo do título, acima do qual, o sistema bloqueará a baixa e solicitará a liberação.
- Configure o evento "Autorização de Pagamento" para as pessoas que poderão liberá-lo.
Exemplo: Quando for feita a tentativa de Baixa de um Título de despesa, cujo valor seja superior ao informado na TOP, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Para autorizar os pagamentos preventivamente, utilize a tela Autorização de Pagamentos. A Autorização de Pagamentos é utilizada em todos os pontos de baixa no sistema, Baixa Normal, Automática, Automática por Vendedor, Baixa por Cheques, Baixa de Duplicatas e Baixa por Processamento de Arquivo Retorno.
No parâmetro "Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE", deve-se informar o endereço onde o sistema está hospedado e que pode ser acessado externamente. Caso haja alguma alteração na localização da base, é necessário atualizar esse parâmetro com o IP correto.
É fundamental que o endereço informado nesse campo seja exatamente o mesmo utilizado para acessar o sistema, a fim de evitar erros no processo de redefinição de senha.
Além disso, o endereço de acesso ao sistema pode variar conforme o local de acesso. Por exemplo, em uma rede interna, o endereço pode ser http://127.0.0.1:8080/mge, enquanto, para acesso interno e externo, pode ser http://www.empresa.com.br/mge.
25 - Desconto por item da nota
O funcionamento deste evento se deve à realização das seguintes configurações:
- A validação será feita pelo Percentual de desconto máximo de cada item, informado no Cadastro de Produtos, campo "% Desconto Máximo" presente na aba Venda.
- Sendo necessário utilizar a validação pelo total da Nota, utilize no parâmetro "Valida desconto máximo - VALDESCMAX" a opção "Valida e Não aceita (somente na confirmação)".
Importante: se o parâmetro de chave VALDESCMAX estiver definido como "VALIDA E NÃO ACEITA" e o produto estiver cadastrado com o campo % Desconto Máximo igual a "0" ou "vazio", o comportamento será:
- Caso exista desconto promocional cadastrado e o valor de venda seja o valor da promoção, não será solicitada liberação de limites para o evento 25 - Desconto por item da nota;
- Se houver desconto promocional cadastrado e o valor de venda for menor que o valor da promoção, será solicitada liberação de limites para o evento 25 - Desconto por item da nota;
- Caso não exista desconto promocional cadastrado e o valor de venda seja menor que o preço de tabela, será solicitada liberação de limites para o evento 25 - Desconto por item da nota.
Portanto, caso você queira que o evento 25 não seja solicitado para o produto, será necessário informar "100%" no campo % Desconto Máximo e no Cadastro de Produtos, aba Venda, a marcação "Promoção" não deverá ser acionada para o produto.
Observação: no faturamento de um pedido de venda (Portal de Vendas), sendo feita alguma modificação nas informações pertinentes ao Local, Código do Produto ou Controle na nota que é gerada, tem-se uma nova solicitação de liberação para o evento 25 - Desconto por item da nota, mesmo que a liberação para tal evento já tenha sido realizada para o pedido faturado e o percentual de desconto não tenha sido alterado.
Nota: ao configurar a liberação para o evento 25 - Desconto por item da nota, para que a ordem da digitação entre a quantidade e valor unitário não interfiram na apresentação da tela de liberação, o parâmetro "Bloquear valor menor que o preço de tabela? - BLOQVLRMENORTAB" deve estar desativado.
Importante: quando ocorrer a solicitação de liberação do evento 25 - Desconto por Item da Nota, serão disponibilizados para escolha os Usuários Liberadores, tomando-se por base o valor extrapolado. Por exemplo, suponhamos que um usuário solicite a liberação de um desconto de 10,75%, porém seu liberador imediato está apto a liberar apenas 10%; serão apresentados para escolha, neste caso, outros usuários liberadores que atendam não só os 10%, mas também o percentual excedido, ou seja, 0,75%; na janela de solicitação de liberação será exibido o percentual ultrapassado.
26 - Limite de crédito pela Média Negociação
Para este evento é necessário a configuração dos seguintes parâmetros:
- Qtd de meses p/ validação da média de negociação - QTDMESMEDNEGOC.
- Percentual de aumento p/ média de negociação - PERAUMMEDNEGOC.
Exemplo: Este evento bloqueia a venda quando o valor de Compras do Parceiro em questão superou a média que o cliente compra em um determinado período de tempo, período este, informado no parâmetro "QTDMESMEDNEGOC" somado com o percentual preenchido no parâmetro "PERAUMMEDNEGOC".
A validação da Média somente será feita pelos Tipos de Operação - TOP que tiverem a marcação "Validar Média de Negociações Mensais" presente na aba Validações, assinalada.
O objetivo desta validação é evitar que um cliente aumente as suas compras de uma maneira repentina, uma vez que isso pode comprometer a sua capacidade de pagamento.
A validação do Limite de Crédito pela média será acionada somente na confirmação de uma Nota/Pedido.
Os valores apurados pela Média, são de Pedidos Confirmados e Pendentes, Notas de Venda Confirmada e Notas de Devolução Confirmada.
Observação: a validação da Média consiste em considerar o valor total do mês corrente e verificar se este é maior que o valor total dos meses anteriores, que foi informado no parâmetro "Qtd de meses p/ validação da média de negociação - QTDMESMEDNEGOC", dividido pela quantidade de meses com valores maiores que zero e acrescido do percentual de aumento informando no parâmetro "Percentual de aumento p/ média de negociação - PERAUMMEDNEGOC".
Na Ficha de Parceiros, no painel "Indicadores", as opções "Limite de crédito total" e "Limite de crédito mensal", agrupam informações referentes aos parâmetros QTDMESMEDNEGOC e PERAUMMEDNEGOC, total do mês, total dos meses anteriores e quantidade de meses utilizados na média.
27 – Fórmula Desc. Máx. Tipo Negoc. por item
A liberação deste evento será acionada no sistema da seguinte maneira:
Na inclusão de um item na Central de Vendas, caso o Tipo de Negociação utilizado na nota, tenha em seu cadastro o campo "Fórmula desc. máximo itens" preenchido, e o valor do desconto no item for superior ao desconto máximo obtido pela fórmula, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Depois de lançados itens que geraram o evento 27 – Fórmula Desc. Máx. Tipo Negoc. por item, se houver uma troca de TOP ou de Tipo de Negociação e a fórmula utilizada no novo Tipo de Negociação for diferente da anterior, a liberação será solicitada novamente.
Importante: para que o Evento 27 – Fórmula Desc. Máx. Tipo Negoc. por item seja chamado, é necessário que você configure o parâmetro "Valida desconto máximo - VALDESCMAX" com uma das seguintes opções: "VALIDA E NÃO ACEITA", "VALIDA E NÃO ACEITA (EXCETO PROD. PROMOÇÃO)" ou "VALIDA E NÃO ACEITA (SOMENTE NA CONFIRMAÇÃO)", bem como, o Cadastro do Produto esteja com o Desconto Máximo = 100%.
Nota: o sistema não possui uma configuração que faça com que o Evento - 27 – Fórmula Desc. Máx. Tipo Negoc. por item seja solicitado apenas na confirmação do documento quando o desconto for informado diretamente no item.
28 – Limite de Bonificação por Projeto
A liberação deste evento será acionada no sistema da seguinte maneira:
Ao realizar vendas para Projeto com TOP de Bonificação, se o parâmetro "Validar Limite de Bonificação pelo Projeto? - VALLIMPROJ" estiver Ligado, o sistema acumulará os valores até atingir o limite definido no Projeto e, a partir disso, passará a solicitar a liberação para este evento. O sistema levará em conta os rateios nas notas para fazer a somatória dos valores a serem liberados.
A validação ocorrerá no momento da confirmação das notas. Qualquer modificação depois da nota confirmada não será validada, portanto, deve-se proibir alterações depois da nota confirmada pela TOP (campo Permitir Alteração após confirmar na aba Geral).
29 - Desconto no Financeiro
Caso o usuário logado não tenha alçada para liberar o valor do desconto fornecido na tela de Baixa no Financeiro, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Observações sobre o uso do evento 29 - Desconto no financeiro:
- Este evento trabalha apenas com "Tipo limite" por "Evento" uma vez que não considera montante mensal.
- Ao habilitar o parâmetro "Usa Vlr. liberado na baixa quando Vlr. desc. zero? - FORCEVLRLIBBX" os descontos digitados na baixa do financeiro serão mantidos quando o usuário realizar a solicitação de liberação de limites de um evento 29 - Desconto no financeiro.
- Caso a exibição da Liberação de Limites tenha sido dispensada na tela Cadastro de Empresa, é recomendado que seja inserido um valor substancial no campo "Usuário Liberador" do Cadastro Usuários, como, por exemplo, "9999999".
- Para a Liberação de Limites de descontos no Financeiro, o campo "Observação" presente no pop-up "Ver mensagem em HTML" da tela Fila para envio de e-mail de Liberação, será preenchido automaticamente com as informações descritas no campo "Histórico" da Baixa de Títulos na Movimentação Financeira.
-
Lembre-se que a Liberação de Limites para o evento 29 - Desconto no Financeiro é aplicável somente para títulos classificados como Receita.
30 - Perdão de Multa no Financeiro
Para este evento realize a seguinte configuração:
- Ligue o parâmetro "Usa liberação na baixa c/valores pagos digitados - USALIBBXPAGDIG".
Esta liberação só é aplicável sobre títulos de Receita.
Exemplo: Este evento controla a concessão de abatimentos nos encargos que incidem sobre os títulos financeiros, de modo que, somente o Liberador possa liberar os parceiros do pagamento de multas no momento da baixa do título.
31 - Perdão de Juros no Financeiro
Para este evento temos a seguinte configuração:
- O parâmetro "Usa liberação na baixa c/valores pagos digitados - USALIBBXPAGDIG" deve estar Ligado.
Esta liberação só é aplicável sobre títulos de Receita.
Exemplo: Este evento controla a concessão de abatimentos nos encargos que incidem sobre os títulos financeiros, de modo que somente o Liberador possa liberar os parceiros do pagamento de juros no momento da baixa do título.
32 - Descontos Financeiros por Parceiro
O evento 32 será disparado nas baixas da Movimentação Financeira caso uma personalização seja realizada na tabela TGFDFP da tela Descontos Financeiros por Parceiro, e esta esteja preenchida.
Lembre-se que, o parâmetro "USADESCFIN - Usar Desconto Financeiro por Parceiro?" precisa estar habilitado.
33 - Antecipação de Orçamento | 34 - Suplementação de Orçamento | 35 - Transferência de Orçamento
Estes três eventos determinam o quanto cada Liberador poderá liberar em cada operação da rotina de Orçamento.
Observação: no Cadastro de Centro de Resultados define-se o seu usuário responsável no campo "Usuário Responsável" e de acordo com o nível do CR e com os parâmetros configurados ele poderá Antecipar, Suplementar ou Transferir Recursos de Orçamento. Além disso, o Usuário Responsável que o sistema utilizará para as liberações, será aquele informado no nível analítico do Centro de Resultado para a definição do Liberador dos Eventos.
Os parâmetros "Nível p/Aprov.Antecipação de Orçamento - NIVAPROVANTECIP", "Nível p/Aprov.Suplementação de Orçamento - NIVAPROVSUPL" e "Nível p/Aprov.Transferência de Orçamento - NIVAPROVTRANSF" devem estar configurados com um valor diferente de zero no campo "Inteiro", para que as operações relacionadas a eles sejam efetivadas.
Nota: na liberação destes eventos, na confirmação da solicitação, o sistema envia um e-mail ao liberador informando sobre tal solicitação. Trabalhando no pop-up de "Solicitação de liberação de Orçamento" (lançamento de Pedido ou Nota de Compra), este e-mail também será enviado caso o campo "Tipo" seja definido como "Indefinido"; será enviado o e-mail se o Usuário Liberador possuir alçada para realizar a liberação do orçamento com qualquer um dos eventos.
Os eventos mencionados não incluem o envio de e-mail ao solicitante da liberação orçamentária.
Importante: esses eventos serão acionados quando o valor da nota exceder o montante disponível nas metas que abrangem essa nota. O valor pode ser verificado utilizando a seguinte consulta:
select X.ORCADO,X.REALIZADO,(X.ORCADO - X.REALIZADO) saldo
from (
SELECT (COALESCE(M.PREVDESP, 0) + COALESCE(M.SUPLEMENTODESP, 0) + COALESCE(M.ANTECIPDESP, 0) + COALESCE(M.TRANSFDESP, 0) + COALESCE(M.TRANSFSALDODESP, 0) - COALESCE(M.REDUCAODESP, 0)) AS ORCADO,
(COALESCE(M.REALDESP, 0) + COALESCE(M.COMPROMISSODESP, 0)) AS REALIZADO
FROM TGMMET MET
WHERE MET.CODMETA = 32
AND MET.DTREF = '01/01/2022'
AND MET.CODEMP = 0
AND MET.CODGER = 0
AND MET.CODVEND = 0
AND MET.CODCENCUS = 0
AND MET.CODNAT = 0
AND MET.CODREG = 0
AND MET.CODPROJ in (20000605) --10001602,
AND MET.CODPARC = 0
AND MET.CODCID = 0
AND MET.CODUF = 0
AND MET.CODPAIS = 0
AND MET.CODTIPPARC = 0) X
Lembrando que, para uma melhor visualização é essencial manter o Realizado da meta atualizado. Desse modo, verifique as configurações necessárias através do artigo Configuração da Estrutura de Metas/Orçamentos.
Os valores liberados nos eventos 33, 34 e 35 são destinados à Meta. Portanto, ao liberar um valor adicional, é crucial observar que a nota precisa ser confirmada em seguida. Após a liberação, é possível que uma nova nota utilize esse valor, o que exigirá uma nova liberação ao confirmar a nota original, gerando um novo evento de liberação.
36 - EPI antes do Vencimento | 37 -EPI sem devolução
A liberação destes eventos será acionada no sistema da seguinte maneira:
Ao lançar uma requisição de EPI (Equipamento de Proteção Individual) que exija devolução, sem o lançamento desta devolução, ou tente-se lançar um EPI, sem que o outro esteja vencido, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
38 - Características de Análises de Laudo
Evento não implementado no Sankhya Om.
39 - Quantidade de Parcelas na Renegociação
A liberação deste evento será acionada no sistema da seguinte maneira:
Tendo no Cadastro de Usuários, na aba Parc. Máx. em Renegociação uma quantidade informada no campo "Quantidade de Parcelas", no momento da realização da Renegociação, se este valor for excedido, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Observação: a configuração deste evento não é obrigatória. Se for cadastrada a Quantidade Parcelas igual a "0" (zero), o sistema também fará a validação.
40 - Solicitação de Compra p/produto em Estoque
Para este evento, realize as seguintes configurações:
- Cadastre um Usuário liberador do Evento 40.
- No cadastro de Grupo de Produtos, efetue a marcação "Participa da opção "Gerar solicitação de compra na confirmação?" do cadastro da TOP?" localizada na aba Estoque.
- No cadastro de Produtos, a marcação "Solicita compra" localizada na aba Geral deve estar realizada.
No cadastro de Tipos de Operação - TOP, a marcação "Gera Solicitação de Compra na Confirmação" presente na aba Validações deve estar efetuada.
Exemplo: Na confirmação da Nota, quando a TOP estiver além da marcação mencionada acima, com a opção "Faturar Produtos com Estoque na Confirmação" desmarcada (aba Validações), para cada produto com estoque maior que a quantidade Negociada (caso em que não seria gerada solicitação de compra), o sistema solicitará liberação, colocando na tela de "Solicitação de Liberação de Limites" a quantidade negociada no valor solicitado e o limite igual à zero.
Nota: toda vez que o estoque for maior que zero, o sistema deverá solicitar a liberação, e quando for menor que zero, ele não solicitará a liberação, e já irá gerar a solicitação de compra.
Observação: quando o parâmetro "Ignorar validação do evento 40 - IGNORAEVENTO40" estiver habilitado, a solicitação de liberação do evento 40 não ocorrerá.
41 - Confirmação de Nota com análise dos itens
Este evento impede que as pessoas que utilizem o sistema confirmem Requisições ou Transferências (Central de Movimentações Internas) sem que o gerente avalie os produtos solicitados. O Liberador terá a opção de alterar estes produtos, ajustando suas quantidades ou até mudar o produto.
Observação: a confirmação de nota com análise dos itens está ligada diretamente à marcação "Exigir liberação com análise dos itens antes da confirmação" das TOP's de Pedido de Compra, Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição e Transferência, que não Atualiza Financeiro, Calcula Impostos, Atualiza Custos, Estoque e Bens. Nesse sentido, a nota já liberada para esse evento não poderá ser alterada, mesmo que o acesso "Altera registros confirmados" no Controle de Acessos esteja liberado. Caso tente alterar ou excluir, o sistema emitirá a mensagem:
"Pedido/Nota com Liberação por Análise dos Itens não pode ser Alterada ou Excluída".
Importante: ainda sobre o evento 41 - Confirmação de Nota com análise dos itens, caso seja necessário realizar a análise de documentos de Tipos de Movimento diferentes dos informados acima, pedidos de compra por exemplo, mesmo tendo um Usuário Liberador para este evento, não é possível alterar tal documento depois da liberação. Nestas situações, sendo necessário, proceda com a alteração dos itens e quantidades nas Centrais antes da liberação de limites.
42 - Limite de Crédito por Grupo de Tip. Título
A liberação deste evento será acionada no sistema da seguinte maneira:
Quando é feito o lançamento de um Pedido ou Nota que ultrapasse o valor limite informado na aba Limite de Crédito p/ Grupo Tip.Titulo no campo "Limite de Crédito" do cadastro de Parceiros, é aberto o pop-up de solicitação de Liberação de Limites.
Ao lançar um título pela tela de Movimentação Financeira que tenha um Tipo de Título, marcado como Terceiros, se esse ultrapassar o limite de crédito o sistema não permitirá salvá-lo e emitirá a mensagem:
"Grupo: Terceiros Lim.: xxx Total: xxx"
Nota: para títulos já lançados, a revalidação deste limite de crédito irá ocorrer somente se os campos que influenciam no Tipo de Título e/ou no Valor do Desdobramento destes estiverem sendo editados, sendo que esta edição poderá ser feita na Movimentação Financeira ou por meio da opção Parcelar.
44 - Liberação exigida pela TOP
A configuração deste evento é realizada em concordância com a marcação "Sempre exigir Liberação" disponível no cadastro Tipos de Operação - TOP, aba Validações; uma vez esta marcação efetuada, no lançamento de uma movimentação utilizando esta TOP, será necessário que o Usuário Liberador para este evento, o faça.
Sendo solicitada a liberação do evento 44 - Liberação Exigida pela TOP e procedendo com essa liberação, temos prontamente a confirmação do pedido. Mesmo que sejam feitas alterações neste pedido já confirmado, uma vez sua liberação já efetuada, esta não será solicitada e/ou realizada novamente.
45 - Liberação para Laudo de matéria prima
A liberação deste evento é solicitada ao confirmar um documento de saída (P - Pedido de Venda ou V - Venda) cujo Tipo de Operação - TOP esteja com a marcação "Exigir Laudo de Análise" presente na aba Validações realizada e o último laudo não esteja aprovado (aprovado ou aprovado com ressalva) para um dos itens. Por meio desse evento, pode-se liberar a confirmação do documento sem a existência do laudo.
Nota: o Evento de Liberação 45, nos processos de Compras, necessita que o parâmetro "Permite que notas de compra exijam lauto? - PERCOMPRAEXILAU" encontre-se habilitado.
48 - Margem de Contribuição Mínima
A liberação deste evento será acionada no sistema da seguinte maneira:
O campo "% MC Mínima" presente na aba Características do cadastro de Tipo de Negociação, indica o percentual mínimo permitido de margem de contribuição que a negociação deve contemplar.
Este evento é solicitado na confirmação de um pedido ou nota quando a negociação não atender ao percentual mínimo configurado no Tipo de Negociação utilizado.
Na confirmação da nota/pedido, para que ocorra o cálculo da comissão é necessário configurar no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Geral, o campo "Comissão" com a opção "Calc. Vend. da Nota na Confirmação".
Observação: a liberação de limites 48 - Margem de Contribuição Mínima funciona de maneira inversa, ou seja, uma vez que o valor X é liberado, qualquer valor igual ou superior não acionará um novo pedido de solicitação. Para solicitar a liberação de limites novamente, é necessário reduzir o valor unitário do item em relação ao valor liberado anteriormente.
Importante: para que seja realizado o cálculo de comissão antes da execução da solicitação de liberação referente ao evento 48 - Margem de Contribuição Mínima, temos as seguintes configurações:
- O parâmetro "Antecipa calc.comissão na margem mínima? - CALCCOMMARGMIN" deve estar ativado;
- O parâmetro "Atualizar comissão por item? - ATUALCOMITE" deve estar desligado.
A premissa para que o cálculo de comissão seja antecipado, é a utilização do cálculo de comissão pelo cabeçalho da nota; se for utilizada a comissão no item, a antecipação não será realizada mesmo com o parâmetro CALCCOMMARGMIN ligado.
55 - Liberação de grupo de autorização
Este evento é de uso exclusivo de um Parceiro Sankhya e esta disponível apenas para a linha gráfica do MGE. Deste modo, se encontra indisponível no Sankhya OM.
56 - Variação percentual no custo pedido/nota
Se ao confirmar o pedido, a "Porcentagem de Variação do Custo" calculada for maior do que a informada no campo "Tolerância na variação do custo" da aba Impostos por Empresa da tela Grupos de Produtos/Serviços, o sistema pedirá liberação para este evento.
Observação: o evento 56- Variação percentual no custo pedido/nota não poderá ser cadastrado com o tipo "Percentual" na tela Usuários, botão Outras Opções, opção "Limites para liberação".
61 - Liberação de data de validade menor que o previsto
Ao realizar o lançamento de uma ou mais notas que possuírem produtos controlados por Data de Validade e esta for menor que a data atual somada à quantidade dos dias definidos no parâmetro "Mínimo de dias p/validade dos produtos na entrada - MINDIASVALENT", o sistema irá solicitar a liberação do evento 61 na confirmação da nota, além de exibir a seguinte mensagem:
"Data de validade [xx/xx/xxxx] não atende a validade mínima [xx/xx/xxxx] estabelecida no parâmetro MINDIASVALENT. Será colicitado liberação na confirmação da nota."
É importante também que o parâmetro "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" esteja ligado, pois assim, o sistema realizará a validação da Data de Validade dos produtos da nota.
Observação: o evento 61 será funcional quando utilizado em HTML5.
63 - Liberação Financeiro
O evento Liberação Financeiro será utilizado para a aplicação de normas na tela Regras de Negócios, quando os lançamentos forem inseridos corretamente e atenderem aos requisitos de uma Regra de Negócio.
Porém, o evento em questão só poderá ser utilizado em operações na Central de Vendas. Assim, essa regra, a utilizar uma expressão Stored Procedure, poderá ser aplicada durante:
- Uma Confirmação de Venda;
- Inclusão / Alteração de Itens;
- Inclusão / Alteração de Cabeçalho.
64 - Corte/divergência de pedido (Conferência)
A liberação deste evento será acionada no sistema da seguinte maneira:
O Usuário Liberador que possuir este evento para ele configurado, estará apto a realizar a liberação dos pedidos vindos da Conferência, onde foram efetuados cortes com divergências.
66 - Desconto do item abaixo do calculado
Este evento ocorre quando as seguintes configurações são realizadas:
- Defina o parâmetro "Valida desconto máximo - VALDESCMAX" com a opção "VALIDA e NAO ACEITA" ou "VALIDA E NAO ACEITA (EXCETO PROD. PROMOCAO)"
- Ligue o parâmetro "Usar o maior desconto promocional? - USAMAIDESCPROMO";
- Associe um Desconto Promocional ativo ao produto.
Dessa forma, ao lançar o item na nota e alterar o campo "% de desconto" para um valor menor, por exemplo, se o desconto promocional for de R$ 8,00 e for aplicado um desconto menor, como R$ 7,00, diretamente no item, ao salvar o registro, o sistema solicitará a liberação do evento "66 - Desconto do item abaixo do calculado".
67 - Excede Estoque Máximo
Este evento será utilizado para operações de Compra, e conterá as opções por "Valor" ou "Percentual". Se a TOP utilizada no pedido/nota de compra possuir em sua aba Estoque a opção "Valida Estoque Máximo" acionada, caso a quantidade a ser comprada faça com que o estoque ultrapasse o estoque máximo configurado, o sistema bloqueará a confirmação. Será considerado o seguinte cálculo para bloquear a confirmação do pedido/nota:
Estoque Atual - Estoque Reservado + Pedido ou Compra Pendente + Pedido ou Compra Atual.
Se essa soma for maior que o Estoque Máximo, ocorrerá o pedido de liberação do deste evento, caso contrário, o sistema confirmará a nota.
Para validação do estoque máximo, o sistema deverá buscar pelo estoque máximo da tabela de estoque (TGFEST), conforme Empresa Local e Controle do item, caso não exista estoque máximo na TGFEST, o sistema buscará o estoque máximo da tabela de produtos (TGFPRO).
68 - Variação do vlr. unit. orig./dest.
Esta validação será solicitada ao Liberador, quando na confirmação de um item em uma nota de venda, existir diferença entre seu valor unitário, e o valor unitário de seu pedido de origem; o mesmo vale na confirmação de um item em uma nota de devolução de venda, em relação a sua nota de venda de origem. Esta mesma validação também é realizada nas operações envolvendo pedidos, notas e devoluções de compra.
O parâmetro "Campo p/ validação valor unit. evento 68? - CAMVLRUNITEVT68" é o responsável pela validação do evento em questão, ou seja, informe no referido parâmetro o campocorrespondente ao valor unitário que será considerado.
Sendo que, na confirmação de um item em uma nota de devolução de venda, em relação a sua nota de venda de origem, este parâmetro permite que a validação seja realizada entre o valor unitário de seu pedido de origem com o valor unitário líquido de seu documento de destino. Para tanto, é necessário configurar o parâmetro informando no mesmo os campos calculados na tabela "TGFITE" pertinentes aos referidos valores, como por exemplo os campos "VLRUNIT" e "VLRUNITLIQ" sempre separados por ";".
Observação: será possível gerar uma nota de remessa ao faturar um Pedido de Venda quando o evento 68 - Variação do vlr. unit. orig./dest. for disparado e a liberação for realizada pela rotina de Liberação de Limites, tendo o mesmo comportamento da Central de Vendas.
Ainda, além do preenchimento do parâmetro CAMVLRUNITEVT68, é necessário habilitar a marcação "Validar variações do vlr. unit. orig./dest." da aba Geral, seção Conf. do evento 68 (Variação do valor unitário entre origem e destino) do cadastro da TOP de destino.
Lembre-se que, caso o usuário logado seja um usuário Liberador do evento 68 e seu limite de liberação seja maior que zero e maior que o valor a ser liberado na nota, então não será solicitada a liberação do limite.
74 - Venda mínima por Parceiro/Cidade/Região
A solicitação de liberação para este evento está condicionada à configuração de Venda Mínima presente nos cadastros de Parceiros, Cidade e Região. O sistema obedece a seguinte ordem de precedência:
- Se no cadastro de Parceiros possuir informação no campo Venda Mínima (aba Informações), será feita validação pelo parceiro;
- Em seguida, o sistema verifica se a cidade possui o campo Venda Mínima informado (aba Geral), caso afirmativo, este valor será utilizado;
- Por fim, será verificado se a Região possui Venda Mínima (Painel Principal) e, caso possua, este valor será considerado.
Com base nestas configurações, será feita a comparação do valor total da nota - bonificação, com o valor de Venda Mínima configurado nos cadastros mencionados acima, de modo que, se estes forem ultrapassados, será solicitada a liberação para o evento 74. Além disso, por meio dos parâmetros "Validar venda mínima pela cidade de entrega? - VENDAMINCIDENT" e "Validar venda mínima pela região do parceiro? - VENDAMINREGPAR", determine qual a cidade e região serão consideradas para validação, respectivamente.
Trabalhando com este evento, será possível decidir pela viabilidade da venda de acordo com os valores da nota, comparando-os com os valores cobrados para frete de entrega, para aquela determinada região.
75 - Diferença entre NCM, CEST ou Origem
Este evento está relacionado à rotina Portal de importação de XML, onde o Liberador deste evento estará apto à conceder as permissões de continuidade na importação quando o "NCM", "CEST" ou "Origem" dos produtos divergirem.
76 - Diferença de impostos
Assim como o evento 75 - Diferença entre NCM, CEST ou Origem, o evendo 76 - Diferença de impostos também é ligado à rotina Portal de importação de XML; sua diferença é que, por este evento são tratadas pelo Liberador, as divergências de impostos nos produtos.
77 - Análise de crédito expirada
Este evento poderá ser utilizado caso a empresa possua o opcional 30720 - CONSULTA SERASA /W. É um evento participante da Integração Consulta Serasa Experian, e a solicitação de liberação para ele irá ocorrer nas seguintes situações:
- 1º caso: Ao proceder com uma venda, pode ser que a Data da consulta realizada em outro momento para o parceiro junto ao Serasa, tenha expirado (Data de Expiração menor que a Data de Negociação), sendo necessário que um Usuário Liberador autorize a continuidade da nova negociação, por meio da liberação de limites. Esta solicitação de liberação irá acontecer na tentativa de Confirmação da nota de venda;
- 2º caso: Na realização de uma venda, pode ser que para o Parceiro em questão, não tenha-se efetuado nenhuma consulta junto ao Serasa; para seguimento na venda para um Parceiro nesta situação, também será necessário que um Usuário Liberador permita a operação através da liberação do evento 77 - Análise de crédito expirada. Assim como a situação anterior, a solicitação de liberação irá ocorrer quando na Confirmação da nota de venda.
78 - Liberação de agrupamento mínimo
Para este evento, realize as seguintes configurações:
- No cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, o campo "Agrupamento mínimo" deve estar configurado.
- No cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Validações, o campo "Valida agrupamento mínimo" deve estar configurado com a opção "Valida e exige liberação".
Exemplo: Na confirmação da Nota, caso haja algum item negociado com a quantidade que não respeite o agrupamento mínimo, o sistema solicitará liberação.
79 - Fechamento Fiscal Contábil
O evento 79 - Fechamento Fiscal Contábil, será solicitado quando houverem alterações em períodos contábeis fechados.
Então, o usuário liberador poderá consultar os detalhes dessa e outras solicitações e decidir se irá ou não liberar na tela Liberação de Limites. Além disso, o status dessa liberação poderá ser consultado na tela Configuração de Bloqueio Contábil/Fiscal.
81 - Desvio na quantidade apontada de PA
Este evento será solicitado quando a quantidade de produto apontada (Qtd apontada + Qtd perda) na atividade que esta sendo finalizada é diferente da quantidade de produtos que entrou no repositório de operação da mesma.
82 - Pendências Financeiras Maiores que o Estoque Disponível
O referido evento será solicitado quando, na tela Contratos de Armazenagem, a marcação "Valida pendência financeira x estoque disponível" da aba Propriedades for habilitada e assim, o sistema realizará uma validação quando uma Nota de Saída for gerada para verificar se o valor do estoque disponível residual do produtor será suficiente para cobrir uma eventual inadimplência; para isso, o sistema irá considerar as apurações faturadas e pendentes na Movimentação Financeira e as apurações a faturar, sendo elas em aberto e parciais.
Dessa forma, quando for identificado que o saldo disponível não será suficiente para cobrir as pendências financeiras do contrato, o evento será gerado para que um usuário com alçada proporcional ao valor avalie se é viável ou não a liberação da saída.
Logo, para a realização do evento, considere os seguintes pontos:
- Quando o parâmetro "Incluir serviços apurados na validação de pendências financeiras x estoque disponível - VALSAPFINESTDIP" for desabilitado, o evento será lançado quando o Valor da Movimentação Financeira em aberto for menor que o Valor do Saldo Disponível;
- Porém, quando o parâmetro for ligado e o Valor da Movimentação Financeira somado ao Valor dos serviços apurados for menor que o Valor do saldo disponível, teremos:
Vlr. Salo Disponível = (Saldo do contrato / Unidade Conversão por SC) * (Últ. Vlr. de
Cotação da Moeda)
Vlr. Movimentação em aberto = Valor em aberto (Vencidos e a Vencer) vinculado ao
contrato na Mov. Financeira
Vlr. Serviços apurados = Valores Líquidos de Expeedição/Recepção + Armazenagem
apurados com status em aberto ou parcial
83 - Liberação de Laudo de Classificação p/ Armazenagem
O referido evento, será utilizado para aprovação do laudo por usuários específicos conforme os critérios definidos no Cadastro das Características Analisáveis em que, as faixas de classificação serão selecionadas na tela Padrões de Classificação para a solicitação das liberações.
Dessa forma, é necessário habilitar a marcação "Exibe Liberação" da sub-aba "Intervalo" da tela Padrões de Classificação, assim, o Padrão de Classificação cadastrado será associado aos Laudos de Classificação.
O Laudo de Classificação é realizado para definir o tipo de padrão de classificação, e este, por sua vez, é vinculado ao contrato para determinar o tipo de produto a ser recebido no armazém, o que será utilizado como indicativo nos descontos e validações. Você pode realizar essa classificação na tela Laudo de Classificação ou na tela Pesagem, por meio do botão "Laudo".
84 - Liberação para Destinação de Verba
Esse evento está disponível apenas para a versão 4.18 e superiores.
O evento 84 será solicitado caso o valor a destinar de uma verba supere o valor limite definido no parâmetro "Valor Limite Exigir Liberação Destinação Verba - VLEXIGLIBDESVBA". Ou seja, se o valor do parâmetro for zero ou vazio, não será solicitada a liberação de limites, porém caso esteja com um valor definido maior do que zero, será exigida uma liberação se o valor for ultrapassado antes de destinar uma verba, sendo que essa liberação deverá ser feita por um usuário que tenha alçada para esse evento.
Observação: o valor a ser considerado na validação é referente ao valor total da destinação e não de apenas uma única verba.
Sendo assim, após ser feita a solicitação de liberação, ao acessar a tela Liberação de Limites e clicar no botão "Detalhes", será aberta a tela Destinação de Verbas já posicionada na respectiva destinação. Após isso, acessando o evento 84, serão apresentados os dados de valores, solicitante, código de destinação e o tipo de destinação informado no campo de observação.
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2 comentários
Qual a diferença do evento 2 - Desconto Produto e 25 - Desconto por item da nota ? pelo que percebi ambos fazem praticamente a mesma coisa, tem uma diferença ?
Olá André. Tudo bem?
O evento '2-Desconto produto' valida pelo valor total dos produtos informados. Faz a somatória de todos os descontos informados no item e verifica se não ultrapassou o limite.
O evento '2-Desconto por item da nota' valida todos os descontos item a item, criando uma linha para cada item na tela de liberação de limites.
Considerações:
- O Evento 25 agora pode ser cadastrado em percentual
- O Evento 25 é validado quando o parâmetro 'VALDESCMAX' seja, diferente de 'validar na confirmação'
- O Evento 2 é validado quando o parâmetro 'VALDESCMAX' seja igual a 'validar na confirmação'
Atenciosamente
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
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