Módulo: Financeiro > EDI Bancário
A tarefa de executar o processamento do arquivo de retorno consiste em pegar um arquivo texto disponibilizado pela instituição financeira e processar no sistema, a fim de manter os dados de cobrança/pagamentos da empresa atualizados conforme situação atual junto ao banco. No arquivo de retorno podem existir as seguintes informações:
- Entrada confirmada: A cobrança (boleto) ou despesa gerada pela empresa e comunicado ao banco, foi compreendido e está em carteira junto ao banco;
- Baixa confirmada de cobrança: A solicitação para retirar a cobrança da carteira de cobrança do título foi acabada;
- Liquidação da cobrança: O cliente (pagador) efetuou o pagamento da cobrança (boleto) e o banco comunica a empresa que o pagamento foi realizado e que o dinheiro foi repassado a empresa.
Essa rotina tem o objetivo de substituir a necessidade de se executar essa tarefa manualmente, então, sempre que um arquivo de retorno for disponibilizado em um diretório preestabelecido (conforme configuração), o processamento será executado automaticamente.
O campo "Código" pode ser alimentado manualmente ou automática; essa definição é feita pelo botão "Configuração da tela" localizado no lado direito do topo da tela. Informe nesse campo, a numeração identificadora do processamento.
O nome do processamento que está sendo criado é indicado por meio do campo "Descrição".
Através da opção "Ativa" poderemos apontar se o processamento está ativo ou não.
Dessa forma, você acessar os links abaixo para saber mais sobre a tela:
Aba Configurações de Retorno | Aba Histórico de Retorno | |
Relatórios e análises das ocorrências... | Parâmetros que influenciam na tela |
Aba Configurações de Retorno
Por meio do campo "Layout", selecione o layout de retorno configurado. Os referidos layouts são configurados na rotina de Configuração Arquivo Retorno.
No campo "Diretório p/ processamento", aponte o diretório ao qual a execução deve buscar o arquivo de retorno que será processado.
O campo "Diretório p/ processados", tem a finalidade de indicar o diretório ao qual a execução irá inserir o arquivo de retorno processado, ou seja, após processamento o sistema move o arquivo lido do Diretório p/ processamento para o diretório Diretório p/ processados.
Nota: os campos Diretório p/ processamento e Diretório p/ processados devem ser preenchidos como apresentados no repositório de arquivos. Observe os exemplos abaixo:
- Diretório p/ processamento = EDI/BOAVISTA/retorno/vendas/
- Diretório p/ processados = EDI/BOAVISTA/retorno/processado/vendas
Importante: |
Essa rotina utiliza o repositório de arquivos do sistema, então o diretório especificado no campo acima, corresponde a um diretório do repositório de arquivos. De forma que, este sofrerá muita influência do parâmetro "Diretório base para o repositório de arquivos - FREPBASEFOLDER":
|
Ao marcar essa opção "Usar o banco junto com Nosso Número para localizar o título", a busca pelo título no banco de dados, será feita tanto pelo Nosso Número do título quanto pelo Código do Banco.
No campo "Obter o valor do título do próprio título", teremos que, se nas ocorrências você optar por efetuar a baixa, ao realizar a baixa no processamento do retorno, em vez de pegar o valor do arquivo de retorno, o valor no banco de dados que será utilizado.
Quando a marcação "Considerar juros e multa negociados" for acionada, o processamento do arquivo utilizará o valor líquido do título, ou seja, os valores de juros e multa do mesmo que serão considerados.
Aba Histórico de Retorno
Essa aba contém o histórico de processamento de cada um dos arquivos lidos pela aplicação no diretório Diretório p/ processamento. É possível visualizar informações sobre o arquivo em questão como seu nome, quantidade de linhas, entre outros.
Por meio do botão "Log de Ocorrências", é possível acessar o log do processamento, Esse log, armazena os detalhes sobre uma das linhas lidas do arquivo processado. |
Através do botão "Outras Opções...", opção "Manter apenas registros recentes" configure a limpeza automática nos logs de histórico.
Por meio do parâmetro "Período p/ manter log de histórico de retorno - PERMANTHISTRET" defina em dias o período ao qual os logs serão armazenados, ou seja, definindo o referido parâmetro com valor 20, a limpeza automática será realizada para os arquivos com mais de 20 dias de geração. De forma que, somente os arquivos recentes serão mantidos.
Relatórios e análises das ocorrências de Retorno
Ao acessar a tela Logs de Ocorrências Bancárias, proceder com as análises de todas as Ocorrências que geraram Log e de todo o resultado do processamento.
Após o processamento do retorno bancário, você poderá acompanhar de uma maneira ampla o resultado do processamento, por meio de relatórios aqui formatados. Será possível, por exemplo, formatar um relatório contendo informações do "Arquivo de Retorno" processado, tais como:
- Nro. Financeiro;
- Nro. Linha;
- Dt. Ocorrência etc.
Parâmetros que influenciam na rotina
Código do reg. de transação do retorno bancário - CODREGTRANSRET: Não é utilizado quando se utiliza o processo de Configurações de ocorrências no Layout de Retorno bancário. Deve ser configurado no processamento de retorno bancário com chamada de Stored Procedure. O sistema lê apenas os Detalhes do arquivo. Assim, informe nesse parâmetro, o código para se identificarem as Linhas de Detalhes. Por exemplo, se no arquivo, as Linhas de Detalhes começam com o dígito "1", informa-se 1 nesse parâmetro. Importante frisarmos ainda que, esse procedimento é válido somente para arquivos do tipo CNAB.
Cód. lançamento bancário para baixa - CODLANCBAIXA: Insira nesse parâmetro o código de Lançamento Bancário que será utilizado na Movimentação Financeira para baixa de recebimentos no Processamento do Retorno bancário.
Cód. lançamento bancário para baixa de pagamentos - CODLANCBAIXAPAG: Aqui, pode-se inserir o código de Lançamento Bancário que será utilizado na Movimentação Financeira para baixa de pagamentos no Processamento do Retorno bancário.
TOP para baixa de recebimentos - TOPBAIXA: Configure esse parâmetro com o código do Tipo de Operação - TOP que será empregado para baixa de recebimento no Processamento do Retorno bancário, em relação à baixa automática de títulos.
TOP para baixa de pagamentos - TOPBAIXAPAG: Deve-se inserir o código do Tipo de Operação - TOP que será utilizado para baixa de pagamentos no Processamento do Retorno bancário, em relação à baixa automática de títulos.
Somar taxa ao valor da baixa no ret.banc. - SOMATXVLRBAIXA: Ao realizar o Processamento de Retorno Automático, o sistema soma o valor da Taxa Administrativa enviada pelo banco ao valor da baixa. Caso o arquivo já tenha sido processado, será exibida a seguinte mensagem de erro:
"ERRO: NUFIN=109100, NOSSONUM=029700032879, V.TITULO=0000000000200, V.RECEBIDO=0000000020000, TÍTULO JÁ BAIXADO."
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.