Módulo: Produção > Rotinas
Através desta tela, você efetuará o registro das amostras a serem utilizadas no decorrer do Processo de Produção.
Esta tela é composta por diversas informações, sendo esta visualizada em modo grade, ou em modo formulário. Abaixo, vamos tratar detalhadamente seu comportamento e as configurações envolvidas.
Painel de Filtros | Modo Grade | |
Modo Formulário | Novo Registro |
Painel de Filtros
Depois de algumas amostras criadas, através dos filtros disponibilizados do lado esquerdo da tela, você poderá filtrar os dados desejados.
Observação: por meio do botão "Mostrar /esconder painel de filtros" você poderá ocultar o referido Painel.
Esta seleção de informações pode ser realizada por meio da criação de um filtro personalizado ou através dos seguintes campos:
Informe no campo "Nro. Único Amostra", o número único da amostra a ser localizada.
Em "Tipo Amostra", informe a amostra desejada a ser buscada através de seu tipo. Os tipos aqui apresentado são os previamente cadastrados na tela Tipos de Amostra.
Você definirá em "Status", o status a ser considerado para a apresentação das amostras dentre as seguintes opções:
- Todos;
- Pendente;
- Coletando;
- Aprovado;
- Reprovado;
- Protocolado;
- Desmembrado.
Por meio do campo "Período Entrada/Saída", você pode localizar as amostrar pelo período de entrada/saída.
É possível realizar a busca pela amostra utilizando o campo "Nro.único Nota", por meio do número único da nota.
No campo "Produto", o sistema buscará o produto ao qual a amostra foi realizada.
De forma semelhante ao campo anterior, em "Referência do Produto", podemos buscar o produto através de sua referência.
Em "Lote" você pesquisa a amostra informando seu lote.
Modo Grade
A partir da visualização da tela em modo grade, podemos obter as principais informações das amostras resultantes do filtro aplicado; é possível efetuar a múltipla seleção de registros, mantendo pressionada a tecla "Ctrl" de seu teclado e selecionando as linhas desejadas.
As ações que podem ser comandadas sobre as amostras, são aquelas geradas a partir da seleção de um registro e acionamento dos botões disponíveis na barra superior. São eles:
Este botão será apresentado habilitado para os Tipos de Amostra marcados em seu cadastro para "Desmembrar" e quando a amostra estiver com o status "Protocolado". Ao acionar o botão, será aberta uma tela para escolha dos tipos de amostra que a amostra em questão será desmembrada. Este desmembramento só poderá ser feito em outros tipos que não podem mais ser desmembrados.
Este botão, quando acionado, realiza a aprovação da amostra selecionada. Vale ressaltar que este procedimento, bem como a funcionalidade a seguir (reprovar), podem ser executados em mais de uma amostra por vez, mantendo pressionada a tecla "Ctrl" do teclado e selecionando as amostras desejadas.
De forma contrária ao botão citado anteriormente, este efetua a reprovação da amostra selecionada.
Observação: para utilização dos dois últimos botões mencionados, o parâmetro "Nro Requisição Modelo p/ Baixa Est.MP.Amostragem - MODREQAMOSTRAS" deve estar devidamente configurado com o número da requisição modelo que será utilizada para baixar o estoque das Matérias-Primas de amostragem.
Para realização das ações de Desmembrar, Aprovar ou Reprovar uma amostra, é necessária a liberação de um acesso especial no Controle de Acessos, módulo "Produção > Rotinas > Registro de Amostras > Permite Aprovar/Reprovar/Desmembrar".
Importante: uma amostra apenas pode ser aprovada ou reprovada se, e somente se:
- Você possuir acesso especial para esta ação (controle de acesso da tela);
- Lidar com um registro de amostra já coletado e conferido (verificado) onde o status estará igual a "Coletando".
Modo Formulário
Ao alternar a tela para o modo formulário, teremos:
Ao acionar o botão de inclusão de um novo registro, alguns campos serão apresentados protegidos, ou seja, impossibilitados de preenchimento; isso ocorre para que tais campos sejam gerados automaticamente pelo sistema, de acordo com o andamento do processo de utilização das amostras. Serão alimentados de maneira automática pelo sistema, os seguintes campos:
- Nro. Único Amostra;
- Nro. Único Nota;
- Sequência;
- Status (este campo no ato do cadastro, é preenchido como "Pendente");
- Referência do Produto;
- Fabricante;
- Amostrador;
- Verificador;
- Analista;
Novo Registro
Agora, trataremos sobre os campos a serem preenchidos na inserção de um novo registro:
No "Tipo de Amostra" você determina o tipo de amostra que será trabalhado, sendo que, os tipos aqui disponíveis, serão vinculados aos produtos na tela Produtos, aba Tipos de Amostra.
O "Cód. Produto" definirá o produto ao qual terá retirada a amostra em questão.
O produto definido para amostragem deve ter seu lote informado no campo "Lote".
Informe em "Dt. Fabricação" a data de fabricação referente ao lote informado.
De forma semelhante ao campo anterior, o campo "Dt. Validade" será preenchido com a data de validade relacionado ao lote preenchido.
No campo "Base Cálc. Amostragem", o sistema busca o valor da Base Cálc. Amostragem do item na nota fiscal correspondente à entrada do item, para o qual a amostra foi gerada. Por padrão, esse campo é preenchido com o valor 1, mas o usuário pode alterá-lo conforme necessário. Além disso, o valor do campo Base Cálc. Amostragem pode ser utilizado na fórmula do "Tipo de Amostra" vinculado na aba Tipos de Amostra no Cadastro de Produtos. Dessa forma, ele influencia no Nro. Amostras que devem ser retiradas.
Informe em "Nro. Amostras", o número de amostras retiradas do lote de acordo com a fórmula para a quantidade configurada na tela Produtos, aba Tipos de Amostra.
A "Observação" poderá ser utilizada para o preenchimento de dados relevantes e relacionados ao registro da amostra em questão.
Preencha em "Nro. OP", o número da Ordem de Produção referente ao registro de amostra
As configurações realizadas nesta tela são utilizadas no processo de Controle de Qualidade dos Materiais.
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