Módulo: Venda Consultiva > Cadastros
Prospect representa um cliente em potencial, um cliente em negociação. Esta tela possibilita um cadastro simples, porém completo de Prospects, com informações dos Contatos, Perfis, Endereço etc.
É fato que o volume de prospecção é superior ao de conversão destes em clientes. Por este motivo, o sistema apresenta esta tela de cadastros, separada do cadastro de clientes, permitindo a inserção de cadastros, ajustes, classificação e acompanhamento, sem que as operações diárias com os clientes sejam afetadas.
Para realização do cadastro de um Prospect, inicialmente, preencha o campo "Prospect" com seu código (este preenchimento pode ser manual ou automático de acordo com as definições realizadas na opção "Numeração..." presente na tela). Em seguida, informe também o "Nome" do Prospect, sendo este de preenchimento obrigatório.
Quando for feita uma consulta (Monitor de Consultas) na tela de Prospects, o sistema irá apresentar a mesma quantidade de Prospects para os usuários que possuem o mesmo Código de Centro Resultado Padrão.
Feito isso, são disponibilizadas algumas abas para preenchimento. São elas:
Aba Observação Aba Contato Prospect
Aba Perfil Prospect Aba Negociações
Aba Geral
Nesta aba, realiza-se o preenchimento dos dados cadastrais do Prospect. Um Prospect sempre está ligado à um vendedor. O vendedor terá acesso para lançamentos das negociações somente para Prospects cadastrados por ele mesmo, e os que seu gerente tenha direcionado.
Um Parceiro, já cadastrado no sistema, poderá em um determinado momento assumir o papel de Prospect ao surgir a necessidade de venda de novos produtos para ele.
Informe no campo "Razão Social" a Razão Social do Prospect que está sendo cadastrado.
Preencha o campo "CNPJ/CPF" com o CNPJ do Prospect sendo este Pessoa Jurídica, ou CPF no caso de Pessoa Física.
Caso o Prospect que está sendo cadastrado, já exista no sistema como Parceiro, informe o mesmo no campo "Cód. Parceiro".
No campo "Vendedor" informe o vendedor responsável pela prospecção cadastrada.
O campo "Data do Cadastro" registra a data em que o cadastro foi efetuado e salvo; é preenchido automaticamente pelo sistema, não pode ser modificado, e não registra eventuais alterações realizadas no cadastro.
Preencha o campo "Endereço" com o endereço do Prospect.
Informe no campo "Número", o número referente ao endereço do Prospect.
O campo "Complemento" é destinado ao preenchimento de algum complemento do endereço do Prospect.
Preencha no campo "Bairro", o bairro correspondente ao endereço do Prospect.
No campo "Cidade" informe a cidade na qual situa-se o Prospect.
Escolha no campo "UF" o Estado referente à cidade do Prospect. Pode-se utilizar o ícone lupa localizado a frente do campo, para facilitar seu preenchimento.
Informe no campo "Telefone Prospect" o telefone do Prospect.
O campo "CEP" é destinado ao preenchimento do "Código de Endereçamento Postal - CEP" do endereço do Prospect.
O campo "Tipo de Pessoa" é de preenchimento obrigatório, e define se o Prospect que está sendo cadastrado é pessoa "Física" ou "Jurídica".
Cadastre no campo "E-mail" o e-mail do Prospect para realização de contatos necessários via web.
Informe no campo "Cód. Perfil Principal" o perfil principal do Prospect. Este cadastro é previamente realizado na tela Cadastros de Perfil.
Armazene no campo "Situação Cadastral SEFAZ" a situação do Prospect junto à Sefaz, que poderá ser "Não Habilitado" ou "Habilitado".
O campo "Data/Hora da Última Consulta SEFAZ" será alimentado com a informação referente à última consulta realizada sobre a situação cadastral do Prospect junto à Sefaz.
Aba Identificação
Nesta aba, informe a "Inscrição Estadual" do Prospect.
Aba Observação
Nesta aba registre as informações relevantes referentes ao Prospect; informe dados que irão facilitar sua identificação.
Aba Contato Prospect
Nesta aba poderão ser cadastrados os dados dos indivíduos responsáveis pelos contatos recebidos (negociações) por parte do Prospect.
Ao acionar o ícone "+" será desabilitado o campo "Contato" pois o mesmo é de preenchimento automático pelo sistema, e corresponde à quantidade de contatos cadastrados.
No campo "Nome" informe o nome do contato.
Preencha o campo "Apelido" com algum apelido do contato, caso este o tenha.
Informe no campo "Cargo" o cargo do contato que está sendo cadastrado.
O campo "E-mail" é destinado ao preenchimento do e-mail deste contato.
No campo "Telefone" informe o número de telefone do contato.
Após informar o número de telefone, preencha o "Ramal"do contato, caso exista.
Informe também o "Celular" do contato.
Aba Perfil Prospect
Nesta aba você pode informar um perfil secundário do Prospect, em comparação ao informado na aba Geral, campo "Cód.Perfil Principal".
Aba Negociações
Nesta aba, são apresentadas as negociações realizadas junto ao Prospect, incluindo a última classificação de etapa (corresponde a condição do Prospect), e um único registro para cada negociação. Pode-se visualizar também a situação da negociação, se aberta, fechada etc. Serão exibidas tanto as negociações em andamento, quanto as finalizadas. Os dados aqui apresentados, são derivados da configuração realizada na tela Negociação para o Prospect.
Botão Outras Opções...
Localizado na parte superior direita da tela, o botão "Outras Opções..." possui as seguintes funções para utilização:
Converter prospect em parceiro Abir negociação para prospect
Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA Importar dados cadastrais da SEFAZ
Importar dados da ReceitaWS Consultar análise de risco
Converter prospect em parceiro
Esta opção é responsável por realizar a conversão do Prospect em um Parceiro cadastrado no sistema propriamente dito; ao acioná-la, será aberta uma tela de pop-up para preenchimento dos dados referentes ao "Endereço", "Bairro" e "Cidade" do Parceiro.
Depois de preenchidos os três campos mencionados, clique em "Confirmar" para encerramento do procedimento de conversão. Feito isto, será apresentada uma mensagem informando sobre o sucesso da operação, além da apresentação do código do novo parceiro.
Depois que o Prospect for convertido para Parceiro, esta opção (Converter prospect em parceiro) será desabilitada.
Abrir negociação para prospect
Acionando esta opção, será feito o redirecionamento para a tela Negociação, onde realiza-se a inclusão de uma negociação para o Prospect.
Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA
Ao acionar esta opção, o sistema atualiza (consulta) a situação do Prospect junto à Sefaz e, caso esta se encontre sem impedimentos, será apresentada a mensagem abaixo:
"Resultado da consulta na SEFAZ:
Habilitado
Resultado da consulta na SUFRAMA:
Habilitado".
Feita a consulta, serão atualizados os campos "Situação Cadastral SEFAZ" e "Data/Hora da Última Consulta SEFAZ", localizados na aba Geral desta tela.
Caso o sistema não consiga realizar a consulta, será apresentada a seguinte mensagem:
"Erro ao realizar consulta:
999 : Rejeição: Erro não catalogado- Não foi possível recuperar os dados relativos à este CNPJ".
Importar dados cadastrais da SEFAZ
Esta opção realiza a importação os dados do Prospect conforme o retornado da Sefaz. Ao acioná-la, é realizada uma consulta na Sefaz, apresentando o seguinte pop-up com os dados referente ao Endereço, Bairro e Cidade que foram retornados da Sefaz:
Esta opção possibilita a atualização dos dados do Prospect. As opções de pesquisa, possibilitam a busca, por exemplo, do endereço cadastrado no sistema que é referente ao endereço retornado pela Sefaz. Após preencher o Endereço, Bairro e Cidade e clicar em "Confirmar", os dados do Prospect serão atualizados de acordo com os dados informados, e será apresentada a seguinte mensagem:
"Importação realizada com sucesso!"
Caso exista algum problema, e o sistema não consiga encontrar o CNPJ e retornar os dados da Sefaz, será exibida a mensagem:
999: Rejeição : Erro não catalogado- Não foi possível recuperar os dados relativos à este CNPJ".
Observação: se o parâmetro "Tipo de consulta automática do CEP-TIPOCONSULTACEP" estiver configurado com as opções "Usa banco de dados local" ou "Usa informações dos correios", o sistema verificará se o CEP importado possui registro, caso não possua, será apresentada a seguinte mensagem:
"O CEP informado ainda não está cadastrado no sistema. Deseja atualizar as informações de endereço, conforme dados dos correios?"
Clicando em "Sim", você poderá efetuar o cadastro do CEP desejado. Acionando a opção "Não", os dados serão importados de forma automática.
Importar dados da ReceitaWS
Ao incluir ou consultar um cadastro já realizado, feito o preenchimento do CNPJ do Prospect, através desta opção, realiza-se a verificação junto a Receita Federal dos dados pertinentes ao endereço do prospect em questão. Será aberto um pop-up de nome "Importar dados da Receita Federal", contendo o CNPJ informado bem como as informações de endereço a ele vinculadas e presentes na Receita Federal.
No pop-up mencionado, existe o botão "Importar" que, ao ser acionado, os dados presentes na Receita Federal quanto ao endereço do prospect são importados e ao serem confirmados, irão popular a aba Geral no seu respectivo cadastro. Caso existam inconsistências em relação ao endereço cadastrado no sistema e o existente na Receita Federal, tem-se no pop-up a aba Divergências, onde será possível observar os dados contraditórios e atentar-se para suas devidas correções.
Observação: se o parâmetro "Tipo de consulta automática do CEP-TIPOCONSULTACEP" estiver configurado com as opções "Usa banco de dados local" ou "Usa informações dos correios", o sistema verificará se o CEP importado possui registro, caso não possua, será apresentada a seguinte mensagem:
"O CEP informado ainda não está cadastrado no sistema. Deseja atualizar as informações de endereço, conforme dados dos correios?"
Clicando em "Sim", você poderá efetuar o cadastro do CEP desejado. Acionando a opção "Não", os dados serão importados de forma automática.
Consultar análise de risco
Ao acionar esta opção, teremos a abertura da tela Análise de Risco Serasa que é responsável pela realização da consulta da situação do prospect junto ao Serasa. Além disso, ela permite atualizações cadastrais, bloqueios de vendas a prazo, redefinições de limites de crédito, dentre outras funcionalidades.
Parâmetros que influenciam nesta rotina
Quando o parâmetro "Utilizar pesquisa de cidade no cadastro de Prospect - PESQCIDPROSPECT" estiver habilitado, fará com que na aba Geral, os campos "Cidade" e "UF" estejam desabilitados, sendo possível a inserção destes apenas pelo ícone de pesquisa localizado à frente do campo Cidade, fazendo com que o campo UF em seguida, seja preenchido automaticamente, obedecendo a cidade escolhida.
Habilitando o parâmetro "Habilita validação de CGC/CPF no cadastro de Prospect - VALIDACPFPROSP", os campos "Tipo de Pessoa" e "CGC/CPF" serão obrigatórios, e não permitirão que mais de um prospect utilize o mesmo número de CGC/CPF. Além disto, o sistema verificará se o CPF é válido quando o prospect for Pessoa Física, ou se é um CNPJ válido quando o Prospect for Pessoa Jurídica. Permitirá a verificação na tela de cadastro de Prospect.
O filtro para visualização dos prospects será apresentado de acordo com a opção informada no parâmetro "Seleciona o filtro a ser usado para a visualização de Prospects - TIPFILPROSPECT", que poderá ser:
- Sem filtro: não filtrará os Prospects;
- Filtra pelo CR do usuário: o sistema aplicará regras de filtro de acordo com o "Centro de Resultado" do usuário logado no sistema.
Informe no parâmetro "Empresa padrão para utilização do certificado digital - EMPPADCERTDIG" a empresa padrão que utiliza o certificado digital; esta configuração permitirá o uso da opção Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA do botão Outras Opções....
No parâmetro "Qtde de dias para realizar nova consulta na SEFAZ - QTDDIACONSSEFAZ" informe a quantidade de dias para realização de uma nova consulta a SEFAZ.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.