Módulo: Financeiro > Rotinas
A apresentação/utilização desta tela, é vinculada ao produto "20490 - JIVA-PROCES. DO RETORNO CARTÃO CREDITO".
O objetivo dessa rotina, é permitir a realização de maneira automatizada, a baixa e a conciliação bancária das movimentações financeiras que utilizaram como forma de pagamento o cartão, seja ele credito ou débito.
Esse processo acontece com base em um extrato de pagamento, onde a operadora de cartão demonstra o valor repassado ao estabelecimento comercial, considerando as operações (vendas) de um determinado período. Normalmente, esse arquivo é disponibilizado pela operadora de cartão a partir da adesão de um serviço adicional.
Essa rotina faz sentido em estabelecimentos comerciais, onde existe um alto volume de transações, pois permite realizar o processo de baixa e conciliação bancária de suas vendas de uma forma bastante rápida e segura.
Layout Rotina de Processamento
Parâmetros que influenciam esta rotina
Layout
O arquivo esperado pela rotina Processamento arquivo de retorno cartão de crédito, deverá ser da extensão ".txt", com base no layout detalhado abaixo, composto por um cabeçalho (header) e um detalhe referente ao crédito de venda:
Abaixo, temos as tabelas citadas na coluna Detalhes:
Nota: as informações especificadas nas tabelas acima não são utilizadas pelo sistema para efetuar o processamento do arquivo. Contudo, estes dados podem ser retornados no arquivo que corresponde ao seu fornecedor.
Rotina de Processamento
Quando o botão "Prévia" for acionado, exibe para você uma prévia do processamento do arquivo de retorno; exibe informações dos registros que não podem ser baixados por algum motivo, pela rotina, em um arquivo texto. A prévia roda uma simulação de baixa e mostra os retornos do processamento, porém, não efetua a baixa.
O botão "Processar" realiza o processamento do arquivo de retorno, baixando os títulos presentes com suas respectivas taxas administrativas e, se configurado, fazendo a conciliação bancária dos mesmos.
Ao solicitar a prévia ou processar o arquivo, teremos na tela, a grade de informações "Créditos de vendas" e o formulário de "Financeiro" que serão alimentados com os dados do arquivo de retorno da operadora de cartão, e as informações do financeiro do sistema em formulário, respectivamente. As mensagens pertinentes ao processamento, serão apresentadas na referida grade, na coluna "Mensagem".
Como é feito o processamento?
O arquivo de processamento deve seguir o layout do arquivo de retorno cartão de crédito, respeitando o tipo de registro 3 - Créditos de venda.
O sistema tenta identificar o título financeiro do Sankhya Om, comparando as seguintes informações do arquivo com as informações da tabela TGFTEF:
- DTTRANSACAO – Data da venda.
- DESDOBRAMENTO – Número da parcela.
- VLRTRANSACAO – Valor líquido da parcela.
- AUTORIZACAO – Número da autorização gerado pela operadora (a verificação pode ser ignorada no arquivo de retorno).
- NSU - Sendo que a pesquisa compara o resultado do arquivo com os seguintes campos da TGFTEF:
- NUMCV – Número do comprovante de venda gerado pela operadora.
- NUMDOC – Número do documento gerado pela operadora.
- NUMNSU – Número sequencial único (NSU) gerado pela operadora
Importante: o sistema utiliza o valor da taxa de administração, valor líquido da parcela e número do desdobramento vindos do arquivo de processamento. Por isso, é importante que as informações da TGFTEF (tabela das transferências eletrônicas de fundos) estejam de acordo com as informações da TGFFIN (tabela do financeiro), para que não seja gerada inconsistência.
Validações realizadas:
1) Extensão do arquivo, se arquivo em branco ou fora do layout aceitável:
Aviso: Arquivo inválido.
2) Se o título já foi baixado:
ERRO: NSU: 000000000, Autorização: 000000, Data da Venda: XX/YY/ZZZZ, Parcela: X, Título Financeiro: YYY, Título já baixado!
3) Se o título não foi encontrado:
ERRO: NSU: 000000000, Autorização: 000000, Data da Venda: XX/YY/ZZZZ, Parcela: X, Título não encontrado!
4) Se existem inconsistência nos valores:
ERRO: NSU: 000000000, V.TITULO= 000000, V.RECEBIDO= 00000, Valor da baixa maior que o calculado!, NUFIN= XXX
Importante: vale mencionar que estas validações serão apresentadas na coluna "Mensagem", presente na grade "Critérios de vendas".
O sistema realizará a baixa e conciliação bancária de acordo com a configuração dos parâmetros.
Parâmetros que influenciam esta rotina
No parâmetro "TOP para baixa de recebimentos - TOPBAIXA" informe o código do Tipo de Operação - TOP que será empregado para baixa de recebimento no Processamento do Retorno Bancário, em relação à baixa automática de títulos.
Informe no parâmetro "Cód. lançamento bancário para baixa - CODLANCBAIXA" o código de Lançamento Bancário que será utilizado na Movimentação Financeira para baixa de recebimentos no Processamento do Retorno Bancário.
Quando o parâmetro "Tipo de ajuste no Retorno Kaplen - KPLOPCBAIXA" estiver configurado com a opção "Baixar mantendo o valor do financeiro", o sistema utilizará o arquivo da operadora de cartão apenas para identificar o título a ser baixado, e considerará os valores do financeiro, independente de divergências.
Observação: quando o parâmetro KPLOPCBAIXA estiver configurado com a outra opção, "Baixar mantendo o valor do arquivo", o sistema verificará qualquer divergência de valores da taxa administradora e valor do título, entre o título do financeiro e o valor. Se a divergência estiver dentro do aceitável, será atualizado o valor do título financeiro de acordo com o valor do arquivo.
Ao clicar em "Prévia/Processar", será verificado o valor informado no parâmetro "Valor limite diverg. arred. baixa retorno Kaplen - KPLLIMTDIVERGBX"; sendo maior que 1 real, será apresentada a seguinte mensagem:
"Atenção! A tolerância para divergência não deve ser maior que 1, ajuste o parâmetro "KPLLIMTDIVERGBX" para prosseguir."
Se existir divergência no valor bruto e/ou taxa do arquivo, o sistema irá verificar se esta se encontra dentro do limite do parâmetro KPLLIMTDIVERGBX para realizar a baixa.
Observação: os parâmetros KPLOPCBAIXA e KPLLIMTDIVERGBX atuam sobre o processamento de arquivo da KAPLEN.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.