Módulo: WMS > Consultas
Por meio dessa tela, você pode realizar a consulta de estoque dos endereços destinados a avarias, perdas, sobras e divergências.
Filtros | Botão Outras Opções | |
Botão Gerar Nota de Ajuste |
Filtros
No lado esquerdo da tela, você poderá utilizar alguns filtros rápidos, de modo a agilizar a busca pelos endereços desejados. São eles:
O campo "Empresa" é de preenchimento obrigatório. Assim, informe aqui a empresa a qual o endereço desejado está vinculado.
Efetue a busca pelos endereços por meio do campo "Produto", através de um produto em específico. Caso o produto neste campo informado possua algum tipo de Controle, o campo "Controle" logo abaixo é habilitado e o controle do produto poderá ser também informado (a nomenclatura desse campo pode ser modificada conforme o tipo de controle do produto escolhido).
No filtro "Parceiro", você poderá buscar os Parceiros vinculados às ocorrências lançadas nessa tela, sendo que, por meio dele, você filtra os Parceiros que utilizam o Controle de Estoque de Terceiros.
Além dos campos citados, através das marcações "Avaria", "Perda", "Sobra", "Divergência" e "Garantia" você poderá selecionar um ou mais tipos de endereço desejados.
Definidos os filtros, clique em "Aplicar", assim os endereços com seus respectivos estoques serão exibidos na grade posicionada à direita na tela.
Botão Outras Opções...
Ao acionar o referido botão por meio do ícone , teremos as seguintes opções:
Retorno de Estoque
Ao selecionar uma "Avaria" ou "Divergência" na grade, e acionar esta opção, será aberto o seguinte pop-up:
Os campos "Endereço Especial de Origem", "Unidade" e "Estoque atual na origem" são apresentados preenchidos e bloqueados para edição, pois, estes correspondem ao endereço selecionado, a unidade da avaria/divergência e a quantidade atual no estoque, respectivamente.
O campo "Endereço para Retorno de Estoque", refere-se ao endereço para onde a quantidade informada do produto deve retornar.
Nota: a unidade do endereço selecionado para a transferência, precisar conter as quantidades múltiplas adequadas para realização da operação.
Além disso, insira a quantidade que retornará para o endereço, no campo "Quantidade do estoque a retornar".
Nota: se o endereço selecionado como destino possuir configurações específicas, como "Multi-Produto" e/ou "Lote Único" da aba Geral da tela Endereço de Armazenamento, o sistema irá validar se a transação poderá ou não ser realizada, conforme seu status, quando o botão "Confirmar" do pop-up Retorno de Estoque for acionado. Ainda se o endereço possuir regras de permissão na aba Produto na tela de Endereços de armazenamento e estiver com a opção "Permitir", obrigatoriamente o item deverá ter sido adicionado para que seja aceito no endereço. Da mesma forma deve ocorrer na aba Grupo de Produtos da tela Endereços de Armazenamento, ou seja, a transferência será permitida apenas se o produto for vinculado na aba Grupo de Produtos. Quando a opção "Proibir" estiver selecionada em ambas as configurações citadas anteriormente, e o produto não for adicionado à aba, o sistema aceitará qualquer produto no endereço de destino informado.
Transferência de avaria p/ perda
Essa opção realiza uma transferência de forma atômica de um ou mais produtos que estejam no endereço de avaria direto para perda. Nessa opção existe a necessidade de se informar a quantidade a ir para o endereço, preenchendo na grade a coluna "Qtd. envio p/ Perda". Caso a linha seja selecionada para transferência, mas não tenha sido informada qualquer quantidade, a seguinte mensagem será exibida:
"Não existem itens selecionados para transferência de avaria para perda ou não foi informada a quantidade para envio."
Transferência de avaria p/ garantia
Por meio dessa opção, realize o envio de um ou mais produtos que estejam no endereço de avaria para a garantia. Esta funcionalidade quando utilizada gera uma tarefa a ser executada pelo Coletor de Dados. Dado que, exista um endereço específico para Garantia, a geração de uma tarefa irá conduzir o operador a retirar o produto fisicamente da avaria e enviá-lo para o endereço de garantia.
Botão Gerar Nota de Ajuste
Através dessa opção, você efetuará a geração de notas de ajuste para perda e para sobra (notas de venda e compra). Quando houver um mesmo produto com "Perda" e "Sobra", ao selecionar duas linhas para geração das notas de ajuste, o sistema questionará se é desejada a compensação do ajuste que está sendo feito, a seguinte mensagem será apresentada:
"Na compensação, quando houver registro de perda e de sobra para o mesmo produto, será gerada apenas uma nota de acordo com a diferença entre eles. Nos casos em que a perda e a sobra forem iguais, não será gerada nenhuma nota e os registros de perda e sobra serão excluídos, uma vez que um anula o outro. Deseja gerar compensação quando houver perda e sobra para o mesmo produto?"
Na apresentação desta mensagem, clicando em "Sim" o sistema irá gerar a "Nota de Ajuste" de acordo com a diferença entre perda e sobra. Se a Sobra for maior, será gerada uma nota de entrada; sendo a Perda maior, será gerada uma nota de venda; porém, se os dois se anularem não será gerada nenhuma nota de ajuste e as linhas de Perda e Sobra serão excluídas.
Ao clicar em "Não" o sistema gerará duas notas distintas, uma para Perda e outra para Sobra. Assim, quando o ajuste for finalizado você poderá visualizar no pop-up "Nota de Perda/Sobra geradas" as notas de sobra e perda geradas.
Ao clicar no ícone representado por "Setas" localizado a frente do número único da nota, será aberta a Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, onde você poderá visualizar as notas geradas.
Observação: a quantidade precisar ser maior que zero quando o botão Gerar Nota de Ajuste for acionado.
Nota: caso tenha alguma divergência ao realizar a contagem de estoque, esta deve ser tratada na tela Ajuste de Estoque por Inventário no primeiro momento.
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