Produção > Rotinas
Através desta tela, você efetuará o registro das amostras a serem utilizadas no decorrer do Processo de Produção.
Esta tela é composta por diversas informações, sendo esta visualizada em modo grade, ou em modo formulário. Abaixo, vamos tratar detalhadamente seu comportamento e as configurações envolvidas.
Painel de Filtros
Depois de algumas amostras criadas, através dos filtros disponibilizados do lado esquerdo da tela, você poderá filtrar os dados desejados.
Observação: Por meio do botão você poderá ocultar o referido Painel.
Esta seleção de informações pode ser realizada por meio da criação de um filtro personalizado ou através dos seguintes campos:
Informe no campo "Nro. Único Amostra", o número único da amostra a ser localizada.
Em "Tipo Amostra", informe a amostra desejada a ser buscada através de seu tipo. Os tipos aqui apresentado são os previamente cadastrados na tela Tipos de Amostra.
Você definirá em "Status", o status a ser considerado para a apresentação das amostras dentre as seguintes opções:
- Todos;
- Pendente;
- Coletando;
- Aprovado;
- Reprovado;
- Protocolado;
- Desmembrado.
Por meio do campo "Período Entrada/Saída", você pode localizar as amostrar pelo período de entrada/saída.
É possível realizar a busca pela amostra utilizando o campo "Nro.único Nota", por meio do número único da nota.
No campo "Produto", o sistema buscará o produto ao qual a amostra foi realizada.
De forma semelhante ao campo anterior, em "Referência do Produto", podemos buscar o produto através de sua referência.
Em "Lote" você pesquisa a amostra informando seu lote.
Modo Grade
A partir da visualização da tela em modo grade, podemos obter as principais informações das amostras resultantes do filtro aplicado; é possível efetuar a múltipla seleção de registros, mantendo pressionada a tecla "Ctrl" de seu teclado e selecionando as linhas desejadas.
As ações que podem ser comandadas sobre as amostras, são aquelas geradas a partir da seleção de um registro e acionamento dos botões disponíveis na barra superior. São eles:
Este botão será apresentado habilitado para os Tipos de Amostra marcados em seu cadastro para "Desmembrar" e quando a amostra estiver com o status "Protocolado". Ao acionar o botão, será aberta uma tela para escolha dos tipos de amostra que a amostra em questão será desmembrada. Este desmembramento só poderá ser feito em outros tipos que não podem mais ser desmembrados.
Este botão, quando acionado, realiza a aprovação da amostra selecionada. Vale ressaltar que este procedimento, bem como a funcionalidade a seguir (reprovar), podem ser executados em mais de uma amostra por vez, mantendo pressionada a tecla "Ctrl" do teclado e selecionando as amostras desejadas.
De forma contrária ao botão citado anteriormente, este efetua a reprovação da amostra selecionada.
Observação: Para utilização dos dois últimos botões mencionados, o parâmetro "Nro Requisição Modelo p/ Baixa Est.MP.Amostragem - MODREQAMOSTRAS" deve estar devidamente configurado com o número da requisição modelo que será utilizada para baixar o estoque das Matérias-Primas de amostragem.
Para realização das ações de Desmembrar, Aprovar ou Reprovar uma amostra, é necessária a liberação de um acesso especial no Controle de Acessos, módulo "Produção > Rotinas > Registro de Amostras > Permite Aprovar/Reprovar/Desmembrar".
Importante: Uma amostra apenas pode ser aprovada ou reprovada se, e somente se:
- Você possuir acesso especial para esta ação (controle de acesso da tela);
- Lidar com um registro de amostra já coletado e conferido (verificado) onde o status estará igual a "Coletando".
Modo Formulário
Ao alternar a tela para o modo formulário, teremos:
Ao acionar o botão de inclusão de um novo registro, alguns campos serão apresentados protegidos, ou seja, impossibilitados de preenchimento; isso ocorre para que tais campos sejam gerados automaticamente pelo sistema, de acordo com o andamento do processo de utilização das amostras. Serão alimentados de maneira automática pelo sistema, os seguintes campos:
- Nro. Único Amostra;
- Nro. Único Nota;
- Sequência;
- Status (este campo no ato do cadastro, é preenchido como "Pendente");
- Referência do Produto;
- Fabricante;
- Amostrador;
- Verificador;
- Analista;
Novo Registro
Agora, trataremos sobre os campos a serem preenchidos na inserção de um novo registro:
No "Tipo de Amostra" você determina o tipo de amostra que será trabalhado, sendo que, os tipos aqui disponíveis, serão vinculados aos produtos na tela Produtos, aba Tipos de Amostra.
O "Cód. Produto" definirá o produto ao qual terá retirada a amostra em questão.
O produto definido para amostragem deve ter seu lote informado no campo "Lote".
Informe em "Dt. Fabricação" a data de fabricação referente ao lote informado.
De forma semelhante ao campo anterior, o campo "Dt. Validade" será preenchido com a data de validade relacionado ao lote preenchido.
Em "Base Cálc. Amostragem", insira o valor de base para o cálculo da amostragem.
Informe em "Nro. Amostras", o número de amostras retiradas do lote de acordo com a fórmula para a quantidade configurada na tela Produtos, aba Tipos de Amostra.
A "Observação" poderá ser utilizada para o preenchimento de dados relevantes e relacionados ao registro da amostra em questão.
Preencha em "Nro. OP", o número da Ordem de Produção referente ao registro de amostra
As configurações realizadas nesta tela são utilizadas no processo de Controle de Qualidade dos Materiais.
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