Livros Fiscais > Arquivos
Esta tela tem como finalidade ajustar informações de apuração de ICMS relativas a "Outros créditos e Débitos", "Estornos de créditos e Débitos" e "Deduções". As informações lançadas nesta tela são utilizadas principalmente para a geração do Livro Fiscal e dos arquivos do SPED FISCAL, também conhecido como EFD-Escrituração Fiscal Digital.
Nesta tela você poderá lançar informações de apuração simplesmente preenchendo os campos, e os campos com (*) são de preenchimento obrigatório.
A tela possui uma área principal e 3 abas. A área principal é composta por um número único de ajuste, gerado automaticamente, o código da empresa e a data de referência.
Aba Geral Aba Controle Créditos Fiscais
Aba Geral
Tipo Apuração: Possui opções de ajuste de apuração = Outros Débitos; Estorno de Créditos; Outros Créditos; Estorno de Débitos, Deduções do Imposto Apurado, Débito especial e Controle do ICMS extra-apuração.
Número processo (Número do Processo): Informe o número do processo, se houver.
Nota: O "Código UF" estará disponível para escolha somente se o tipo de imposto for ICMS ST.
Origem processo (Indicador da origem do processo): Sefaz; Justiça Federal; Justiça Estadual; Outro.
Descrição do Processo: Informe a descrição do processo ou auto de infração se houver.
Tipo de Ajuste: Constitui-se de um código de quatro dígitos que são definidos pela UF do contribuinte. Na ausência desta definição, informar 9999. Deve ser informado por empresas obrigadas à geração de EFD (Escrituração Fiscal Digital) encontrada na aba EFD do Livro Fiscal, e são definidos e divulgados por cada UF através da Tabela de Ajuste.
Sub-Apuração e Indicador de Sub-Apuração: Estes campos indicarão se o ajuste pertence ou não a uma sub-apuração.
Aba Controle Créditos Fiscais
Possui uma área principal com um único campo Sequência (identificar as sequencias de controle) e 2 abas sendo:
A sub-aba "Geral" contém informações sobre a geração do registro 1200 do EFD (campos da TGFAJN).
Já a sub-aba "Utilização Créditos Fiscais" contém informações sobre a geração do registro 1210 (campos da TGFAJC).
Aba Ajuste
Esta aba contém informações sobre as notas do ajuste de Apuração (campos da TGFAJN).
Observação: O campo "Dt. Docto" dessa aba deve ser configurado como "Campo obrigatório" através da "Configuração da Tela" , opção "Abrir configurações do campo"
.
É possível visualizar no canto direito da aba o botão "Pesquisar Notas para Detalhes do Ajuste" que permite buscar notas para compôr o ajuste.
Ao clicar neste botão, abrirá uma tela onde o usuário poderá filtrar as notas.
Ao acionar o botão "Efetivar ajustes informados", o sistema atualizará na grade as notas selecionadas.
Observação: Os "Filtros para DIFAL/FCP" estarão habilitados para preenchimento apenas se o campo "Tipo imposto" presente na aba Geral desta tela, estiver definido como "ICMS DIFAL" ou "ICMS FCP".
UF Destino: Informe este campo, serão buscadas somente notas que possuem o campo TGFLIV.UFDESTINO igual ao informado no filtro.
Opções para o valor de ajuste: Tem-se neste campo, as seguintes opções:
- Valor Zero: Trará "0" (zero) no valor do ajuste;
- Valor DIFAL UF Remetente: Se o "Tipo imposto" na aba Geral for "ICMS DIFAL", o sistema trará o valor do campo TGFLIV.VLRICMSDIFALREM, caso contrário trará "0" (zero) no valor do ajuste;
- Valor DIFAL/FCP UF Destino: Se o "Tipo imposto" na aba Geral for "ICMS DIFAL", o sistema trará o valor do campo TGFLIV.VLRICMSDIFALDEST; se o "Tipo imposto" for "ICMS FCP", trará o valor do campo TGFLIV.VLRICMSFCP, caso contrário trará "0" (zero) no valor do ajuste.
Apenas notas sem DIFAL/FCP?: Caso esta marcação esteja efetuada, o sistema irá trazer somente notas que não possuam cálculo do DIFAL, ou seja, a soma dos campos TGFLIV.LIV.VLRICMSDIFALREM + TGFLIV.VLRICMSDIFALDEST + TGFLIV.VLRICMSFCP for igual a "0" (zero). Se o campo não estiver marcado, tem-se o comportamento contrário, ou seja, o sistema trará apenas as notas cuja soma dos campos for maior que "0" (zero).
Nota: Quando se tratar de Notas de Transferência e na tela Cadastro Livro ICMS/IPI constar no campo "Empresa/Parceiro" = Empresa, tem-se que o "Cód. Parceiro" e o "Nome Parceiro" retornados no popup acima serão do Parceiro que encontra-se vinculado à empresa informada no campo Cód.Parceiro do Cadastro do Livro Fiscal. Sendo assim, na grade continuará sendo apresentado o Código do Parceiro, porém, será inserido o Parceiro que encontra-se cadastrado na tela Preferências da Empresa referente à empresa envolvida.
Observação: Não se tratando de notas de transferência, será retornado o Cód. Parceiro e Nome Parceiro registrados no Cadastro do Livro Fiscal.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.