As rotinas contábeis exigem que a verificação das contas contábeis seja feita constantemente, tanto para análise das contas, quanto para detectar possíveis erros. Fatos estes, que geram a necessidade de um documento para evidenciar estas informações de forma estruturada. Tem-se com o relatório "Razão Analítico", um demostrativo dos lançamentos realizados nas contas contábeis dentro do período definido.
No topo da tela, você irá visualizar um link "Clique para selecionar uma empresa" para definir a empresa que terá seu relatório gerado. Quando uma empresa é escolhida, este link é apresentado como o nome da mesma, clicando-se sobre ele, pode-se alterar para outra empresa.
Tem-se também o botão "Visualizar Relatório", que permite a visualização dos dados, após definidas todas as configurações apresentadas abaixo.
No campo "Período de Movimento" defina o período a ser considerado para geração do relatório.
Observação: com o parâmetro "Forçar o download de relatórios internos? - FORCEDOWNLOAD" ligado e o parâmetro "Utilizar JasperViwer p/ visualização de relatório? - UTZJASPERWC" desligado, quando você efetuar o download do relatório interno, ele será apresentado no visualizador nativo do sistema.
Habilite o parâmetro "Usar busca única em relatório razão analítica - CTBUSABUSUNRRA" para utilizar uma forma de busca única e consolidada de calcular os valores de lançamentos, saldos iniciais e a somatória desses dados. Esse parâmetro será utilizado para reduzir o tempo de processamento e melhorar a eficiência no retorno das informações, especialmente em cenários com grande volume de dados.
Seção Conta Contábil
Através do campo "Considerar" será feita a definição de apresentação das contas contábeis. São disponibilizadas as seguintes opções:
- Todas;
- Intervalo;
- Conta Reduzida.
Ao definir o campo Considerar com a opção "Conta Reduzida", tem-se a exibição do campo "Cód. Reduzido" que deve ser preenchido com a conta reduzida.
Os campos "Conta Inicial" e "Conta Final" serão habilitados para preenchimento quando o campo Considerar for configurado com a opção Intervalo. Informe nestes campos, o intervalo das contas que deseja visualizar no relatório.
Seção Centro de Resultado
Observação: os campos desta seção estarão liberados para preenchimento somente se na tela Empresa, aba Lançamentos, a marcação "Utiliza Centro de resultado" estiver efetuada.
Preencha os campos "Inicial" e "Final" com o intervalo de Centros de Resultado que deseja considerar para geração do relatório Razão Analítico.
Seção Projeto
Nota: os campos desta seção estarão liberados para preenchimento apenas se na tela Empresa, aba Lançamentos, a marcação "Utiliza Projeto" estiver selecionada.
Informe nos campos Inicial e Final o intervalo de Projetos que deseja considerar para geração do relatório Razão Analítico.
Seção Parâmetros de impressão
A marcação "Atualizar página do diário?" permite que na impressão do relatório Razão Analítico de um determinado período, o sistema armazene a última página impressa para iniciar a impressão do período seguinte a partir desta página.
Ao acionar a marcação "Imprimir Histórico completo?", o histórico será impresso considerando todas as informações inseridas no histórico; se desmarcada, será impressa apenas uma linha.
Se efetuar a marcação "Se o valor das colulas Créd./Déb. for zero, imprimir em branco?" e o valor das colunas "Créd./Déb." for igual azero, a conta será impressa com as colunas em branco, não imprimindo o valor "0,00" nas colunas de Crédito e Débito.
Utilize a marcação "Quebrar razão por empresa de origem" juntamente com a marcação "Gravar Empresa de Origem nos lançamentos" localizada na aba Lançamentos da tela Empresa. Caso a mesma se encontre habilitada, o relatório Balancete de Verificação será apresentado por Empresa de Origem dos lançamentos, ou seja, os saldos apresentados serão demonstrados conforme a Empresa de Origem que gerou os mesmos.
Observação: caso o campo da Empresa de Origem fique desmarcado, a exibição por empresa de origem não surtirá efeito.
Defina no campo "Quebra" como será realizada a quebra do relatório, ou seja, a partir de qual ou quais campos, os dados serão inicializados no registro seguinte. Por exemplo, se a quebra de um relatório foi por "Código do Parceiro", sucessivamente a cada código tem-se o agrupamento de todos os outros campos selecionados para serem apresentados. Utilize as seguintes opções:
- Não quebrar;
- Quebrar por C.R.;
- Quebrar por Projeto;
- Quebrar por C.R./Projeto;
- Quebrar por Projeto/C.R..
O campo "Data/Hora de Emissão" registra automaticamente a data e a hora de acesso a tela, caracterizando assim que foi iniciada a emissão do relatório.
Em relação ao campo "Última página impressa" este será alimentado com a última página do relatório que foi impressa. Além de informá-lo manualmente, caso a marcação Atualizar página do diário esteja efetuada, este campo será alimentado automaticamente pelo sistema ao final de cada impressão realizada. Se alterado manualmente, o sistema considera esta modificação para continuidade nas numerações das páginas.
No campo "Coluna Adicional" será possível dizer se alguma coluna adicional será impressa no relatório. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Não imprimir;
- Centro de Resultado;
- Documento;
- Projeto.
Determine no campo "Ordenar por" a ordenação em que os campos serão impressos. Pode-se definir dentre duas possibilidades:
- Conta, Referência, Dia, Lote, Lançamento;
- Conta, Referência, Nro. Documento, Lançamento.
O campo "Contas sem Movimento" indica o tratamento dado no relatório impresso, às contas sem movimento.
- Não imprimir: As contas sem movimento, não serão impressas;
- Imprimir todas: Todas as contas, mesmo sem movimento, serão impressas;
- Apenas COM saldo inicial: As contas sem movimento serão impressas, porém, desde que tenham saldo inicial.
Já no campo "Contrapartida" configure a impressão da Contrapartida. Têm-se as seguintes opções:
- Não imprimir: Não será impressa a contrapartida;
- Imprimir conta reduzida: Será impressa a contrapartida reduzida;
- Imprimir conta normal: Será feita a impressão da contrapartida normal, ou seja, a conta contábil.
Através do campo "Formato da impressão", você irá definir se a extensão utilizada para impressão do relatório será em "PDF" ou "Excel (.xlsx) Padrão".
Importante: com o parâmetro "Gera relatório em excel sem considerar quebras. - GERRELEXCSEMQUE" desligado, o campo Formato de impressão apresentará a opção "Excel (.xlsx) Simplificado", trazendo o modelo de impressão padrão sem mesclas. Se o parâmetro estiver ligado, o campo trará apenas a opção de Excel Padrão, que é o modelo com mesclas.
Observação: no formato Excel, ao ser solicitada a visualização, teremos o download do relatório no referido formato contendo as informações condizentes com sua configuração.
Acione a marcação "Imprime logomarca?" quando desejar que a logomarca seja gerada/impressa no canto superior esquerdo do relatório.
A marcação "Geração da Assinatura conforme signatários?" permite que na última página do lado esquerdo dos relatórios seja exibida a primeira assinatura e assim por diante. A assinatura cadastrada deve pertencer a mesma empresa da geração do demonstrativo; a data de início/fim da assinatura deverá estar contida no período da data que está sendo gerado o demonstrativo e a marcação Gerar Relatórios Contábeis deve estar realizada.
Importante: caso várias assinaturas sejam impressas, pode ser que o espaço não seja suficiente, por isso serão ser impressas em outra página. A ordenação das assinaturas geradas será conforme o código do signatário.
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