Módulo: Configurações > Controle de Acesso
Os acessos são dados a partir da seleção do Módulo ou item de Menu para o qual se deseja configurar um acesso e, somente então, é feita a adição ou remoção do "Usuário" que terá este acesso.
Atualmente as telas do módulo WMS não possuem controle de acessos por esta tela.
Nota: a navegação nesta tela é semelhante à tela inicial do sistema (Workspace), na qual é necessário clicar nas pastas e links para avançar e retroceder.
Acesse os links abaixo para navegar pelo artigo:
Funcionalidades da tela |
Liberando Acessos Padrão |
Visualização |
Liberando Acessos Especiais |
Relatórios |
Liberando Acessos Padrão
Os acessos padrão são de Inclusão, Alteração, Exclusão, Consulta, Configuração e Numeração nas rotinas do sistema. Além disso, caso o parâmetro "Controla acesso de duplicação de registros? - CONTACESSDUPLIC" esteja habilitado, será possível estabelecer permissões ao ato de Duplicar os registros em todas as telas do sistema.
Ao selecionar um módulo ou pasta para concessão de acesso, o sistema só permite que sejam configurados acessos padrão. As ações que necessitam de acessos especiais deverão ser realizadas diretamente para cada pessoa (usuário do sistema) desejado. Será apresentada a seguinte mensagem:
"Você selecionou um Módulo ou Pasta que possui Filhos. Com esta seleção, será permitido alterar apenas acessos padrões (Alterar, Incluir, Excluir, Consultar, Configurar e Numeração). Caso queira definir acessos especiais, selecione individualmente itens analíticos."
Por exemplo, para liberar um acesso aos "Cadastros" do módulo "Configurações", o liberador deve acessar, primeiramente, o Módulo Configurações e, em seguida, selecionar a pasta Cadastros.
Então, serão apresentados todos que possuem algum tipo de acesso à qualquer uma das telas de Cadastro do Módulo Configurações, permitindo ao liberador adicionar ou remover estes usuários.
Ao clicar em um destes usuários, serão apresentados os acessos padrões disponíveis a ele.
Observe que, como foi selecionada uma pasta (Cadastros) o sistema não apresenta os acessos específicos do usuário, pois, dentro do Módulo de Configurações existem várias telas de cadastros e, pode ser que este usuário não tenha permissão para acessar estas telas.
Neste nível são apresentadas as opções "Padrão" e não as "Específicas", logo, estes acessos serão configurados para todo o conteúdo da pasta Cadastros.
No exemplo da imagem acima, o usuário Andrey terá acesso de Inclusão à todas as telas de Cadastro do módulo Configurações; em contrapartida, as Alterações serão possíveis somente nas telas configuradas para o grupo ao qual o usuário dela pertence.
Para marcar ou desmarcar todas as opções bastará um clique sobre os links: "Permitido", "Usar do Grupo" e "Repassar":
O responsável por esta liberação, deverá configurar os acessos marcando as caixas de seleção das respectivas ações que serão permitidas para aquela tela.
Existem as seguintes opções:
- Permitido: Permite a ação, por exemplo, de incluir, alterar, etc. conforme o definido.
- Repassar: Marcando esta opção além de o usuário ter a liberação para executar a ação, ele também poderá repassar aquela ação para outro usuário.
- Usar do Grupo: Define que o acesso àquela ação será o acesso definido para o grupo.
As alterações feitas nesta tela são salvas automaticamente.
Caso o liberador selecione mais um item de menu, não será possível conceder a nenhum usuário, acessos especiais à rotina destes itens:
Liberando Acessos Especiais
Os acessos especiais são visualizados, concedidos ou removidos a partir de uma rotina especifica e são destacados em itálico, logo abaixo dos acessos padrões.
Por exemplo, em relação ao Cadastro de Parceiros, o usuário Andressa, além dos acessos padrões concedidos, poderá ter acesso às rotinas "Especiais" deste cadastro e podendo repassar "Consultas Ocorrências EDZ".
Não é possível conceder ou remover acessos especiais a mais de uma tela por vez.
Ao selecionar duas telas distintas, os acessos especiais serão ocultados, permanecendo na tela apenas os acessos padrões do usuário indicado.
Contudo, é possível dar acessos a vários usuários de uma única tela, com um único movimento. Basta selecionar a tela e, pressionando a tecla "Ctrl", ir clicando nos usuários desejados.
Os usuários poderão ser pesquisados pelo campo de busca no canto superior direito da tela.
Se for digitado o nome de um usuário que não tenha acesso à tela em questão, nenhum usuário será apresentado, pois, somente os que possuem algum tipo de acesso à tela selecionada serão exibidos.
Para dar acessos a este usuário, basta clicar no botão "Adicionar" e então filtrá-lo na tela "Adicionando novos membros".
Selecionando o usuário e clicando em "Avançar", o liberador poderá fornecer os acessos especiais a este.
Ao "Finalizar", o novo usuário será automaticamente apresentado na consulta de usuário da tela.
Da mesma forma, proceda para retirar os acessos da tela de um determinado usuário.
Selecionando o usuário e clicando no botão "Remover", o liberador estará eliminando todos os acessos deste usuário àquela rotina e o sistema apresentará a seguinte mensagem de confirmação:
"Você está prestes a remover todos os acessos do usuário selecionado no item de menu marcado. Deseja realmente remover os acessos?"
Importante: o botão Remover será exibido para utilização apenas para o usuário SUP. Além disso, ao marcar algum usuário e permitir que ele repasse os acessos, não fará com que este possa repassar acessos para todas as telas do sistema, e sim, apenas para a tela Acessos.
A liberação do repasse de acessos deve ser feita dentro da tela Acessos, mas será necessário selecionar as telas individualmente (vale ressaltar que também é possível selecionar uma pasta ou até mesmo o módulo todo).
Visualização
O responsável pelos acessos poderá visualizar a tela de dois modos: "Por usuários" ou por "Grupos de Usuários":
Ressalta-se que, caso os acessos do usuário estejam configurados nos dois modos, as configurações estabelecidas no modo Por usuários irão predominar sobre o modo Grupos de Usuários.
Relatórios
Esta tela permite a extração de "Relatórios de Acessos". Através do botão "Relatórios", é possível gerar dois tipos de relatórios de acessos:
Acessos do Usuário | Acessos do Recurso |
Acessos do usuário
Esta opção imprime um relatório com todos os acessos de um determinado usuário.
É necessário selecionar um usuário antes de clicar na opção Acessos do usuário; caso contrário, ao fazê-lo, o sistema abrirá a tela para seleção de um usuário.
Feito isto, será exibido o relatório de acessos daquele usuário, não apenas para a tela selecionada, mas todos os seus acessos, em todas as rotinas do sistema.
Acessos do Recurso
Esta opção imprime um relatório com todos os usuários que possuem algum tipo de acesso nas telas selecionadas.
Para acessar esta opção, é necessário haver pelo menos um item selecionado no menu esquerdo.
Se nenhum item de menu for selecionado e a opção Acessos do Recurso for acionada, o sistema gerará a seguinte mensagem:
"Selecione alguma tela para imprimir os acessos!".
Se mais de uma tela for selecionada, o sistema irá gerar o relatório para todas as telas selecionadas.
Serão apresentados neste relatório apenas os "Usuários Ativos", ou seja, aqueles com "Data limite de acesso" nula ou maior que a data atual.
Observação: a marcação "Exclui com mov. Caixa" da tela Acessos, disponível nos Portais de Vendas, Compras e Mov. Interna, é uma opção obsoleta que atualmente não é utilizada no sistema. No entanto, não pode ser removida para garantir que personalizações existentes que possam depender dessa opção não sejam afetadas.
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