Módulo: Venda Consultiva > Negociações
Com os cadastros básicos realizados e a metodologia pré-venda inserida, o sistema estará apto para o lançamento das negociações. Temos um exemplo básico que são empresas de Tecnologia da Informação (TI), que podem ser lançados como negociações os seguintes eventos:
- Novas negociações (Vendas e Locações);
- Vendas de usuários Adicionais;
- Upgrade;
- Reativação do Contrato Manutenção;
- Renegociação de Contrato de Manutenção;
- Venda de Módulos opcionais.
Para lançamento de uma negociação no sistema, acesse o menu "Venda Consultiva > Negociações > Negociação"; o sistema apresenta sequencialmente as telas para lançamento de uma negociação.
Seleção do Prospect Escolha do Contato
Aba Diagnóstico Aba Simulação de Preços
Aba Gerador de Proposta Aba Anexos
Produtos e Serviços na Negociação Pré-Venda Consulta de Negociações
Imprimir Proposta Parâmetros...
Seleção do Prospect
Inicialmente, pesquise o "Prospect" utilizando como critério o CNPJ, Razão Social ou Nome Fantasia. Se o Prospect não estiver cadastrado, o sistema utilizará o botão de atalho "Novo Prospect" para a inclusão.
São apresentadas duas grades nesta tela, a superior contém as informações a respeito dos Prospects e a inferior com os dados dos "Parceiros". Na grade inferior, o sistema apresentará os Parceiros que ainda não possuem ligação com um Prospect.
Para continuar, selecione uma linha em qualquer uma das grades. Selecionando um registro da grade inferior, você deverá registrar o parceiro como Parceiro Prospect; o sistema irá apresentar uma mensagem questionando sobre a realização deste procedimento.
Nota: o parâmetro "Habilita validação de CGC/CPF no cadastro de Prosp - VALIDACPFPROSP" deve estar habilitado para que o sistema faça a validação de CGC/CPF, ou seja, se este parâmetro estiver ligado, o sistema não permitirá o cadastro de dois ou mais prospects com o mesmo CGC/CPF.
Escolha do Contato
Selecione o "Contato do Prospect", onde através de um duplo clique sobre ele, é aberta a tela de "Informações Gerais".
Informações Gerais
Nesta etapa, defina as informações gerais da negociação.
No campo "Data da Chamada", o sistema grava automaticamente a data de início da negociação.
O campo "Gerente de conta" deve ser alimentado com o vendedor registrado no cadastro do Prospect. Como vimos, um Prospect deve estar ligado a um vendedor.
A etapa da metodologia que está sendo executada é indicada através do campo "Etapa". Por exemplo, Prospecção, Apresentação da solução, etc.
Observação: as etapas são as configurados no Modelo de Projetos informado no parâmetro "Metodologia /p Pré-Venda - SERVMETPRE".
Por meio do campo "Tipo de negociação", é descrita a forma de negociação a ser utilizada. Esses tipos de negociação são cadastrados em Tipo de Negociação. Ao selecionar um Tipo de Negociação que possua produtos cadastrados para ela, apenas estes produtos serão exibidos na pesquisa de Produtos.
Aponte o Serviço ou Produto que está sendo negociado, no campo "Produto".
Nota: na tela de Grupos de Produtos/Serviços, existe a marcação "Apresenta produtos na venda consultiva?" que influencia no filtro de produtos/serviços apresentados na pesquisa de produtos deste campo. Se desmarcada, os produtos/serviços pertencentes ao grupo não serão apresentados na busca.
Através do campo "Motivo", classifique qual foi a razão para se executar a etapa na negociação. Os motivos são cadastrados na tela "Venda Consultiva > Cadastros > Motivo do Contato", porém, da mesma forma que nas Ordens de Serviço, os motivos disponíveis serão aqueles vinculados ao Serviço, através da tela de Cadastro de Serviços, aba Motivo SubOS; esse serviço é o da etapa, definido no modelo de projeto.
Informe no campo "Executante" a pessoa responsável pela execução daquela etapa na negociação. Nem sempre será o vendedor, o gerente de contas. A Etapa Apresentação da solução deve ser executada por um consultor comercial. Para que o executante apareça na lista, é preciso que o Executante tenha um registro na tela de "Serviço por Executante", esse registro conterá o Executante, o Serviço (informado em cada Etapa do modelo da metodologia) e o Produto (informado na tela de Negociação), sendo assim, ao escolher a Etapa e o Produto, o sistema automaticamente buscará os executantes que possuem permissão para executar aquele serviço da etapa com aquele produto informado nesta tela. A tela de cadastro de Serviço por Executante é acessada através da tela Serviços por Executante.
O campo "Status" poderá se adequar a cada negociação, ficando a seu critério, definir quais serão os Status possíveis; estes status são cadastrados em "Venda Consultiva > Cadastros > Status da Negociação", porém, da mesma forma que nas Ordens de Serviços, os status disponíveis serão aqueles vinculados ao Serviço através da tela de Cadastro de Serviços (aba Status SubOS), esse serviço é o da etapa, definido no modelo de projeto.
No campo "Expectativa", temos a classificação da negociação quanto à probabilidade de fechamento. Na gerência de Pré-vendas, as negociações serão analisadas segundo a expectativa classificada pelo vendedor. As expectativas são pré-cadastradas no sistema por meio da tela "Venda Consultiva > Cadastros > Expectativas de Fechamento".
Informe no campo "Agendamento", a data marcada para execução da etapa.
A hora marcada para finalização da etapa, é indicada por meio do campo "Final".
No campo "Previsão de Fechamento", indique a estimativa de conclusão da negociação.
O custo previsto da negociação é apontado no campo "Valor". De acordo com o produto ou serviço negociado pode, por exemplo, ser a soma do direito de uso com as horas de implantação.
O campo "Identificador" está livre para registro de informações julgadas necessárias.
O início do atendimento é descrito no campo "Origem do Atendimento". A(s) origem(ns) deve(m) estar cadastrada(s) na rotina Origem de Atendimento, para que uma Origem de Atendimento seja utilizada na Venda Consultiva, ela deve ser cadastrada com o campo "Tipo" definido como "Pré-Venda". O sistema só buscará na tela de pesquisa, pelas Origens de Atendimento que são do tipo Pré-Venda, as demais não aparecerão na consulta.
Através do campo "Fluxo de Diagnóstico", vincule à Negociação um fluxo de diagnóstico da venda consultiva. Os "Fluxos de Diagnósticos" nada mais são que "Questionários" a serem respondidos pelo Consultor e são configurados no menu Fluxo de Diagnóstico.
Observação: o Gerente de Contas somente lançará a última etapa da Venda Consultiva, quando houver Fechamento Positivado (Proposta assinada pelo cliente), antes disso, ele deve trabalhar na etapa de "Negociação da Proposta" com Motivo Follow up.
É importante alocar corretamente o "Gerente de Contas" da negociação. Caso você esteja gerenciando uma conta, cuja Negociação não esteja informando que ele é o gerente de contas daquele cliente, é necessário que peça ao seu "Coordenador" a alteração.
Ao "Concluir" o preenchimento, o sistema gera uma nova negociação e te direciona para a tela de edição de "Negociação":
Aba Geral
Na aba Geral, são feitas as configurações básicas necessárias à negociação pré-venda. É importante indicar o "Centro de Resultado" e o "Tipo" da negociação.
Na tela de edição de negociações, podemos:
- Adicionar etapas;
- Editar as etapas;
- Alterar expectativa de fechamento;
- Alterar valor previsto;
- Encaminhar a negociação para outro executante.
Um item da Negociação é equivalente à uma Sub-OS. A etapa se equivale ao Serviço da Sub-OS e determina o estágio em que se encontra a negociação.
Ao preencher um item de Negociação, o sistema permitirá o encaminhamento deste para outro executante através do botão , podendo ou não mudar a etapa, ou a conclusão da Negociação.
Uma Negociação poderá ser concluída a qualquer momento, independente da etapa do processo.
Na parte superior desta aba, existe o botão "Lançar Comissões" que, ao ser acionado, será aberta a tela "Comissão de Vendedores por Negociação".
Nota: este botão será apresentado, caso você tenha em suas permissões de acesso, a marcação "Gerente de Vendas".
Assim, realize o preenchimento dos dados relacionados ao Vendedor, Natureza e Percentual de Comissão relacionados àqueles que participaram da proposta. Além disso, através do botão "Outras Opções..." existe a possibilidade de alimentar as informações sobre as comissões por meio da opção "Importar considerando naturezas". Na importação, serão desconsideradas as naturezas com valores de base zerados.
Observação: serão exibidos na grade, os valores de comissão e total de negociação, onde será possível visualizar a data do lançamento/alteração do registro.
Aba Diagnóstico
Através desta aba, poderão ser vinculados à Negociação, os "Fluxos de Diagnósticos" cadastrados na tela Fluxo de Diagnóstico, que nada mais são que "Questionários" a serem respondidos pelo Consultor.
No momento do preenchimento das "Informações Gerais", os Fluxos de Diagnósticos também poderão ser vinculados à Negociação através do campo "Fluxo de Diagnóstico".
O diagnóstico é utilizado para coletar os produtos a serem inseridos na grade de produtos da aba "Simulação de Preços".
Nota: o diagnóstico pode ser utilizado opcionalmente nesta funcionalidade, pois os produtos a serem inseridos na grade de produtos, podem ser inseridos via código (este tópico será tratado a seguir) "Bean Shell", ou BSH, dependendo do tipo da negociação.
Além disso, o sistema permitirá que sejam vinculados outros fluxos à Negociação, ainda que esta esteja em andamento.
Para vincular um novo fluxo, bastará clicar no botão , filtrar o Fluxo pela lupa de "Pesquisa" e clicar em
para que o mesmo seja apresentado em forma de diagrama nesta aba.
Através do parâmetro "Agrupamento(s) bloqueado(s) para edição no diagnós - BLOQRESPDIAGNEG", você poderá bloquear a seleção de respostas de um ou mais agrupamentos nesta aba.
Observação: para que o fluxo seja apresentado no diagrama desta aba, o questionário deverá ter sido editado pela rotina "Fluxo de Diagnóstico", através da opção "Editar diagrama de fluxo" apresentada no botão "Outras Opções". No diagrama cada processo conterá um questionário.
Passando o mouse sobre algum ícone de diagnóstico, o sistema exibe um resumo de seu conteúdo, mostrando o total de perguntas obrigatórias, a quantidade de perguntas obrigatórias já respondidas e o % de completude do questionário.
Um duplo clique sobre o ícone abrirá o questionário configurado para aquele processo.
Nota: se o questionário aberto não possuir nenhuma pergunta cadastrada, nada será apresentado para você. Para que as perguntas sejam exibidas na tela de Negociação, é necessário que estas sejam anexadas ao questionário. As perguntas são criadas através da tela Pergunta e anexadas aos questionários através do menu Questionário.
Ao aproximar o cursor do mouse ao lado de cada ícone, será exibida uma seta verde, através da qual se tem acesso a um menu de opções:
Questionário não aplicável: Se determinado processo não se aplicar ao cliente, marque o questionário como não aplicável.
Responder: Assim como o duplo clique sobre o ícone, esta opção abrirá o questionário para que o consultor possa então respondê-lo.
Caso não sejam respondidas todas as perguntas do questionário, o ícone assumirá a cor "amarela", indicando que este foi parcialmente respondido. Se todas as perguntas forem respondidas, o ícone assumirá a cor "verde-claro".
Limpar questionário: Esta opção estará habilitada, se o questionário estiver total ou parcialmente respondido, e fará a remoção de todas as respostas do questionário, permitindo respondê-lo novamente. Os questionários não respondidos, serão exibidos na cor "vermelha".
Imprimir respostas: Esta opção estará habilitada se o questionário estiver total ou parcialmente respondido. Ela realiza a impressão do questionário em formato PDF.
No rodapé da aba, existe a legenda que visa facilitar a identificação da atual situação dos questionários, apresentados no diagrama.
Você pode anotar no questionário alguma observação julgada importante. Isso será possível no momento em que o questionário estiver aberto para ser respondido. Clicando no link "Observações", o sistema abrirá uma janela pra digitação da observação.
Depois de salva, a observação poderá ser visualizada sempre que o cursor do mouse passar sobre o link Observações. Além disso, poderá ser visualizada no diagrama sempre que o cursor do mouse passar sobre o ícone que a contém.
O botão imprimir localizado na barra de ferramentas desta aba permitirá a impressão de todos os questionários contidos no fluxo, permitindo sua prévia visualização antes da impressão.
Aba Simulação de Preços
A aba "Simulação de Preços" é composta por 3 áreas; a parte localizada à esquerda apresenta os campos adicionais da tabela TCSSPN; a grade à direita superior apresenta os produtos selecionados no diagnóstico (esta grade exibe dados da tabela TCSPRN e seus campos adicionais); na grade na parte inferior são exibidas as naturezas da negociação (esta grade exibe dados da tabela TCSRPN e seus campos adicionais). Na parte superior da tela, existem dois botões, um para "Simular Preço" e outro botão para "Salvar" a simulação.
visualizando a aba Simulação de Preços, é possível realizar a impressão dos produtos apresentados na grade "Produtos da negociação" através do botão.
Nota: os campos adicionais, devem ser inseridos através do Dicionário de Dados.
No parâmetro "Script para cálculo da simulação de preço - SCRIPTSIMULACAO" deve ser informado o caminho completo de onde o arquivo que será executado no momento de clicar no botão Simular Preço da aba Simulação de Preço da tela de Negociação Pré Venda. Efetue o download do referido script modelo através do Portal do Cliente no Sankhya Place; após efetuar o login, siga o caminho "Página Inicial > Downloads > Arquivos", selecione a TAG Sankhya-W e faça a busca pelo nome Script.
Importante: ao efetuar o lançamento de comissões (botão Lançar Comissões) e em seguida na aba Simulações de Preços, sub-aba "Simulação de Valores", realizar alguma modificação nos valores de "Mensalidade" e "Licença de Uso" e, por consequência, acionar o botão Simular Preço, o sistema irá atualizar os valores de comissão da negociação em questão.
O parâmetro deve conter o caminho do arquivo, começando com "Repo://" se o arquivo estiver no Repositório de arquivos do Sankhya Om (Repositório de Arquivos). Se o valor não começar com "Repo://" o sistema buscará o arquivo de acordo com o caminho informado no parâmetro, por exemplo: "C:\Sankhya\Arquivos".
Seguem exemplos de BSH que podem ser utilizados neste arquivo:
- Métodos/Funções disponíveis:
Exibir mensagens (Erro e Alertas):
erro("Não foi informado o Tipo de Banco de Dados!"); // exibe Erro
msg("Processo realizado com sucesso!"); // apenas Mensagem
Observação: a mensagem de erro, para o processo que está sendo executado.
Verificar se o campo está vazio:
vars.isNull("CAMPO");
if (vars.isNull("TIPBD")) {
erro("Não foi informado o Tipo de Banco de Dados!");
}
Obter preço de tabela do produto:
getPrecoProduto(CODIGO_PRODUTO, CODIGO_TABELA );
vars.set("VLRPROD",getPrecoProduto(vars.get("CODPROD")));
O código da tabela de preço não é obrigatório. Se não passar código da tabela de preço, então o sistema utiliza a tabela zero.
A segunda linha seta no campo VLRPROD o valor do produto presente na tabela zero.
- Tabela de Simulação de Preços – TCSSPN:
Obter valores da tabela:
vars.get("CAMPO"); // onde "CAMPO" é o nome do campo da tabela
intNUMOS = vars.get("NUMOS"); // obtém o número da OS em questão
strTipBD = vars.get("TIPBD"); // obtém o valor contido no campo TIPBD
Atribuir valores na tabela:
vars.set("CAMPO", valor); // onde "CAMPO" é o nome do campo da tabela
// e valor é o valor a ser atribuído
vars.set("TIPBD", "ORACLE"); // indica que o tipo do BD é oracle
vars.set("CODVEND", 1020); // indica que o vendedor é o 1020
- Tabela de Produtos na Negociação – TCSPRN:
Obter valores da tabela:
produtos.get("campo");
Atribuir valores na tabela:
produtos.set("campo", valor);
produtos.append();
Incluir registros na tabela:
produtos.append();
produtos.set("campo", valor);
Percorrer a tabela:
produtos.goToStart(); // utilizado antes de iniciar um laço
while(produtos.next()) {
... atribui ou obtém valores
}
Remover linhas da tabela:
produtos.goToStart();
while(produtos.next()) {
produtos.removeRow();
}
- Tabela de Naturezas/Resumo da Negociação – TCSRPN:
Inserir/Atualizar Naturezas:
naturezas.put(CODIGO_NATUREZA, VALOR);
naturezas.put(010203, 1548.65);
naturezas.put(010204, varTotalProduto);
naturezas.put(010205, varTotalServico);
Aba Gerador de Proposta
Esta aba é composta por um cabeçalho e uma grade. No cabeçalho, são exibidos dados relacionados àquela simulação, representada pelos campos "Seq. Proposta" e "Identificador Proposta". Já na grade, são destacadas as condições de pagamento de cada natureza (apresentada no resumo da negociação).
O botão "Resgatar cenário", é utilizado nos casos em que for necessário alterar o cenário/diagnóstico dado e queira-se realizar o resgate do cenário selecionado na aba "Gerador de Proposta"; altere o diagnóstico e, posteriormente, clique em "Simular cenários" para criação de um novo cenário das alterações feitas.
Após incluir uma nova proposta, você deve configurar os "Detalhes Financeiros", discriminando como o cliente efetuará o pagamento. Após essa configuração, clique no botão "Concluir Proposta"; após este momento, não será possível realizar alterações nessa proposta, no entanto, você pode incluir uma nova.
O botão "Impressão..." apresenta as opções de impressão que estão vinculadas ao tipo de negociação.
Influenciando nesta aba, existe o parâmetro "Mostrar opção de financiamento na negociação - INFOFINANEG" que, quando habilitado, faz com que o campo "Financiamento?" seja exibido no cabeçalho da aba; este campo traz as opções "Possui" e "Não Possui" onde, selecionando a primeira, é feita a validação do campo "Valor Financiado" de modo que não seja excedido o valor informado na proposta; definindo pela segunda opção, o Valor Financiado será validado como vazio.
Complementando o parâmetro anterior, desde que o mesmo esteja acionado, existe também a parametrização "Opções de financiamento para Negociação. - OPCFINANEG" que oferece a possibilidade de configuração de tipos de financiamentos a serem utilizados no campo Financiamento?, habilitado na tela por meio do parâmetro de chave INFOFINANEG. Abaixo temos um exemplo:
Informando na configuração do parâmetro OPCFINANEG as opções "Financiamento 1, Financiamento 2, Financiamento 3, Financiamento 4" (separados por vírgula), ao retornar nesta aba, o campo Financiamento? apresentará as novas alternativas.
Caso nenhuma configuração seja feita no referido parâmetro, o campo Financiamento? continuará apresentando suas opções padrão Não Possui e Possui.
Aba Anexos
Nesta aba, você pode adicionar e visualizar "Anexos" relacionados ao processo de Pré-venda.
Trataremos da aba "Produtos/Serviços" mais abaixo nesta documentação.
Consulta de Negociações
As negociações de Venda Consultiva aparecem normalmente na tela de "Pendências" e na "Agenda de Compromissos". Nestas consultas, o código do parceiro é sempre zero para negociações de Venda Consultiva. Nestas telas, um clique duplo em uma negociação carregará a tela de Negociação, onde será possível editar a Negociação selecionada.
Também será possível realizar uma consulta rápida de negociações através do botão "Carregar Negociação".
Ao selecionar um "Prospect" ou um "Parceiro" nas grades da tela, clicando no botão Carregar Negociação, será aberto um pop-up exibindo todas as negociações realizadas com aquele Prospect ou Parceiro.
Neste pop-up, serão apresentadas as informações pertinentes ao contrato Nro. Negociação, Dh. Chamada, Prospect, Contato, Cód. Centro de Resultado, Centro de Resultado, Cód. Gerente de Contas, Gerente de Contas, Tipo e Situação, sendo que esta última permite verificar se a negociação está "Aberta" ou "Fechada". Acima da grade, existem os campos Nro. Negociação e Nome Prospect que podem ser utilizados para filtrar negociações.
Através de um duplo clique sobre um dos item da grade, será aberta a tela com a negociação para visualização e edição dos dados da negociação.
Além disso, o botão "Carregar Negociação" também está habilitado na tela de edição da negociação, permitindo assim, efetuar a consulta de uma nova negociação de forma mais prática e eficaz.
Produtos e Serviços na Negociação Pré-Venda
Com o objetivo de dar o recurso necessário para informar os produtos e serviços na negociação de pré-venda, gerando tabela de preço ao fim da negociação, temos o parâmetro "Usa produtos na negociação Pré-venda? - USAPRODNEGOC". O referido parâmetro, quando ativado, exibe na tela de Negociação a aba "Produto/Serviço" e na tela Modelo de Projetos os campos "Pedido Modelo" e "Exige Prod. na Negociação".
Vincule o "Modelo de Projeto" ao "Modelo de Notas e Pedidos" através do parâmetro "Metodologia p/ Pré-Venda - SERVMETPRE".
Na metodologia Pré-Venda, é possível definir a partir de qual etapa será obrigatório que se tenha produtos cadastrados. Deste modo, não será possível prosseguir para uma próxima etapa se a etapa atual estiver com a marcação "Exige Prod. na Negociação" realizada e não existirem produtos cadastrados.
Nota: não se deve efetuar a marcação para a primeira etapa, pois não terá nenhum produto ou serviço cadastrado.
Quando inserido o primeiro item em "Produtos/Serviços", é criado um cabeçalho de nota/pedido em conformidade com o modelo de notas vinculado ao modelo de projeto. A cada item inserido, é criado um item na nota/pedido.
Ao criar a nota, o sistema busca a empresa do vendedor vinculado à pessoa logada; caso o vendedor seja "0", o sistema pega a empresa inserida no modelo de notas e pedidos.
Ao fechar a negociação, é criada uma tabela de preços e são inseridos todos os produtos e serviços inseridos na negociação, aba "Produtos/Serviços".
Imprimir Proposta
Para impressão da proposta, é necessário que o modelo do relatório criado na tela de Relatórios Formatados, seja informado no parâmetro "Modelo de relatório proposta Produtos/Serviços Pré-venda - MODRELPRODNEG". Ao clicar no botão "Imprimir Proposta", o sistema busca o modelo iReport inserido no relatório. Deve-se então, cadastrar um relatório com um modelo iReport.
Na tela de Preferências, localize o parâmetro "Modelo de relatório proposta Produtos/Serviços Pré-venda - MODRELPRODNEG" e indique no mesmo, o código do modelo cadastrado na tela "Relatórios Formatados".
Novamente na tela de "Negociação", clicando em "Imprimir Proposta", é aberta a tela com o nome do relatório formatado em conformidade com o modelo criado no iReport.
Acesse também Tipo de Negociação para Pré-Vendas.
Parâmetros que influenciam esta rotina
No parâmetro "Metodologia para Pré-Venda - SERVMETPRE" informe a metodologia anteriormente cadastrada em Modelo de Projetos. Você deve informar o código do modelo criado e este será utilizado na aba "Informações Gerais", campo "Etapa", da "Pré-Venda".
Quando o parâmetro "Considerar maior etapa na Negociação? - PVMAIORETAPA" estiver habilitado, fará com que os dados contidos nos campos presentes na aba "Negociações" em sua parte superior, sejam apresentados levando em consideração o maior item da maior sequência de etapas. Ao ser desligado, serão exibidos levando em consideração apenas o maior item, independente da sequência de etapas.
Ligando o parâmetro "Habilita validação de CGC/CPF no cadastro de Prospect - VALIDACPFPROSP", fará com que os campos "Tipo de Pessoa" e "CGC/CPF" sejam obrigatórios e não permitirão que mais de um prospect utilize o mesmo número de CGC/CPF. Além disso, o sistema verificará se o CPF é válido quando o prospect for pessoa física, ou se é um CNPJ válido quando o prospect for pessoa jurídica. Fato este, permitindo a verificação no Cadastro de Prospect.
O filtro para visualização dos prospects será apresentado de acordo com a opção informada no parâmetro "Seleciona o filtro a ser usado para a visualização de Prospects - TIPFILPROSPECT":
- Sem filtro: Não filtrará os prospects;
- Filtra pelo CR do usuário: O sistema aplicará regras de filtro de acordo com o "Centro de Resultado" da pessoa logada no sistema.
Quando o parâmetro "Habilita o filtro de negociações pré-venda - FILPREVENDA" estiver habilitado, fará com que as OS's de pré-venda sejam filtradas de acordo com a pessoa logada, de modo que ela somente visualiza a OS se:
- O usuário é o vendedor da OS, ou então o usuário é gerente do vendedor da OS;
- O responsável da OS ou atendente da OS é o usuário ou um de seus subordinados;
- O usuário ou seus subordinados são executantes de algum item da OS;
- Existir item da OS para alguma fila à qual o usuário logado pertença.
Observação: a funcionalidade deste parâmetro poderá ser verificada em telas que permitem a visualização de Ordens de Serviço, por exemplo, a tela Executadas. Os Vendedores e os Usuários seguem duas hierarquias diferentes, ou seja, a relação de gerência entre vendedores é feita pelo Cadastro de Vendedores, enquanto que a relação entre usuários é feita no Cadastro de Usuários. Os Vendedores são vinculados à Usuários pelo campo "Vendedor" presente na aba Identificação do Cadastro de Usuários.
Quando o parâmetro "Gerente de Serv. do executante pode alterar SubOS? - SERVGERALTSUB" estiver habilitado, fará com que o sistema permita que o gerente altere as Sub-OSs dos seus subordinados na pré-venda. Caso não esteja habilitado, o sistema emitirá a seguinte mensagem ao tentar efetuar a alteração:
"Usuário logado não tem autorização para alterar esta SubOS!"
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